quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Palestras comemoram Dia do Psicólogo

O Dia do Psicólogo , 27/8, será comemorado em Patrocínio com palestras na Unicerp.

A profissão foi regulamentada no Brasil só em 1962 mas o estudo da psicologia, pelo menos no contexto filosófico, nos remete à antiguidade na China, Egito, Grécia e Índia. Como uma área experimental e independente de estudo, uma data bem aceita é 1879 - data de fundação do primeiro laboratório dedicado à área. A psicanálise - meio de terapia e ferramenta da Psicologia mais conhecido do público em geral - só surgiu na década de 1890 com Freud.

Desde então, a Psicologia subdividiu-se em psicologia biológica, cognitiva, comparativa, do desenvolvimento, da personalidade, quantitativa, social, entre outras. Desenvolveu vários métodos de pesquisa e campos de pesquisa aplicada incluindo clínica, aconselhamento, educacional, forense, saúde, esporte, organizacional e por aí vai.

No site do Conselho Federal de Psicologia e na Mensagem do XIV Plenário do CFP aos psicólogos brasileiros são abordadas eleições, direitos humanos, questão fundiária, educação, maioridade penal e outros temas atuais e críticos.

A Unicerp destacou a preocupação e dedicação destes profissionais para "compreender e amenizar o sofrimento do outro" e realiza duas palestras:
  • 28/9, às 19h, no Anfiteatro: "As novas fronteiras da paternidade: modos de subjetivação do homem e da mulher na contemporaneidade."
  • 30/9, às 7h, Sala 15, Bloco III: "Narcisismo e contemporaneidade."

Nenhum comentário: