terça-feira, 1 de março de 2011

Estamos nesta, professor

Por Mônica Nunes

Recebi das mãos do secretário Municipal de educação Eurípedes Peres o Projeto de Ampliação da
UFTM com a abertura de novos cursos, reformulação de cursos existentes e instalação de campi fora da sede, datado em dezembro de 2010. Nosso Município é citado dentro do tópico instalação de novos CAMPI. Deixo seu significado: “Campus (campi, no plural) é a palavra latina que deu origem ao termo português campo. Também pode ser denominado como recinto universitário, envergando todas as instituições dentro da universidade propriamente dita."

Como não podia ser de outra forma percebi a emoção tomar conta secretário, juntamente como uma dúvida em comum: todos os líderes políticos de Patrocínio abraçariam essa causa? Contatos já estão sendo feitos, mas ações políticas terão efeito significativo uma vez que este projeto precisará desde a instalação da infraestrutura até a contratação de docentes e técnicos. A questão que envolve a captação de recursos financeiros poderá desenrolar mais uma novela. Foi divulgado que o Executivo não tem até então seu líder no poder Legislativo. Então quem irá “defender “a questão relacionada à infraestrutura do Campus?

Que envolverá no prazo de um a três anos o valor de R$56.326.257,92 para edificações, infraestrutura, equipamentos?

Chamou atenção a definição da capacitação profissional para cada município que incluindo: Araxá, Frutal, Iturama e PATROCÍNIO. Destaco aqui Araxá e Patrocínio, mesmo por que o que foi passado em uma cidade talvez seja futuro em outra.

Araxá: ”considerando que o CEFET/MG já oferece curso superior nas áreas de Engenharias de Automação Industrial e de Minas, a proposta é contemplar a vocação regional voltada para o turismo com abertura dos cursos de Hotelaria e Turismo, Administração, Licenciatura em Português Inglês e Português Espanhol.”

Patrocínio: “os investimentos programados viabilizarão a diversificação da atividade econômica do município sem o desviar da sua vocação, que é o agronegócio. Visando contribuir com a capacitação profissional propõe a abertura dos seguintes cursos: Engenharia Química, Licenciatura química e Licenciatura física”. Então você deduz que qualquer outro curso divulgado por agora não será possível. O que precisamos entender independente de qualquer pré-julgamento é que nosso Município faz parte do projeto de instalação de novos cursos da UFTM. Isso sim é significativo! Por agora o que vai ser oferecido são os cursos citados anteriormente. Como citei em um post se seria possível a vinda de Engenharia Ambiental e Marketing entendo que agora por definição cada município receberá diferentes cursos relacionados com a economia, localização e população. No caso de Frutal devido a localização e proximidade do Rio Grande e "acima do Aquífero Guarani, maior reservatório de água potável do planeta, sede do Hidroex, Instituto internacional da UNESCO, apoiado pela Fundação Cousteau, os cursos definidos são: Engenharia Ambiental, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Gestão de Recursos Hídricos.

Este estudo informa que aqui em Patrocínio em relação ao quadro pessoal no prazo de um a três anos serão contratados o numero de 81 docentes. No setor técnico administrativo nível superior 25 e médio 48pessoas. A previsão em relação ao total de vagas e alunos duração semestre variando de 8 a 10 é de 1300 alunos! O último Censo mostrou que o número de jovens foi reduzido, agora caso seja implantado esta unidade poderá receber jovens de outras regiões e o mais importante não deixará tantos irem embora para profissionalizarem.

Você deve estar pensando: aqui tem infraestrutura para receber quase que ao mesmo tempo a implantação da unidade Salitre e um campus da UFTM?

Aqui tem líderes políticos comprometidos com a educação e planejamento sociourbanisticoambiental?

É preciso mais do que nunca que tenhamos SIM! Senão perpetuaremos a triste sina de ver a oportunidade escapar por pura vaidade e interesse pessoal ou por que quem ocupava o "poder não era de seu grupo ou partido”. Senti uma baita emoção em receber este documento da UFTM, constando o nome desse chão sagrado. Onde seus habitantes sonham com a chegada do tempo onde cada um além de adquirir conhecimentos técnicos se sentirá cidadão!

Deixo aqui um vídeo bem apropriado para este momento, acesse:
http://g1.globo.com/videos/bom-dia-brasil/v/revolucao-na-educacao-seria-uma-estrategia-para-o-crescimento-do-brasil/1439118/

A questão educação não pode sofrer influencia de interesses isolados ou caprichos momentâneos. Tudo que aqui acontece (infelizmente ) nos passa a ideia que alguém preparou um lindo espetáculo, enquanto outro fez questão de torcer para o palco despencar. Nem tudo cabe numa pesquisa técnica ou nos chega como deveria chegar, mas é preciso movimentar, interessar e participar. Se algumas cidades conseguiram o tão famoso progresso, projeção nacional talvez seja por que entre outros feitos estruturou-se o setor educacional.

E neste setor coloco a maior fé!

Nenhum comentário: