quinta-feira, 10 de março de 2011

A importância da mulher na agricultura familiar

Acarpa

O Dia Internacional da Mulher, este ano, coincide com a terça-feira de Carnaval. Em meio à folia, um dia tão importante pode ficar em segundo plano, mas isso não significa que a data deixará de ser comemorada, principalmente pelas organizações que lutam pelos direitos das mulheres.

Em diversos locais no país, será comemorado o Dia Internacional da Mulher em outra data devido ao Carnaval. Em Patrocínio vai acontecer no dia 18 de março, às 08 horas, a palestra “Administração Competitiva” na sede da ACIP/CDL. A palestra é uma parceria da entidade com o SEBRAE e no dia 23 de março a ACIP realiza a homenagem solene no Rotary Brumado. Na ocasião a Sra Maria Helena Caixeta, de 88 anos, atuante no campo, uma das cooperadas mais antigas da COOPA será homenageada como Personalidade Destaque. Dona Maria Helena participa do Educampo/Leite e faz parte do Conselho Comunitário de Macaúba de Cima. A Acarpa parabeniza antecipadamente a Dona Maria Helena, entendendo que a justa homenagem tem o objetivo de valorizar as mulheres que desempenham papel fundamental no Campo.

Embora os homens sejam maioria entre a população do meio rural, as mulheres têm conquistado cada vez mais um papel importante no campo. De acordo com o IBGE, atualmente existem 4,1 milhões de trabalhadoras na agricultura familiar no país e 600 mil delas são responsáveis por estabelecimentos agropecuários.

A organização das pessoas que vivem no espaço rural, mais precisamente, que fazem parte da agricultura familiar mudaram, ou melhor dizendo, se adaptaram na busca da permanência no campo. E, no esforço de construir possibilidades para a autonomia social, econômica e política, as mulheres exercem papel fundamental no contexto da produção familiar. A mulher se divide em uma jornada de trabalho extensa, que combina atividades no comércio, na casa e no trabalho agrícola, seja pela busca de incremento nos rendimentos familiares, agregando valor aos produtos agrícolas. Ainda podemos mencionar a confecção de doces caseiros, o artesanato doméstico (fabricação de toalhas de crochês, pinturas em guardanapos, panos de prato, etc...) e a dedicação ao pequeno comércio que se localiza junto a unidade produtiva, constituindo formas complementares de renda.

As estratégias adotadas são as mais diversas, entretanto, a figura da mulher ocupa uma posição de destaque, porque é a responsável pela grande parte das atividades que caracterizam a pluriatividade na agricultura familiar.

De acordo com as informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Agricultura, na região de Patrocínio existem 40 conselhos comunitários, sendo que em 8 conselhos as mulheres são as presidentes (presidentas): Brejo Bonito, Silvano, Macaúba de Cima , Morro Alto, Salitre, Santo Antonio da Bucaina, Assentamento Nova Aliança e Chapadão de Ferro. Estes conselhos existem para ser o elo de ligação entre os órgãos públicos e as comunidades rurais. Recentemente foi levado à comunidade de São Pedro um curso de fabricação artesanal de pães e no dia 28 de março o curso será ministrado na comunidade de Macaúba de Cima. O treinamento é uma parceria da Secretaria de Agricultura com o SENAR.

A ACARPA parabeniza a todas as mulheres pelo seu dia e cumprimenta especialmente as cafeicultoras Maria José Gimenez Martin e Maria de Lourdes Martin Queiroz em nome das demais cafeicultoras associadas da entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário