segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Consciência Negra e Social

Alexandre Braga, da Unegro-MG e do Fórum Mineiro de Entidades Negras, enviou sua colaboracão para o Patrocínio Hoje, aproveitou o espaço "Plural" oferecido pelo site e o Dia da Consciência Negra, 20/11, para abordar a questão racial (e social) no Brasil. Destaco dois trechos abaixo. Para ler o texto completo, clique aqui.

"O mito da democracia racial, por aqui, foi denunciado como mentira pela realidade socialmente perversa e pelos dramáticos indicadores sociais que comprovam que negro no Brasil está associado à miséria e exclusão social. Por exemplo, somente o IBGE calcula que precisaremos de pelo menos 20 anos de políticas voltadas para as ações afirmativas para colocar brancos e negros em níveis mínimos de igualdade.

(...)

Além disso, o Movimento Negro quer justiça social aos próprios negros, aos povos de tradição indígena e aos demais grupos que durante a construção dessa nação-continente tiveram seus diretos humanos violados. ou seja, no século XXI o debate sobre as alternativas para o desenvolvimento sustentável, as soluções para superação dos conflitos étnicos e o combate ao preconceito e às desigualdades sócio-raciais se dão entrelaçadas pelo culto à capacidade de resistência dos povos e pelo clamor por eqüidade."

Nenhum comentário: