quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Apoio para Movimentos Populares

A CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviços) apoia com recursos financeiros, pequenos projetos de organizações e movimentos populares espalhados por todo o Brasil, que defendem os direitos humanos e lutam por um país mais justo e igualitário. Para tanto, anualmente a CESE aprova de 350 a 400 projetos, de um total de quase 1.000 propostas recebidas e analisadas pela sua equipe de assessores.

Para facilitar a solicitação de apoio dos grupos, disponibilizamos a seguir informações sobre quem pode receber o apoio da CESE, um Roteiro com orientações para a elaboração dos projetos a serem encaminhados, critérios de seleção e uma lista de perguntas e respostas mais frequentes. Vejam a seguir:


A CESE APOIA PROJETOS NAS ÁREAS DE:

• Desenvolvimento Institucional - iniciativas que visem organizar, fortalecer e articular as organizações populares e sociais enquanto agentes de transformação social.

• Direitos Humanos - projetos que buscam a promoção dos Direitos Humanos (econômicos, sociais, culturais e ambientais; em especial, a luta contra toda forma de preconceito, intolerância e violência).

• Desenvolvimento Econômico - iniciativas de geração de ocupação, trabalho e renda que visem à inserção econômica da população excluída do mercado formal de trabalho, ou consolidem formas alternativas estáveis de produção e geração de renda.

• Comunicação e Cultura - esforços pela democratização da informação e resgate e promoção da cultura popular.

• Meio Ambiente - projetos de educação ambiental e de intervenção de grupos e associações para: implantação de políticas públicas, recuperação de áreas degradadas, reciclagem, superação de conflitos sócio-ambientais e manejo adequado de recursos naturais.

• Diaconia Ecumênica (Serviço Social das Igrejas) - iniciativas dos setores diaconais das igrejas que tenham dimensão ecumênica, para fortalecer o trabalho da igreja no âmbito dos direitos humanos e o do seu compromisso com os movimentos sociais de caráter popular.

• Saúde Popular - promoção de saúde pública e do resgate de práticas alternativas eficazes de saúde, com base em tradições populares.

• Educação - defesa da educação pública, da educação popular comunitária e, ao fomento de práticas educativas diferenciadas.

Clique aqui para maiores informações

Nenhum comentário: