segunda-feira, 26 de abril de 2010

Negocios + Comunidade = Desenvolvimento

Estive com representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Economico do Estado de Nebraska que eh o orgao responsavel por promover o estado. Estive com o Secretario e com duas senhoras que trabalham com promocao internacional de oportunidades de negocios no estado e a outra que trabalha no setor de habitacao.

A Secretaria abriga um departamento de desenvolvimento economico, um departamento de desenvolvimento comunitario e um departamento de turismo. Tudo na mesma secretaria. O departamento de desenvolvimento economico se dedica principalmente a promover a economia do estado tanto apoiando-as empresas locais quanto buscando novos investidores em outros estados e em outros paises. O departamento de turismo faz promocao do potencial turistico claro. O departamento de desenvolvimento comunitario oferece apoio tecnico e financeiro a programas orientados para as comunidades.

Eh interessante notar que o Departamento de Desenvolvimento Comunitario esta organizado em uma area que trata de lideranca e voluntariado e outra que trata de fundos de apoio para comunidades, desenvolvimento economico e habitacao. Claro, tao ou mais importante do que isso, eh notar que a abordagem deles parte do pressuposto de que eh o apoio as empresas que vai dar viabilidade economica para qualquer grupo de pessoas e, dai sim, pode haver uma comunidade que devera desenvolver liderancas e voluntariado.

Para quem estuda economia, nada de novo. Trata-se de uma abordagem classica. A novidade eh o desenvolvimento comunitario ter sido "abrigado" dentro da area de desenvolvimento economico.

Para visitar a pagina, clique aqui: http://www.neded.org/

Nenhum comentário: