Criado pela Secretaria de Estado de Esporte e da Juventuda, o Projeto "Agita Galera"teve a adesão de várias entidades de ensino da rede estadual de Patrocínio. O objetivo primordial é alertar a população sobre a importância da atividade física. Entre as ações, foram realizadas sessóes de alongamento, palestras e caminhas pelas principais ruas da cidade. Clubes de lazer e visitas a academias também fizeram parte do roteiro.
domingo, 31 de agosto de 2008
Projeto Alerta para Importância da Atividade Física
Criado pela Secretaria de Estado de Esporte e da Juventuda, o Projeto "Agita Galera"teve a adesão de várias entidades de ensino da rede estadual de Patrocínio. O objetivo primordial é alertar a população sobre a importância da atividade física. Entre as ações, foram realizadas sessóes de alongamento, palestras e caminhas pelas principais ruas da cidade. Clubes de lazer e visitas a academias também fizeram parte do roteiro.
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Sábado, 30/8, é Dia de Vacinação Contra a Rubéola.
Cavalgada Abre Fenicoopa, 31/8
Empresários Irão à Feira do Empreendedor
Crianças Visitam Polícia
Sebrae em Ação Capacita Empresários
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
Mountain Bike de Patrocínio é Destaque
A competição aconteceu em Corumbá, GO no final de semana do dia 24/8 e foi um sucesso. A organização publicou uma mensagem de agradecimento e há vários sites com notas e fotos do evento.
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Palestras comemoram Dia do Psicólogo
- 28/9, às 19h, no Anfiteatro: "As novas fronteiras da paternidade: modos de subjetivação do homem e da mulher na contemporaneidade."
- 30/9, às 7h, Sala 15, Bloco III: "Narcisismo e contemporaneidade."
Alunos da Apae Patrocínio no Campeonato de Futsal
terça-feira, 26 de agosto de 2008
Ir a Romaria e encontrar Patrocínio
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
Semana do Excepcional entra na reta final
26/8 - Festival de Libras "Mãos que falam", às 13h
27/8 - Fanfarra "Esperança e Paz", às 14h
28/8 - Show de Talentos, às 7h
29/8 - Workshop de Origami, às 7h e às 13h
Sempre na APAE.
O Encerramento Oficial será na Prefeitura, 01/9, às 08h.
Para conhecer melhor o trabalho e colaborar com a Apae, entre em contato pelo 3831-1023 ou 3831 3550.
sábado, 23 de agosto de 2008
Ouro e Pratas para Atletas Patrocineneses
Compasso traz dois troféus do Dancaraxá
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Comemoração do Dia Nacional do Campo Limpo no dia 22/8
Pesca Predatória pode ser proibida por Lei
A pesca predatória é restrita nestas áreas pela Portaria que impede a pesca profissional e o uso de redes, espinhel, tarrafas e outros materiais. No entanto, há denúncias de que a pesca predatória, praticada inclusive por pescadores profissionais de outros estados, está ameaçando so peixes da represa de Nova Ponte que banha 11 municípios da região. Em maio, a Polícia do Meio Ambiente e o IEF apreenderam 90kg de peixes e 3km de redes em Nova Ponte.
A reunião contou com a presença de autoridades municipais, regionais e estaduais e com representantes da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Na próxima terça, 26/08, os resultados serão apresentados na capital.
Lideranças discutem lei ambiental
O destaque da pauta foi o decreto n. 6.514 de 22/07/08 e as multas que prevê para os casos de falta de averbação da reserva legal das propriedades rurais. O decreto, que tornou mais rígida a Lei de Crimes Ambientais, será revisado para atender a reivindicações de lideranças do agronegócio. Segundo nota na Faemg, "o ministro [Carlos Minc] disse que o meio ambiente e a agricultura não são inimigos e que, de uma pauta de 15 pontos analisada por ele e pelo Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, 6 já foram acertados."
Centro Esportivo tem nova iluminação
O objetivo geral do programa é "revitalizar os campos de futebol amador de Minas Gerais e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento sócio-regional, por meio da prática esportiva, educação, lazer, entretenimento e eventos direcionados à comunidade local." Nesse intuito, o programa já alcançou 325 municípios e 477 campos foram iluminados.
A expectativa é de que a nova iluminação permita o uso mais intenso do centro para atividades esportivas, culturais e de recreação em geral e que assim atenda a um número ainda maior de pessoas.
Letras vai a Ouro Preto e Mariana
A próxima edição do projeto irá a Tiradentes e São João Del Rey.
Para entrar em contato, mande sua mensagem para letras@unicerp.edu.br
Para ver fotos da viagem, visite o álbum.
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Produção eficiente de leite é tema de palestra, 21/8
O evento é produzido pela Cooperativa Agropecuária de Patrocínio e será realizado a partir das 19h30 no Rotary Novas Gerações. Maiores informações pelo telefone 3515 7314
Comemorações pelo Dia do Soldado começam na sexta, 22/08
A programação inclui:
- dia 22/08, às 19h30, Culto Evangélhico na Igreja Luz para os Povos;
- dia 24/08, às 19h30, Missa em Ação de Graças na Ig. Nossa Senhora de Fátima;
- dia 25/08, às 19h, solenidade de Formatura Militar no Tiro de Guerra.
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Pesca é tema de audiência, dia 20/08, às 10h
Taekwondo de Patrocíno é destaque nacional
De Patrocínio a Barretos a cavalo
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Vacinação supera expectativas
Dicas para Romeiros
- Calçado confortável
- Roupas leves
- Cosumir muita água
- Usar roupas claras - especialmente para quem caminhar à noite,
- Caminhe em fila indiana
- Não faça fogo às margens da rodovia
Seminário do Café trará novidades
ACIP/CDL quer ser mais atuante
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
Novo Núcleo de Saúde em Patrocínio
Patrocínio foi credenciada para receber um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Segundo portaria do Ministério da Saúde, o município tem 60 dias para iniciar o atendimento no núcleo onde o maior número de profissionais atenderá 'a população.
O NASF será integrado por 2 psicólogos, 1 professor de ed. física, 1 fisioterapeuta, 1 assist. social, 1 coord. administrativo, 1 farmacêutico, 1 pediatra, 1 psiquiatra e funcionará no prédio do Sindicato Rural, próximo à Secretaria de Saúde.
Conciliação trabalhista rural de Patrocínio é modelo
Lideranças rurais de São Sebastião do Paraíso estiveram em Patrocínio na semana passada para conhecer a experiência da junta de concilições prévias trabalhistas. A visita aconteceu por sugestão do departamento jurídico da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais). O trabalho de conciliação realizado pelo Núcleo Intersindical de Conciliação Trabalhista Rural - NINTER - é considerado muito bom e tem evitado grande número de processos na justiça trabalhista.
terça-feira, 12 de agosto de 2008
Vote Sim
No entanto, a descrença no sistema político como um todo e, especialmente, em mudanças é bastante comum. Sempre ouvimos comentários sobre como são os mesmos políticos, os mesmos partidos e as mesmas propostas. "Que diferença faz em quem eu voto? Fica tudo do mesmo jeito!" Infelizmente, é comum que a frustração com o desempenho de alguns representantes eleitos - reforçada pelas seguidas denúncias de corrupção - drene as forças do mais otimista dos eleitores e acabe por afastá-lo dos mecanismos democráticos que poderiam, ou deveriam corrigir seu próprio funcionamento.
A ligação entre eleições e representação depende diretamente da idéia de delegação de (recuros e) poder. Desde os idos da Magna Carta, de 1215 na Inglaterra, ficou marcada na cultura política a limitação dos poderes dos governantes pela lei. No processo de independência dos Estados Unidos, um dos principais marcos da consolidação dos ideais políticos que orientam nosso cotidiano, uma das idéias fortes era "no taxation without representation" (não há tributação sem representação). Essas duas idéias são fundamentais no sistema político que vivemos hoje: o poder é transferido dos eleitores para os eleitos e o uso dos impostos deve refletir a vontade dos eleitores. Em outras palavras, o eleitor delega o poder de decisão e o contribuinte dá dinheiro para o Govenro executar essas decisões.
No âmbito das eleições municipais, esses aspectos ficam explícitos e dão ao processo um caráter crítico. O município é o primeiro definidor da existência de um cidadão. É nessa esfera que ele se relaciona com a sociedade em geral e com a política. É na própria cidade e comunidade rural qeu as pessoas vivem sua saúde, educação, segurança, infra-estrutura, lazer e cultura, comércio, oferta de produtos e serviços. A primeira e mais forte razão para que uma pessoa se mude ou busque satisfazer quaisquer desejos ou necessidades em outro lugar é não ter esses desejos/necessidades atendidos no seu próprio município. É no município que se mora, trabalha, se educa, faz compras, se diverte, cuida da saúde, tem coleta de lixo, serviço de água e esgoto, usa-se iluminação pública, pavimentação, transporte público. Tratar as eleições municipais como sendo de segunda ou terceira categoria é desconsiderar que a existência se dá no município.
Nas próximas eleições, serão escolhidos membros para o executivo e legislativo locais. Ao Executivo - prefeito, secretários e suas equipes - caberá governar administrando os recursos públicos para a execução das políticas públicas. Ao Legislativo - vereadores e seus gabinetes - caberá a responsabilidade de propor e voltar leis, fiscalizar as ações do Executivo, votar os orçamentos públicos, examinar as contas públicas além de analisar os temas que forem levados a debate pelo executivo, pelo Judiciário e pela comunidade em geral. Juntos, executivo e legislativo, decidirão o que será feito, como, quando e quanto em saúde, educação, segurança...nos aspectos que afetam nossa vida de maneira imediata.
À sociedade civil cabe o papel mais importante de todos: escolher quem administrará os recursos públicos e quem fiscalizará seu uso. É preciso votar com responsabildiade, com consciência. É preciso, de fato, escolher entre propostas e candidatos. É preciso usar o instrumentos mais forte de manifestação da vontade pública: o voto. É preciso, sim, votar e por meio do voto dizer Sim a Patrocínio.
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Arte e Orquídeas em Exposição
Entre os dias 15 a 17/08, acontecerá a 2a Mostra de Orquídeas de Patrocínio. A mostra trará orquídeas premiadas, realizará a feira do produtor e ainda contará com oficinas gratuitas de cultivo no domingo às 15h.
quarta-feira, 6 de agosto de 2008
Bazar da Casa do Caminho dia 9/8
No próximo sábado, 9/8, o Bazar da Sociedade Espírita Casa do Caminho será mais uma oportunidade de conhecer a entidade, ir às compras e colaborar com seu trabalho. Serão vendidas roupas femininas e masculinas para todas as idades. Também serão vendidos calçados, utensílios domésticos, acessórios, brinquedos e até móveis.
Passados 45 desde sua fundação, a Casa do Caminho segue seu propósito de divulgar princípios espíritas e a prática da caridade. Além das atividades diárias com grupos de estudo, evangelização, tratamento espiritual, entre outros, a entidade promove eventos de grande alcance social entre os quais se destacam o Chá Fraterno e a Semana Espírita.
Para conhecer melhor a “Casa do Caminho”, basta visitá-la. O bazar acontece no próximo sábado das 14h às 16h na Rua Coronel Rabelo, 2064, Bairro São Francisco. Quem quiser, pode visitar o site da entidade clicando aqui.
Todo o dinheiro arrecadado será utilizado nas obras assistenciais da entidade.
Estudantes podem representar Brasil nos Estados Unidos
Estudantes da rede pública podem se inscrever no Programa Jovens Embaixadores para representar Brasil nos Estados Unidos até esta sexta, 8/8.
Os candidatos precisam cumprir vários requisitos:
- estarem cursando o ensino médio na rede pública
- terem entre 15 e 18 anos,
- não terem viajado ao exterior,
- serem fluentes em inglês falado e escrito,
- terem bom desempenho escolar,
- terem bom relacionamento na comunidade; e,
- participarem de atividades de responsabilidade social e voluntariado por pelo menos 1 ano.
O Programa é desenvolvido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e instituições parceiras. Em Patrocínio, as inscrições podem ser feitas no ICBEU (tel. 3831 6667) mas já se encerram na próxima sexta-feira, 8/8.
Encontro sobre Certificação Socioambiental do Café dia 07/08
Nesta quinta, dia 07/08, às 09h no Minas Palace Hotel, acontecerá o encontro sobre certificação socioambiental para o café. O evento, realizado pelo Imaflora - Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - é aberto a todos os produtores rurais, trabalhadores, representantes de comunidades, de sindicatos, de governos ou técnicos que tenham interesse em conhecer o processo.
No encontro a Rede de Agricultura Sustentável apresentará sua certificação e estabelecer o diálogo com entidades locais que possam colaborar com os processos de certificação na região. A Rede é composta por organizações sem fins lucrativos e é quem estabelece as normas para a obtenção do selo Rainforest Alliance Certified.
Recentemente um estudo conduzido pela USP constatou o impacto positivo da certificação ambiental no que se refere à preservação ambiental , depósito de resíduos e lixo e condições de vida dos trabalhadores e suas famílias. Para receber a certificação, as empresas precisam respeitar os remanescentes de matas nativas, os rios, a região em que estão inseridos, o meio ambiente em geral. Ainda é preciso respeitar trabalhadores e família com salário digno, educação e saúde para receber a certificação. Maiores informações sobre o Instituto, a Rede e o estudo estão disponíveis no site www.imaflora.org
terça-feira, 5 de agosto de 2008
Suíno no Rolete apoia reforma da Ig. Matriz
Os cerca de 3.000 visitantes foram recebidos com mais de 30 suínos preparados e assados desde a noite anterior. Para o concurso, os pratos foram avaliados de acordo com sua originalidade e apresentação visual mas o principal quesito foi mesmo o sabor. A receita vencedora foi o bombom de suíno recheado com cereja.
Veja a matéria na Globo clicando aqui.
Fogueira e Galpão em Patrocínio
O último final de semana assistiu a dois eventos ímpares em Patrocínio: a Corrida Internacional da Fogueira no sábado dia 02/08 e a apresentação do Grupo Galpão no domingo dia 03/08. Esporte e cultura foram evidenciados na Praça Santa Luzia e prestigiados por um grande número de torcedores/espectadores. Com certeza foi um dos pontos altos da vida social da cidade.
A corrida teve sua 58ª edição realizada com largada e chegada na Praça Santa Luzia. Em três voltas, os atletas completaram os 15km de percurso e os vencedores dividiram R$ 25 mil
A Praça Santa Luzia recebeu também o Grupo Galpão que apresentou no domingo. Segundo comentários de Eduardo Moreira em seu blog “uma platéia simpática e atenta” se deliciou com a peça “Um Moliére Imaginário”. Apesar das interrupções que uma apresentação em praça pública sofre, o público se recusou a deixar a praça ao final do espetáculo. Uns queriam comprar produtos do Grupo, alguns queriam autógrafos, muitos tiraram fotos.
Os dois eventos deixaram a certeza de que Patrocínio valoriza e demanda eventos deste tipo e porte. Deixaram também a certeza de que nosso comportamento e o nome da cidade são projetados regional e nacionalmente a partir deles.
Os Louros da Vitória
Ficar em primeiro lugar é sempre gratificante mas pode significar pouco. Salvo as competições diretas, as comparações são a melhor oportunidade para ocupar o primeiro lugar. A menção a Patrocínio como maior produtor de café do Brasil na lista das 40 cidades número 1 do país foi motivo de orgulho por aqui e com razão. A Revista Veja publicou a lista em sua edição 2070 de 23 de julho de 2008 e praticamente todos os veículos impressos e eletrônicos da cidade fizeram alguma menção à primeira colocação. Além de ser a cidade que mais produz café, Patrocínio teve a qualidade do produto reconhecido numa das revistas de maior tiragem e circulação do Brasil.
Mas rankings têm limitações intrínsecas. Ao montar uma lista qualquer, é preciso igualar alguma qualidade: uma lista de compras, uma lista de convidados, uma lista de animais
A maior produção de café do Brasil é um bom resultado para os produtores, claro. Mas é possível questionar se eles comemoram a nota tanto quanto os “não-produtores”. Imagino que eles se preocupem em produzir mais, sim, mas com a mesma quantidade de recursos. Melhor ainda se produzirem mais com menos recursos. Um tanto melhor, se conseguirem melhorar a qualidade e o preço pago pelo café. A maior produção não significa maior produtividade, não significa maior lucratividade, não significa maior eficiência. Se podemos interpretar o resultado pela perspectiva dos produtores, também podemos pensar como Município.
Ser o maior produtor de café do Brasil, certamente, deveria significar alguma vantagem para Patrocínio além de, segundo a Veja, produzir as 34 xícaras de café por brasileiro. Se medimos a produção de café, podemos inferir que nosso 1º lugar trará algum benefício para o município como um todo? Mais impostos recolhidos e convertidos em melhores serviços de saúde, educação e segurança? Atração de mão de obra, tecnologia, investimentos e o conseqüente aquecimento da economia? Melhor estrutura de transporte e energia?
Há uma série de especialistas e publicações tentando descrever e demonstrar a relação entre desempenho da economia com melhoria da qualidade de vida. De modo geral, eles trabalham com fatores que afetam o setor privado como facilidade para abrir e fechar empresas, conseguir empréstimos, contratar mão de obra, aplicar tecnologia e o próprio desenho do mercado entre muitos outros. No detalhe, cada metodologia considera centenas de fatores. Os estudos mais conhecidos são o Relatório Global de Competitividade do Fórum Econômico Mundial e o Doing Business do Banco Mundial. O Brasil ocupa as posições 72 em 131 no primeiro e 122 em 178 no segundo. No nível municipal, o Municipal Scorecard (do IFC) avalia barreiras ao setor privado em 25 cidades brasileiras. Apesar de sua enorme consistência técnica e importância no desenho de políticas públicas, nenhum deles demonstra a ligação entre o desempenho econômico e qualidade de vida.
Ao buscar um indicador melhor, nos deparamos sempre com o Índice de Desenvolvimento Humano - IDH. O estudo publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD avalia renda, longevidade e educação em 177 países. Quanto mais perto de 1,00, melhor o indicador. O Brasil integra o grupo de desenvolvimento humano alto com 0,800. O IDH-M avalia municípios onde Patrocínio alcança 0,799. Se fosse um país, estaria imediatamente atrás do Brasil mas integraria o grupo com IDH médio devido à divisão dos grupos. No Brasil, entre os 5507 municípios, ocupamos a posição de número 590. Considerando apenas nossa posição na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e considerando só as 14 cidades principais, temos o 9º melhor IDH-M. No Alto Paranaíba, ocupamos o 4º lugar ficando entre Araxá e Ibiá.
Ranking é o resultado de uma lista de coisas que decidimos colocar juntas e classificar de acordo com critérios que queremos destacar.