domingo, 28 de junho de 2009

Rubem Alves Faz Palestra Nesta Segunda

Com o tema “Ensinando para Educar”, os cursos de Educação Física, Letras, Matemática e Pedagogia do Unicerp realizam nos dias 25, 26 e 29 de junho, o Simpósio de Educação – edição 2009. Este ano com formato diferenciado, a grande palestra acontece no encerramento e terá a presença do intelectual Rubem Alves, no Espaço Cultural, às 19h15 da segunda-feira, 29 de junho.

Pela primeira vez em Patrocínio, Rubem Alves que realizará a palestra “Conversas com quem gosta de ensinar” é dono de uma bagagem ímpar na educação, teologia, literatura entre outras áreas. Autor de inúmeros livros, também é colaborador em diversos jornais e revistas com crônicas de grande sucesso e sua obra completa pode ser conferida no site A Casa de Rubem Alves: www.rubemalves.com.br.

Para maiores informações, clique aqui ou ligue para 3839 3737.


Luau Literário Teve Novidades

Com muita poesia, música e o peculiar frio do campus, o curso de Letras do Unicerp realizou no dia de São João, 24/6, o tradicional Luau Literário. Esta edição teve como cenário o imenso jardim e ao fundo a casa estilo colonial onde funciona a sede adminsitrativa da Fundação Comunitária, Educacional e Cultural de Patrocinio.

Além das atrações artísticas como o Grupo de Viola da Casa da Cultura, apresentações dos alunos e retratos no telão, os participantes apreciaram comidas e bebidas como caldos e quentão.


Clique aqui para ver a notícia completa.

Estudantes Fazem Doações

Da Rede Hoje

A professora Fátima Lara, do 5o ano da Escola Estadual Professora Célia Lemos do Bairro Boa Esperança, idealizou um projeto com a participação dos alunos. Foram recolhidos donativos entre eles para repasse a pessoas carentes.

A Rádio Rainha da Paz, parceira da REDE HOJE, foi escolhida pelos próprios alunos para receber o material arrecadado e repassar às pessoas necessitadas. O repórter Rafael Pires esteve na escola e representou a emissora.

“Foi através do Projeto Semeando, do Governo do Estado, que apresenta várias propostas. Uma das propostas era reduzir alguma coisa. Eu questionei os alunos se eles poderiam estar doando para outras pessoas aquilo que na casa deles estava sobrando. Fizemos esse trabalho de arrecadar roupas, sapatos, objetos que eles não estavam usando mais. Fiquei admirada porque também são crianças carentes, mas que estão também dividindo com o próximo”, comenta Fátima Lara.

Segundo ela, surgiu dos próprios alunos a iniciativa de repassar o material para a Rainha da Paz. “Fiquei encantada porque quando coloquei a proposta ‘para quem eles queriam doar’ um dos alunos disse assim: ‘Tia, vamos chamar a Rainha da Paz porque eles já sabem com quem repartir’. Acheio muito bonito”.

A diretora Luiza Angélica Rocha Caixeta também comentou a iniciativa: “O projeto é um despertar para os meninos no sentido de doação e de divisão com os mais necessitados”.

Clique aqui para ver as mais fotos.


98% do Rebanho é Vacinado Contra Aftosa

Patrocínio atingiu 98,25% de cobertura na primeira etada da campanha de vacinação contra a febre aftosa. As entidades internacionais que tratam de epidemias em rebanhos preconiza um índice de 85% o que reforça o sucesso da campanha local. A segunda etapa acontecerá em novembro. A informação foi dada por Luiz Carlos Oliveira, coordenador do Instituto Mineiro de Agropecuária -IMA, Delegacia Regional de Patrocínio à REDE HOJE e Rádio Rainha da Paz. Segundo Oliveira. Clique aqui para ver a notícia.

Chá Fraterno Acontece no próximo sábado


Por Simão Pedro de Lima

Aproxima-se a data da realização do nosso tradicional Chá Fraterno, momento importante no processo de divulgação da Doutrina Espírita e para confraternização da comunidade espírita e não espírita que, de certa forma, acredita no trabalho evangelizador e social da Casa do Caminho.

Com o recurso arrecadado nesse evento fortaleceremos o caixa da Casa do Caminho, em especial, a conta que vinculamos para fazer frente à necessidade de reformas na estrutura física da Casa.

Então, pelo motivo econômico, pelo motivo de divulgação doutrinária e pela oportunidade de nos confraternizarmos, precisamos nos empenhar para que tenhamos uma boa venda de ingressos, para que muitas pessoas possam compartilhar, conosco, esse momento ímpar que é o Chá Fraterno.

Ontem, conversando com alguns companheiros da Casa, disseram-me que está difícil a venda de ingressos. De fato isso é verdade, pois nesse mês de junho há muitos eventos concorrentes, mas precisamos nos empenhar mais (sei que já está havendo um grande empenho). As pessoas que têm facilidade para vender ingressos poderiam auxiliar as outras e, nessa última semana fazermos um "mutirão" para conseguirmos ter grande público no evento.

O tema "Administrando os Conflitos Interpessoais" creio que é interessante, principalmente nesses tempos de correria no qual estamos, que muitas vezes, nos leva a sermos "práticos" em demasia e, com isso, perdemos, em parte, bons momentos de salutar convivência.

Vejamos, amigos do caminho o quanto esse tema é necessário e o quanto às pessoas poderão "ganhar" participando desse evento. A Casa do Caminho, a cada Chá Fraterno realizado, se torna mais conhecida e, assim sendo, mais pessoas podem se tornar frequentadores e colaboradores de uma causa que é de grande importância para nossas vidas.

Levemos aos quatro cantos da cidade a divulgação do Chá Fraterno, convidemos as pessoas próximas a nós, ajustemos nossos compromissos dando espaço para estarmos presentes... Nossa Casa do Caminho precisa de nós e não podemos perder essa oportunidade de levar boas palavras às pessoas que se simpatizam com o ideário espírita.

Companheiros e companheiras de ideal espírita, juntemos nossas forças, unamo-nos no ideal cristão e tornemo-nos o feixe de varas inquebrantável da parábola do Cristo.

Com votos de paz

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Não Pode Vacilar, Tem que Vacinar!

Se o seu filho ainda não foi vacinado na última campanha, vá até a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e vacine-o contra a "paralisia infantil", a Poliomielite. Devem ser vacinadas todas as crianças menores de cinco anos. Para isso, basta procurar qualquer uma das Unidades de Saúde ou a Policlínica, das 07h às 17h horas, até dia 26 de junho.

Patrocínio Colhe(rá) o que Planta(r)

O desenvolvimento de Patrocínio é resultado direto de esforços feitos ao longo de muitos anos e da vocação econômica da cidade. Desculpe mas, se a frase pareceu óbvia, porque é tão comum encontrarmos análises superficiais e imediatistas da realidade? Porque é tão comum ouvirmos propostas ou idéias que simplesmente ignoram essa trajetória e essa vocação? Se é tão óbvio que precisamos trabalhar com horizontes mais distantes (e amplos), porque tantos insistem em caminhar olhando para a ponta dos próprios pés? Temos que colher hoje o que foi plantado antes e temos que plantar agora a Patrocínio que queremos colher no futuro.

Com certa liberdade, podemos dizer que Patrocínio não foi construída, foi plantada. Explico: durante toda a história de seus quase 170 anos a cidade se sustentou na agricultura. Avaliando os indicadores econômicos da cidade, encontraremos o setor de serviços com resultados duas vezes maiores que os da agricultura. A indústria, pobre, não alcança metade dos resultados da agricultura. Tudo isso segundo a divisão do PIB pelo IBGE. Não faz muito tempo, alguém desafiou: de onde vem o dinheiro que consome esses serviços? Em torno do que gira essa indústria? É fácil mostrar como a agricultura é a mola mestra da economia da cidade, sua principal vocação econômica.

No entanto, não damos a essa vocação a atenção e o peso que ela deveria ter. Sem apologia ou militância, sem conservadorismo ou resistência ao “progresso”. É preciso inovar e crescer. É preciso promover mudanças. É preciso abrir novas portas e aproveitar as oportunidades. Mas nossa ânsia pelo desenvolvimento freqüentemente distorce nossa percepção dessa vocação. Podemos nos complicar se negligenciarmos a agricultura ao nos dedicarmos a melhorar a moradia, a educação, o trânsito e a segurança urbanos só. Urbanos só. Para promover o desenvolvimento da cidade, é preciso considerar sua história, seu presente e sua vocação.

Há inúmeros destinos e muitos caminhos possíveis mas só um ponto de partida. Podemos trabalhar para que Patrocínio seja, teoricamente, qualquer cidade que quisermos. Mas alguns destinos estão mais próximos exatamente porque consideram o que temos hoje e o que foi feito para chegarmos até aqui. Por isso também, alguns projetos são mais consistentes, mais sólidos. São também mais sustentáveis porque partem das potencialidades da população e da cidade e os multiplicam. É preciso saber bem onde estamos para pensarmos em caminhos a seguir e destinos a alcançar.

Portanto, o lugar em que estamos precisa ser base, não armadilha. Não precisamos ser um pólo agrícola para sempre mas não podemos desconsiderar essa realidade em nenhum momento. Se o mundo passou por uma trajetória que foi da agricultura, para a indústria e para os serviços – ou a economia do conhecimento – podemos buscar a mesma trajetória, podemos queimar etapas e passar direto para a era do conhecimento, podemos inventar caminhos novos e só nossos. Mas isso só será possível a partir de uma base sólida. Podemos reinventar Patrocínio. Para não ficarmos presos à história, para não perdermos a chance de construirmos a cidade que queremos, precisamos saber bem onde estamos hoje.

O campo e a cidade são um só hoje. Algumas características são exclusivas do campo, outras da cidade. Mas funcionamos juntos. Se o campo vai mal, a economia toda vai mal. Pensar em desenvolvimento a partir de uma perspectiva estritamente rural ou estritamente urbana vai nos impedir de avançar com firmeza. A própria separação entre “cidade e roça” deveria ser estranha para nós. Mesmo quem sonha com uma Patrocínio industrial ou especializada em serviços precisa considerar que, no passado e ainda hoje, vivemos do campo. Quem sonha com o campo revigorado, precisa incluir a cidade como peça fundamental para viabilizar esse sonho e perpetuá-lo no futuro. Patrocínio é uma só hoje. É nessa terra que estamos plantando a cidade que colheremos no futuro.

domingo, 21 de junho de 2009

Supermercadistas Unidos

Por Mônica Othero Nunes

Dia 17 foi realizado o 12o Encontro Varejista do Setor Supermercadista (SEVAR) em Araxá. De Patrocínio, enviamos um ônibus da Empresa União com colaboradores diversos: Supermercado Bernardão, Manuel Nunes, Coopa, Rede Biz, Sup. Trabalhadores Rurais, Representantes Comerciais, "Chefes" e afins. No notal, 48 pessoas!!!

Não tivemos que gastar nada$$$

Dia 17/6: Palestra "Seja um vendedor de sucesso com Moacir Muzzi
Dia 18/6: Palestra "Perdas - Como evitá-las no seu supermercado"

Tudo realizdo pla AMIS com patrocínio oficila da Vilma Alimentos e mais Gulozitos, Ready Etiquetas, Mart Minas, Sublime, Bello Sabore, Avanço Informática, Compex, Pif Paf, Café Grão Fino, Start, Brixx, CDL Araxá, Associação de Turismo Araxá, Prefeitura de Araxá....

O bom desses encontros é que não só eles geram conhecimentos práticos como quebram o paradigma de que existe sobre concorrência... o Osmar Nunes, do Supermercado Manuel Nunes, é vice presidente da AMIS e organizou a caravana que saiu daqui de Patrocínio....

Como Dar a Volta Por Cima

Por Mônica Othero Nunes

Ao ouvir a história do jornaleiro palestrante Jussier Ramalho fiquei pensando em quantas vezes em nossa vida perdemos nosso tempo e até a chance de fazer algo cujo alcance não só vai mudar nossas vidas mas também a vida daqueles que estão próximos de nós. Deixma-nos contaminar por comentários como "isso não vai dar certo", "cuidado, a crise está aí", ou "ninguém muda nada" e "porque fazer diferente?"

Esse "cara" cuja infância foi pobre - para não dizer paupérrima, desde cedo entendeu que só sonhar não batava, que ele deveria criar um meio para realizar seu sonho. Planejou asism escrever bilheres expressando sua vontade de ganhar uma Monark. Espalhou os papeizinhos por todos os cantas de Natal, Rio Grande do Norte até que um pastor estrangeiro o presentou com a bicicleta. Essa e outras histórias estão registradas no livro "Você é sua Marca". E olha que ele só cursou até a quarta série primária. Mas como ele mesmo fez questão de ressaltar, sempre teve "gosto pela leitura". Atualmente, ele lê três livros por mês sem falar nos jornais e revistas.

A Acip/CDL, ao associar essa palestra com a Campanha do Agasalho, conseguiu unir um tema de interesse coletivo que é a motivação pessoal como diferencial na vida pessoal, nas empresas e na comundiade com uma situação real vivenciada por muitos. O frio está aí e cadê o cobertor?

Sem falar que se associando ao Sebrae MG e à Federaminas, as empresas que apoiaram o evento -Bebidas Marra, Rádio Difusora, Unicerp Jurnio, Portfólio e até a Prefeitura - transformaram o custo em benefício.

Parabéns à diretoria da Acip/CDL por essa iniciativa!

Além disso, me causou emoção, satisfação assisitir à abertura dessa palestra por um grupo de pessoas devidamente uniformizados, sintonizados e apaixonados pela moda de viola. Pessoas cuja faixa etária, profissão, religião, opção política, condição financeira ou educacional não causaram interferência nenhum ano AMOR por aquilo que fazem. A música "puxada" em cada nota traduziu este sentimento, o companheirismo ao grupo e a escola de música Tom Maior, com a direção das irmãs Eliane e Simone. Como ressaltou o palestrante Jussier: "as vezes em nossa vida [e preciso piorar para melhorar".

Neste noss mundo tão ocidental aprendemos a criar obstáculos e deveríamos aprender a superar barreiras como fez Jussier e como estão fazendo Eliane e Simone.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Patrocínio x Pres. Olegário, 18/6, às 20h30

Patrocínio estréia hoje na Copa Integração de Futsal. Depois de cinco anos afastada da competição, a equipe de Patrocínio jogará nesta quinta – feira (18) às 20h30 contra a equipe de Presidente Olegário no Ginásio do PTC.

A entrada é gratuita e a doação de 1 Kg de alimento não perecível é voluntária.

Quinze atletas estarão defendendo a cidade nesta competição. Goleiros: Jonas, Marcelo e Flávio Dossú. Jogadores de Linha: Tati, Alan, Rodrigo Beiço, Tiaguinho, Bruno Batata, Alan César, Adaian, Jalisson, Pedrinho Pondiel, Felipe, Chiquinho e Everton. O técnico da equipe na competição será o Professor de Educação Física, Cláudio Eustáquio da Silva (Decão).

Os outros adversários de Patrocínio na 1ª fase serão as equipes de Patos de Minas (25/6 em Patos) e Vazante (2/7 em Vazante). Outros jogos em Patrocínio acontecerão apenas em julho.

3a Etapa do Patrocinense de Kart foi no Domingo

No dia 14 de junho, domingo, foi realizada a 3a Etapa da Copa Patrocinense de Kart. O evento teve grande participação do público durante o dia todo. Nas quatro categorias disputadas, participaram pilotos de São Paulo, Guarulhos, Juiz de Fora, Uberlândia. Os destaques nos resultados dos pilotos locais foram:

Na Categoria Mirim:
  • 1º Lucas Miyaki
  • 2º Bruno Lima
  • 3º João Vitor
Na categoria Light:
  • 2º Everaldo Carvalho
  • 3º Eduardo
  • 4º Edmar
Na categoria Speed 125cc:
  • 1º Márcio Grossskopf
  • 2º Túlio Carvalho
  • 3º José de Lino
Na categoria RD graduados 135cc:
  • 5º César Chaparral

Exposição Arte da Alegria em São João

,Aconteceu, em São João da Serra Negra, a exposição “Arte da Alegria”: um trabalho desenvolvido pela Igreja Presbiteriana em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Comunitário - CDC. O projeto oferece cursos de: pintura em tecido, vagonite, ponto de cruz, crochê e violão. Desde seu início, em abril de 2008, já foram assistidas cerca de 130 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos, nas artes plásticas, música, artesanato e arte culinária. Os cursos são gratuitos e contam com o apoio de várias instituições, como o Ibel e Senar. A exposição acontece uma vez por bimestre e tudo que é feito é colocado à venda.

Capacitação de Gestores Culturais, 30/6 às 14h

Patrocínio está entre os 21 municípios selecionados para sediar um treinamento do Edital 2009 do Fundo Estadual de Cultura que acontecerá na terça-feira terça feira, 30 de junho, às 14 horas no Auditório Geraldo Campos. Com o objetivo de ampliar o acesso aos recursos do Fundo Estadual de Cultura (FEC), a Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura realizará treinamentos em vários municípios mineiros através de palestras presenciais. Os treinamentos pretendem estimular e qualificar os gestores culturais e demais profissionais da área cultural para o planejamento e a elaboração dos projetos a serem apresentados em cada edital. Clique aqui e visualize o documento para ver quem pode se inscrever nos projetos do Fundo Estadual de Cultura.

Artesanato no Tejuco, 27/6, às 16h

A Administração Municipal, através da Secretaria de Cultura convida a todos para participarem da Mostra de Artesanato da comunidade de Tejuco, a ser realizada no dia 27 de junho – sábado – a partir das 16:00 no Centro Comunitário de Tejuco. Venha prestigiar e traga a sua família! Prefeitura de Patrocínio, desenvolvimento para todos.

Capacitação sobre Normas Ambientais, 20/6 às 8h

A Administração Municipal, através da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente e CODEMA convidam para participar do 1º Curso de Capacitação Sobre Normas Ambientais, que será realizado no Auditório Geraldo Campos,(Prefeitura) no dia 20/06/2009, de 8:00 às 11:30.

Alguns destaque na programação são:

  • "As Leis Municipais e Atividades que Exigem Outorga",
  • "Leis Estaduais: Intervenção em Reserva Legal, APP e Regularização Ambiental de Cascalheira"
  • "Segurança do Trabalho. Qual a necessidade?"
  • "Podas de Árvores: Como proceder?

II Boi no Rolete no Domingo, 21/06

Patrocínio Online


A Paróquia Santa Terezinha realiza no domingo a segunda edição do "Boi no Rolete". O evento gatronômico acontece no Rotary Brumado dos Pavões das 12h às 15h. A renda será revertirda para a reforma do telhado e estrutura da Igreja Matriz Santa Terezinha. Os ingressos podem ser adquiridos no Escritório Paroquial e custam R$15 para adultos e R$8 para crianças de 8 a 12 anos. Não será servido marmitex.

Maiores informações pelo telefone 3831 8654.

domingo, 14 de junho de 2009

Cadastro para Ensino Público Só Essa Semana

A Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula de Patrocínio comunica que fará o Cadastramento Escolar para o ano de 2010 para a Rede Pública de Ensino na semana de 15 a 19 de junho.

Devem ser cadastrados:
  • Alunos que completam 6 anos até 30/6/2010 e que não estão matriculados em nenhuma instituiçao de ensino;
  • Alunos da rede particular que desejam ingressar na rede pública;
  • Candidatos maiores de 15 anos que não cursaram o Ensino Fundamental;
  • Candidaos que abandoram a escola e querem retornar à escola regular.
Os locais para cadastramento são:
  • Secretaria Municipal de Educação;
  • Posto de Saúde do Bairro Serra Negra;
  • Centros de Educação Infantil Municipais (antigas creches);
  • Escolas localizadas nas áreas rurais.
Para fazer o cadastro, é preciso apresentar:
  • Certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de escolaridade (para transferências ou retorno).

Palestra sobre Gestão e Campanha do Agasalho

O "jornaleiro palestrante" Jussier Ramalho fará a palestra "Você é a sua melhor marca!" em Patrocínio na próxima quarta, dia 17/6, às 19h30 no auditório da Acip/CDL. Ele é consider ado um dos 100 melhores palestrantes do Basil, utiliza os conceitos práticos para explicar importantes temas de gestão de empresas, vendas e do relacionamento humano. Ele diverte e emociona osparticipantes atra'ves de seu estilo inovador e de altíssimo alto astral que o transformou no mais famoso jornaleiro do Brasil.

O ingresso custa R$ 20,00 e associados à ACIP/CDL pagam meia-entrada.

Na compra de seu ingresso, contribua para a Campanha do Agasalho da Rádio Difusora.

Maiores informações pelo 3831 5500.

Tião Leiteiro Inova no Desfile dos Carros de Boi

Com informações do Patrocínio Online

A carreata de carros de boi - Festa do Tião Leiteiro - foi lançada oficialmente e prevê novidades para 2009. Esse ano, a festa terá shows do primeiro ao último dia. Dia 25, Wilson Sanfoneiro se apresenta na Fazenda Engenho e no dia 26 na Fazenda Ouro do Cerrado. Dia 27, o almoço caipira e os shows de Paulo e Júnior, Carlito, Badui e Taquinho e Wilsinho Sanfoneiro acontecem na Fazenda Jovissema, a sede do evento. Dia 28, a festa continua na sede com a inauguração do engenhdo de madeira de moagem de gana, garapa à vontade além de almoço e show do Trio Alto Astral para encerrar a festa.

Mais infomações pelos telefones 3831 2429 ou 9984 5050.

Programadora Brasil Seleciona Obras até 20/7

Obras audiovisuais brasileiras podem se inscrever até o dia 20 de julho no banco de dados da Programadora Brasil. Os títulos devem ter duração mínima de cinco (5) minutos e máxima de trinta (30) minutos, sendo que não serão aceitas séries realizadas para TV.

As novas inscrições podem ser efetuadas por pessoas físicas ou jurídicas, para obras audiovisuais com duração entre 5 e 30 minutos, de qualquer gênero e ano de realização, desde que possuam o CPB – Certificado de Produto Brasileiro, emitido gratuitamente pela Ancine – Agência Nacional de Cinema (www.ancine.gov.br)

Para inscrever um ou mais títulos, o responsável deve ler atentamente o regulamento disponível no link http://www.programadorabrasil.org.br/inscreva_seu_filme/, e concordando com as condições, preencher a ficha de informações do filme e encaminhar uma cópia da obra em DVD, até o dia 20 de julho de 2009, para a Cinemateca Brasileira, aos cuidados da Coordenação de Programação e Produção da Programadora Brasil, no endereço: Rua Capitão Macedo, 580, Vila Clementino / CEP 04021-020 - São Paulo – SP. Os títulos ficarão disponíveis para a consulta da comissão de curadoria.

Clique aqui para ver a notícia completa.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Desenvolvimento e Sustentabilidade: Uma e Outra Coisa

Essa semana comemoramos o “Dia Mundial do Meio Ambiente” mas demos o nome errado ao que queríamos celebrar. Na verdade, no dia 5 de queremos celebrar o Desenvolvimento. Há muito já aprendemos que falar em meio ambiente fora da perspectiva maior do desenvolvimento não faz muito sentido. O contrário, pensar desenvolvimento sem pensar meio ambiente, é, hoje, um contrasenso ainda maior. Se não podemos falar em um deles sem pensar no outro – ainda que sejam diferentes – poderíamos ter comemorado o processo mais abrangente, desenvolvimento, no dia do meio ambiente.

Já não questionamos a importância, a necessidade de discutirmos as questões ambientais. Quando aconteceu a primeira reunião da ONU para tratar o tema em 1972, o debate ainda era incipiente, o entendimento do tema era restrito a especialistas e, mais importante, a relação entre proteção ambiental e desenvolvimento era conflituosa. Por muito tempo pensamos que era preciso escolher entre um e outro. Um dos principais marcos da Conferência Rio 92 foi a ampla mudança dessa postura: o meio ambiente passou a ser preocupação de todos e passou a ser necessário para o desenvolvimento. Protegemos nossas nascentes, rios, florestas e animais sem parar de produzir mais produtos e mais riqueza. Ao contrário, pensamos em novas tecnologias tentando reduzir o consumo de matérias-primas, reutilizar o que produzimos e reciclar os materiais. Pensamos em como proteger o meio ambiente mas não questionamos a necessidade de fazê-lo.

Umas das maneiras mais simples e populares de estimular a reflexão sobre desenvolvimento é pensar nos três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. Ora, ainda que a produção atual seja mais do que suficiente para atender as necessidades de toda a população queremos continuar melhorando a alocação dos recursos, criar novas tecnologias, novos produtos, remunerar o trabalho e conhecimento. Queremos que isso aconteça para que as pessoas melhorem de vida. Produzir mais, vender mais e gerar mais riqueza só faz sentido se melhorar a vida das pessoas. Mas melhorar a vida de poucos piora a sociedade como um todo. Para que isso tudo continue acontecendo no tempo, é preciso preservar o meio ambiente não apenas como fonte de recursos mas como riqueza em si mesmo e como fator necessário para a qualidade de vida. Os eixos econômico, social e ambiental da sustentabilidade são os eixos do desenvolvimento.Augusto de Franco trabalha bem essas idéias. Ele diz “Quando se fala aqui em desenvolvimento, fala-se, portanto, em melhorar a vida das pessoas, de todas as pessoas, das que estão vivas hoje e das que viverão amanhã. Sabemos mais ou menos quais são os ingredientes básicos do desenvolvimento humano e social sustentável. Sabemos que, em geral, para se desenvolver é preciso crescer, mas crescer sustentavelmente – quer dizer: produzir mais e melhor, ou melhor, mais quando isso signifique melhor, sem inviabilizar a vida das gerações futuras. E distribuir com mais equidade os frutos desse crescimento.
Sabemos, portanto, que não basta crescer economicamente. Na maioria dos casos isso é tão necessário quanto insuficiente. É preciso aumentar os graus de acesos das pessoas não apenas à renda, mas também à riqueza, ao conhecimento e ao poder ou à capacidade e à possibilidade de influir nas decissões públicas."

Quando nos dedicamos à sustentabilidade, nos dedicamos a um modelo de desenvolvimento. E crescimento é outra coisa. A frase mais bem humorada e emblemática sobre esse assunto diz que "crescer por crescer é a filosofia da célula cancerosa". Obrigatoriamente, pensamos em economia e em sociedade quando tratamos de meio ambiente. Pensamos em sustentabilidade - talvez o novo nome que demos para desenvolviemtno. Uma coisa é uma coisa mas nesse caso estamos falando da mesma coisa.