sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia cheio. Dia bom.

Reuniao com o prefeito para comecar o dia. Com um "vereador" na sequencia. Depois do almoco encontrei uma professora do curso de servico social e, um pouco depois, dois professores do curso de adminsitracao publica. Tudo muito interessante e, do ponto de vista do PatroSim. muito intrigante.

O prefeito nao eh um politico de carreira mas sonhou ocupar essa posicao por muitos anos. Ele eh engenheiro de profissao e sempre trabalhou no setor privado. Quando apareceu a oportunidade, decidiu pega-la. Dai fez questao de montar o secretariado com gente que pensa de uma maneira parecida com a dele e que vem do mesmo ambiente no setor privado. O primeiro desafio foi enfrentar um buraco no orcamento provocado durante os ultimos 12 anos. Alguns grupos de interesse conseguiram aprovar algumas leis que eram simplesmente insustentaveis do ponto de vista orcamentario/finaceiro. O novo prefeito - que disse que equilibrar o orcamento eh uma das suas primeiras prioridades - teve que aumentar os impostos e diminuir a folha de pagamento. A segunda prioridade, segundo ele, eh aumentar o nivel de emprego por meio de incentivos aa iniciativa privada e, especialmente, ao setor de transporte publico - que eh falho na cidade e pode gerar muitos empregos, movimentar a economia, aumentar o conforto dos moradores e visitantes e, quem sabe, ateh melhorar questoes ambientais (que ele nem mencionou direito).

O vereador nos recebeu na sequencia. Muito simpatico, muito simples, muito receptivo. Nao se esquecam de que ele sabia desde o comeco que nao somos eleitores na cidade, no condado, no estado ou sequer no pais dele. Ele nos contou que a camara de vereadores de uma cidade de meio milhao de pessoas tem uma camara de 7 vereadores, que eles sao eleitos um por distrito da cidade, que os distritos tendem a acompanhar uma proporcao da populacao.
Tambem nos contou que todos os 7 vereadores, juntos, tem de trabalhar obrigatoriamente 20 horas por semana nos seus gabinetes e participar de uma reuniao semanal. Contou como todos dividem uma unica secretaria. Antes eram duas mas com as dificuldades orcamentarias, eles mesmos decidiram diminuir para apenas uma. Eles tambem tem escritorios pequenos, salarios baixos e nenhum funcionario. Quando se tornam presidentes de algum comite, recebem assistencia de um advogado e de um assessor orcamentario que sao funcionarios de carreira da Camara. Nao dos vereadores. Ele tambem nos contou que o municipio tem cerca de 2700 funcionarios. O municipio inclui a prefeitura, a camara, a policia e o corpo de bombeiros.

Tah faltando muita coisa para contar... mas acho que jah dah para pensar um pouco no Brasil, em Minas e, claro, em Patrocinio.

Nenhum comentário: