sexta-feira, 18 de julho de 2008

Oficina de Canto

A Escola Municipal de Música recebeu na manhã de hoje, dia 18/7, a Oficina de Canto ministrada pelo cantor do Coral Lírico de Minas Gerais, João Geraldo de Erédia. Membros da comunidade - sem educação musical formal - se uniram a músicos, maestros, alunos e professores da Escola somando mais de 20 pessoas que se encontraram para mais de duas horas de aprendizado.

Com muita tranquilidade, bom-humor, didática e, claro, autoridade no assunto, João Geraldo conduziu os participantes por exercícios de postura, respiração e empostação de voz. Por meio de demonstrações práticas que eram seguidas pelos alunos, o cantor ensinou como detalhes valiosos, às vezes tratados como "bobagens", podem transformar uma "voz de taquara rachada" em "música para os ouvidos".

João começou a cantar quando ainda tinha apenas 5 anos de idade inspirado por uma missionária que trabalhava em sua cidade. Nunca mais parou de cantar. Aos poucos, a música abriu novas portas e o levou ao Ars Nova e depois ao Coral Lírico de Minas Gerais - dois dos mais importantes grupos do país.

A experiência tem sido intensa e gratificante e João se preocupa em compartilhar. A política de circulação cultural da Secretaria Estadual de Cultura tem levado a arte ao interior de Minas. Tanto o Coral quanto a Orquestra Sinfônica e a Cia de Dança participam das viagens. João vê as viagens como oportunidade.

Segundo João, "nos apresentamos em algumas cidades que nunca viram um Coral ou uma Orquestra, por exemplo". E segue dando o exemplo "fiz tanto a partir do Canto que sempre me ofereço para fazer as oficinas. Fiz coisas que não teria condições se não fosse o canto. Se não fosse no gogó. Sempre procuro compartilhar um pouco. Plantar uma sementinha. A oficina é só um começo..."

Que fique registrado: a oficina foi gratuita e João não cobra para realizá-las.



Nenhum comentário: