segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Política Versus Politicagem

Por Joaquim Correia
Jornal de Patrocínio de 27/9/08

Toda vez que se aproximam as eleições (período da campanha), tento convencer os senhores militantes que há necessidade de um pleito limpo, sem ofensas pessoais. Insisto em explicar que "política é a ciência que busca o bem comum." Que política é coisa boa e necessária, indispensável.

Que politicagem é o inverso de tudo isso. Que Democracia não deve ser confundida com anarquia. Que aqui em Patrocínio somos quase uma Unidade, porque há muito parentesco entre militantes em diversas alas partidárias. Quem não é parente, é, pelo menos, compadre! Temos algo em comum - somos todos patrocinenses, mesmo os que aqui não nasceram, mas militam e sobrevivem nesta terra abençoada. Deveria haver uma ética comportamental, atitude civilizada. No entanto, há aqueles que teimam em denegrir a imagem de seu oponente (Adversário é diferente de inimigo). Muitos ainda apontam o dedo sujo contra a integridade do outro. Muitos sujam a cidade com folhetos ofensivos emporcalhando as vias públicas, contrariando a defesa do Meio Ambiente e até as normas da Lei Eleitoral. Ao invés de mostrarem as vantagens e benefícios que poderáo advir, teimam em desmerecer as pessoas de seus oponentes momentâneos. Consequentemente, revelan não estarem aptos para governarem nossa comunidade. Esquecem de que um dia estiveram juntos, ou que poderão estar lado a lado depois.

A Democracia permite essa forma de comportamento. E onde ficam os sentimentos de cidadania, de civilidade, de cristianismo? Só espero que esses procedimentos sejam passageiros e que, após os resultados, voltem todos ao bom senso e ao consenso e lutem unidos para o bem de nossas famílias e da prosperidade de nossa terra. Não sou profeta e nem a palmatória do Mundo mas desejo uma melhoria de vida para cada um de nós. Meditem!...

Nenhum comentário: