sábado, 28 de fevereiro de 2009

Assembléia da Expocaccer, 14/3

A Expocaccer (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado) vai promover assembléia geral ordinárioa com terceira e última convocação às 18h do dia 14/3 no Rotary Brumado dos Pavões. A pauta inclui prestação de contas, relatório de atividades, plano de atividades. A Expocaccer tem hoje 324 associados.

Kits de Material Escolar Serão Entregues em Breve

Em breve, os pareiros ACIP/CDL, ADP e Rotary Brumado dos Pavões vão repassar à Prefeitura os kits de material escolar obtidos com a palestra "O Caminho da Felicidade", realizada no dia 9/2 com Michael Winetzki.

O evento foi realizado no Rotary Brumado dos Pavões e contou com uma grande participação de público. O sucesso foi tão grande que serão montades cerca de 500 kits de material escolar para distribuição a alunos carentes da rede pública de ensino. Os kits serão comprados com os recursos obtidos na venda de ingressos da palestra. Cada ingresso custou R$ 10,00. Os kits serão reapassados à Secretaria Municipal de Educação que fará a entrega aos alunos que tiverem maior necessidade.

Coopa Distribui Bolsas de Estudos

Patrocínio Hoje

O diretor superintendente da Cooperativa Agropecuária de Patrocínio José Antônio de Almeida se encontrou com os beneficiados das Bolsas de Estudos que a entidade fornece a a associados, filhos de associados e funcionários.

Foram apresentadas as condições que os bolsistas terão que cumprir para terem a ajuda com os estudos. Entre as exigências estão o aproveitamento mínimo de 70% pelo bolsista e o envio da relação de notas a cada bimestre.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

ACIP/CDL Homenageam Mulheres de Patrocínio

Acip
A ACIP (Associação Comercial e Industrial de Patrocínio) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) marcaram para o dia 6 de março (uma sexta-feira), no Rotary Club Brumado dos Pavões, um de seus eventos mais importantes no ano: a “5ª Noite da Mulher Empresária”. A noite marca a comemoração do Dia Internacional da Mulher (8 de março).
Clique aqui para ver a notícia completa.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Casa do Caminho Divulga Atividades

A Sociedade Espírita Casa do Caminho publicou sua programação de atividades semanais. Exceto pelas quintas e sábados, há alguma atividade todos os dias da semana. Além dos momentos de evangelhização, a Casa do Caminho também oferece palestras públicas, distribuição da "sopa fraterna", realiza o bazar beneficente no primeiro sábado após o dia 5 de cada mês e ainda oferece momentos de tratamento e diálogo fraterno. Algumas atividades precisam ser agendadas. Para ver a programação completa das atividades e seus horários, clique aqui. Pelo telefone, ligue para 3831 8711.

Voluntário Dá Aulas na Apae

Ederson Carlos Gonçalvez ensina capoeira duas vezes por semana na Apae - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Sua iniciativa ganhou destaque no site da entidade que o parabeniza e comenta: "o voluntariado estimula a solidariedade nos alunos especiais e os incentiva a exercer a cidadania. Parabéns por ser amigo da APAE e por fazer a alegria das crianças."

Para entrar em contato, ligue para 3831 2494

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Escola de Música se Apresenta à Comunidade

O Conservatório Municipal de Música "Dr. José Figueiredo" recebeu mais de 200 pessoas para uma reunião de apresentação na última sexta-feira, 13/2. Com a presença do Secretário de Cultura, Flávio Arvelos e do Diretor do Conservatório, Prof. Jaques Silva, foram apresentadas as modalidades de cursos, as alterações na grade de horários entre outras definições para o funcionamento em 2009.

As inscrições estão abertas até dia 27/2 e as aulas começam em 2/3 para os cursos de Educação Musical, Formação Musical; Aprimoramento. Também serão oferecidos Cursos Livres com Instrumento, Técnica Vocal e História da Música. Ainda há espaço para a realização de módulos de curta duração com cursos e oficinas.

Para maiores informações, ligue para 3831 6160.

Esporte Grátis Para Crianças e Jovens

A Secretaria de Esportes lançou o Programa de Iniciação Desportiva Educacional - Proinde e abriu as inscrições para as modalidades nesta segunda feira. O programa busca atender crianças e adolescentes entre 07 e 14 anos para a prática de futebol, handebol e voleibol. O principal objetivo oferecer atividades que sejam complementares a sua educação, ocupem o tempo em que estão na escola e, assim, promovam a inclusão social.

As modalides serão praticadas nos vários espaços esportivos da cidade (ginásios, centros, quadras). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos próprios espaços esportivos ou na Secretaria de Esportes. Maiores informações pelo 3839 1800.

Alto Paranaíba é 2º Lugar em Crescimento das Exportações

Apesar da crise financeira mundial que afetou o comércio internacional no último trimestre de 2008, praticamente todas as regiões de Minas Gerais tiveram aumentos significativos no valor exportado em relação a 2007. Entre as dez regiões de planejamento do Estado, nove tiveram variações positivas sendo que em sete delas o número foi de dois dígitos.

O Centro-Oeste de Minas foi a região com maior variação positiva. Com 30 municípios exportadores, o valor das exportações cresceu 60,9% em 2008. Em seguida, aparece o Alto Paranaíba com aumento de 52,5% no volume exportado. Em terceiro lugar no ranking das regiões com maiores variações positivas está a Zona da Mata que obteve um crescimento de 46,6% em relação a 2007.

Clique aqui para ver a notícia completa.

Cozinha Brasil Está de Volta

O "Cozinha Brasil" voltará a Patrocínio nos dias 17 a 20/3. Desta vez, o curso acontecerá no CAIC - Serra Negra para "ensinar como preparar refeições de baixo custo, aproveitando ao máximo o sabor e os nutrientes dos alimentos".

O programa é uma iniciativa dos Serviço Social da Indústria - SESI, acontece em todo o país e vem a Patrocínio mais uma vez. O curso de educação alimentar é ministrado em unidades móveis - o caminhão-cozinha-escola da foto - e busca estimular a melhoria na produção, conservação e aproveitamento dos alimentos.

Com as dicas dadas no curso, é possível reduzir em até 30% o desperdício que acontece especialmente em relação a sementes, cascas, talos e folhas que são ricos em nutrientes e servem para acrescentar novos sabores usando ingredientes e temperos conhecidos e disponíveis a cada estação.

Inscrições no gabinete da vereadora Marta Elias pelo 3831 1950.

1ª Reunião da Câmara Traz Oportunidades

A 1ª reunião ordinária da Câmara dos Vereadores enfrentará uma pauta extensa com oportunidades para tratar temas importantes para a cidade. Entre os 10 processos de lei que precisam receber parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, estão propostas para o plantio de árvores, a declaração da utilidade pública de entidades de assistência social, a criação da "Voz da Câmara" e o prazo para construção em lotes doados pelo Município. Além dos itens em si, vale destacar o fato da pauta ter sido amplamente divulgada. Não deixe de visitar o site da Câmara para ver as últimas notícias, a atuação dos vereadores e muito mais: clique aqui.

Para ver a pauta completa da 1a reunião, clique aqui.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Coopa Realiza Pré-Assembléias

A Coopa - Cooperativa Agropecuária de Patrocínio - está fazendo a prestação de contas aos associados em pré-assembléias com as comunidades. Os mais de 1600 associados terão a acesso aos resultados de 2008 e a oportunidade de participar do planejamento 2009. As 17 reuniões servirão também para preparar a Assembléia Geral marcada para o dia 22/3.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Prefeitura Capacita Pessoal

A prefeitura de Patrocínio realizou dois eventos na capacitação de seu pessoal. Nos dias 10 e 11/2, o curso de Adminsitração Pública Municipal teve foco em controle interno e licitações. Dia 12/2, foi a vez de Michael Winetzki fazer sua palestra motivacional. Nos dois eventos, estiveram presentes secretários, assessores, chefes de departamento e servidores dos mais variados níveis hierárquicos. Além da preocupação com capacitação, chama a atenção a postura inclusiva dos eventos.

Clique aqui para ver as notícias.

Ação Integrada para Reinserção de Jovens

Representantes de várias organizações se reuniram na última quarta-feira, 11/2, para tratar do atendimento a adolescentes em conflito com a lei. Além das medidas sócio-educativas como a prestação de serviço à comunidade, a liberdade assistida e a internação, os participantes trataram especialmente da reinserção à sociedade por meio da atenção e acompanhamento dos jovens que se desligam dos programas.

Participaram da reunião representantes do CIAPP, do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes, da Secretaria de Ação Social, da Câmara dos Vereadores, da Promotoria de Justiça, da Igreja Católica e da Sociedade Espírita Casa do Caminho.

A primeira reunião buscou o consenso sobre como atender os jovens após o período de internação inclusive com programas de incentivo ao trabalho, lazer e esporte. Espera-se avançar nas medidas e soluções na reunião agendada para o proximo mês.

O Judiciário e o setor privado não foram representados. Mesmo assim, o encontro foi um exemplo da atuação integrada entre a sociedade civil e o poder público que teve representantes do executivo, do legislativo e do Ministério Público. Idealmente, além de contar com todos os setores, a articulação trataria também de medidas preventivas de inclusão social.

Para ver a notícia completa no Mais Um Online, clique aqui.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Cultura Não Vai Parar

Em entrevista ao Mais Um Online, o Secretário de Cultura Flávio Arvelos, disse que os projetos de cultura serão retomados e a Casa de Cultura será reaberta. o Secretário esclareceu que ainda é necessário fazer algumas avaliações dos projetos e do uso da Casa de Cultura. O "Sou + Som", o "Nossa Terra, Nossa Gente" e as bolsas da Escola de Música estão entre essas iniciativas. O Conservatório de Música está com inscrições abertas até dia 27/2 (maiores informações pelo 3831 6160).

Clique aqui para ver a matéria completa.

Mobilização Deu Resultado

Patrocínio Hoje

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) enviou correspondência à diretoria da Associação Comercial e Industrial de Patrocínio (ACIP) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) explicando que atendeu a reivindicação das duas entidades com relação às interrupções no fornecimento de energia elétrica para manutenção da rede. Clientes, autoridades como o vereador Alberto Sanarelli e o Ministério Público também haviam entrado em contato com a empresa.

Novas Gestões se Encontram com Governo Federal

Dr. Lucas, Fausto Amaral e Eurípedes Perez - respectivamente prefeito, vice e secretário de educação de Patrocínio - estão participando do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília. O encontro é uma iniciativa do Governo Federal e pretende apresentar "os principais programas federais que colaboram com os municípios para melhoria dos serviços públicos colocados à disposição do cidadão. Queremos [o Governo Federal] assim estimular a qualificação da gestão, mediante a institucionalização de uma transição governamental democrática e republicana no âmbito municipal, e apoiar os novos gestores municipais no exercício de seu mandato."

Mais de 3 mil prefeitos eram esperados para o Encontro. Além de uma lista longa de Ministros para a programação principal, uma série de organizações de mobilização municipal e relacionamento federativo também estão presentes.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Apoio à Educação é Destaque

ACIP/CDL

A Campanha "O futuro está na ponta do lápis" continua sendo destaque em Minas Gerais. Esse é um projeto da ACIP/CDL que já venceu o case de sucesso no ano passado em disputa com as CDLs de todos o Estado. O projeto continua tendo grande repercussão. Tanto que foi divulgado pelo site da CDL de Belo Horizonte. Clique aqui para ver a nota na ACIP/CDL local.

A exemplo de Patrocínio/MG, a CDL de Patos de Minas está desenvolvendo campanha similar na cidade este ano. Até o final de fevereiro, a entidade pretende arrecadar mil kits de material escolar para distribuir para as escolas mais necessitadas do município.

Pós no Unicerp Recebe Inscrições até 13/2

O Centro Universitário do Cerrado - Unicerp está com as inscrições abertas até o dia 13/2 para seus cursos de pós-graduação:
  • Controladoria, Auditoria e Perícia Contábil
  • Educação Física Escolar
  • Emergência: Ênfase em Atendimetno Pré-Hospitalar
  • Gestão em Saúde Pública e da Família
  • Inspeção Escolar, Supervisão Educacional e Orientação Educacional
  • MBA em Consultoria Empresarial
  • MBA em Gestão Ambiental
Os módulos são quinzenais e acontecem aos sábados. As aulas começarão dia 28/2. Para maiores informações, entre em contato pelo 3839 3737 ou clique aqui.

IESP Dá Desconto para "Maiores"

Patrocínio Hoje

Uma boa idéia adotada pelo IESP - Instituto de Ensino Superior de Patrocínio - pode incentivar aos mais "maduros" a retomar os estudos. Foi divulgado na sexta-feira, 6/2, um projeto que dá 25% de desconto para os alunos com mais de 50 anos de idade.

Clique aqui para ver a notícia completa. Para entrar em contato com o IESP, clique aqui ou ligue para 3831 1258.

Educação é Política

Pensar em educação significa pensar em política. O período de volta às aulas nos convida a refletir sobre o significado da educação em termos de conteúdo, tempo de formação, valorização do conhecimento, produção de conhecimento, mercado de trabalho e em como tudo isso se relaciona à democracia. É através da educação que formamos cidadãos e eleitores. Quando escolhemos a escola de nossos filhos, quanto tempo passam lá, o que estudam, como se organizam, quanto pagaremos professores e funcionários, quais profissões serão melhor remuneradas e quais profissionais terão mais acesso a mercados de trabalho, estamos organizando o poder em nossa sociedade, logo, estamos fazendo política.

A maneira que organizamos o aprendizado talvez seja o mais grave sintoma de como organizamos nossa sociedade. Não é preciso buscar argumentos na pedagogia, psicologia ou na Teoria da Libertação para entender que a idéia de que uma pessoa sabe e ensina enquanto outros ignoram e precisam ser ensinadas demonstra uma relação de superioridade, de hierarquia, de dependência e de poder. Da mesma maneira, estudamos conteúdos que, em muitos casos, não nos ajudam a compreender melhor a realidade local ou global, imediata, passada ou futura. A maneira como avaliamos o conhecimento consolida o mecanismo. Provas, vestibular, concursos, teste de QI, títulos, todos ainda servem para avaliar quem é melhor de prova e não de conhecimento, sua utilidade ou aplicação. Trata-se de quem sabe, o quê sabe e como tem reconhecimento de seu aprendizado, ou seja, de como nos organizamos.

Fomos todos formados dentro desse sistema. Salvo raríssimas exceções de experiências inovadoras e revolucionárias - na medida em que são libertadoras - e dos autodidatas, somos todos herdeiros e reprodutores desses mecanismos. Nós que seguimos adotando os mesmos moldes para aprendermos, ensinarmos, treinarmos, selecionarmos. Seguimos funcionando a partir da premissa de que um lado sabe e outro não e de que isso significa uma relação de poder. Não é diferente com professores e profissionais da educação em geral. Sua formação, a maneira como são selecionados, avaliados e remunerados segue a mesma lógica. Por outro lado, inseridos e tolhidos por essas dinâmicas, têm pouca liberdade para mudar e servem como agentes de reforço e multiplicação. Todos temos pouca liberdade mas temos espaço mais do que suficiente para mudarmos a situação.

É verdade que “educação começa em casa” – para as boas maneiras, como reza o costume – mas principalmente na educação para a vida. Em casa podemos aprender que não dependemos dos pais, dos professores, do patrão, do político. E o que aprendemos em casa levamos para a rua, para a escola, para o trabalho, para as eleições. Saber disso não depende de quantos anos passamos na escola, se somos mestres ou doutores, médicos, advogados ou engenheiros. Na verdade, é comum que quem foi forçado a se virar sozinho e mais cedo – e por isso tenha ido menos à escola – até entenda melhor o que é necessidade, independência e responsabilidade. Para isso, a melhor escola é a escola da vida.

Se educação é a organização do conhecimento, a política é a organização do poder. Não há como negar a relação entre conhecimento e poder. Ter conhecimento é igual a ter poder porque quanto mais aprendemos mais podemos analisar, refletir, questionar, propor, construir, mudar e compartilhar. Pensar é poder e mudar é possível. Conversar com seu filho pode ser o primeiro passo; tentar entender quais matérias ele estuda, porque e como; conhecer outros pais, os professores, o coodenador, o diretor da escola; participar do colegiado e das decisões da escola; integrar-se em suas atividades, estimular atividades extracurriculares, adequar a escola à comunidade. Educação nos ajuda a ver o mundo, política nos ajuda a mudá-lo.

Creches Recebem Doações

A Casa da Amizade repassou as doações recebidas durante o Festival de Música "Eu, Natureza" a duas creches de Patrocínio. O festival foi realizado pela Cia do Corpo Academia e arrecadou mantimentos, jogos de mesas com cadeiras, um fogão industrial, toalhas de banho e brinquedos pedagógicos. Na última quinta-feira, 5/2, o material foi entregue às creches Irmã Maximiliana e Santa Terezinha.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O Caminho da Felicidade

O professor Michael Winetzki apresentará sua palestra "O Caminho para a Felicidade" e ajudará os estudantes de Patrocínio. A renda do evento será revertida em material escolar para os estudantes da rede pública.

A palestra apresenta de forma leve e bem humorada os preceitos para melhorar a auto-estima, a produtividade, o relacionamento interpessoal e com os clientes e oturas técnicas fáceis de aplicar e de resultados imediatos. No nível pessoal, a palestra demonstra como ensinamentos baseados na lógica da Cabalá hebraica podem ser usados na vida diárias. Aborda regras para conservar a saúde e para emagrecer; técnicas para dormir melhor e para vencer a depressão, a importância da meditação para a vida diária, facilita a conversa com os filhos adolescente, o resgate da relação amorosa e também como administrar dívidas etc. Os preceitos são de aplicação facílima e imediata e já foram testados e aprovados por milhares de pessoas.

O autor, facilitar de cursos, consultor, empresário e palestrante, Prof. Michael Winetzki nasceu em Israel, atualmente reside em Brasília e tem uma vasta experiência no Brasil e no exterior. Michael estudou Química Industrial e Direito; fez vários treinamentos nas áreas de vendas e gestão; é um estudioso apaixonado de antropologia, história, religiões comparadas e misticismo. Além dos livros, cursos e palestras, Michael ainda exerce várias atividades comunitárias junto à Sociedade Civil, é membro do Rotary e da Maçonaria.

"O Caminho da Felicidade"
09/02/2009 às 20h
Rotary Brumado dos Pavões
Ingressos a R$ 10,00
Vendas na ACIP/CDL

Evento Apóia Estudantes Locais

O professor Michael Winetzki apresentará sua palestra sobre "O Caminho para a Felicidade"e ajudará os estudantes de Patrocínio. A renda será revertida em material escolar para os estudantes da rede pública.

A palestra apresenta de forma leve e bem humorada os preceitos para melhorar a auto-estima, a produtividade, o relacionamento interpessoal e cm os clientes e outras técnicas fáceis de aplicar e de resultados imediatos. No nível pessoal, a palestra demonstra como ensinamentos baseados na lógica da Cabalá hebraica podem ser usados na vida diária. Aborda regras para conservar a saúde e para emagrecer; técnicas para dormir melhor e para vencer a depressão; a importância da meditação para a vida diária, facilita a conversa com os filhos adolescentes, o resgate da relação amorosa e também como administrar os problemas de dívidas etc. Os preceitos são de aplicação facílima e imediata e já foram testados e aprovados por milhares de pessoas.

O autor, facilitador de cursos, consultor, empresário e palestrante, Prof. Michael Winetzki nasceu em Israel, atualmente reside em Brasília e tem uma vasta experiência no Brasil e no exterior. Michael estudou Química Industrial e Direito; fez vários treinamentos nas áreas de vendas e gestão; é um estudioso apaixonado de antropologia, história, religiões comparadas e misticismo. Além dos livros, cursos e palestras, Michael ainda exerce várias atividades comunitárias junta à Sociedade Civil e é membro do Rotary e da Maçonaria.

“O Caminho da Felicidade”
09/2/2009 às 20h
Rotary Brumado dos Pavões
Inscrições a R$ 10,00 (usados para compra de material escolar)
Venda de ingressos na ACIP/CDL

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Encontro de Folias no Domingo, 8/2

Acontece neste domingo, 8/2, o 9o Encontro da Associação de Folias de Patrocínio e Região. A Associação receberá as folias para um dia de celebração com folias, missa e o tradicional almoço. São esperados grupos de Patrocínio, Guimarânia, Serra do Salitre, Cruzeiro da Fortaleza e "todos mais que quiserem participar. E não temos hora definida para terminar", segundo o representante da organização. Além do almoço, bebidas e sorvete estarão à venda. O evento conta com o apoio da Rádio Difusora e da Sec. de Cultura.

9o Encontro da Assoc. de Folias de Reis de
Patrocínio e Região
8/2 a partir das 8h
Espaço Cultural Constantino Neto
Início às 8h
Missa às 11h
Almoço às 12h

Prefeitos Unem Esforços no Alto Paranaíba

18 prefeitos se reuniram nesta sexta, 06/2, e elegeram o prefeito de Cruzeiro da Fortaleza, José Ricardo de Melo, o novo presidente da Associação dos Municípios do Alto Paranaíba - AMAPAR.

Baseada no espírito de cooperação e construção coletiva, a escolha do presidente se dá com base no consenso. Uma hora de reunião foi suficiente para que os participantes chegassem a uma escolha conjunta. José Ricardo de Melo fica na posição até o final 2009. Em 2010, o vice Edson Machado, prefeito de Lagoa Formosa, assumirá a posição.

A idéia pretende montar um setor de projetos para auxiliar as prefeituras associadas a buscarem recursos junto aos governos Federal e Estadual.

Doações e Participação da População Melhoram Segurança

O Conselho Comunitário de Segurança Preventiva empossou sua nova diretoria ontem e entregou duas novas viaturas à Polícia Militar e dois aparelhos de Raio-X para a Penitenciária. Os recursos do CCSP vem de doações feitas através das contas de água. Em mais de 10 anos de existência, as doações já possibilitaram a compra de viaturas, armas, computadores, aparelhos de comunicação além da manutenção nos equipamentos das polícias civil e militar, corpo de bombeiros e outros órgãos que compõem o sistema de segurança pública de Patrocínio.

Órgãos de Proteção dos Cidadãos Buscam Integração

Patrocínio On Line

Representantes do Procon e do Ministério Público se reuniram para discutir as linhas de ação e metas para 2009. As prioridades são ações e regulamentação do fundo do Procon Municipal e do SINDEC e as Leis que tratam do tempo de espera nas filas dos bancos.

Para falar com o Procon, ligue 3839-1800. Para falar com a Promotora, 3831 2765.

Clique aqui para ver a notícia completa.

Está Mais Fácil Construir Patrocínio

Ontem, 5/2, a Prefeitura deu mais uma mostra de seu compromisso com a transparência por meio de seu contato com a imprensa local. A reunião contou com a presença do Prefeito, Vice, Assessor de Imprensa e tratou dos principais desafios e das soluções adotadas. Entre os principais itens estão o endividamento da Prefeitura, o IPSEMG, o quadro de funcionários, instalações físicas, máquinas e equipamentos.

Por meio desse contato, a Prefeitura facilita muito o acesso à informação e estimula a participação da população na condução/construção de Patrocínio. Agora é só uma questão de tempo até que o conteúdo da reunião chegue até os leitores dos veículos presentes e que eles (nós) possamos contribuir.

Inscrições Abertas para Empretec

O Sebrae/MG abriu inscrições para o seminário Empretec, em Belo Horizonte. Realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), o treinamento é voltado para empresários e potenciais empreendedores que pretendem aperfeiçoar o comportamento na gestão de negócios. Inscrições e informações pelo telefone 0800-570-0800 ou pelo site www.sebraemg.com.br.

Os interessados em participar do treinamento respondem a um questionário e participam de uma entrevista que avalia as características do comportamento empreendedor, segundo a Agência Sebrae de Notícias. A seleção para a turma de Belo Horizonte ocorre de 16 a 20 de fevereiro. O seminário será realizado entre 10 e 15 de março. Os participantes do Empretec são incentivados a estabelecer metas desafiadoras, inovar, melhorar eficiência no trabalho, satisfazer clientes, fornecer produtos e serviços de qualidade, detectar oportunidades de negócio, aumentar o poder pessoal e a autoconfiança.

A metodologia do seminário é utilizada nos Estados Unidos desde 1960. Na década de 1980, a ONU adotou o método para estimular a geração de negócios. No Brasil, o Empretec é realizado pelo Sebrae há 15 anos. Mais de 10.000 pessoas já participaram da capacitação em Minas Gerais com 98% de satisfação.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Curso Gratuito para Lideranças Rurais

A FAEMG realizará mais uma edição do Curso de Desenvolvimento de Novas Lideranças Rurais. O curso é voltado para pessoas integradas à atividade rural que buscam capacitação para atuar no agronegócio. Os pré-requisitos são 2o Grau completo, idade entre 25 e 45 anos, ser produtor ou filho de produtor rural filiado ao Sindicato, estar explorando atividade rural e ter disponibilidade para frequentar as aulas em Uberaba. Os módulos serão quinzenais a partir de junho.

As vagas são limitadas. Maiores informações pelo 3831 3445. Inscrições gratuitas no Sindicato.

Santa Casa Melhora Instalações e Serviços

A Santa Casa de Patrocínio inaugurou a nova ala psiquiátrica e anunciou investimento em outras reformas, na compra de equipamento e na implantacão de serviço de hemodiálise.

Clique aqui para ver a notícia completa.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Evento Apóia Estudantes Locais

O professor Michael Winetzki apresentará sua palestra sobre "O Caminho para a Felicidade"e ajudará os estudantes de Patrocínio. A renda será revertida em material escolar para os estudantes da rede pública.

A palestra apresenta de forma leve e bem humorada os preceitos para melhorar a auto-estima, a produtividade, o relacionamento interpessoal e cm os clientes e outras técnicas fáceis de aplicar e de resultados imediatos. No nível pessoal, a palestra demonstra como ensinamentos baseados na lógica da Cabalá hebraica podem ser usados na vida diária. Aborda regras para conservar a saúde e para emagrecer; técnicas para dormir melhor e para vencer a depressão; a importância da meditação para a vida diária, facilita a conversa com os filhos adolescentes, o resgate da relação amorosa e também como administrar os problemas de dívidas etc. Os preceitos são de aplicação facílima e imediata e já foram testados e aprovados por milhares de pessoas.

O autor, facilitador de cursos, consultor, empresário e palestrante, Prof. Michael Winetzki nasceu em Israel, atualmente reside em Brasília e tem uma vasta experiência no Brasil e no exterior. Michael estudou Química Industrial e Direito; fez vários treinamentos nas áreas de vendas e gestão; é um estudioso apaixonado de antropologia, história, religiões comparadas e misticismo. Além dos livros, cursos e palestras, Michael ainda exerce várias atividades comunitárias junta à Sociedade Civil e é membro do Rotary e da Maçonaria.

“O Caminho da Felicidade”
09/2/2009 às 20h
Rotary Brumado dos Pavões
Inscrições a R$ 10,00 (usados para compra de material escolar)
Venda de ingressos na ACIP/CDL

Palestra Ensina Caminho para a Felicidade e Apóia a Educação

O professor Michael Winetzki apresentará sua palestra sobre "O Caminho para a Felicidade"e ajudará os estudantes de Patrocínio. A parceria entre o palestrante, o Rotary Brumado dos Pavões, ACIP/CDL, a ADP e a Secretaria de Educação reverterá a renda com o ingressos em material escolar para os estudantes da rede pública.

A palestra apresenta de forma leve e bem humorada os preceitos para melhorar a auto-estima, a produtividade, o relacionamento interpessoal e cm os clientes e outras técnicas fáceis de aplicar e de resultados imediatos. No nível pessoal, a palestra demonstra como ensinamentos baseados na lógica da Cabalá hebraica podem ser usados na vida diária. Aborda regras para conservar a saúde e para emagrecer; técnicas para dormir melhor e para vencer a depressão; a importância da meditação para a vida diária, facilita a conversa com os filhos adolescentes, o resgate da relação amorosa e também como administrar os problemas de dívidas etc. Os preceitos são de aplicação facílima e imediata e já foram testados e aprovados por milhares de pessoas.

O autor, facilitador de cursos, consultor, empresário e palestrante, Prof. Michael Winetzki nasceu em Israel, atualmente reside em Brasília e tem uma vasta experiência no Brasil e no exterior. Michael estudou Química Industrial e Direito; fez vários treinamentos nas áreas de vendas e gestão; é um estudioso apaixonado de antropologia, história, religiões comparadas e misticismo. Além dos livros, cursos e palestras, Michael ainda exerce várias atividades comunitárias junta à Sociedade Civil e é membro do Rotary e da Maçonaria.

“O Caminho da Felicidade”
09/2/2009 às 20h
Rotary Brumado dos Pavões
Inscrições a R$ 10,00 (usados para compra de material escolar)
Venda de ingressos na ACIP/CDL

Estudantes Recebem Veículos Vistoriados


Os veículos usados para o transporte gratuito de alunos passaram por vistoria e foram apresentados à imprensa na terça-feira, 3/2. Do total esperado, 5 veículos não foram apresentados para a vistoria e 13 foram reprovados. Os ônibus e vans tiveram que atender a vários requisitos mínimos incluindo de suspensão, freios, pneus e rodas, estado de conservação interna.

A gestão do transporte envolve a Secretaria de Transporte, Serviços Urbanos e Segurança Pública e a Secretaria de Educação, inclui as vistorias semestrais dos veículos, licitações públicas, definição de itinerários e, planeja-se, a criação de uma comissão permanente de fiscalização.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Melhorias na Segurança das Rodovias

O DNIT - Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte - começou a atender reivindicações dos patrocinenses feitas por representantes tanto da Câmara quanto da Prefeitura. O trecho da BR-365 entre os bairros Congonhas e Amir Amaral receberá quebra-molas. Mas essa medida é considerada paliativa já que as lombadas, apesar de reduzirem a velocidade dos veículos, não garantem a segurança dos pedestres e ainda atrapalham o trânsito. O entroncamento da BR-365 com a MG-230 também sofrerá melhorias no futuro. Nos dois casos, ainda serão estudadas as melhores soluções para cada caso. Na região, a ativação dos postos de pesagem em Patos e Uberaba também contribuem para a manutenção do pavimento, condições de segurança e trânsito melhor.

Sec. de Esportes Recupera Estrutura para Copa Patrocínio

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer está se preparando para realizar a Copa Patrocínio - uma competição que vai reunir os times e todas as divisões da Liga Patrocinense de Futebol e também os participantes do Campeonato Rural. Para isso, os campos, vestiários e estrutura geral estão sendo recuperados tanto na cidade quanto na zona rural.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Segunda Brava ou Segunda Boa?

Se a sexta é o dia internacional do chopp, a segunda é da ressaca. Em alguns casos, física e moral. A Unimed Patrocínio escolheu a segunda 2/2 para dar dicas de balada saudável em seu site com link pelo Patrocínio Fácil. Elas podem ser a diferença entre uma segunda brava e uma segunda boa. Vale dizer que o que é bom no final de semana, é bom a semana inteira...Vejam só:

Sair à noite e virar a madrugada na festa é sempre bom: alivia a tensão do trabalho, desperta desejos, melhora a auto-estima... o único inconveniente é o dia seguinte. Freqüentemente, acabamos passando dos limites no horário, na bebida, no cigarro e em muitas outras coisas, o que pode prejudicar a saúde.

Além disso, a noite costuma envolver expectativas que nem sempre se concretizam, o que nos deixa ainda mais vulneráveis. Como explica a psicóloga Márcia Santos, "quando a festa é muito diferente do esperado, é comum as pessoas tentarem resolver a frustração se expondo demais ou forçando a barra para que as coisas se pareçam com aquilo que esperavam. Mas não há nada pior do que isso: quando as coisas não estão dando certo, o melhor é mesmo trocar de festa ou voltar para casa e dormir".

É claro que estressar com isso também não adianta: todo mundo sabe que ser espontâneo é muito mais divertido. Mas sempre é possível tomar algumas providências simples que podem livrar sua consciência ao voltar da balada.

Veja as dicas:

Alimentação:
Alimente-se bem antes de sair de casa. Se você for dançar, abuse dos alimentos energéticos (carnes e massas) e dos líquidos.

Roupa:
A roupa não tem só que ser bonita, mas também confortável. Não use nada que aperte demais ou que prejudique a transpiração. Também dê uma atenção toda especial ao conforto dos sapatos.

Bebidas e cigarros:
Todo mundo sabe que o melhor é não consumi-los. Mas, se não tiver outro jeito, reduza as quantidades e beba MUITA água durante a noite.

Namoro:
O clima de festa e alegria pode ser perigoso na hora do sexo. Lembre-se: transar é SEMPRE de camisinha.

Depois da festa:
Coma frutas, beba sucos e água mineral. Descanse o máximo que puder para aliviar dores nas articulações. E, ao acordar, prefira alimentos leves, como saladas e frutas.

Segurança:
Tenha em mãos um número de telefone e sua identificação para caso de emergência. Não dirija se estiver com sono ou se tiver bebido, mas também não pegue carona com qualquer um.

Fonte: Terra.

APAE Planeja Atividades

Patrocínio Online

Foi realizada na escola APAE a primeira reunião do ano. O encontro da direção, coordenação, professores da escola serviu para definir estratégias de trabalho para o ano. A diretora Maria das Graças inicou a mesa de trabalhos instruindo so professores acerca de váriso assuntos relacionados a a;óes na escola e frisou a responsabilidade de cada um em relação aos alunos da escola. Logo após, as coordenadoras falaram da importância dos professores no desenvolvimento de cada criança lembrando que os educadores da APAE são diferenciados porque exercem três papéis desde a educação, saúde até a assistência social.

CAP Joga Amistoso contra URT

Patrocínio Online

O Clube Atlético Patrocinense realiza nesta segunda-feira o segundo amistoso do ano. A equipe vai até Patos de Minas onde enfrenta a União recreativa dos Trabalhadores (URT) a partir de 20h00min. O jogo é preparatório para a estréia da águia na Copa Regional AMAPAR dia 14 contra Cruzeiro da Fortaleza no estádio Júlio Aguiar.

Sou Devoto do Chico Equilibrista

Passei a última semana procurando um espaço de reflexão, debate e articulação para o Desenvolvimento em Patrocínio. Instigado pela realização do Fórum Social Mundial e do Fórum Econômico Mundial, olhei ao meu redor tentando entender se na nossa realidade local temos algo similar a um dos dois ou, ingênuo de tão otimista, um espaço que conseguisse unir ainda mais que os fóruns citados acima. São, sem nenhum exagero, duas das reuniões mais importantes “do mundo” e procurei e quis encontrar similares por aqui. Pedi a São Francisco, Chico Buarque e a Chico Science para me ajudarem. Ainda não encontrei.

O Fórum Social Mundial – FSM, é, segundo seu próprio site, “um espaço plural, diverso, não governamental e não partidário que estimula o debate descentralizado, a reflexão, a construção de propostas, a troca de experiências e alianças entre os movimentos e organizações engajados em ações concretas por um mundo mais solidário, democrático e justo.” O Fórum Econômico Mundial – WEF por sua sigla em inglês (mais usada) é, também usando informações oficiais, “uma organização independente, comprometida com a melhoria do estado do mundo pelo envolvimento de líderes em parcerias para moldar as pautas setoriais, regionais e globais. O Fórum é uma fundação imparcial, sem fins-lucrativos, apolítica, apartidária e sem vínculos nacionais”.

Não há espaço para muita ingenuidade ao olharmos para ambos. O FSM não é uma reunião de neo-hippies anti-globalização, não é uma reunião de idealistas românticos salvadores do mundo, nem uma reunião de santos. O WEF não é uma reunião de políticos e empresários preocupados só em ganhar mais poder e dinheiro, não é uma grande conspiração dos donos do mundo nem é uma reunião dos piores vilões. Não só. É natural, bom, saudável e inevitável que grupos sejam heterogêneos. Para evitar outras explicações mais sofisticadas e interessantes, simplesmente porque são compostos por gente. Vale para o grupo de amigos do carteado, para o grupo da novena, para a galera da pelada e, claro, para reuniões de milhares de pessoas tratando de assuntos que afetarão outros bilhões de pessoas.

Olhando para essas reuniões, tento encontrar algo similar em Patrocínio. Por falta de conhecimento de meu lado ou por falta de visibilidade do outro lado, não consigo. Há uma série de organizações bem conhecidas, ativas, importantes para a cidade que poderiam ser vistas como potenciais participantes tanto FSM quanto do WEF – consideradas as proporções e diferenças, claro. Mas vejo organizações da sociedade civil dedicadas à assistência social, à proteção de crianças, de jovens, de mulheres; vejo organizações dedicadas ao meio-ambiente, ao comércio justo, ao fortalecimento da própria democracia. Vejo também, do lado WEF, os líderes políticos e empresariais, as instituições patronais, de proprietários, patronais e afins. Aqui tampouco, cabe muita ingenuidade: a farinha de cada saco não é exatamente igual. As pessoas e interesses variam muito. Mas, essas organizações seriam os participantes dos Fóruns. Não vejo o espaço que as une. Mesmo pensando nesse corte FSM x WEF, não consigo encontrar um espaço que integre, permita e, na verdade, estimule o diálogo entre essas pessoas e suas organizações em Patrocínio.

Não está escrito em lugar nenhum que esse espaço seja obrigatório. Mas tenho sérias dúvidas de que sua ausência não seja um entrave a esforços sustentáveis de Desenvolvimento (assim mesmo, maiúsculo). Os participantes do FSM e do WEF serão forçados, invariavelmente, a debater suas posições após as reuniões porque vivem no mesmo mundo. O ideal democrático pretende que o embate entre grupos de interesse diferentes – quando praticado dentro de regras consensuais inclusivas – promova o equilíbrio entre as forças e o bem coletivo. Todos sabemos, no entanto, que os regimes democráticos estão muito distantes desse ideal. Há diferenças gritantes entre a capacidade de pessoas e grupos distintos em influenciar o regime. Em muitos desses casos, esse desequilíbrio de capacidade é usado para oprimir, explorar ou até anular outros grupos e a resistência que eles podem representar. Alguns diriam que essa é a ordem natural das coisas. Reforço, tenho sérias dúvidas em relação a qualquer forma de organização que não busque o equilíbrio.

Apesar do equilíbrio ser natural, ele não acontecerá por si só. Somos bombardeados a todo momento por instituições que reforçam os ideais de divergência, conflito e hierarquia. Todos os dias, recebemos reforços nessas lições e nos comportamos de acordo sem nos darmos conta. Sou devoto dos Chicos que sabiam bem disso e pregaram o equilíbrio. De Assis, Buarque e Science,