sábado, 28 de fevereiro de 2009
Assembléia da Expocaccer, 14/3
Kits de Material Escolar Serão Entregues em Breve
O evento foi realizado no Rotary Brumado dos Pavões e contou com uma grande participação de público. O sucesso foi tão grande que serão montades cerca de 500 kits de material escolar para distribuição a alunos carentes da rede pública de ensino. Os kits serão comprados com os recursos obtidos na venda de ingressos da palestra. Cada ingresso custou R$ 10,00. Os kits serão reapassados à Secretaria Municipal de Educação que fará a entrega aos alunos que tiverem maior necessidade.
Coopa Distribui Bolsas de Estudos
O diretor superintendente da Cooperativa Agropecuária de Patrocínio José Antônio de Almeida se encontrou com os beneficiados das Bolsas de Estudos que a entidade fornece a a associados, filhos de associados e funcionários.
Foram apresentadas as condições que os bolsistas terão que cumprir para terem a ajuda com os estudos. Entre as exigências estão o aproveitamento mínimo de 70% pelo bolsista e o envio da relação de notas a cada bimestre.
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
ACIP/CDL Homenageam Mulheres de Patrocínio
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Casa do Caminho Divulga Atividades
Voluntário Dá Aulas na Apae
Para entrar em contato, ligue para 3831 2494
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Escola de Música se Apresenta à Comunidade
As inscrições estão abertas até dia 27/2 e as aulas começam em 2/3 para os cursos de Educação Musical, Formação Musical; Aprimoramento. Também serão oferecidos Cursos Livres com Instrumento, Técnica Vocal e História da Música. Ainda há espaço para a realização de módulos de curta duração com cursos e oficinas.
Para maiores informações, ligue para 3831 6160.
Esporte Grátis Para Crianças e Jovens
As modalides serão praticadas nos vários espaços esportivos da cidade (ginásios, centros, quadras). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos próprios espaços esportivos ou na Secretaria de Esportes. Maiores informações pelo 3839 1800.
Alto Paranaíba é 2º Lugar em Crescimento das Exportações
O Centro-Oeste de Minas foi a região com maior variação positiva. Com 30 municípios exportadores, o valor das exportações cresceu 60,9% em 2008. Em seguida, aparece o Alto Paranaíba com aumento de 52,5% no volume exportado. Em terceiro lugar no ranking das regiões com maiores variações positivas está a Zona da Mata que obteve um crescimento de 46,6% em relação a 2007.
Clique aqui para ver a notícia completa.
Cozinha Brasil Está de Volta
O programa é uma iniciativa dos Serviço Social da Indústria - SESI, acontece em todo o país e vem a Patrocínio mais uma vez. O curso de educação alimentar é ministrado em unidades móveis - o caminhão-cozinha-escola da foto - e busca estimular a melhoria na produção, conservação e aproveitamento dos alimentos.
Com as dicas dadas no curso, é possível reduzir em até 30% o desperdício que acontece especialmente em relação a sementes, cascas, talos e folhas que são ricos em nutrientes e servem para acrescentar novos sabores usando ingredientes e temperos conhecidos e disponíveis a cada estação.
Inscrições no gabinete da vereadora Marta Elias pelo 3831 1950.
1ª Reunião da Câmara Traz Oportunidades
Para ver a pauta completa da 1a reunião, clique aqui.
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Coopa Realiza Pré-Assembléias
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Prefeitura Capacita Pessoal
Clique aqui para ver as notícias.
Ação Integrada para Reinserção de Jovens
Participaram da reunião representantes do CIAPP, do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes, da Secretaria de Ação Social, da Câmara dos Vereadores, da Promotoria de Justiça, da Igreja Católica e da Sociedade Espírita Casa do Caminho.
A primeira reunião buscou o consenso sobre como atender os jovens após o período de internação inclusive com programas de incentivo ao trabalho, lazer e esporte. Espera-se avançar nas medidas e soluções na reunião agendada para o proximo mês.
O Judiciário e o setor privado não foram representados. Mesmo assim, o encontro foi um exemplo da atuação integrada entre a sociedade civil e o poder público que teve representantes do executivo, do legislativo e do Ministério Público. Idealmente, além de contar com todos os setores, a articulação trataria também de medidas preventivas de inclusão social.
Para ver a notícia completa no Mais Um Online, clique aqui.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Cultura Não Vai Parar
Mobilização Deu Resultado
Novas Gestões se Encontram com Governo Federal
Mais de 3 mil prefeitos eram esperados para o Encontro. Além de uma lista longa de Ministros para a programação principal, uma série de organizações de mobilização municipal e relacionamento federativo também estão presentes.
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Apoio à Educação é Destaque
A Campanha "O futuro está na ponta do lápis" continua sendo destaque em Minas Gerais. Esse é um projeto da ACIP/CDL que já venceu o case de sucesso no ano passado em disputa com as CDLs de todos o Estado. O projeto continua tendo grande repercussão. Tanto que foi divulgado pelo site da CDL de Belo Horizonte. Clique aqui para ver a nota na ACIP/CDL local.
A exemplo de Patrocínio/MG, a CDL de Patos de Minas está desenvolvendo campanha similar na cidade este ano. Até o final de fevereiro, a entidade pretende arrecadar mil kits de material escolar para distribuir para as escolas mais necessitadas do município.
Pós no Unicerp Recebe Inscrições até 13/2
- Controladoria, Auditoria e Perícia Contábil
- Educação Física Escolar
- Emergência: Ênfase em Atendimetno Pré-Hospitalar
- Gestão em Saúde Pública e da Família
- Inspeção Escolar, Supervisão Educacional e Orientação Educacional
- MBA em Consultoria Empresarial
- MBA em Gestão Ambiental
IESP Dá Desconto para "Maiores"
Uma boa idéia adotada pelo IESP - Instituto de Ensino Superior de Patrocínio - pode incentivar aos mais "maduros" a retomar os estudos. Foi divulgado na sexta-feira, 6/2, um projeto que dá 25% de desconto para os alunos com mais de 50 anos de idade.
Clique aqui para ver a notícia completa. Para entrar em contato com o IESP, clique aqui ou ligue para 3831 1258.
Educação é Política
A maneira que organizamos o aprendizado talvez seja o mais grave sintoma de como organizamos nossa sociedade. Não é preciso buscar argumentos na pedagogia, psicologia ou na Teoria da Libertação para entender que a idéia de que uma pessoa sabe e ensina enquanto outros ignoram e precisam ser ensinadas demonstra uma relação de superioridade, de hierarquia, de dependência e de poder. Da mesma maneira, estudamos conteúdos que, em muitos casos, não nos ajudam a compreender melhor a realidade local ou global, imediata, passada ou futura. A maneira como avaliamos o conhecimento consolida o mecanismo. Provas, vestibular, concursos, teste de QI, títulos, todos ainda servem para avaliar quem é melhor de prova e não de conhecimento, sua utilidade ou aplicação. Trata-se de quem sabe, o quê sabe e como tem reconhecimento de seu aprendizado, ou seja, de como nos organizamos.
Fomos todos formados dentro desse sistema. Salvo raríssimas exceções de experiências inovadoras e revolucionárias - na medida em que são libertadoras - e dos autodidatas, somos todos herdeiros e reprodutores desses mecanismos. Nós que seguimos adotando os mesmos moldes para aprendermos, ensinarmos, treinarmos, selecionarmos. Seguimos funcionando a partir da premissa de que um lado sabe e outro não e de que isso significa uma relação de poder. Não é diferente com professores e profissionais da educação em geral. Sua formação, a maneira como são selecionados, avaliados e remunerados segue a mesma lógica. Por outro lado, inseridos e tolhidos por essas dinâmicas, têm pouca liberdade para mudar e servem como agentes de reforço e multiplicação. Todos temos pouca liberdade mas temos espaço mais do que suficiente para mudarmos a situação.
É verdade que “educação começa em casa” – para as boas maneiras, como reza o costume – mas principalmente na educação para a vida. Em casa podemos aprender que não dependemos dos pais, dos professores, do patrão, do político. E o que aprendemos em casa levamos para a rua, para a escola, para o trabalho, para as eleições. Saber disso não depende de quantos anos passamos na escola, se somos mestres ou doutores, médicos, advogados ou engenheiros. Na verdade, é comum que quem foi forçado a se virar sozinho e mais cedo – e por isso tenha ido menos à escola – até entenda melhor o que é necessidade, independência e responsabilidade. Para isso, a melhor escola é a escola da vida.
Se educação é a organização do conhecimento, a política é a organização do poder. Não há como negar a relação entre conhecimento e poder. Ter conhecimento é igual a ter poder porque quanto mais aprendemos mais podemos analisar, refletir, questionar, propor, construir, mudar e compartilhar. Pensar é poder e mudar é possível. Conversar com seu filho pode ser o primeiro passo; tentar entender quais matérias ele estuda, porque e como; conhecer outros pais, os professores, o coodenador, o diretor da escola; participar do colegiado e das decisões da escola; integrar-se em suas atividades, estimular atividades extracurriculares, adequar a escola à comunidade. Educação nos ajuda a ver o mundo, política nos ajuda a mudá-lo.
Creches Recebem Doações
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
O Caminho da Felicidade
A palestra apresenta de forma leve e bem humorada os preceitos para melhorar a auto-estima, a produtividade, o relacionamento interpessoal e com os clientes e oturas técnicas fáceis de aplicar e de resultados imediatos. No nível pessoal, a palestra demonstra como ensinamentos baseados na lógica da Cabalá hebraica podem ser usados na vida diárias. Aborda regras para conservar a saúde e para emagrecer; técnicas para dormir melhor e para vencer a depressão, a importância da meditação para a vida diária, facilita a conversa com os filhos adolescente, o resgate da relação amorosa e também como administrar dívidas etc. Os preceitos são de aplicação facílima e imediata e já foram testados e aprovados por milhares de pessoas.
"O Caminho da Felicidade"
09/02/2009 às 20h
Rotary Brumado dos Pavões
Ingressos a R$ 10,00
Vendas na ACIP/CDL
Evento Apóia Estudantes Locais
“O Caminho da Felicidade”
09/2/2009 às 20h
Rotary Brumado dos Pavões
Inscrições a R$ 10,00 (usados para compra de material escolar)
Venda de ingressos na ACIP/CDL
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
Encontro de Folias no Domingo, 8/2
9o Encontro da Assoc. de Folias de Reis de
Patrocínio e Região
8/2 a partir das 8h
Espaço Cultural Constantino Neto
Início às 8h
Missa às 11h
Almoço às 12h
Prefeitos Unem Esforços no Alto Paranaíba
Baseada no espírito de cooperação e construção coletiva, a escolha do presidente se dá com base no consenso. Uma hora de reunião foi suficiente para que os participantes chegassem a uma escolha conjunta. José Ricardo de Melo fica na posição até o final 2009. Em 2010, o vice Edson Machado, prefeito de Lagoa Formosa, assumirá a posição.
A idéia pretende montar um setor de projetos para auxiliar as prefeituras associadas a buscarem recursos junto aos governos Federal e Estadual.
Doações e Participação da População Melhoram Segurança
Órgãos de Proteção dos Cidadãos Buscam Integração
Representantes do Procon e do Ministério Público se reuniram para discutir as linhas de ação e metas para 2009. As prioridades são ações e regulamentação do fundo do Procon Municipal e do SINDEC e as Leis que tratam do tempo de espera nas filas dos bancos.
Para falar com o Procon, ligue 3839-1800. Para falar com a Promotora, 3831 2765.
Clique aqui para ver a notícia completa.
Está Mais Fácil Construir Patrocínio
Por meio desse contato, a Prefeitura facilita muito o acesso à informação e estimula a participação da população na condução/construção de Patrocínio. Agora é só uma questão de tempo até que o conteúdo da reunião chegue até os leitores dos veículos presentes e que eles (nós) possamos contribuir.
Inscrições Abertas para Empretec
Os interessados em participar do treinamento respondem a um questionário e participam de uma entrevista que avalia as características do comportamento empreendedor, segundo a Agência Sebrae de Notícias. A seleção para a turma de Belo Horizonte ocorre de 16 a 20 de fevereiro. O seminário será realizado entre 10 e 15 de março. Os participantes do Empretec são incentivados a estabelecer metas desafiadoras, inovar, melhorar eficiência no trabalho, satisfazer clientes, fornecer produtos e serviços de qualidade, detectar oportunidades de negócio, aumentar o poder pessoal e a autoconfiança.
A metodologia do seminário é utilizada nos Estados Unidos desde 1960. Na década de 1980, a ONU adotou o método para estimular a geração de negócios. No Brasil, o Empretec é realizado pelo Sebrae há 15 anos. Mais de 10.000 pessoas já participaram da capacitação em Minas Gerais com 98% de satisfação.
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
Curso Gratuito para Lideranças Rurais
As vagas são limitadas. Maiores informações pelo 3831 3445. Inscrições gratuitas no Sindicato.
Santa Casa Melhora Instalações e Serviços
Clique aqui para ver a notícia completa.
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Evento Apóia Estudantes Locais
“O Caminho da Felicidade”
09/2/2009 às 20h
Rotary Brumado dos Pavões
Inscrições a R$ 10,00 (usados para compra de material escolar)
Venda de ingressos na ACIP/CDL
Palestra Ensina Caminho para a Felicidade e Apóia a Educação
“O Caminho da Felicidade”
09/2/2009 às 20h
Rotary Brumado dos Pavões
Inscrições a R$ 10,00 (usados para compra de material escolar)
Venda de ingressos na ACIP/CDL
Estudantes Recebem Veículos Vistoriados
A gestão do transporte envolve a Secretaria de Transporte, Serviços Urbanos e Segurança Pública e a Secretaria de Educação, inclui as vistorias semestrais dos veículos, licitações públicas, definição de itinerários e, planeja-se, a criação de uma comissão permanente de fiscalização.
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
Melhorias na Segurança das Rodovias
Sec. de Esportes Recupera Estrutura para Copa Patrocínio
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
Segunda Brava ou Segunda Boa?
Além disso, a noite costuma envolver expectativas que nem sempre se concretizam, o que nos deixa ainda mais vulneráveis. Como explica a psicóloga Márcia Santos, "quando a festa é muito diferente do esperado, é comum as pessoas tentarem resolver a frustração se expondo demais ou forçando a barra para que as coisas se pareçam com aquilo que esperavam. Mas não há nada pior do que isso: quando as coisas não estão dando certo, o melhor é mesmo trocar de festa ou voltar para casa e dormir".
É claro que estressar com isso também não adianta: todo mundo sabe que ser espontâneo é muito mais divertido. Mas sempre é possível tomar algumas providências simples que podem livrar sua consciência ao voltar da balada.
Veja as dicas:
Alimentação:
Alimente-se bem antes de sair de casa. Se você for dançar, abuse dos alimentos energéticos (carnes e massas) e dos líquidos.
Roupa:
A roupa não tem só que ser bonita, mas também confortável. Não use nada que aperte demais ou que prejudique a transpiração. Também dê uma atenção toda especial ao conforto dos sapatos.
Bebidas e cigarros:
Todo mundo sabe que o melhor é não consumi-los. Mas, se não tiver outro jeito, reduza as quantidades e beba MUITA água durante a noite.
Namoro:
O clima de festa e alegria pode ser perigoso na hora do sexo. Lembre-se: transar é SEMPRE de camisinha.
Depois da festa:
Coma frutas, beba sucos e água mineral. Descanse o máximo que puder para aliviar dores nas articulações. E, ao acordar, prefira alimentos leves, como saladas e frutas.
Segurança:
Tenha em mãos um número de telefone e sua identificação para caso de emergência. Não dirija se estiver com sono ou se tiver bebido, mas também não pegue carona com qualquer um.
Fonte: Terra.
APAE Planeja Atividades
Foi realizada na escola APAE a primeira reunião do ano. O encontro da direção, coordenação, professores da escola serviu para definir estratégias de trabalho para o ano. A diretora Maria das Graças inicou a mesa de trabalhos instruindo so professores acerca de váriso assuntos relacionados a a;óes na escola e frisou a responsabilidade de cada um em relação aos alunos da escola. Logo após, as coordenadoras falaram da importância dos professores no desenvolvimento de cada criança lembrando que os educadores da APAE são diferenciados porque exercem três papéis desde a educação, saúde até a assistência social.
CAP Joga Amistoso contra URT
O Clube Atlético Patrocinense realiza nesta segunda-feira o segundo amistoso do ano. A equipe vai até Patos de Minas onde enfrenta a União recreativa dos Trabalhadores (URT) a partir de 20h00min. O jogo é preparatório para a estréia da águia na Copa Regional AMAPAR dia 14 contra Cruzeiro da Fortaleza no estádio Júlio Aguiar.
Sou Devoto do Chico Equilibrista
Olhando para essas reuniões, tento encontrar algo similar em Patrocínio. Por falta de conhecimento de meu lado ou por falta de visibilidade do outro lado, não consigo. Há uma série de organizações bem conhecidas, ativas, importantes para a cidade que poderiam ser vistas como potenciais participantes tanto FSM quanto do WEF – consideradas as proporções e diferenças, claro. Mas vejo organizações da sociedade civil dedicadas à assistência social, à proteção de crianças, de jovens, de mulheres; vejo organizações dedicadas ao meio-ambiente, ao comércio justo, ao fortalecimento da própria democracia. Vejo também, do lado WEF, os líderes políticos e empresariais, as instituições patronais, de proprietários, patronais e afins. Aqui tampouco, cabe muita ingenuidade: a farinha de cada saco não é exatamente igual. As pessoas e interesses variam muito. Mas, essas organizações seriam os participantes dos Fóruns. Não vejo o espaço que as une. Mesmo pensando nesse corte FSM x WEF, não consigo encontrar um espaço que integre, permita e, na verdade, estimule o diálogo entre essas pessoas e suas organizações em Patrocínio.
Não está escrito em lugar nenhum que esse espaço seja obrigatório. Mas tenho sérias dúvidas de que sua ausência não seja um entrave a esforços sustentáveis de Desenvolvimento (assim mesmo, maiúsculo). Os participantes do FSM e do WEF serão forçados, invariavelmente, a debater suas posições após as reuniões porque vivem no mesmo mundo. O ideal democrático pretende que o embate entre grupos de interesse diferentes – quando praticado dentro de regras consensuais inclusivas – promova o equilíbrio entre as forças e o bem coletivo. Todos sabemos, no entanto, que os regimes democráticos estão muito distantes desse ideal. Há diferenças gritantes entre a capacidade de pessoas e grupos distintos em influenciar o regime. Em muitos desses casos, esse desequilíbrio de capacidade é usado para oprimir, explorar ou até anular outros grupos e a resistência que eles podem representar. Alguns diriam que essa é a ordem natural das coisas. Reforço, tenho sérias dúvidas em relação a qualquer forma de organização que não busque o equilíbrio.
Apesar do equilíbrio ser natural, ele não acontecerá por si só. Somos bombardeados a todo momento por instituições que reforçam os ideais de divergência, conflito e hierarquia. Todos os dias, recebemos reforços nessas lições e nos comportamos de acordo sem nos darmos conta. Sou devoto dos Chicos que sabiam bem disso e pregaram o equilíbrio. De Assis, Buarque e Science,