(trad. livre de www.pangeaday.org/aboutPangeaDay.php)
Missão e Propósito
Pangea Day é um evento global unindo o mundo através dos filmes.
Por quê? Num mundo onde as pessoas são, muitas vezes, divididas por fronteiras, diferenças e conflitos, é fácil perder de vista aquilo que todos nós temos em comum. O Pangea Day tenta superar isso - ao ajudar as pessoas a se verem nos outros - através do cinema.
Começando às 15h, no dia 10 de maio, em diferentes locais no Cairo, Kigali, Londres, Los Angeles, Bombaim e Rio de Janeiro, o evento estará ligado a uma forte programação ao vivo com filmes, música ao vivo e participações de líderes visionários. Todo a programação será transmitida - em sete línguas - para milhões de pessoas no mundo inteiro através da Internet, televisão e telefones celulares.
Os 24 curta-metragens a serem apresentados foram selecionados a partir de uma concorrência internacional que gerou mais de 2500 candidaturas de mais de cem países. Os filmes foram escolhidos com base na sua capacidade de inspirar, transformar e nos permitir ver o mundo através dos olhos de outra pessoa. Detalhes sobre os filmes do Pangea Day podem ser vistos no site do evento (www.pangeaday.org)
A programação também incluirá um grande número de oradores e intérpretes musicais. A Rainha da Jordânia, Noor; a jornalista da CNN, Christiane Amanpour; o músico e ativista Bob Geldof e o fenômeno do rock iraniano Hypernova estão entre os que tomarão parte.
O que vai acontecer depois do Pangea Day
Pessoas inspiradas pelo Pangea Day terão a oportunidade de participar em atividades de construção de comunidades em todo o mundo. Através do programa ao vivo, o website do Pangea Day e de eventos locais auto-organizados, todos os dias as pessoas estarão conectadas a ativistas e organizações extraordinários.
Muitos dos filmes e das apresentações no Pangea Day serão disponibilizadas na Internet e via telefone celular além da abertura de fóruns de debate e de idéias sobre como realizar acões sociais.
Um documentário sobre o Pangea Day será criado para catalisar as atividades futuras e dezenas de talentosos cineastas avançarão em suas carreiras.
História
Em 2006, a cineasta Jehane Noujaim ganhou o prêmoi TED, um prêmio anual, concedido na Conferência TED (www.ted.com). Ela recebeu um prêmio de U$ 100.000 e, mais importante, a vontade de mudar o mundo. Seu desejo era o de criar um dia em que o mundo se reuniria através dos filmes. O Pangea Day cresceu a partir deste desejo. Assista ao discurso de Jehane Noujaim ao receber o prêmio em 2006.
Quer ver? Multishow, dia 10, às 15h. Ou pelo site. Melhor mesmo seria juntar um monte de gente. Afinal de contas, a idéia é conectar e mobilizar as pessoas. Eu vou tentar reunir uma meia dúzia em casa mesmo. Quer vir? Manda um email para patrosim@gmail.com com nome e contato.
Bom Pangea Day!
Nenhum comentário:
Postar um comentário