sábado, 23 de outubro de 2010

"Não verás nenhum país como este"

Por Mônica Nunes

No horário eleitoral gratuito ou nos debates, ainda não ouvi um candidato neste segundo turno, fazer referencia especial ao que é o saneamento básico. Nem a candidata Dilma e nem o candidato José Serra aprofundaram em tal assunto.

Alguns podem dizer : “ - Mas, isso não me interessa, tenho água tratada, piscina em casa, rede de esgoto moderna, saúde em dia, purificador. Isso cabe ao Município!"

É justamente essa divisão entre quem tem acesso e quem não tem acesso que faz o Brasil ocupar a 70ª posição no ranking internacional de desenvolvimento humano. Não adianta considerarmos os emergentes no cenário econômico, os proprietários do pré-sal e da selva Amazônica, o país que mais gerou empregos formais ,que implantou programas de distribuição de renda ,se é real a situação onde inúmeros municípios não só tem a falta de água como a falta do tratamento da água e rede de esgoto .Não adianta petistas “apaixonados”defender a ideia que o PT salvou o Brasil e tem que continuar. Não adianta tucanos vaidosos alegarem que Serra vai administrar o Brasil como fez em São Paulo.

A divisão entre quem tem acesso e quem não tem acesso,continua levando milhares de brasileiros ,principalmente as crianças a sofrerem doenças gastrointestinais, alergias, estado de desnutrição e morte. O numero é alto: 28 mil brasileiros morrem por ano em consequência de doenças relacionadas a falta de saneamento básico. Quando fui entrevistada pelo recenseador do IBGE para o Censo 2010 ouvi a pergunta:

“ - Sua casa tem fossa?

Respondi: “- Fossa? Isso é coisa do passado. Moro no centro da cidade”

Veio a reposta:

“_Não é coisa do passado não, aqui no Município de Patrocínio ainda existe Como também é expressivo o número de adultos analfabetos. Estes dois dados me surpreenderam" respondeu o recenseador.

“- Esse é o Brasil dentro de outro Brasil", respondi.

Quem nunca visitou um lugarejo onde havia antena parabólica, acesso a internet, sinal para celular, coca-cola à vontade, lanhouse e não havia nem água tratada e nem rede de esgoto?

Quando o Município precisa investir o lado financeiro na maioria das vezes não vem do Governo Federal e sim, da própria arrecadação municipal. .Como este setor necessita de um alto valor, a situação vai sendo levada e não solucionada. O que a população não vê não recebe o crédito, nem causa efeito eleitoreiro. Diferente do setor da informática, construção civil, empréstimos bancários, telefonia móvel, unidade de saúde. O que significa não somente necessidade de proporcionar saneamento básico, mas o direito a essa condição de todo ser humano. Neste contraste de Brasil fico na esperança de ouvir um candidato à presidência fazer uma análise dessa situação, a implantação de ações em conjunto em todos os Estados. Cobrar tarifas parece ser o único caminho, mas investimento? Cadê o investimento?

Quando desce a água do céu, a TV mostra e divulga: “o esgoto percorre os barracos, os roedores invadem, o mau cheio é terrível!”Aí levam os moradores para outros lugares até a água baixar e tudo fica como está até a próxima estação de chuva e outros voltarem para o mesmo lugar, na mesma falta de condição.

A questão não é resolver só num Município, mas no Brasil todo. A questão envolve meio ambiente, coleta de lixo e tratamento, preservação. Estava conversando com duas pessoas entendidas em questões ambientais. Conversa vai e conversa vem, a pergunta foi direta:

“- Por que sua cidade tem poucas árvores? Vocês não procuram os vereadores, secretário, o prefeito para ações que visem esse falta de verde?

E mais:

“- Como é feito o trabalho de manutenção das nascentes? A questão do meio ambiente existe ou não existe? Vocês acham que aqui tem qualidade de vida? Vocês precisam cobrar mais dos políticos. Já já a mineração começa. O dinheiro arrecado, pode ser algo significativo, mas não vai deixar de ser algo que precisa de ações de preservação ambiental."

Repasso essas perguntas para você leitor e aos homens públicos. Quando comecei este texto questionava por que nem o candidato José Serra e nem a candidata Dilma assumem a questão do saneamento básico? Mas diante dessa pergunta me vem o ensinamento de Olavo Bilac: “Não verás nenhum país como este!”.

Nenhum comentário: