segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cidade mineira cria projeto de hortas comunitárias na rede municipal de ensino


Panorama Rural

A Prefeitura de Patrocínio, município de Minas Gerais, realiza um trabalho pioneiro na região do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro. Coordenado pelas Secretarias Municipais de Educação e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, consiste no plantio de hortaliças em duas escolas municipais em tempo integral oferecendo verduras e legumes aos alunos durante o período escolar. Nos finais de semana, cada aluno leva para sua casa uma cesta de hortaliças para auxiliar no sustento da família.

O projeto de Hortas Comunitárias Escolares visa além da aprendizagem, o contato e o conhecimento por parte das crianças com os alimentos. Toda a produção é escalonada. O técnico e extensionista rural, Francisco Pereira de Oliveira, ensina para as crianças e servidores, todas as técnicas de plantio de cada cultura, permitindo que cada criança desperte o interesse pela atividade.

Segundo os professores, depois do início das atividades os alunos melhoraram os resultados e rendimento nas aulas.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Carlos Behrend, o projeto vai ser estendido a toda rede municipal e irá ensinar as crianças por meio de práticas do cultivo de uma horta na escola, a importância dos alimentos na refeição diária, noções básicas sobre valores nutricionais e os vários benefícios à saúde. O projeto também vai fornecer conhecimentos básicos da produção até a colheita e, sempre que possível, utilizar conceitos da agricultura orgânica.

O objetivo é despertar no aluno o interesse pelo cultivo das hortaliças, proporcionar alimentos saudáveis para composição da merenda escolar local e ainda oferecer a produção excedente para as famílias carentes da própria comunidade ou entidades beneficentes. A Secretaria de Educação participa através da criação de hortas nas escolas e reativação daquelas que anteriormente funcionavam e supervisiona toda alimentação com cardápio desenvolvido por nutricionistas. Com a atenção voltada para a preservação do meio ambiente o projeto sugere iniciar em paralelo, o processo de compostagem de lixo orgânico destinado à adubação das hortas.
A prefeitura de Patrocínio tem incentivado o plantio de produtos orgânicos em diversas instituições ligadas à rede municipal de Educação. A produção é feita a partir dos princípios da agricultura orgânica, ou seja, sem os inseticidas e fungicidas tradicionais, o que garante maior qualidade ao que é produzido.

Os pais dos alunos da Escola Honorato Borges ficaram satisfeitos e surpresos com a produção da horta comunitária. O resgate ao cultivo da terra, a reflexão sobre a importância do consumo de alimentos sem agroquímicos e a interação entre professor, aluno, funcionário e comunidade são pontos positivos do projeto além do benefício comprovado no aprendizado através das mudanças dos hábitos alimentares nas crianças.

“Aqui está uma escola que seria fechada e hoje é pioneira no projeto de educação em tempo integral. Agora, com a participação da comunidade, é possível ver literalmente os frutos do trabalho de todos nesta horta comunitária”, afirmou o prefeito Lucas Siqueira.

Nenhum comentário: