segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Conab aponta Patrocínio como maior produtor de café do país

Patrocínio Hoje

O último levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou o município de Patrocínio como o maior produtor de café do país. E os reflexos da produção estão no comércio.

O café da lavoura do produtor José Queiróz já tem destino certo. O exigente mercado italiano. Ele é um dos 840 cafeicultores do município de Patrocínio, no Alto Paranaíba e tem uma fazenda modelo, onde é realizado todo o processo de beneficiamento do grão.

Em Patrocínio os cafezais ocupam quase 40% da área destinada à agricultura. O café é responsável por cerca de 70% da economia local. Nesta safra a previsão é colher 42 mil toneladas. Quantidade que coloca Patrocínio como o maior produtor de café do Brasil. É o que mostra o último levantamento de safra da Conab.

De acordo como presidente da Associação dos Cafeicultores, Wilson José de Oliveira, esse crescimento vem ocorrendo desde os últimos cinco anos. O comércio comemora. No ano passado, dos 600 milhões que movimentaram a economia do município, 75%, cerca de 450 milhões, foram em torno do café.

Números comprovados pela movimentação nas ruas e lojas da cidade. Até agora quase a metade da produção de café do município foi colhida.

Nenhum comentário: