quarta-feira, 31 de março de 2010

2 milhões contra a corrupção


Graças à pressão popular o Projeto de Lei "Ficha Limpa" será votado este mês! Esta é uma grande vitória mas ainda precisamos garantir que nossos deputados votem "SIM".

A lei "Ficha Limpa" irá mudar a política no Brasil para sempre suspendendo das eleições candidatos que cometeram crimes sérios como desvio de verbas públicas e corrupção.

Vamos aumentar a pressão com 2 milhões de assinaturas, deixando claro que se eles não votarem na "Ficha Limpa" nós não votaremos neles em outubro! Temos pouco tempo antes da votação, assine abaixo agora:


MOBILIZE-SE AGORA!

Em segunda edição Páscoa Solidária do IESP repete sucesso

O projeto “Páscoa Solidária” da Faculdade IESP foi repetido em 2010 com grande sucesso. O projeto foi estendido para toda a Faculdade e envolveu os alunos de todos os cursos e períodos.

Neste ano as crianças que foram beneficiadas com a gostosa tarde de atividades foram do bairro Enéas Ferreira de Aguiar. Cerca de 50 delas chegaram em um ônibus na Faculdade IESP para uma tarde de grandes brincadeiras.

Atividades pedagógicas, música, dança, pintura em rosto e teatro rechearam a tarde da garotada. O espírito de vida nova da Páscoa foi passado às crianças através de um teatro.

Para abastecer os ânimos muito cachorro quente, pipoca, algodão doce, refrigerante e sorvete. Toda a organização do evento ficou a cargos dos alunos, supervisionados pelos professores. Os lanches que foram servidos também colocaram os alunos com a mão na massa.

“Projetos como esse farão parte do nosso calendário acadêmico. Essas ações trazem a comunidade para dentro do IESP e nos aproxima realidade da nossa cidade. A cada ano o evento melhora e cresce, ganhos mais parceiros e mais voluntários. É realmente gratificante participar dessa atividade” – disse o diretor do IESP Professor Rodolpho Bernardi Neto.

Ao final do intenso dia de atividades e brincadeiras as crianças receberam de presente um delicioso ovo de páscoa.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Hora do Planeta: 27 de Março, Mais um dia para ficar na história

No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global.

A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização. Clique aqui e veja a lista de quem já aderiu.

Em 2010, com a sua participação, vamos fazer uma Hora do Planeta ainda mais fantástica!

Existem diversas formas de participação. A primeira delas é se cadastrar. Clique aqui e informe os dados necessários. É bem rápido. O cadastro dos participantes é a principal maneira que temos de avaliar quantas pessoas apagaram as luzes. Os participantes brasileiros serão somados com os de outros países, formando uma grande corrente pelo futuro do planeta. Os nomes das empresas cadastradas vão aparecer na página Quem Já aderiu. Clique aqui e veja a lista de quem já aderiu.

O próximo passo é espalhar a mensagem da Hora do Planeta para o maior número possível de pessoas. Convide familiares, amigos, colegas e membros da sua comunidade para participarem também.

Se você utiliza as mídias sociais, como Orkut, Twitter, Youtube e Facebook, use essas ferramentas para falar com os seus amigos. Publique as notícias sobre a Hora do Planeta produzidas pelo WWF-Brasil. Dê o link para vídeos e fotos sobre o movimento postados na internet.

Saiba o que acontece no mundo inteiro na Hora do Planeta. Clique aqui ou acesse http://www.earthhour.org/

Agricultores e pecuaristas deixarão de pagar taxas sobre insumos para exportação

asboasnovas.com

Brasília - Dentro de 30 dias, os agricultores e pecuaristas que produzem para exportação podem deixar de pagar tributos federais sobre insumos como ração e adubo. A Receita Federal e a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior assinaram [dia] (25) portaria conjunta que regulamenta o drawback integrado.


O drawback é um regime que suspende o pagamento de tributos federais sobre os insumos usados nas mercadorias produzidas exclusivamente para a exportação. Esse regime existe desde a década de 60, mas só era aplicado sobre os insumos importados. Em 2008, o governo estendeu o regime aos insumos nacionais, criando o drawback verde-amarelo.

No final de 2008, uma medida provisória havia estendido o drawback aos produtos agropecuários, criando o drawback integrado. A lei foi aprovada pelo Congresso Nacional, mas a aplicação do regime dependia da portaria conjunta. A portaria havia sido editada pela Secretaria de Comércio Exterior no ano passado, mas ainda faltava a assinatura do secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo.

Com a portaria, os produtores nacionais poderão adquirir insumos nacionais ou importados, de forma combinada ou não, com suspensão de tributos. No drawback verde-amarelo, o benefício só valia para as matérias-primas nacionais se a mercadoria contivesse pelo menos um item importado.

Os tributos que terão o pagamento suspenso são os seguintes: Imposto de Importação, Imposto sobre Produtos Industrializados, PIS/Pasep e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Segundo a nova portaria, o prazo para a suspensão será de até um ano, podendo ser prorrogável por igual período.

No caso de matérias-primas importadas serem usadas na produção de bem de capital de longo ciclo de fabricação, como máquinas e equipamentos, a suspensão poderá ser estendida para até cinco anos. As empresas industriais fornecedoras do produtor-exportador também serão incluídas no drawback integrado.

(Wellton Máximo/Agência Brasil)

Ações Individuais Podem Ajudar a Reduzir Emissões

asboasnovas.com

Todos nós recebemos dezenas de panfletos e catálogos semanalmente nas nossas casas, papéis que muitas vezes nunca pedimos que nos fossem enviados. Apenas ao recusar esse tipo de material, já estaríamos contribuindo para reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEEs) do nosso país. Nos Estados Unidos, uma sociedade que consegue ser ainda mais consumista que a brasileira, uma medida simples como essa, em conjunto com outras pequenas ações, poderia resultar em uma redução de 15% nas emissões.Esta foi a conclusão de um estudo do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais (NRDC) em parceria com o Instituto Garrison. Segundo a análise, trabalhando em medidas comportamentais simples, como uma melhor postura no uso de eletricidade, transporte e alimentação seria possível cortar a emissão de um bilhão de toneladas métricas de GEEs até 2020 nos EUA.

Mas os autores do estudo deixam claro que a idéia não é substituir ações governamentais por atos individuais e sim que um complemente o outro. "Essas medidas comportamentais que sugerimos não devem anular políticas energéticas ou de novas tecnologias. Na verdade uma coisa completa a outra e assim ficamos mais perto de uma solução para a crise climática", explicou Jonathan Rose, co-fundador do Instituto Garrison.

Desperdício

O ponto fundamental da alteração comportamental que as pessoas devem ter em mente é evitar o desperdício. Por exemplo, se cada residência desligasse os aparelhos das tomadas quando não estão em uso, colocasse os computadores para hibernar e apagasse as lâmpadas quando ninguém está precisando delas, isso já reduziria as emissões em 70 milhões de toneladas métricas de carbono equivalente (MMtCO2e) até 2020.

O corte de 25% no desperdício de alimentos significaria outros 65 MMtCO2e não liberados para a atmosfera. Aumentar a reciclagem de papéis, plásticos e metais em 50% pouparia 105 MMtCO2e. Se negar a receber panfletos, catálogos e usar os dois lados de papéis para imprimir em casa já evitaria a liberação de mais 60 MMtCO2e.
"Essa economia comportamental pode nos ajudar a vencer os desafios das mudanças climáticas e apontar maneiras de agirmos não apenas em interesse próprio, mas também com compromisso comunitário.

(CarbonoBrasil/Mercado Ético)

Fundação O Boticário Recebe Propostas até 31 de março

A Fundação O Boticário recebe até 31 de março propostas com foco em conservação da natureza no seu edital de apoio a projetos do primeiro semestre 2010.

O Apoio a Projetos da Fundação O Boticário, por meio dos editais semestrais, tem por objetivo patrocinar projetos que contribuam efetivamente para a conservação da natureza no Brasil, por meio do apoio a ações nas seguintes linhas temáticas:
  • Conservação de espécies e comunidades silvestres em ecossistemas naturais;
  • Políticas voltadas à conservação de ecossistemas naturais;
  • Regeneração de ecossistemas naturais;
  • Prevenção ou controle de espécies invasoras;
  • Criação ou manejo de unidades de conservação; e,
  • Pesquisa sobre vulnerabilidade, impacto e adaptação de espécies e ecossistemas às mudanças climáticas.
Projetos cujos objetivos estão voltados ao controle de efluentes, reciclagem de lixo, ou ambientes criados pela atividade humana como represas não são foco de apoio da Fundação O Boticário. Da mesma forma, atividades de educação ambiental somente serão patrocinadas quando contextualizadas dentro de um problema ambiental específico, de modo que fique caracterizado o seu emprego como ferramenta para atingir um resultado de conservação específico e não como fim em si. Em adição, projetos de educação somente serão considerados caso venham acompanhados de metodologia pedagógica definida.

Prêmios reconhecem propostas inovadoras de empreendedores sociais

Líderes sociais de todas as partes do país serão reconhecidos na 6ª edição do Prêmio Empreendedor Social, realizado pela Folha de S.Paulo e pela Fundação Schwab, e na 2ª edição do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, iniciativa exclusiva da Folha. As inscrições para ambos, gratuitas, começaram em 10 de março e vão até o próximo dia 15 de maio. Devem ser feitas somente pelo site
www.folha.com.br/empreendedorsocial

O Prêmio Empreendedor Social destaca líderes sociais que atuam há pelo menos três anos, de maneira inovadora, sustentável e com forte impacto positivo na sociedade ou em áreas como ambiente, educação, infância e saúde. Podem concorrer líderes de cooperativas, empresas sociais, ONGs e Oscips, além de pessoas físicas que executem iniciativas pioneiras - como a criação de um produto ou serviço ou a aplicação diferenciada de tecnologias já conhecidas.

Esse prêmio é promovido todos os anos pela Fundação Schwab, em 14 países, incluindo o Brasil, e em mais seis regiões do planeta. No Brasil, desde 2005, a Folha de S.Paulo tornou-se a parceira na realização. Só em 2009 foram 251 candidatos, dez finalistas e dois ganhadores.

A outra modalidade, o Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, reconhece e promove talentos sociais que atuam há, no mínimo, um ano e, no máximo, três anos, de forma inovadora, e que necessitem de mais visibilidade para atingir ou consolidar a sustentabilidade de sua iniciativa, bem como multiplicar seu impacto positivo. Podem se inscrever empreendedores de projetos jovens, mas com comprovado potencial em inovação, alcance e abrangência, multiplicação e eficácia social.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Inscrições na Pós à Distância do Iesp terminam amanhã, 26/3

Iesp

A Faculdade IESP está credenciada como pólo de Ensino a Distancia do Cesumar desde 2006. No pólo são oferecidos cursos a distância tanto de graduação como de pós-graduação.

São 9 cursos de pós-graduação em diversas áreas de conhecimento: Administração Pública; Auditoria e Controladoria; Docência do Ensino Superior; MBA Executivo Internacional; MBA em Agronegócio; MBA em Gestão de Pessoas; MBA em Gestão de Aeroportos, MBA em Gestão de Projetos e Gestão de Trânsito.

As aulas são on-line, ao vivo direto do Cesumar. Em cada módulo são oferecidas três disciplinas, e cada disciplina é ministrada em um dia de aula, sendo a cada três semanas com a duração de quatro horas/aula. Nas semanas de intervalos das aulas os alunos participam de fórum de discussão e as provas também são on-line.

A Faculdade IESP como pólo de Ensino a Distância do Cesumar oferece todo o suporte aos alunos. A professora tutora Osleina Faria é a responsável pelo EAD do IESP/Cesumar e fica a disposição dos alunos para tirar dúvidas e dar orientações.

Fique atento, pois o prazo para matricula encerra-se nessa sexta-feira, 26 de março. Informações ligue 3831 1258

Inscrições presenciais para o Concurso da Câmara terminam amanhã, 26/3!

Câmara

O prazo para as inscrições do concurso público da Câmara Municipal de Patrocínio, encerra-se no próximo dia 28, domingo. As provas serão aplicadas pela empresa Prima Fácil Concurso de Belo Horizonte, no dia 9 de abril. O local será divulgado assim que encerradas as inscrições conforme determina o Edital.

A inscrição presencial pode ser feita na própria Câmara até essa sexta-feira dia 26 e pela internet até domingo dia 28. A Mesa Diretora da Casa chama atenção dos candidatos que a inscrição só é confirmada, efetuando-se o pagamento da taxa em qualquer Agência Lotérica.

Para o presidente Humberto Donizete Ferreira – Bebé, “até o momento as inscrições estão sendo feitas dentro da expectativa do que é esperado para nesse concurso público do Legislativo Municipal”, afirma.

Paixão de Cristo será encenada na próxima quarta, 31/3

A Encenação da Paixão de Cristo é uma manifestação artística baseada em fatos religiosos. A duração do espetáculo é atualmente de 1 hora e 20 minutos. Nos primeiros anos a Paixão de Cristo era encenada por 17 atores e tinha uma equipe técnica de 3 pessoas. A duração do espetáculo era de 40 minutos. Atualmente o elenco conta com cerca de 50 atores e uma equipe técnica de 08 pessoas. A encenação da Paixão de Cristo é hoje um evento cultural e religioso com reconhecimento regional e estadual, tendo-se o registro de diversas pessoas da região e da capital do estado que vêm se juntar aos milhares de expectadores que prestigiam todos os anos este tradicional evento da semana santa em nossa cidade. O espetáculo sempre acontece na quarta-feira da Semana Santa, após a procissão do encontro da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio.

A primeira encenação da Paixão de Cristo aconteceu no ano de 1.993, sob a direção de Ronaldo Gonçalves Borges, com apoio da Fundação Casa da Cultura de Patrocínio que era então presidida pela Sra. Maria Imaculada de Andrade Rocha. A partir do segundo ano o espetáculo passou a ser dirigido pelo ator Flávio de Freitas Arvelos que até a presente data está na coordenação do grupo. A promoção do
evento é da Secretaria Municipal de Cultura e organização da Cia. Máxima de Teatro e elenco voluntário. Conta ainda com apoio da Prefeitura Municipal de Patrocínio, através de suas secretarias, bem como das paróquias da cidade, em especial, Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio e também do Tiro de Guerra 04-020.

Trata-se de um evento de grande tradição, valor cultural, artístico e religioso que é parte integrante e enriquecedora da programação da Semana Santa em nossa cidade.

Encenação da Paixão de Cristo
31/03/2010 - quarta-feira
Após a Procisão do Encontro
Praça Santa Luzia

Oficina da Palavra em novo endereço

A Oficina da Palavra está comemorando quatro anos de trabalho junto à comunidade patrocinense. Durante todo esse tempo, teve o prazer de receber e auxiliar mais de quatrocentos alunos.

A Oficina da Palavra é um espaço alternativo que, além de acompanhar as crianças nas tarefas escolares e dificuldades específicas em todas as disciplinas, também alfabetiza crianças com necessidades especiais, bem como adultos. As aulas são ministradas pela professora graduada em Letras (UFES) e pós-graduada em Educação Especial (UNICERP) Eliane Souza Lima, fundadora da Oficina e pela professora Mariane Cardoso Cunha, graduanda em Pedagogia (UNICERP).

Além disso, a partir desse ano serão oferecidas oficinas de Contadores de Histórias, e Literatura Infantil, que serão supervisionadas pela Professora Doutora em Literatura Luciane Souza Lima (PUC Minas) e oficina de Teatro, com a Professora Cidinha Palucci.

A Oficina da Palavra tem como principal objetivo promover o incentivo à leitura, seguindo o ideário de grandes pensadores e artistas brasileiros, como, por exemplo, o escritor e cartunista Ziraldo, defensor do seguinte lema: “Ler é mais importante do que estudar”.

A Oficina da Palavra está agora em novo endereço:

Rua Marechal Floriano, 92 – Centro. Telefone 9987 7028.

Matrículas abertas, vagas limitadas.

Aprendendo a Dizer Não

Recebido por email

(Texto na Revista do Jornal O Globo)

'Eu não sirvo de exemplo para nada, mas, se você quer saber se isso é possível, me ofereço como piloto de testes. Sou a Miss Imperfeita, muito prazer. A imperfeita que faz tudo o que precisa fazer, como boa profissional, mãe, filha e mulher que também sou: trabalho todos os dias, ganho minha grana, vou ao supermercado, decido o cardápio das refeições, cuido dos filhos, marido (se tiver), telefono sempre para minha mãe, procuro minhas amigas, namoro, viajo, vou ao cinema, pago minhas contas, respondo a toneladas de e mails, faço revisões no dentista, mamografia, caminho meia hora diariamente, compro flores para casa, providencio os consertos domésticos e ainda faço as unhas e depilação!

E, entre uma coisa e outra, leio livros.

Portanto, sou ocupada, mas não uma workaholic.

Por mais disciplinada e responsável que eu seja, aprendi duas coisinhas que operam milagres.

Primeiro: a dizer NÃO.

Segundo: a não sentir um pingo de culpa por dizer NÃO. Culpa por nada, aliás.

Existe a Coca Zero, o Fome Zero, o Recruta Zero. Pois inclua na sua lista a Culpa Zero.

Quando você nasceu, nenhum profeta adentrou a sala da maternidade e lhe apontou o dedo dizendo que a partir daquele momento você seria modelo para os outros..

Seu pai e sua mãe, acredite, não tiveram essa expectativa: tudo o que desejaram é que você não chorasse muito durante as madrugadas e mamasse direitinho.

Você não é Nossa Senhora.

Você é, humildemente, uma mulher.

E, se não aprender a delegar, a priorizar e a se divertir, bye-bye vida interessante. Porque vida interessante não é ter a agenda lotada, não é ser sempre politicamente correta, não é topar qualquer projeto por dinheiro, não é atender a todos e criar para si a falsa impressão de ser indispensável.

É ter tempo.

Tempo para fazer nada.

Tempo para fazer tudo.

Tempo para dançar sozinha na sala.

Tempo para bisbilhotar uma loja de discos.

Tempo para sumir dois dias com seu amor.

Três dias..

Cinco dias!

Tempo para uma massagem.

Tempo para ver a novela.

Tempo para receber aquela sua amiga que é consultora de produtos de beleza.

Tempo ara fazer um trabalho voluntário

Tempo para procurar um abajur novo para seu quarto..

Tempo para conhecer outras pessoas.

Voltar a estudar.


Para engravidar.

Tempo para escrever um livro que você nem sabe se um dia será editado.
Tempo, principalmente, para descobrir que você pode ser perfeitamente organizada e profissional sem deixar de existir.

Porque nossa existência não é contabilizada por um relógio de ponto ou pela quantidade de memorandos virtuais que atolam nossa caixa postal.

Existir, a que será que se destina?

Destina-se a ter o tempo a favor, e não contra.

A mulher moderna anda muito antiga. Acredita que, se não for super, se não for mega, se não for uma executiva ISO 9000, não será bem avaliada. Está tentando provar não-sei-o-quê para não-sei-quem.

Precisa respeitar o mosaico de si mesma, privilegiar cada pedacinho de si.

Se o trabalho é um pedação de sua vida, ótimo!

Nada é mais elegante, charmoso e inteligente do que ser independente.
Mulher que se sustenta fica muito mais sexy e muito mais livre para ir e vir. Desde que lembre de separar alguns bons momentos da semana para usufruir essa independência, senão é escravidão, a mesma que nos mantinha trancafiadas em casa, espiando a vida pela janela.

Desacelerar tem um custo. Talvez seja preciso esquecer a bolsa Prada, o hotel decorado pelo Philippe Starck e o batom da M.A.C.
Mas, se você precisa vender a alma ao diabo para ter tudo isso, francamente, está precisando rever seus valores.

E descobrir que uma bolsa de palha, uma pousadinha rústica à beria mar e o rosto lavado (ok, esqueça o rosto lavado) podem ser prazeres cinco estrelas e nos dar uma nova perspectiva sobre o que é, afinal, uma vida interessante'.

Martha Medeiros - Jornalista e escritora

terça-feira, 23 de março de 2010

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas está promovendo concursos de fotografia, cartaz, jingle e monografia

Gife

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD, com o objetivo de incentivar a participação dos diferentes níveis estudantis em atividades culturais de valorização da vida e estimular a mobilização e o engajamento da sociedade nas atividades relacionadas à prevenção do uso de drogas, promove, anualmente, concursos nacionais sobre o tema.

O sucesso destes concursos mostra a percepção que a sociedade tem sobre a importância das ações de prevenção do uso de drogas, através de ampla participação de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

A SENAD está promovendo o XI Concurso Nacional de Cartazes, direcionado a estudantes de 1ª a 5ª séries do Ensino Fundamental de 8 anos, ou 2º ao 6º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, o VIII Concurso Nacional de Fotografia e o VIII Concurso Nacional de Jingle, ambos nas categorias profissional e amador, dirigidos à população em geral. Este ano os concursos têm como tema "A juventude na prevenção do uso de drogas".

Em parceria com o Centro de Integração Empresa/Escola - CIEE, a SENAD está lançando o 9º Concurso de Monografia para Estudantes Universitários, com o tema Crack.

A entrega da premiação está prevista para acontecer durante a comemoração da XII Semana Nacional sobre Drogas, a ser realizada de 19 a 26 de junho de 2010, em Brasília (DF).

N.E.: Cartazes, fotos e jingles e monografias devem ser postados até 23 de abril. Os prêmios chegam a R$6.000,00 (seis mil reais).

Clique aqui para maiores informações.

Inscrições abertas para o Programa RUMOS do Itaú Cultural

Gife

Em atividade desde 1997, o Rumos Itaú Cultural é um programa de apoio à produção artística e intelectual sintonizado com a criatividade brasileira. Rumos colabora para o fomento e o desenvolvimento de centenas de obras e de artistas das mais variadas expressões e regiões do país - de músicos e cineastas do Norte a escritores, coreógrafos e artistas plásticos do Sul; de jornalistas e pesquisadores do Nordeste a educadores do Sudeste.

O caráter nacional do programa mobiliza artistas, especialistas, pesquisadores e instituições parceiras, que fazem da cultura uma linguagem comum de fortalecimento da cidadania e das características múltiplas do povo brasileiro. Os produtos gerados pelo programa são distribuídos gratuitamente a instituições culturais e educacionais e disponibilizados para emissoras de TV parceiras e no site do programa.

Os editais abertos são direcionados para produção crítica e literária, teatro, trabalhos acadêmicos de graduação e pós graduação sobre setor cultural e música.

As inscrições podem ser feitas somente pelo site http://itaucultural.org.br. As datas limites variam conforme a categoria: 30 de junho para música, teatro e pesquisa acadêmica e 31 de julho para programas de literatura.

Prêmio “Educar para a Igualdade Racial” está com inscrições abertas


O CEERT, em parceria com o Grupo Santander Brasil e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, lançaram a 5ª edição do prêmio “Educar para a Igualdade Racial”. O prêmio tem abrangência nacional, destinando-se a professoras e professores, bem como à gestão escolar, nas modalidades educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais e anos finais) e ensino médio.

O prêmio “Educar para a Igualdade Racial” é reconhecido no âmbito do MEC como uma das principais ações realizadas pela sociedade civil de promoção da igualdade étnico-racial na educação. E também como uma das principais ações de implementação da Lei 10.639/03, que alterou a LDB, implementando o ensino de África e da Cultura Africana.

O principal objetivo é identificar, difundir, reconhecer e apoiar práticas pedagógicas e de gestão escolar preocupadas com a valorização da diversidade, tomada como conteúdo essencial para o pleno desenvolvimento dos alunos e como estratégia para erradicação do racismo e do preconceito existentes na sociedade brasileira.

Desde 2002 as sucessivas edições do prêmio lograram constituir acervo de mais de 1000 práticas escolares desenvolvidas nas cinco regiões do país e em cada um dos 27 estados da Federação.

Com vistas a estimular a institucionalização de práticas pedagógicas preocupadas com o tema da diversidade étnico-racial, o prêmio contempla também ações na área da gestão escolar, visando colaborar para a implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.

As inscrições estarão abertas entre 2 de março e 7 maio de 2010 e poderão ser feitas pela internet (www.ceert.org.br) ou pelos correios, com envio da ficha de inscrição para o CEERT, Rua Duarte de Azevedo 737, bairro Santana, São Paulo, CEP 02036-022.

Inscrições nas Olimpiadas de Matemática Terminam Nesta Sexta, 26/3!

Relação de Escolas Inscritas OBMEP 2010 - PATROCINIO, MG

Abaixo, encontram-se as escolas do município de PATROCINIO, MG . Por favor, localize a sua escola segundo a lista abaixo.

http://www.obmep.org.br/listaStatusCadastralEscolasMEC.do?cityRegionId=310501948103

Visualização:


Escola Inscrita na OBMEP 2010? Nível 1 Inscritos? Nível 2 Inscritos? Nível 3 Inscritos?
CESEC DORALICE ALVES RODRIGUES Não Não Não Não
COL MUN PROF OLIMPIO DOS SANTOS Sim Sim Sim Não
EE AMIR AMARAL Não Não Não Não
EE CEL ELMIRO ALVES DO NASCIMENTO Sim Sim Sim Sim
EE DALVA STELA DE QUEIROZ Sim Sim Sim Não
EE DE ENS FUND E MEDIO Não Não Não Não
EE DE ENS FUND E MÉDIO Sim Sim Sim Sim
EE DOM LUSTOSA Sim Sim Sim Sim
EE DONA COTINHA Sim Sim Sim Não
EE IRMA GISLENE Sim Sim Sim Sim
EE JOAQUIM DIAS Não Não Não Não
EE JOSE EDUARDO AQUINO Sim Sim Sim Sim
EE NELY AMARAL Sim Sim Sim Sim
EE ODILON BEHRENS Sim Sim Sim Sim
EE PROFA ORMY ARAUJO AMARAL Sim Sim Sim Sim
EE VENINA TAVARES AMARAL Não Não Não Não
EM ELISA VIANA BOTELHO Não Não Não Não
EM JOAO BATISTA ROMAO Não Não Não Não
EM JOAQUIM MARTINS Sim Sim Sim Não
EM MARIA ISABEL Q ALVES - CAIC Sim Sim Sim Não
EM PROF AFRANIO AMARAL Não Não Não Não

Qual a necessidade?

Por Mônica Othero Nunes

Eu não sei se Medellín é aqui ! E torço para que não seja NUNCA!
Eu não entendo ainda a necessidade de se divulgar fatos, imagens, detalhes, seja de objetos, pessoas, situações ocorridas em Patrocínio no campo da violência e lesões seja de ordem material ou não.
Basta ficar uns dias fora e ao acessar jornais locais dá uma inquietação, vem a pergunta: qual a necessidade dessa divulgação?
Seria questão de audiência?
Seria falta de outras notícias?
Seria a necessidade de tentar adiar o fato que essa ferida escancarada passa a ser infelizmente normal?
“Estamos crescendo! Outras cidades também vivem essa mesma situação"
Discordo literalmente desses argumentos.
Só existe desenvolvimento quando existe equilíbrio em todos os setores.
O fato é que essas “notícias” muitas vezes cópias de boletim de ocorrências policiais envolvem pessoas (sim pessoas!).
A condição que trouxe aqui pode ser desde passagem, chance de conseguir trabalho, uma casa ou algum benefício ou mesmo para ficar perto de algum familiar.
Porém, ainda não foram incluídas em nenhum programa sócio, educativo, cultural abrangente que promova e cuide da inclusão social de acordo com as características do Município.
Se você percorrer alguns bairros de Patrocínio vai conhecer uma Patrocínio que a maioria desconhece seguindo à deriva da sorte ou como disse Zé Ramalho em Admirável Gado Novo

“Lá fora faz um tempo confortável
A vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia
Os homens a publicam no jornal...”

Quem reside fora desse Município faz a pergunta: "o que está acontecendo por lá? É verdade o que vem sendo divulgado? Vocês não vão fazer nada?”
E quem reside aqui clama para que uma mudança aconteça! É preciso fazer um diagnóstico social/educativo/cultural desse município e não deixar ninguém de fora, de canto a canto, sem discriminação, envolvendo todos os segmentos para que assim aconteçam ações positivas.
Muitas vezes a punição e o medo por si só não bastam.
Não é essa a cidade que herdamos de nossos antepassados!
Não é essa a cidade que queremos deixar para nossos filhos e netos.

Existem contradições sociais gritantes e estamos sim, indiretamente “valorizando situações" onde “se muito vale o já feito, mais vale o que será".
A indignação por si só não basta é preciso tirar a armadura do comodismo, da omissão, dos braços cruzados, do esperar acontecer, do dedo que aponta culpados e esquece que todos nós pertencemos à mesma sociedade.
Ninguém é melhor do que ninguém e ninguém sabe a hora onde o amor ou a dor vão se manifestar.
Precisamos sim assumir nossas falhas como pessoas.
Precisamos sim participar aqui e ali, discutir em casa, na escola, junto com a imprensa e representantes públicos para que ações aconteçam.
Somos socialmente complementares e a desgraça de um não pode ser o júbilo de outro.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Carta às elites empresariais brasileiras

Por Oded Grajew, no jornal Folha de S. Paulo*

As elites empresariais só deveriam financiar e apoiar candidatos com ficha limpa. Elas precisam compatibilizar discurso e prática

NA CAMPANHA de 2002, o candidato Lula, tentando afastar os temores das elites nacionais, lançou a “Carta ao Povo Brasileiro”, na qual se comprometeu a manter as bases da política econômica e respeitar os compromissos assumidos com organismos internacionais.

Lula sabia que, pelo sistema que vigora até hoje de financiamento de campanhas e pela influência das empresas de comunicação sobre os eleitores, dificilmente um candidato a presidente seria eleito sem um substancial apoio empresarial.

Na realidade, era uma carta dirigida às elites empresariais brasileiras, isto é, às lideranças compostas pelos dirigentes das maiores empresas e das entidades representativas do setor.

O Brasil tem melhorado. Olhando, porém, nossos indicadores sociais, a qualidade de nossos políticos e dos serviços e políticas públicas, o funcionamento do nosso sistema judiciário, os índices de degradação ambiental, a violência na sociedade e a corrupção nas relações sociais, econômicas e políticas, certamente podemos concluir que estamos muito longe do desejável e dos indicadores de desenvolvimento humano, de justiça social e de qualidade de vida atingidos pela maioria dos países desenvolvidos e de vários outros países até mais pobres do que o Brasil.

Nossas elites empresariais são muito poderosas. A maioria dos nossos políticos (e na democracia a maioria decide) são simples representantes das empresas que financiam suas campanhas. As empresas de comunicação exercem um enorme impacto sobre as decisões políticas, de consumo, de comportamento e de valores dos cidadãos.

As elites empresariais (da qual também faço parte) declaram que chegaram aonde chegaram graças a muito trabalho e competência, assegurando para si praticamente todos os direitos, como acesso a boa educação, saúde, moradia, transporte, segurança (gastam fortunas para se proteger), aposentadoria, lazer e cultura.

A mesma competência e dedicação deveriam agora ser usadas para que o grande poder acumulado pudesse ser convertido em correspondente responsabilidade pelo bem-estar de todos. E que tantos direitos assegurados sejam acompanhados de deveres com o país em que cresceram e vivem.

As elites empresariais deveriam financiar e apoiar apenas candidatos com ficha limpa, comprometidos em fazer a reforma que moralize o sistema político, em promover as mudanças que recuperem a credibilidade na Justiça e nas instituições democráticas, em implementar as justiças fiscal e tributária, em aprovar orçamentos públicos que sejam norteados pelo combate à desigualdade e em mudar legislações para que tenhamos mais empregos, trabalho decente e aposentadoria digna para todos. Também deveriam exigir dos candidatos e dos eleitos serviços públicos de qualidade, à altura da nossa carga tributária (das maiores do mundo).

As elites empresariais, que têm pleno conhecimento dos enormes riscos do atual modelo de desenvolvimento, deveriam usar seu poder para mudar nossos processos de produção e consumo e nossa relação com o meio ambiente e ajudar o promover o desenvolvimento sustentável do país.

As elites empresariais são formadoras de opinião, influenciam muitas pessoas pelo exemplo e comportamento. Nas ações, no dia a dia, na vida pessoal e na empresa, é fundamental serem coerentes com os valores declarados publicamente, compatibilizar discurso e prática.

Precisam respeitar as leis, ter um comportamento ético e cidadão, promover a cultura da solidariedade e da não discriminação, adotar hábitos de consumo que respeitem o meio ambiente, valorizar a vida e o bem-estar das pessoas acima dos interesses econômicos, investir bem mais na comunidade, dando um destino mais nobre a recursos ociosos e supérfluos e gerir as empresas de forma socialmente responsável.

No dia em que nossas elites empresariais, movidas até por interesse próprio, tomarem consciência da responsabilidade gerada pelo seu grande poder e pelos deveres decorrentes dos seus direitos adquiridos, o sonho de um Brasil mais justo, ético, seguro e próspero para todos e para as futuras gerações terá grande chance de se concretizar.

Será a única forma de mostrar que não agem movidas apenas por seus interesses econômicos e que praticam de verdade a responsabilidade social, e não a usam apenas como instrumento de marketing.

Espero que esta carta, qualitativamente diferente daquela de 2002, encontre destinatários maduros, cidadãos conscientes e sensíveis e lideranças à altura dos desafios e das oportunidades do nosso Brasil.


ODED GRAJEW, 65, empresário, é um dos integrantes do Movimento Nossa São Paulo. É também membro do Conselho Deliberativo e presidente emérito do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. É idealizador do Fórum Social Mundial e idealizador e ex-presidente da Fundação Abrinq. Foi assessor especial do presidente da República (2003).

*Fonte: Enviado por email. Disponível gratuitamente no Vermelho.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Trote Solidário do Unicerp foi o maior da categoria realizado na região

Unicerp

O UNICERP, motivado pelo Trote da Cidadania, idealizado pela Fundação Educar DPhascoal , adotou o Trote Solidário UNICERP há três anos, que tem como objetivo recepcionar os calouros com ações ou eventos alternativos que marquem essa passagem [à vida universitária] de forma saudável e produtiva. A cada ano os alunos são envolvidos em diferentes ações de promoção à cidadania e à solidariedade.

Assim, aconteceu no dia 11 de março mais um “Trote Solidário do UNICERP - Cidadania pela Vida”, que se constitui na realização de uma campanha para captação de doadores de medula óssea. A campanha envolveu alunos veteranos, calouros, egressos, professores, reitoria, direção e corpo técnico-administrativo do UNICERP, além da Assessoria de Comunicação da instituição.

O evento superou todas as expectativas. Houve não só a participação da comunidade acadêmica, mas também da comunidade em geral. Segundo a chefe do setor de captação de doadores do Hemocentro da cidade de Uberlândia, Ludimilla Abrão, em 15 anos de hemocentro foi a primeira vez que participaram de uma campanha com tamanha adesão.
Foram cadastrados aproximadamente 700 possíveis doadores de medula óssea e este número só não foi maior em função de que a campanha foi organizada para apenas um dia de coleta. “Ficamos muito satisfeitos em participar dessa campanha que aumentou significativamente nosso banco de possíveis doadores de medula óssea em nível nacional. O UNICERP está de parabéns por essa iniciativa e o Hemocentro não só apoia como sempre estará presente em ações consistentes como esta”, disse.

Clique aqui e veja a matéria completa.

Faculdade IESP faz entrega de livros infantis arrecadados em campanha


Faculdade IESP

A Faculdade IESP tem como missão o compromisso de ser agente transformador da realidade social do Município. Pensando nisso a Faculdade organizou, ainda em 2009, a semana de leitura e arrecadação de livros infantis. Cerca de 100 exemplares foram arrecadados.

A coordenadora da Semana da Leitura, a professora Cláudia Murta e a assistente da Biblioteca do IESP, Clara de Oliveira fizeram a entrega dos livros para as representantes da Escola Municipal João Batista Romão da comunidade de Chapadão de Ferro. A diretora Kelly Cristina Gomes e a Supervisora Rosimeire Maria dos Reis foram as encarregadas de levar os presentes para a Escola.


A diretora se mostrou realmente feliz com os livros que completam agora o acervo da escola que atende 200 crianças do Infantil ao 9º ano. “Agradecemos o empenho de todos em reunir esses livros, com certeza nossas crianças foram um ótimo uso deles. Estamos realmente felizes hoje” – disse Gomes.

terça-feira, 16 de março de 2010

Alunos Registram Suas Opiniões no Blog do Expresso Cidadania

Do Blog do Expresso Cidadania

"Não poderíamos deixar de evitar a responsabilidade e agir com sabedoria, mas também na liberdade de falar o que se pensa e o que se faz, de participar da sociedade e compartilhar pensamentos e opiniões, na honestidade, não só na pureza, mas também de se cumprir, de exigir e de cobrar a atitude das promessas feitas."

"Muitos políticos vão a nossa porta oferecendo algo em troca do nosso voto. Às vezes, muitos vendem pensando que é apenas um voto e que não vai fazer diferença. Mas milhares de pessoas fazem o mesmo, então faz diferença sim, pois muda o resultado final.

"Todos somos capazes de mudar o mundo sendo iguais, mas fazendo diferente. A eleição é muito importante para a melhoria do Brasil, desde que o voto seja consciente. Sem a venda de votos transformaremos nosso mundo com igualdade social. E assim, votando sabendo qual a escolha e correr atrás do que foi prometido. Devemos exigir porque o país merece coisas melhores."

EE Odylon Behrens
EE Amyr Amaral
Patrocinio - Minas Gerais

Oficina da Palavra - Antonio Carlos Maia

Clique no link para visitar o blog ou vá direto para o site.

Expresso Cidadania em Patrocínio e na Internet

Expresso Cidadania é um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que teve sua primeira edição em 2008. Os objetivos do evento são:

- Estimular a participação política;
- Promover o cadastramento eleitoral e incentivar o voto na faixa etária em que ele é facultativo;
- Difundir o tema da cidadania e da participação política nas escolas;
- Promover a aproximação entre as instituições públicas e a sociedade.

Em 2010, o Expresso Cidadania volta com força total.

No roteiro, 16 cidades mineiras, onde alunos das escolas públicas participantes terão diversas atividades:

- Cadastramento eleitoral: o TRE emite título de eleitor, na hora, com toda a agilidade;
- Palestras e apresentação teatral;
- Oficinas de expressão corporal, produção de audiovisual e texto;
- Painéis temáticos com recursos multimídia e simulação de uso de urna eletrônica;
- Na internet: textos, fotos, videos, blog, redes sociais e muito mais.

O Expresso Cidadania será realizado no Centro de Convenções do Espaço Cultural (Av. Gal. Astolfo Ferreira Mendes, 2210, Bairro São Judas).

Quem pode participar?

Nos eventos do Expresso Cidadania, participam estudantes, entre 16 e 17 anos, da rede pública de ensino médio de Minas Gerais.

No Expresso Cidadania Virtual, todos podem participar.

Noite da Mulher Empresária faz justas homenagens e empossa Conselho da Mulher

Acip/CDL

A iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Patrocínio (ACIP) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Patrocínio (CDL) de celebrar o “Dia Internacional da Mulher” (8 de março) homenageando empresárias, colaboradoras e personalidades de destaque da comunidade mais uma vez se mostrou um grande sucesso.

O Rotary Club Brumado dos Pavões ficou lotado na noite deste domingo (14). Estiveram presentes autoridades, associados da ACIP/CDL, imprensa, parentes e amigos das homenageadas. A 6ª Noite da Mulher Empresária superou expectativas e provou que a iniciativa está definitivamente consagrada entre os mais importantes eventos do ano em Patrocínio.

Novamente 15 mulheres de grande destaque tiveram merecido reconhecimento. Foram homenageadas dez Empresárias Nota 10, três Colaboradoras Nota 10 e duas Personalidades Nota 10. São elas:

Empresárias Nota 10:
Ana Maria Gonçalves dos Anjos (Photocolor), Elizete de Jesus Miranda Furtado (Es Reflorestamento), Angélica Parreira Borges Lima (Angélica Parreira Boutique), Hilda Elias Cardoso (Indústria de Carnes e Derivados), Aparecida Lilian de Oliveira (Disk Bebidas Janaina), Lindalva Cândida da Silva (A Popular Calçados), Maria de Lourdes Carvalho Martin Galego (Algo Mais), Silma Batista Davi Lima (Supermercado Modelo), Rita de Cássia Gonçalves (L’aqua Di Fiori), Michelle Abrão Moreira Queiroz (Spaço Art).

Colaboradoras Nota 10:
Deyla Cristiane Campos de Castro (Expocaccer), Ana Lúcia de Castro (Santa Casa de Misericórdia) e Maria José da Silva (Prefeitura de Patrocínio).

Personalidade Nota 10:
Ana Valéria de Rezende Cunha (Câmara Municipal / Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul) e Iêda Pereira de Magalhães Martins (Reitora UNICERP).

Patrícia Naves
O evento teve ainda outros destaques especiais: a apresentação do cerimonial ficou por conta da atriz patrocinense Patrícia Naves (que vive grande momento como Sílvia, na novela das nove Viver a Vida, da Rede Globo de Televisão. Ela deu um show de simpatia antes, durante e depois da apresentação. Patrícia atendeu a todos com muito carinho, distribuiu autógrafos, deu entrevistas e posou para dezenas de fotos. Por ter atendido ao convite da ACIP/CDL recebeu uma placa de agradecimento dos presidentes Marco Wendell Duarte Frazão e Water Bernardes Jr.

Posse do Conselho da Mulher
A noite ainda teve outro ponto alto: a posse da diretoria do recém-criado Conselho da Mulher Empreendedora de Patrocínio. Foram empossadas: Geralda Amelia Marra (presidente), Lindalva Cândida da Silva (vice-presidente), Angélica de Oliveira Ferreira Manfré Medeiros (secretária), Mônica Nunes (tesoureira) e as diretoras Leid Carvalho, Maria José Resende Abrahão, Edmea Regina Cardoso Marcene e Maria José S. Melo Jacinto.

O sucesso deste conselho logo em seus primeiros passos inspirou a diretoria da ACIP/CDL a iniciar os procedimentos de um novo projeto: a criação da CDL Jovem. A informação foi dada pelo presidente da ACIP, Marco Wendell.

Clique aqui para ler a notícia completa.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Cafés brasileiros certificados entre os melhores do mundo em qualidade.

Imaflora

Após a II Prova Imaflora de Qualidade, realizada em outubro de 2009, em Patrocínio (MG), as 10 melhores amostras de cafés com o selo Rainforest Alliance Certified produzidas no Brasil foram enviadas para sede SCAA (Associação Norte-Americana de Cafés Especiais), na Califórnia, Estados Unidos, onde participaram da etapa internacional do torneio.

Os cafés brasileiros competiram com amostras de outros países, entre os quais, Peru, Hawaii, Indonésia, Quênia, Tanzânia, Uganda e Zâmbia.

Repetindo o bom desempenho do ano passado, as amostras brasileiras foram muito bem classificadas, sendo que duas delas ficaram entre as 10 melhores do certame mundial: Ipanema Coffees (Alfenas – MG) com 84,5 pontos e Mirante da Boa Vista (Patrocínio MG) com 82,79 pontos.

Os cafés foram degustados por 13 especialistas, representantes de renomadas empresas do setor sendo o líder, Shawn Hamilton da empresa Java City.

Os dez melhores cafés classificados, incluindo os dois brasileiros, participarão de uma mostra durante um importante evento na Áustria (Tea & Coffee World Cup Europe, Vienna, entre os dias 25-27 de abril de 2010).

Confira o ranking e a lista completa das amostras participantes no relatório presente na biblioteca.

Expresso da Cidadania está hoje e amanhã em Patrocínio

Rede Hoje

Patrocínio recebe hoje e amanhã o Expresso Cidadania, um projeto desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Secretaria de Estado da Educação.


O Expresso Cidadania será realizado no Centro de Convenções do Espaço Cultural (Av. Gal. Astolfo Ferreira Mendes, 2210, Bairro São Judas) e contará com a participação de alunos das escolas estaduais Elmiro Alves do Nascimento, Nely Amaral, Irmã Gislene, José Eduardo de Aquino, Odilon Behrens, Amir Amaral, Professora Ormy Araújo Amaral e Joaquim Dias. Hoje, as atividades serão na parte da manhã e à noite. Amanhã, terça, de manhã e à tarde.

O objetivo é estimular a participação política dos jovens de 16 e 17 anos, envolver os profissionais da educação, oferecer informações sobre os Poderes e estimular a aproximação entre o Legislativo e a sociedade. A cidade será a quarta no estado a receber o projeto.

Nesta segunda edição do Expresso Cidadania, o projeto vai percorrer 16 cidades mineiras, onde alunos das escolas públicas participantes terão diversas atividades, como palestras e apresentação teatral; oficinas de expressão corporal; produção de audiovisual e texto; painéis temáticos com recursos multimídia; simulação de uso de urna eletrônica; e produção de textos, fotos, videos, blog, com publicação e interatividade em redes sociais da internet. Haverá ainda o cadastramento eleitoral dos estudantes, com emissão imediata do título de eleitor pelo TRE/MG.

Na primeira edição, em 2008, quase 19 mil jovens participaram dos eventos, em 13 cidades do interior e na Capital. Foram emitidos 4.814 títulos de eleitor e cerca de 9 mil alunos se envolveram com as oficinas. O projeto foi vencedor nacional em uma das mais respeitadas premiações do País, o Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), na categoria “Projetos Especiais”.

Além das escolas envolvidas diretamente no projeto, outros jovens também poderão participar por meio do Expresso Cidadania Virtual. O hotsite do evento (www.almg.gov.br/expresso), vai disponibilizar todas as informações sobre as atividades. Haverá ainda enquetes e um blog ainda mais interativo, para que os leitores troquem ideias e informações com os demais usuários, discutindo os temas abordados no evento presencial, sob a coordenação de um moderador.

O projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, do Ministério Público Estadual, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), da Prefeitura de Belo Horizonte e das entidades representativas do movimento estudantil (UCMG, Ubes, UEE e UNE). Conta, também, com a promoção da MTV Minas.

As oficinas vão promover atividades de expressão corporal, som, imagem e elaboração de textos, cujas produções serão compartilhadas via internet, por meio de redes sociais e de conteúdo, como YouTube, Picasa e MySpace. O painel "Caleidoscópio" vai provocar a reflexão dos jovens sobre uma questão que afeta todo o planeta, mas que depende de soluções localizadas: o meio ambiente. Os alunos participarão de uma votação simbólica, em urnas cedidas pela Justiça Eleitoral, sobre o que deve ser feito para se evitar catástrofes provocadas pelo desequilíbrio ecológico e climático. Entre os objetivos, demonstrar a importância do voto consciente.

Eleitorado - Do total de 57.562 eleitores de Patrocínio, 869 têm 16 ou 17 anos de idade, segundo estatística do Tribunal Superior Eleitoral referente a janeiro de 2010. Esse número equivale a 1,5% do eleitorado do município. Nessa faixa etária, a cidade registra 470 eleitores do sexo masculino e 399 do sexo feminino.

Curso de Técnicas de Vendas Começa Hoje, 15/03

Acip/CDL

Curso que envolve atividades dinâmicas e interativas (dinâmicas de grupo, painéis de debate, exposições dialogadas). Apresenta aos participantes o papel do profissional de vendas na atualidade e as habilidades de relacionamento comercial necessárias à venda consultiva.

BENEFÍCIOS:

* Conhecimento dos fundamentos e funções da atividades de vendas, não só para compreender o sentido de seu papel nas interações comerciais como para poder auto-avaliar-se como um consultor em vendas;

* Desenvolvimento da habilidade de levantar necessidades do cliente, associando-o ao produto ou ao serviço oferecido;

*Análise e aplicação das ferramentas adequadas para entrevistas de diagnóstico com os clientes;

* Compreensão da importância e da forma de uso das ações pós-venda.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1- O novo profissional de vendas consultivas
* Origem provável da profissão do vendedor
* Consultores de vendas
* Funções do vendedor

2- A busca de clientes
* Compreendendo o conceito de produto
* Estudando o que se vende
* Prospecção - a busca de clientes

3- O cliente e suas necessidades
*Vendas na prática
* Perguntas-teste: uma auxiliar permanente
* Criando perguntas-teste

4- Superando obstáculos
* Princípios fundamentais da negociação
* Lidando com objeções
* Quem está comprando? Quem está vendendo?

5- Preparando-se para o cliente
* Pós-venda
* Carta comercial
* Postura profissional
* Plano de ação

PÚBLICO-ALVO:

Empresários e profissionais de vendas interessado em desenvolver as competências e habilidades profissionais necessárias à venda consultiva cujo foco privilegia a relação com o cliente e não apenas o produto.

Instrutor: Paulo Henrique de Sousa Leite. Analista do SEBRAE-MG. Conferencista em palestras, cursos e seminários nas áreas de Mercado, Empreendedorismo, Gestão de Pessoas e Liderança. Atua como consultor em atendimentos especializados junto ao SEBRAE-MG. Ministrou eventos para mais de 100 mil pessoas em todo o Brasil. Atuou como pró-reitor da UNIVERSO - Universidade Salgado de Oliveira, do Rio de Janeiro e da UNITRI - Centro Universitário do Triângulo, de Uberlândia. Criador de 42 cursos superiores em todo o Brasil junto à UNIVERSO e à UNITRI. Facilitador voluntário da UDF - Universidade da Familia, em cursos voltados para a Família. UDF - Universidade da Família.

Data: 15 a 17 de março de 2010
Horário: 18:00 às 23:00 horas
Investimento: associados: R$ 80,00 - não associados: R$ 160,00
Informações e Inscrições: ACIP/CDL
Rua: Joaquim Carlos dos Santos, 141 - Fone: 3831-5500

terça-feira, 9 de março de 2010

Criado na ACIP/CDL o Conselho da Mulher Empreendedora

Foi oficialmente criado nesta segunda-feira, 8 de março (Dia Internacional da Mulher) o Conselho da Mulher Empreendedora na sede da ACIP/CDL. O conselho patrocinense já nasce forte por ser ligado à Câmara Estadual da Mulher Empreendedora.

Segundo Maria José Resende Abrahão, diretora de Expansão da ACIP/CDL, o objetivo é “unir mulheres empresárias, profissionais liberais e empreendedoras de maneira geral em torno do desenvolvimento sócio-econômico do município, estado e do país”.

De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Patrocínio, Marco Wendell Duarte Frazão o intuito é “fazer a integração de todas as câmaras do país e realizar a capacitação das mulheres com cursos, palestras e treinamentos”, acrescentando que os conselhos também servirão para fomentar o desenvolvimento da economia com a participação ativa das mulheres.

A nível estadual existe a Câmara Estadual da Mulher Empreendedora, criado em 2002, pela Federaminas (Federação das Associações Comerciais, Industriais, Agropecuárias e de Serviços do Estado de Minas Gerais). Várias outras cidades de Minas Gerais já possuem o conselho; Araxá, por exemplo, foi uma das cidades visitadas pelas diretoras da ACIP e agora também implanta a novidade.

Força da mulher
“Acreditamos que o conselho vai ressaltar a força da mulher empreendedora de Patrocínio que é sem dúvida uma das alavancas do desenvolvimento da nossa terra”, comenta Edméa Cardoso Marcene, diretora de Expansão da ACIP/CDL e secretária municipal da Fazenda.

Ela acrescenta que pelas pesquisas que conhece, incluindo do IBGE, a mulher já representa mais de 50% da força ativa de trabalho, mostrando ainda mais como elas são importantes hoje no progresso mundial.

Várias mulheres de diversos segmentos da comunidade de Patrocínio participaram da solenidade de criação do conselho, que foi aprovado pelas presentes. O próximo passo vai ser a realização de uma reunião para eleição da diretoria da entidade e início de funcionamento.

Semana da mulher
A ACIP/CDL seguem mostrando a importância das mulheres e prepara mais uma edição da Noite da Mulher Empreendedora. O evento acontece no próximo domingo, dia 14 de março, às 19h30, no Rotary Brumado dos Pavões.

Serão homenageadas 15 mulheres, sendo dez Empresárias Nota 10, três Colaboradoras Nota 10 e duas Personalidades Nota 10. O cerimonial será da atriz Patrícia Naves (a Silvia da novela Viver a Vida da Rede Globo) e o show artístico será com a cantora Letícia Landim (de Uberlândia).

segunda-feira, 8 de março de 2010

Acarpa Informa Sobre Crédito para Produtores

Acarpa

O Banco HSBC está oferecendo várias linhas de crédito voltadas ao produtor de café, que pode satisfazer ainda mais suas necessidades, contribuindo para o aumento de produtividade e lucratividade nos seus negócios. Os recursos estão disponíveis para custeio e investimento agrícola.

As propostas estão disponíveis na agência do HSBC e na ACARPA a partir de segunda-feira, 8 de março. Estão disponíveis recursos da safra de café, milho, soja e gado.

• Café de R$3.160,00 por hectare, este ano passa a liberar R$ 3.600,00 por hectare; limitando-se a R$450.000,00 por CPF.
• Demais Custeios continuam com os mesmos valores aplicados anteriormente.
• Milho R$900,00 por hectare e soja R$780,00 por hectare.
• Pecuária leiteira ou de corte até R$250.000,00 por CPF.
• Investimentos e custeios pecuários em até 2 anos para pagamento.

Produtores interessados deverão procurar a ACARPA ou HSBC munidos dos seguintes documentos:

• Matrícula Atualizada
• ITR e CCIR
• Documentos Pessoais

Estamos à sua disposição para mais informações através do telefone 3831.8080.

Patrocinense Disputa Etapa Nacional da Olimpiada do Conhecimento

Acip/CDL

Patrocínio tem um aluno medalha de ouro na etapa mineira [da Olimpíada do Conhecimento] Trata-se do adolescente Lucas Antônio Almeida, que vai representar não só Patrocínio, mas Minas Gerais, agora na etapa nacional. A competição [começa] na cidade do Rio de Janeiro no dia 8 de março na modalidade de Tecnologia da Informação.

A ACIP/CDL parabenizam o aluno Lucas e o SENAI de Patrocínio pelo excelente trabalho na formação profissional de nossa cidade.

Homenagem às Mulheres Também no dia 14

Acip/CDL

No dia 14 de março acontece a Noite da Mulher com homenagens a 15 mulheres que se destacam em nossa cidade. O evento está marcado para às 19h30, no Rotary Clube Brumado dos Pavões com duas atrações especiais: cerimonial da atriz patrocinense Patrícia Naves (sucesso como Sílvia na novela Viver a Vida da Rede Globo de Televisão) e show com a cantora Letycia Landim (de Uberlândia).

As homenageadas são:

Empresárias Nota 10
  • Ana Maria Gonçalves dos Anjos - Photocolor
  • Elizete de Jesus Miranda Furtado - Es Reflorestamento
  • Angélica Parreira Borges Lima - Angélica Parreira Boutique
  • Hilda Elias Cardoso - Indústria de Carnes e Derivados
  • Aparecida Lilian de Oliveira - Disk Bebidas Janaina
  • Lindalva Cândida da Silva - A Popular Calçados
  • Maria de Lourdes Carvalho Martin Galego - Algo Mais
  • Silma Batista Davi Lima - Supermercado Modelo
  • Rita de Cássia Gonçalves - L’aqua Di Fiori
  • Michelle Abrão Moreira Queiroz - Spaço Art
Colaboradoras Nota 10
  • Deyla Cristiane Campos de Castro - Expocaccer
  • Ana Lúcia de Castro - Santa Casa
  • Maria José da Silva - Prefeitura Municipal de Patrocínio
Personalidade Nota 10
  • Ana Valéria Rezende Cunha - Câmara Municipal
  • Iêda Pereira de Magalhães Martins - Reitora UNICERP

Os convites para a Noite da Mulher Empresária, no dia 14 de março, são limitados. Mais informações na ACIP/CDL pelo telefone 3831-5500.

Comemoração do Dia Internacional da Mulher tem transmissão ao vivo

Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres

Canal NBR exibe a partir de 17h ato solene com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra da SPM, Nilcéa Freire e outras autoridades

O evento que a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) realiza nesta segunda-feira (8/3), no Rio de Janeiro, para comemorar o Centenário do Dia Internacional da Mulher, será transmitido ao vivo, a partir de 17h, pelo Canal NBR. No horário acontece um ato solene com a presença do Presidente da Republica, Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra da SPM, Nilcéa Freire, ministros de diversas pastas e autoridades locais como o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes.

O evento acontece na Estação Ferroviária Barão de Mauá – Leopoldina e tem início às 11h. Com o lema “Mais autonomia, mais cidadania e menos violência para as mulheres brasileiras" a programação inclui exposições, exibição de vídeos e shows. A iniciativa é realizada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Ministério da Justiça e o Ministério da Saúde.

Para sintonizar o Canal NBR acesse http://www.ebc.com.br/canais/tv-brasil/como-sintonizar.

"Escrever não é o que faço, é o que sou."

Sinceramente não gosto de ter que recortar trechos de textos de outras pessoas para publicar aqui. Perdemos muito: os autores, eu e todos que lemos. Mas ainda acho que é isso ou nada. E que isso é MUITO melhor que nada.

Aí vão alguns trechos retirados do "Escrivaninha Xerife", por Eliane Brum*

Decidi que vou me enforcar nas cordas da liberdade. Para isso, precisava me reinventar com tudo aquilo que já era meu. Para marcar este ato, queria transformar algo da matéria volátil dos sonhos em existência concreta. A escrivaninha dos devaneios da minha infância materializou-se, com tudo de incontrolável que existe quando nos arriscamos a desentocar os sonhos – com uma vara que é sempre meio curta – e os expomos às intempéries do real. (...)

Na ocasião, me perguntavam por que eu deixaria tanto para ir para uma cidade maluca. Eu estava em um ótimo momento. Tinha acabado de ganhar um prêmio Esso (que para os jornalistas é muito importante), tinha uma coluna de reportagem (A Vida Que Ninguém Vê) que eu amava, adorava a cidade, tinha mais amigos do que conseguia dar conta, meu próprio apartamento quitado etc etc. Eu gostava de tudo, mas estava curiosa com a possibilidade de criar uma nova história para mim. Respondia: estou indo porque não quero saber como será a minha vida daqui a cinco anos. E fui. (...)

Não foi uma decisão intempestiva. Ela vem acontecendo dentro – e fora de mim – há um bom tempo. Há cinco anos tenho trabalhado nas férias e finais de semana em projetos paralelos, como documentários, livros, oficinas e palestras. Queria experimentar coisas novas e abrir outros caminhos para fora de mim. Outras maneiras de estar no mundo. Tenho uma convicção comigo: temos uma vida só, mas dentro dessa, podemos viver muitas. E eu quero todas as minhas.

Minhas incursões no universo da morte deram-me maior clareza sobre a natureza da vida. Algumas pessoas comentavam que eu devia ter algum problema para ser tão mórbida. Bobagem. Morbidez é outra coisa. Não se fala da morte por causa da morte, mas por causa da vida. Lidar bem com a certeza que todos temos de morrer um dia, mais cedo ou mais tarde, é fundamental para viver melhor. E para compreender a natureza fugaz e preciosa da vida. (...)

Estou com medo, muito medo. Volta e meia choro com saudade de uma vida que já não há. Mas eu não tenho medo de ter medo. Deixo um emprego seguro, numa revista onde respeitam o que sou e o que faço, com um bom salário e todos os benefícios, para me entregar ao vazio. Sei que tudo pode dar errado, sempre pode. Mas se der, eu invento outro jeito de seguir adiante. Esta é outra convicção que tenho: prefiro fazer as coisas do meu jeito e cometer meus próprios erros. Tanto quanto os acertos, os erros também devem nos pertencer.

Esta nova vida que começa hoje vem sendo construída há muito, mas só no final do ano passado descobri que a hora era agora. Não sei como foi. Nem se houve um momento exato. Lembro de dois pequenos episódios, apenas. Num deles eu corria para algum lugar com o João, meu marido, quando ele interrompeu meu passo marcial e disse: “olha”. Eu olhei para todos os lados e nada vi. Até que, com a ajuda dele, localizei uma florzinha diminuta no meio do concreto. Nós nos acocoramos e ficamos olhando o tanto de detalhes que ela tinha. Como era especial e linda e única. Aprendi isso com o João, que se esquece de tudo para passar intermináveis minutos vendo a forma de uma flor ou de uma nuvem ou de uma fatia de bolo de chocolate. Nunca vi ninguém enxergar tanta beleza no mundo quanto ele. Somos tudo o que somos. Mas as pessoas que amamos exacerbam algumas partes de nós, para o bem e para o mal. E o João tem este efeito sobre mim, de me tornar o melhor do que sou.

Naquele instante, percebi que corria tanto para fazer as tantas coisas paralelas que tinha inventado, que estava esquecendo daquilo que sempre deu sentido à minha reportagem, à minha vida: estava esquecendo de olhar de verdade. (...)

Hoje é o primeiro dia da minha nova vida. Tenho que fazer um rearranjo completo na minha cabeça programada em mais de duas décadas de vida de funcionária. Não sigo mais uma lógica de segunda a sexta. Posso escrever às 6h da manhã de domingo, como faço agora. E ir ao cinema no meio da tarde de segunda-feira, como pretendo. Minha semana não terá mais finais e começos. Posso ficar acordada à noite e dormir de dia. Posso almoçar à meia-noite e tomar café ao meio-dia. Posso apenas ouvir a chuva batendo no telhado. Posso permanecer olhando para o teto por horas a fio.

O tempo é meu. Esta é a grande mudança. Vou perder dinheiro, segurança, carteira assinada, benefícios, férias remuneradas, décimo-terceiro. Em troca, retomo a propriedade do meu tempo. Me preparei para viver com pouco. Criei minha filha, comprei apartamento, não tenho um real de dívida. Só tenho agora que manter o meu corpinho. E ele é bem barato. Três pratos de feijão o deixam todo feliz. (...)

*Jornalista, escritora e documentarista. Ganhou mais de 40 prêmios nacionais e internacionais de reportagem. É autora de Coluna Prestes – O Avesso da Lenda (Artes e Ofícios), A Vida Que Ninguém Vê (Arquipélago Editorial, Prêmio Jabuti 2007) e O Olho da Rua (Globo). O texto completo está no link: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI124381-15230,00-ESCRIVANINHA+XERIFE.html