quarta-feira, 13 de maio de 2009

Café do Cerrado Mais Competitivo

Marca que abrange 3,5 mil propriedades de 55 municípios mineiros tem novo diferencial de qualidade para o mercado mundial

A qualidade do Café do Cerrado foi novamente confirmada. Desta vez, o aval foi dado pela BSI – British Standards Institution, multinacional com sede no Reino Unido, ao Conselho de Associações de Cafeicultores e Cooperativas do Cerrado (Caccer). No final de abril, o BSI recomendou o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do Caccer para obtenção da ISO 9001.

Segundo o superintendente do Caccer, José Augusto Rizental, a ISO 9001 demonstra ao mercado que a instituição tem organização e controle necessários para garantir a excelência do produto. "Somos pioneiros no Brasil no segmento de entidades normativas do setor a ter um sistema de controle como a ISO", acrescenta.

O Caccer é a entidade que tem a maior quantidade de propriedades certificadas no Brasil e a segunda maior no mundo. Do ponto de vista de quem compra o produto, a ISO 9001 representa a garantia de qualidade de mais de 1 milhão de sacas com potencial de certificação, o que corresponde a 25% do que é produzido no cerrado mineiro.O volume comercializado hoje é de 100 a 120 mil sacas de café/ano. A produção segue para Europa, Japão e EUA. "Nos próximos dois anos queremos abrir mercado na Rússia e fortalecer as vendas nos países com os quais já negociamos", adianta Rizental.

(...)

Café do Cerrado

Para levar a marca Café do Cerrado, o grão precisa ser produzido na área demarcada, numa das 150 fazendas certificadas, que seguem todos os padrões de qualidade, segurança dos alimentos, normas trabalhistas e ambientais. O resultado de todo o trabalho nas propriedades deve também ser revelado no sabor da bebida.

O SEBRAE-MG apoia os processos de certificação das propriedades e de geo-processamento. Cerca de 250 produtores da região do cerrado mineiro são atendidos diretamente com consultorias técnicas e gerenciais do Projeto Educampo. Os produtores recebem capacitação, implementam controles e procedimentos para garantia de produção com qualidade e são conscientizados que administram uma empresa rural. O objetivo é tornar a atividade competitiva.

Clique aqui para ver a notícia completa com contatos.

Nenhum comentário: