sábado, 1 de maio de 2010

Tamanho e Documento

Qual tamanho um cidade precisa ter para que as pessoas possam se orgulhar dela, para fazerem tudo que podem para que ela seja melhor, para que facam questo de morar nela e ateh se mudarem para lah quando tem a opcao e a oportunidade?
Nao sei. Sei que Clarinda, Iowa eh uma cidade de pouco mais de 5.000 habitantes. Isso mesmo. Cinco mil. Grosso modo, eh mais ou menos metade do Serra Negra ou do Morada Nova.
La tem um centro esportivo comunitario, Clarinda Lied Center, com ginasio com uma quadra grande que pode ser transformada em duas menores; uma piscina semi-olimpica, uma piscina para saltos, spa, sala de musculacao, sala de squash; refeitorio/sala de convivencia (usado principalmente por um grupo de idosos que se encontra para almocar juntos, jogar cartas e passar tempo. Eh la tambem que fica a Lied Public Library que alem de inumeros volumes, tem uma sala com varios computadores para acesso aa internet, impressoras e afins.

Nao da para ir embora sem visitar a Glenn Miller Birthplace Society, a casa onde nasceu Glenn Miller e o museu que esta sendo construido logo ao lado. Tambem tem que passar pelo Nodaway Valley Historical Museum e pela Goldenrod School - um replica de uma escola rural do comeco dos anos 1900 quando os alunos de varias series assistiam as aulas numa unica sala com uma unica professora. Foi aqui tambem um dos pontos de partida da 4-H, uma organizacao que trabalha com jovens do meio rural.
Ainda tem que conhecer o Nodaway Valley Park - um mirante timido em um parque muito interessante - assistir ao show de talentos local, visitar o aeroporto... Ah... vale a pena dizer que essas e outras noticias estao disponiveis no Clarinda Herald Journal - o jornal local semanal que publica mais de 3000 exemplares, esta disponivel online e tem assinantes ate na California que eh do outro lado do pais.
Mas entao... porque mesmo alguem ia querer parar numa cidade pequena no meio do nada? E qual era mesmo o tamanho da cidade?

Nenhum comentário: