quinta-feira, 30 de abril de 2009

Audiência Pública Debate Segurança

Acontece hoje a Audiência Pública sobre Segurança Pública na Cidade e na Zona Rural com a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. A reunião será às 19h, 30/4, na Câmara dos Vereadores.

Para maiores informações, ligue para 3839 1950.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

EMPRETEC acontece em junho na ACIP/CDL

André Luiz Costa
DECOM-ACIP/CDL

A
ACIP e CDL vão sediar neste ano uma edição do aclamado EMPRETEC, programa desenvolvido pelas Nações Unidas e realizado em parceria com o SEBRAE, que visa estimular e desenvolver características individuais do empreendedor, de forma a propiciar sua competitividade e permanência no mercado, por meio de metodologias vivenciais. Em doze anos de existência, o programa já capacitou mais de 42 mil empreendedores em todo o país, com índice de satisfação pela de 98%.

“Na cidade o EMPRETEC acontece em junho, mas já no dia 13 de maio,
ACIP e CDL promovem uma palestra de sensibilização, quando a comunidade poderá ter um conhecimento maior do programa. A palestra do dia 13 está marcada para as 19h30, na sede das duas entidades. Todos os interessados estão convidados a participar’, explica a gerente de serviços da ACIP/CDL, Cleide Ribeiro Araújo (foto).

O
EMPRETEC é voltado para empreendedores que pretendem criar empresas, ampliar ou melhorar o desempenho de seus negócios e que apresentem potencialidade no que diz respeito às características do comportamento empreendedor. O objetivo do programa é promover uma positiva identificação e a familiarização do empreendedor com as características comportamentais.

Como participar:
FASE 1 - Preenchimento de um questionário, que deverá ser encaminhado para o
SEBRAE.

FASE 2 – ENTREVISTA – O candidato será convocado a participar de uma entrevista individual , de caráter seletivo e que tem como objetivo identificar a predisposição empreendedora do candidato.
Período das entrevistas: 01 a 05 de junho.

FASE 3 – WORKSHOP – O workshop tem uma carga horária intensiva com duração de 06 dias e uma carga horária de 80 horas.
Período do Workshop – 23 à 28 de junho

Mais informações na ACIP/CDL com Cleide pelo telefone 3831-5500

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Kung Fu Leva 26 Medalhas de Ouro, 37 no total

Pela segunda vez neste ano, a equipe de Kung Fu patrocinense foi destaque em competição. Dessa vez em Uberaba, a equipe conquistou 26 medalhas de ouro e 37 medalhas no total. Isso apenas com 10 atletas que competiram com outros 150 participantes.

Para ver a notícia completa, clique aqui.

Almoço na Gruta dos Santos Reis

A Associação dos Missionários do Oriente realizará um almoço na próximo domingo, 3/5 com animação da dupla Adalto e Adriano. A festa acontece a partir das 11h na Gruta dos Santos Reis, que tem a entrada na pista que leva ao Cristo no sopé da Serra do Cruzeiro.

Nos últimos meses, foram realizadas várias melhorias na gruta com a construção de novas imagens incluíndo os Reis Magos montados em camelos, um pastor e suas ovelhas e a Sagrada Família no interior da gruta. O local está aberto para visitação todos os dias das 6h às 18h e é o local da realização da festa em louvor aos Santos Reis que acontece no 3o domingo de janeiro.

A Associação usa recursos de eventos como o almoço e doações para realizar suas obras. Participe!

3/5 às 11h
Almoço com Adalto e Adriano
Gruta dos Santos Reis

Paróquia São José Comemora até dia 2/5

A paróquia comemora a boa participação na tradicional festa de São José que começou na última segunda e vai at[e dia 02/5, sábado próximo. Todos os dias, após a Missa, os visitantes são recebidos com barraquinhas, bingo, pastéis, caldo, pamonha e outras opções para a confraternização. A dupla Eder e Bruno também tem se apresentado e agradado. Toda a renda será revertida para as obras de evangelização da Paróquia São José.

CAP Vence Mais Uma na Copa Amapar

Não foi fácil, mas o Patrocinense conseguiu manter sua regularidade fora de casa neste sábado e garantiu mais uma vitória pela Copa Amapar. A equipe foi até Carmo do Paranaíba e contando com o apoio de torcedores do Paranaíba, derrotou o Bela Vista - principal adversário do "galinho carmense" por 5x3 em um bom jogo.

Clique aqui para ver a notícia completa.

Evento Homenageia Comunidade Negra

O Conselho Estadual de Participação e Integração da Comunidade Negra, através de seu conselheiro Eustáquio José dos Reis, tem a honra de convidar a todos para o evento “Noite das Estrelas”, que será realizado no dia 16 de maio às 18hs no Auditório Geraldo Campos - Prefeitura Municipal de Patrocínio. Serão homenageados quarenta membros da comunidade negra, pessoas ilustres que muito contribuíram para o crescimento de nosso município, criando aqui suas famílias e fazendo de seus filhos importantes profissionais em nossa sociedade. Como conselheiro, tenho orgulho e muita honra em resgatar a autoestima desta raça tão importante e querida do nosso Brasil e do mundo. Por isso, sentiremos honrados com sua presença. Clique aqui e veja a lista dos homenageados.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Feira Comercial Teve Saldo Positivo

A ACIP (Associação Comercial e Industrial de Patrocínio) e a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) promoveram durante a ExpoPatrô a 12a Feira Comercial e Industrial de Patrocínio. No pavilhão da Feira estiveram 32 stands de empresas com divulgação e comercialização de produtos e serviços, além da participação de entidades e instituições. Só de empresas foram 27 stands. Os segmentos foram os mais diversos.

Para ver a notícia completa, clique aqui.

Encontro Regional de Mulheres

30/4 às 8h30
Câmara dos Vereadores

Inscrições Abertas para Ensino à Distância - EAD

O Cesumar (Centro Universitário de Maringá) está com as inscrições abertas para o seu EAD que tem no IESP – Instituto de Ensino Superior de Patrocínio - seu pólo regional. São nove cursos de graduação: Administração, Agronegócio, Gestão comercial, Gestão de negócios imobiliários, Gestão de recursos humanos, Gestão financeira, Pedagogia, Processos gerenciais e Validação de créditos de teologia. Na pós-graduação são oferecidos 4 cursos: Docência do ensino superior, Gestão de agronegócio, MBA Executivo-gestão empresarial e Direito e processo do trabalho.

Para ver a notícia completa, clique aqui.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Corda Para Se Enforcar

O dia de Tiradentes chegou para nos mostrar que estamos com a corda no pescoço. Com o perdão do trocadilho, mas pensar em heróis e olhar a realidade imediata pode ser asfixiante. Heróis nos dão exemplos de comportamento e reforçam valores morais. Olhando ao redor, é difícil vermos esses exemplos sendo seguidos. Mesmo pensando que heróis são apenas o que gostaríamos que fossem. Ou o que queremos que sejam. Ou apenas o que queremos ver. São personagens construídos de acordo com um período histórico específico, com a conjunção de forças sociais no sentido amplo de “sociais”. Nossa prática – no mundo, no país e em nossa cidade – não mostra muito alinhamento entre o que louvamos e o que fazemos. Estamos projetando em outros os valores que gostaríamos de ter, agimos de maneira diferente e isso pode nos deixar sem fôlego quando mais precisarmos.

Essa divergência é uma hesitação sobre os próprios valores morais. Heróis, por definição, são “extraordinários por seus feitos guerreiros, seu valor ou sua magnanimidade”. Podemos – e a bem da verdade, devemos – questionar os heróis que nos são apresentados. Mas por outro lado, se nos vemos sem heróis ou com visões opostas sobre o mesmo personagem histórico, isso pode indicar falta de guias morais fortes ou a convivência de morais opostas. A diversidade de valores, visões, opiniões será sempre bem-vinda. Num contexto democrático, a oposição de posições ideológicas servirá sempre para amadurecer o debate e fazer com o que resultado do debate seja mais maduro, consistente e melhor para o coletivo. Resta saber por que hesitamos diante da idéia de que quem mostra coragem e se dispõe ao auto-sacrifício em nome de um bem maior é um herói. Resta saber se temos clareza sobre quais valores buscamos em quais heróis e quais valores praticamos.

Resta saber também se buscamos heroísmo ou valores nobres no outro e não em nós mesmos. Sem romantismos ou pieguices. Mas frequentemente criamos uma imagem messiânica dos heróis que nos tira toda capacidade, toda participação e toda responsabilidade; transfere para o outro a coragem, o auto-sacrifício, o compromisso com os ideais entregando-os a um salvador, a um escolhido com “super-poderes” e apoio divino. Tudo bem, heróis são mais antigos do que a escrita em culturas de todo o mundo. Messias então, nem se fala. Budismo, Cristianismo, Hinduísmo, Islamismo, Judaísmo, todas as grandes religiões trabalham com esse conceito. Algumas ideologias políticas também têm seus messias mesmo que, por vezes, apresentados como “ciência”. Como dito acima, “força sociais”... Mas quando passamos a esperar que todas as soluções venham desse herói salvador, quando não nos dispomos a trabalhar ou a contribuir as conseqüências são gravíssimas.

A mais importante é como resolvemos nossos problemas. Esperamos que outros encontrem a solução e acreditamos que os problemas foram provocados por outros também. Sempre queremos saber a quem apresentamos a conta, de quem é a culpa pela situação do mundo, do Brasil e até da nossa rua. Esperamos que a solução venha do outro, venha de fora. “Alguém tem de resolver isso! Alguém tem que fazer alguma coisa! Quem é que cuida disso?”. Evidente que há mesmo que se cobrar responsabilidades, o cumprimento de funções, o exercício de poderes delegados. Isso é parte do bom exercício de cidadania.

No entanto, é muito mais comum nos depararmos com a tentativa constante de se isentar de responsabilidade, com a recusa em se envolver e com a acomodação resignada. Claro, hoje temos instituições, representantes eleitos, mecanismos de ação coletiva. Mesmo assim, ainda vemos muita gente esperando que Obama, Lula e seus similares resolvam seus problemas sem assumir qualquer responsabilidade pela solução. Acreditem no que quiserem. Acomodar-se e esperar heróis ou salvadores é dar corda para se enforcar.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Guerrilha de Travesseiros

As flash mobs talvez signifiquem mais do que percebemos ao primeiro olhar. No último sábado, o Dia Mundial da Guerra de Travesseiros foi comemorado com a realização de “batalhas” em 26 cidades brasileiras e em mais dezenas de cidades mundo afora. É simples: as pessoas marcam um dia e um horário, se encontram na rua e fazem uma guerra de travesseiros. Apesar dos organizadores negarem, a reunião é uma flash mob: um grande número de pessoas que se reúnem em local público praticam um ação inusitada por um período curto e rapidamente se dispersam. Por mais incrível que possa aparecer, eles deixaram muito mais do que só plumas no ar.

É inerente a essa forma de organização não levantar bandeiras. As manifestações políticas e ideológicas são vetadas o que, evidentemente, parte de uma posição política e ideológica. As primeiras flash mobs traziam certa ironia na crítica aos modismos ao enfatizar seu próprio caráter non-sense. Em pouco tempo, no entanto, se tornaram um modismo e foram usadas para fins publicitários ou políticos. Isso acabou afastando alguns participantes e, simultaneamente, reforçando seu aspecto não institucional. Os eventos não são atos de igrejas, de ONGs, de empresas ou de governos. Um grupo de pessoas decide e faz. Praticar uma nova forma de organização, mobilização e manifestação pode ser o próprio motivo ou objetivo. A principal bandeira é o próprio formato.

Alguns defendem que a forma não é o mais importante. Além da guerra de travesseiros, outras reuniões similares e bem conhecidas são dançar com fones de ouvido, pegar o metro sem as calças ou brincar de rouba-bandeira na praça (silent disco, no-pants day e capture the flag, respectivamente). Uns advogam a favor dos benefícios de reuniões públicas e gratuitas. Há quem as entenda como uma intervenção social destinada a provocar perplexidade. Outros as enxergam como formas de diversão e integração social. Mas é quando enfatizam seus conteúdos que as reuniões sofrem mais resistência.

Suas próprias características fazem que os eventos tenham alcance limitado. Por mais que os principais adeptos sejam jovens de classe média, de grandes centros urbanos, com educação formal, interessados em cultura alternativa, usuários de novas tecnologias e, por tudo isso, grandes consumidores e formadores de opinião, os eventos não têm muito efeito na sociedade. O modismo, a falta de bandeiras assumidas, o caráter não-institucional e a curta-duração se somam e fazem com que seja difícil percebermos sua capacidade de transmitir idéias e provocar mudanças.

No entanto, podemos estar dormindo no ponto se fecharmos os olhos para esse fenômeno. Trata-se de um resultado do momento histórico. As ideologias estão fragmentadas e desgastadas, os movimentos sociais estão pulverizados e enfraquecidos, as instituições perderam sua capacidade representativa. Por outro lado, novas tecnologias melhoraram o acesso à informação, à comunicação e a agilidade na mobilização social, deram ao cidadão comum a capacidade de compartilhar idéias com o mundo todo, de liderar processos, de ser protagonista. As flash mobs são uma forma não violenta de guerrilha: métodos não convencionais, estrutura flexível, alta mobilidade, enfrentamento de estruturas maiores e mais rígidas, discrição na preparação, ataque surpresa, atração do adversário para terreno desfavorável a ele e concentração em alvos vulneráveis. É evidente o potencial do formato para se transformar num fenômeno “do bem”. Se essa prática se desenvolver para algo mais duradouro, poderemos dizer que a transformação se deu também por uma guerrilha de travesseiros.

Leilões Públicos em Patrocínio

Dois leilões serão realizados essa semana na cidade e, além de representarem boas oportunidades de negócios, são exemplo de transparência na gestão de recursos públicos.

O primeiro deles é de responsabilidade da Justiça do Trabalho e oferece imóveis, utensílios diversos, sacas de café e computadores. O leilão acontece dia 14/4, às 14h, no Forum da Just. do Trabalho na Av. Altino Guimarães, 1.205, Marciano Brandão. Para falar com no TRT em Patrocínio, ligue para 3831 3801.

O segundo é da Prefeitura e oferece veículos vairados e acontece dia 16/4, às 14h, na Sec. de Obras na Av. Orlando Barbosa, 1.618, São Benedito. Para falar com a Prefeitura, ligue para 3839 1800.

Ambos leilões serão realizados pelo mesmo leiloeiro e maiores detalhes estão disponíveis em seu site: www.leiloesbrasiluberlandia.com.br

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Renato Teixeira Vem a Patrocínio

Patrocínio On-Line

O cantor e compositor Renato Teixeira apresenta show especial em Patrocínio acompanhado de orquestra composta pr 12 músicos e regida pelo Maestro Julio Medáglia. O espetáculo musical conta ainda com as participações mais que especiais do grande violinista Cássio Poleto e dos filhos de Reanto, os músicos Chico Teixeira e João Lavras. No repertório, canções consagradas como Romaria; Amanhece, peguei a viola; Eta mundo bão e outras.

O evento é patrocinado pela Fosfértil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Renato Teixeira e Orquestra Júlio Medáglia
25/4 às 20h30
Catiguá Tenis Clube

Clique aqui para ver a notícia completa.

Patrocínio Poderá Ter Curso de Direito

IESP

No final do mês de abril o IESP- Instituto de Ensino Superior de Patrocínio recebe a Comissão Avaliadora do MEC (Ministério da Educação) para o curso de Direito, um dos mais solicitados em Patrocínio.

As avaliações para este curso ficaram paralisadas por 3 anos e agora estão sendo retomadas. A faculdade IESP já havia solicitado este curso no ano de 2005 e pertence ao grupo 3 de avaliação, justamente o grupo que começa a ser avaliado.

Segundo o Diretor do IESP, Rodolpho Bernardi Neto, esta é a primeira comissão que vem a Patrocínio para avaliar um curso de Direito. A visita na sede da Escola é a primeira etapa para a conquista do curso para a cidade. Depois da avaliação do MEC o processo vai a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para análise e parecer. A OAB é consultada antes da abertura do curso.

“Este é um sonho antigo da cidade e estamos muito confiantes, mas com o pé no chão, temos uma proposta séria, estrutura física e acadêmica completas para abrigar o curso de direito” – afirma Bernardi.

Seguindo todos os procedimentos legais e exigidos para a abertura do curso a direção do IESP acredita que já em 2010 aconteça o primeiro vestibular para o curso de Direito em Patrocínio.

“Esta é uma notícia que deve ser comemorada por toda a cidade, mostra que Patrocínio é respeitada como pólo educacional e no que depender do IESP logo nossos estudantes não precisarão mais se deslocar para as cidades vizinhas – concluiu o Diretor.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Alunos do Iesp Promovem Páscoa Solidária

IESP

Diversão. Esta foi a palavra que definiu a manhã de dezenas de crianças que participaram da Páscoa Solidária realizada pelos alunos do curso de administração do IESP.

Cerca de 50 crianças carentes do bairro Manoel Nunes foram recebidas pelos alunos do IESP na sede do Instituto para uma manhã divertida e diferente. Cama elástica, piscina de bolinhas, palhaço, bexigas, salas com filmes, atividades lúdicas e pedagógicas divertiram a criançada toda a manhã. Para repor as energias pipoca, refrigerante e cachorro quente foram servidos a vontade.

Todo o evento foi organizado pelos alunos do curso de Administração do IESP que já puderam aplicar os conhecimentos aprendidos nesse primeiro semestre.

Ao final da manhã as crianças aprenderam sobre o verdadeiro sentido da páscoa e cada uma ganhou doces e um ovo de páscoa, que para a maioria delas será o único nesta data.

Para o professor Rodolpho Bernardi Neto “esta é uma maneira de trazer a comunidade para dentro do IESP, pois uma escola não deve só se preocupar com a formação técnica. Antes de tudo a formação humanista é fundamental. Sempre trabalharemos com pessoas e saber respeitar e entender as diferenças e muito importante. Promover a transformação social esta na nossa missão”.

Segundo a aluna Valéria Gomes Nunes a idéia surgiu como parte prática de uma matéria do curso e toda a sala foi envolvida. “Ficamos muito apreensivos no início se tudo daria certo se as crianças iriam gostar. Mas tudo correu muito bem e percebemos que as crianças gostaram. Foi muito gratificante para a sala toda poder promover esse dia para elas”.


Para as crianças a alegria ficou estampada no olhar de cada uma que ao deixar a escola; elas diziam com um lindo sorriso: “tchau tio, tchau tia, obrigada, tava tudo muito bom”.

Os alunos de Administração do IESP contaram com parceiros para esse evento: Sattiva, Alta Voltagem, Armazéns Gerais Leste de Minas, José Luiz Alvarez, Vilson Pinheiro e Aldo Candido Roriz Júnior; e aproveitam para agradecer a cada um deles.

terça-feira, 7 de abril de 2009

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Aquele filme de memórias

Olhar para a História pode chamar nossa atenção para alguns fatos interessantes especialmente agora que comemoramos o aniversário de 167 anos de Patrocínio. Pensar nas primeiras ocupações, na passagem das bandeiras, no momento histórico quando aconteceu a formação da cidade e olhar para o presente é no mínimo curioso e pode ser instigante. É obrigatório, no entanto, evitarmos a tentação do determinismo histórico ou de trajetória. Mas isso não tira a capacidade da História de provocar reflexões sobre o presente e de permitir projeções para o futuro.

Patrocínio surgiu num dos períodos mais importantes da História. Em pouco mais de 100 anos, enquanto os primeiros exploradores chegavam à região bem antes da fundação oficial, o mundo passou pela Revolução Americana, pela Revolução Francesa, pelas Guerras Napoleônicas e duas fases da Revolução Industrial. No Brasil e em Minas, alguns dos principais marcos foram a Inconfidência Mineira, a vinda da Corte Portuguesa, a Independência, o Império, a Guerra do Paraguai e a República. Às vezes somos levados a nos considerar isolados e imunes ao mundo quando nada poderia ser mais distante da realidade.

Nos últimos 100 anos, os processos de mudança se aceleraram muito mas muitas das transformações – e seus desdobramentos – ainda não fizeram todo seu efeito em nós. O modelo agroexportador, a substituição de importações, os processos de industrialização, a passagem para a economia do conhecimento e a primazia do setor de serviços, todas essas mudanças (e muito mais) ainda podem ser questionadas quando avaliamos a realidade do país e, claro, a realidade local. É importante olharmos para bem além de nossas fronteiras.

O povoamento surgiu da necessidade do Estado tributar quem precisava de acomodação e abastecimento ao passar por aqui. Gente em busca de “ouro e índios” viajando entre São Paulo e Goiás que precisava de paradas com alguma estrutura. Hoje há mecanismos muito mais sofisticados para o controle de circulação de mercadorias e serviços e há tributação também da produção, da renda e afins. Mas ainda podemos refletir sobre que tipo de “gente” vem, que tipo queremos ou devemos trazer para cá. Nosso desafio é estimular e atrair empreendimentos que contribuirão para o desenvolvimento sustentável da cidade, pensar em como construir a cidade que queremos, como assumirmos nossa responsabilidade. É pensar em como a cidade pode acomodar e abastecer – mais do que o Estado ou quem passa – quem vive aqui.

É preciso pensar em quem ficou e em como vivem os patrocinenses. Segundo a historiografia oficial, a primeira “obra” realizada por aqui foi a destruição de grandes quilombos. Depois vieram a casa, o monjolo, as roças, o comércio e a capela. Logo nos primeiros anos, Patrocínio foi administrada por uma mulher. Araxá, Patos, Paracatu, Estrela do Sul, Araguari, Monte Carmelo, todos tem íntima relação histórica com a cidade. A participação de minorias na administração, o papel dos líderes do setor privado e dos líderes religiosos serão sempre fundamentais para entendermos como funciona qualquer sociedade. A relação com os vizinhos em toda a região também. É preciso pensar se existe uma identidade patrocinense, se ela é perceptível e como afeta a vida das pessoas e da cidade.

Aquele filminho de memórias na festa de aniversário nos faz pensar no ponto de partida, no caminho percorrido e muda nossa leitura do ponto em que estamos hoje - que não é um ponto de chegada. Ilumina cantos escuros e muda as cores que vemos em nossa realidade. Faz-nos pensar em quanto tempo e energia nos custou para chegar aqui, nos faz pensar para onde queremos caminhar e em como queremos seguir. Faz-nos pensar no que acontece depois que sopramos as (167) velinhas, fazemos nosso desejo e acendemos a luz.

Calma, Juízo e Humildade

O recente"> da “ditabranda” e o aniversário de 45 anos do golpe militar de 1964 nos convidam a pensar o papel e postura da mídia na construção de nossa percepção da realidade. Apesar de todas as qualidades de nosso processo de abertura e transição, da constituição que promulgamos e todos os avanços que fizemos desde então, há muitos pontos sensíveis, questões mal resolvidas, concepções e comportamentos repletos de resquícios da ditadura. Muitos deles são transferidos para o “Quarto Poder”.

Para entender melhor a realidade a nosso redor, precisamos ter acesso a perspectivas variadas. O editorial da Folha de S. Paulo tratando da ditadura na Venezuela se referiu à ditadura militar no Brasil usando o termo “ditabranda”. O termo tenta transmitir a idéia de que os níveis de violência política por aqui não foram tão altos, que o regime teria mantido ou criado “formas controladas de disputa política e acesso à Justiça”, que, comparado a outros regimes na América Latina e no mundo, nossa ditadura teria sido amena.

A reação foi intensa. O debate esquentou, virou conflito e, ao invés de reconhecer os exageros e buscar analisar a questão central (da ditadura) os dois lados partiram para a polarização dos discursos e posturas. A democracia que temos hoje foi quem permitiu o debate e garantiu os direitos de quem participou mas as posturas deixaram claro o desrespeito à diversidade e a defesa de interesses se sobrepôs ao compromisso com os fatos.

Para proteger e fortalecer a Democracia, é preciso garantir o acesso a informação e a liberdade de expressão. É mais importante que um veículo, os leitores e os cidadãos em geral tenham a liberdade de adotar e defender seus pontos de vista do que sua obrigação de serem histórica ou politicamente corretos. Cada um fala o que quiser e vive as conseqüências. Notícias que não sejam baseadas em fatos podem ser facilmente contestadas. Ofensas, calúnias, difamação, preconceito, discriminação, incitação ao crime e outros abusos do tipo são proibidos por lei, passíveis de processo e condenação. Aplicar punição quando necessário é parte do esforço para garantir (ordem) informação e liberdade.

À mídia, impressa ou eletrônica, cabe papel dos mais importantes na disseminação de informação. Espera-se que a cobertura jornalística seja isenta, imparcial, que traga informação, dados, fatos, que ofereça elementos para que seu público possa entender melhor a realidade e tomar suas próprias posições. Quando um veículo qualquer permite que suas posições políticas modifiquem as notícias e alterem a precisão de seu conteúdo, parte para manifestações panfletárias ou partidárias, dá versões distorcidas dos fatos e doutrina seus leitores surgem sérios ruídos na comunicação e, dependendo da intensidade, no próprio jogo democrático. Se suas pautas são definidas fora das redações, se todos têm a mesma postura, dão as mesmas notícias, fazem as mesmas análises, certamente há algo errado. Linha editorial e jornalismo podem e devem conviver mas precisam ser claros e ter seus espaços bem definidos e separados.

A imprensa deve se empenhar em melhorar a qualidade e o acesso a informação e, ao mesmo tempo, promover o diálogo. Mesmo que decida representar um público ou setor específico da sociedade, defender seus próprios interesses políticos, defender opiniões, precisa fazê-lo de modo a manter e a proteger sua credibilidade. O melhor conteúdo é melhor para todos. Até por questões comerciais: melhor conteúdo, mais leitores, maior tiragem, mais anunciantes, maior renda. O público não é burro: se não pode confiar no que é publicado, busca outras fontes – e há múltiplas opções de acesso a informação e uma diversidade enorme de opiniões. Como disse Bucci no Observatório da Imprensa, “Um pouco de calma, um pouco de juízo, um pouco de humildade” vão muito bem para ler e também para escrever jornais.

Se Eu Tivesse Dinheiro

Dinheiro não é o problema, é a solução. Já estamos acostumados a ouvir essa frase como resposta às reclamações de falta de dinheiro. É verdade, na maioria dos casos, que a falta de dinheiro até pode se um problema mas não o dinheiro em si. Por isso a frase serve para meu propósito. Mas há muitos casos em que o problema também não é a falta de dinheiro. No limite, nem a falta de acesso a recursos em geral – mesmo que não sejam financeiros. Muito do que gostaríamos não acontece por falta de muitos fatores, não por falta de dinheiro.

Antes de precisamos de dinheiro para realizarmos qualquer coisa, precisamos de vontade. A primeira condição para agir é ter uma idéia e querer, verdadeiramente, transformá-la em realidade. Não é preciso ter uma idéia revolucionária, inovadora, genial. Para esse ponto em que estamos no argumento, primeiro é preciso querer realizar algo. Mas querer mesmo e se dispor a fazer acontecer, assumir a responsabilidade, cumprir as tarefas. Para qualquer projeto, primeiro é preciso querer e é preciso trabalhar. Mesmo com o dinheiro à disposição, sem vontade e trabalho, nada vai acontecer.

Querendo, é preciso se organizar. Nossa capacidade executiva é limitada. Até podemos pensar que “não há limites para o potencial humano” – o que é verdade quando conseguimos alocar os recursos nas medidas e locais certos, estimular a colaboração entre agentes diferentes, contornar obstáculos e gerenciar os riscos. Planejamento básico mesmo: o que fazer, como, quem, quando, quanto vai custar. Organizar-se, organizar as pessoas que querem e vão trabalhar junto, organizar essas idéias para que outros possam compreendê-las, apoiá-las, comprá-las. Com uma idéia na cabeça, disposição para trabalhar e organização, vamos em busca dos recursos de que vamos precisar.

Pensando um pouco, fica claro que é preciso mais do que dinheiro. Entendemos que vamos precisar de tecnologia, ferramentas, máquinas, todo tipo de insumos; vamos precisar de quem coordene, de pessoal operacional, de terceirizados, de consultores, de gente com capacidade e de gente que será treinada. Entendemos também que vamos precisar ter acesso a esses recursos mas não precisamos desenvolver a tecnologia, produzir os próprios insumos ou desenvolver todas as competências. Pensando, é possível ver que mais do que dinheiro, é preciso ter acesso aos recursos.

Recursos na mão e vontade de transformar uma idéia em realidade por meio de ações planejadas criam a necessidade urgente de gerenciar tudo isso. Sob risco de por tudo a perder, a ação focada com o olhar próximo e atento se torna obrigatória. O princípio é muito simples: saber de onde saiu, aonde quer chegar e como vai fazer o caminho. Acelerador, freio, volante, retrovisores, 60 quilômetros em uma hora – qualquer um entende a relação entre essas idéias. Aplicá-las exige treinamento, disciplina, atenção para que todo o resto não se perca.

Mas “o resto”, nesse caso, é tudo. Na verdade, somos um dos povos mais criativos e empreendedores do mundo; temos conhecimento e tecnologia; temos quantidades enormes de mão de obra e muita gente trabalhando para sua qualificação inclusive nos níveis gerenciais. Aos poucos estamos aprendendo a planejar e gerenciar inclusive no setor público e no terceiro setor. Dinheiro? Há quem se preocupe em querer dinheiro sem trabalhar por ele, sem contrapartidas, sem transparência e sem prestação de contas. Há quem não se preocupe em usá-lo bem. Os editais de seleção de projetos públicos, as sobras orçamentárias e denúncias de corrupção são apenas algumas provas disso. Há quem não se incomode em não trabalhar e fazer por merecer. Há quem prefira esmola a salário, doação a renda, dependência a auto-sustentabilidade. Há quem queira mesmo é não fazer nada e continuar repetindo: “ah se eu tivesse dinheiro”.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Música ao Vivo no Chão de Minas

Acontece hoje, 3/4, mais uma apresentação de música ao vivo no Chão de Minas. Nessa edição, o baterista Jimmi recebe Brian Hornbuckle para tocarem muito blues, funk e rock n' roll juntos. Não será a primeira vez em que o baterista residente em Patrocínio traz convidados internacionais para se apresentarem por aqui. A julgar pelos outros shows, o evento disputado será disputado de alta qualidade.

Jimmi convida Brian Hornbuckle
Blues, Funk & Rock n' Roll
Chão de Minas, 3/4

Acústika: Orloff com Rock


Depois de ter passado um temporada sem muitas aparicões públicas, essa será a 3a apresentação da banda Acústika em pouco mais de um mês. A volta foi em uma festa só para convidados em que muita gente ficou de fora mas quem entrou se divertiu muito e gostou do show. Duas semanas depois eles animaram o Festival do Macarrão com um show que durou muito mais do que a comida e deixou todo mundo com gosto de quero-mais.

Hoje, 3/4, a Acústika ataca novamente e dessa vez regada a vodka grátis até a meia-noite. A banda volta à Colombo para a festa Orloff Sessions: "um dos eventos mais tradicionais da Colombo" segundo o anúncio no Agito Patrocínio. Lá devem tocar parte do extenso repertório que inclui hits do pop rock nacional e internacional.

Maiores informações pelo 8869 9899

quinta-feira, 2 de abril de 2009

1o Lugar em Todas as Categorias

Com informações do Patrocíno Online

Os atletas Thiago Resende Pereira e Vitor Hugo Oliveira Silva ficaram com o 1o lugar nas duas categorias que cada um disputou somando mais 4 medalhas para a dupla. Eles disputaram a V Copa Uberaba de Kung Fu, no último dia 29/3, que contou com cerca de 70 representantes do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Thiago é professor de Kung Fu na modalidade Wushu Moderno e de Tai Chi Chuan. Vitor Hugo, de apenas 10 anos, é seu aluno e segundo o professor, já tem "um futuro promissor nas Artes Marciais". Eles treinam na academia Cia do Corpo e tem o patrocínio da Floema Nutrição Vegetal. Entre os principais objetivos ainda para esse ano estão disputar o X Brasil Open de Kung Fu e Tai Chi Chuan e o II Campeonato Mundial Aberto de Artes Marciais.

Definido Amador de Futebol na 3a Divisão

O Campeonato Amador da 3a Divisão de Futebol de Patrocínio começa dia 19/4 e deve durar cinco meses. Serão 19 times dividid0s em duas chaves. Os times jogam entre si na primeira fase e os 4 primeiros de cada uma delas se classifica para a próxima. Da segunda fase, sairão 4 semifinalistas e, depois claro, os finalistas. Haverá ainda disputa pelo 3o lugar e as regras incluem o critério de melhor campanha para a classificação.

Câmara Faz Reunião Extraordinária Para Debater Presença de Menores na Expopatro

O debate sobre a entrada de menores na Festa da Cidade chega à Câmara dos Vereadores e será pauta de reunião extraordinária no dia 8/4 às 19h. Além dos próprios vereadores, serão convocados os Secretários de Esporte e Lazer, Eventos e Segurança Pública e representantes dos Conselhos Tutelar e da Infância e Juventude. Serão convidados também o Delegado de Polícia, o Comandante da Polícia Militar, a Promotoria de Infância e Juventude, a Juíza da Vara de Infância e Comissários de Menores e representante do Sindicato Rural.

Todos os cidadãos podem assistir a reunião mas para fazer uso da palavra é preciso seguir as regras da casa que inclui inscrição antecipada. Para maiores informações, ligue para 3839 1950.

Cidadania no Legislativo Inaugura Novas Instalações

Nessa quarta-feira, 1/4, a Câmara dos Vereadores apresentou as novas instalações do Projeto Cidadania no Legislativo. Lá funcionam um telecentro que oferece internet gratuita, noções básicas de computação, uma biblioteca com mais de 1.800 títulos e assistência jurídica gratuita. O curso de Linux tem aulas duas vezes por semana e duração de 2 meses. O curso de Windows tem aulas todos os dias da semana, dura 3 meses e fornece certificado. As inscrições devem ser feitas no próprio Projeto que funciona das 8h às 20h na Rua Joaquim Otávio de Brito, 352, onde antes estava a Secretatia de Ação Social.

Para informações pelo telefone, ligue para a Câmara no 3839 1950 e peça para falar no Cidadania no Legislativo.

Inscrições Abertas para Curso de Oratória

A ACIP e a CDL oferecem o curso de oratória "Como Falar em Público" com o instrutor Moacir Cardoso de 22 a 25/4 sempre das 19h às 23h. A carga horária será de 16horas/aula e o investimento será de R$ 248 a vista ou R$ 268 em duas vezes para associados. Não-associados devem pagar R$ 350. As vagas são limitadas.

Para maiores informações, ligue para 3831 5500. Para ver a notícia completa, clique aqui.

Empresários se Mobilizam para Criar Sociedade Garantidora de Crédito

Representantes da ACIP e do CDL de Patrocínio entregaram carta consulta sobre a implantação da Sociedade Garantidora de Crédito (SGC) ao Sebrae Nacional em reunião em Patos de Minas.

Sociedades Garantidoras de Crédito são instituições formadas pela iniciativa empresarial com o objetivo de prestar serviços de concessão de garantias complementares e assessoria técnica aos seus associados. São formadas por micro e pequenas empresas que buscam, por meio do associativismo, aumentar seu poder de barganha junto às instituições financeiras melhorando assim suas condições de acesso a financiamentos.

Após a entrega da carta consulta, o Sebrae Nacional tem 60 dias para responder mas o diretor presente ao evento diz que esse tempo deve ser menor devido à mobilização do empresariado regional. As etapas seguintes serão a construção de um diagnóstico para verificar o potencial da região, depois um plano de negócios para mensurar a capacidade de empréstimos, o número potencial de associados e quanto cada um teria que aportar para se tornar um sócio beneficiário da garantia.

Depois de criada a unidade na região ao Alto Paranaíba, o segundo passo será definir a cidade-sede e Patrocínio tem boas chances de ser escolhida por suas localização estratégica entre Araxá e Patos.

Para ver a notícia completa, clique aqui.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Encontro do Milho Começa 3/4

O IV Encontro do Milho acontecerá nos dia 3 e 4 de abril na Fazenda Experimental da Funcecp - Fundação Comunitária Educational e Cultural de Patrocínio. O evento é promovido anualmente pela Coopa - Cooperativa Agropecuária de Patrocínio e traz conhecimento para o produtor de toda a região. Essa será a quarta edição do evento e os organizadores esperam reunir mais de mil participantes. Veja a Programação:

Sexta-feira, 3/3
  • 19h30 - Palestra "Produção da Silagem de Planta Inteira em Alta Qualidade" com Prof. Dr. João Ricardo Alves Pereira - Universidade Estaudal de Ponta Grossa/Castro - PR.
  • 20h30 - Palestra "Silagem de Milho de Alto Valor Nutritivo" com Msc Cláudio Prates Zago, Engenheiro Agrônomo Universidade Federal de Viçosa.
Sábado, 4/3
  • 9h às 9h30 - Inscrições e Café da Manhã
  • 10h - Início do Ciclo do Milho
  • 13h - Almoço

Informações na Coopa pelo 3151 7300. Para visitar os sites, clique em Coopa ou Funcecp.

Encenação da Paixão de Cristo dia 8/4

A Encenação da paixão, morte e ressurreição de Cristo acontecerá no próximo dia 8 de Abril na Praça Santa Luzia. Este ano será sua 16ª edição. Sendo apresentada ininterruptamente por 16 anos, ela poderá ser tombada como patrimônio cultural e imaterial de Patrocínio, como prevê a Lei Robin Hood. A primeira encenação da paixão, morte e ressurreição de Cristo aconteceu no ano de 1993, sob a direção de Roberto Gonçalves Borges, com apoio da Fundação Casa da Cultura de Patrocínio. A partir do segundo ano o espetáculo passou a ser dirigido pelo ator e diretor de teatro, Flávio de Freitas Arvelos, que até a presente data está na coordenação do grupo. A promoção do evento é da Fundação Casa da Cultura e organização da Cia. Máxima de Teatro e elenco voluntário. Conta ainda com apoio da Prefeitura de Patrocínio, através de suas secretarias, bem como das paróquias da cidade, em especial, Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio e também do Tiro de Guerra 04-020. O espetáculo sempre acontece na quarta-feira da Semana Santa, após a procissão do encontro, às 20h30.