domingo, 21 de junho de 2009

Como Dar a Volta Por Cima

Por Mônica Othero Nunes

Ao ouvir a história do jornaleiro palestrante Jussier Ramalho fiquei pensando em quantas vezes em nossa vida perdemos nosso tempo e até a chance de fazer algo cujo alcance não só vai mudar nossas vidas mas também a vida daqueles que estão próximos de nós. Deixma-nos contaminar por comentários como "isso não vai dar certo", "cuidado, a crise está aí", ou "ninguém muda nada" e "porque fazer diferente?"

Esse "cara" cuja infância foi pobre - para não dizer paupérrima, desde cedo entendeu que só sonhar não batava, que ele deveria criar um meio para realizar seu sonho. Planejou asism escrever bilheres expressando sua vontade de ganhar uma Monark. Espalhou os papeizinhos por todos os cantas de Natal, Rio Grande do Norte até que um pastor estrangeiro o presentou com a bicicleta. Essa e outras histórias estão registradas no livro "Você é sua Marca". E olha que ele só cursou até a quarta série primária. Mas como ele mesmo fez questão de ressaltar, sempre teve "gosto pela leitura". Atualmente, ele lê três livros por mês sem falar nos jornais e revistas.

A Acip/CDL, ao associar essa palestra com a Campanha do Agasalho, conseguiu unir um tema de interesse coletivo que é a motivação pessoal como diferencial na vida pessoal, nas empresas e na comundiade com uma situação real vivenciada por muitos. O frio está aí e cadê o cobertor?

Sem falar que se associando ao Sebrae MG e à Federaminas, as empresas que apoiaram o evento -Bebidas Marra, Rádio Difusora, Unicerp Jurnio, Portfólio e até a Prefeitura - transformaram o custo em benefício.

Parabéns à diretoria da Acip/CDL por essa iniciativa!

Além disso, me causou emoção, satisfação assisitir à abertura dessa palestra por um grupo de pessoas devidamente uniformizados, sintonizados e apaixonados pela moda de viola. Pessoas cuja faixa etária, profissão, religião, opção política, condição financeira ou educacional não causaram interferência nenhum ano AMOR por aquilo que fazem. A música "puxada" em cada nota traduziu este sentimento, o companheirismo ao grupo e a escola de música Tom Maior, com a direção das irmãs Eliane e Simone. Como ressaltou o palestrante Jussier: "as vezes em nossa vida [e preciso piorar para melhorar".

Neste noss mundo tão ocidental aprendemos a criar obstáculos e deveríamos aprender a superar barreiras como fez Jussier e como estão fazendo Eliane e Simone.

Nenhum comentário: