quinta-feira, 23 de julho de 2009

Orçamento Participativo

Nome bonito quando colocado em prática... Mas, o que estas duas palavras tem a ver com a vida de todos nós?

Simples.

Através do orçamento participativo você estará contribuindo, influenciando, acompanhando o destino do dinheiro público,"sonho" de todos nós, não é mesmo?

Ou seja, você poderá falar sobre a necessidade do seu bairro, da sua comunidade, juntamente com as autoridades e organizadores deste evento.

Mas, por que temos a impressão que muito mais que a boa vontade teremos que acreditar que o Legislativo e o Executivo irão trabalhar para a execução do que foi apurado nas reuniões, cujo tema foi orçamento participativo? Porque, talvez a nós, não foi ensinado participar, fazer perguntas, pedir explicação... Vivemos muitos anos sob o efeito da ditadura, do calar, aceitando muitas vezes decisões vindas de cima para baixo e na vertical...

Muita gente ainda acha que não adianta participar, pois os políticos vão continuar a privilegiar o que eles acham necessário; ou que terminado o mandato, adeus ao que estava sendo feito. Isso pode ser real, mas caberá a você ficar atento, sair na frente e não correr atrás. Não aceite respostas prontas, vazias; procure traçar objetivos que vão favorecer a todos que vivem no seu bairro ou comunidade. Busque objetivos coletivos que vão proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Para que essas reuniões que estão programadas pela Prefeitura Municipal tenham participação de todos é preciso realizar uma boa divulgação através de todos os meios de comunicação, calendário previsto, local, horário, se preciso for, que se use carro de som.

Para que tal evento seja mesmo pró ativo é preciso que todos os gestores municipais estejam presentes: planejamento, administração, fazenda, segurança e trânsito, obras, cultura, saúde, educação, desenvolvimento social, esporte, recursos humanos.

Aliás, tenho notado que em alguns eventos realizados ultimamente na cidade, poucos gestores se fazem presentes, o que é uma pena, pois o contato com o povo revigora a democracia.

Assim vamos traçar desde já o que queremos. Ficar na apatia, colocando a "culpa" no governo, esperando cair do céu, não ajuda a melhorar a vida do seu bairro ou comunidade.

O que eu gostaria é que alguém me explicasse por que durante as campanhas tomamos conhecimento de diversos projetos (ou promessas), se depois ficamos sabendo da elaboração do orçamento participativo?

Deveriam durante a Campanha falar pouco e ouvir mais! Aquele famoso bloco de anotação no bolso da camisa é melhor do que qualquer assessoria.

Alguns projetos (ou promessas) até repetitivos, como reabrir a estância hidromineral Serra Negra, retirada dos trilhos de ferro, passarela ligando bairro Nações, (idem Congonhas), colocação de câmeras no Centro e bairros distantes, criação do cinturão verde, criação de um clube para trabalhadores do comércio, criação de um restaurante popular, coleta de lixo seletiva, criação de um posto de atendimento só para idosos, instalação da faixa azul, demolição da cadeia pública ,criação do centro de identificação da mão de obra cafeeira, vinda de uma universidade ... Que barbaridade, tchê! O que queremos é muito simples: que se faça uso do dinheiro público em benefício do povo e do que ele deseja: saúde, educação, segurança, capacitação, lazer. Eu já estou com a minha lista para o meu bairro: nivelamento dos passeios públicos, rampa para cadeirantes, biblioteca (de livros reais) na escola, organização do trânsito das ruas centrais, oficina de trabalho ao ar livre na praça com valorização do artesanato mineiro, incentivo a um grupo musical bem regional como o de viola com apresentação periódica, preservação total do casarão da Praça da Matriz onde funciona a Casa da Cultura, construção de passeio central para quem pratica caminhada na av Dom José André Coimbra, criação das ciclovias, colocação de lixeiras temáticas e educativas (observe o estado das lixeiras da Av Rui Barbosa), uso de uniforme completo para os garis da limpeza pública, promover um mutirão da limpeza no bairro conscientizando sobre o lixo, acúmulo de água, perigo de dengue, plantar árvores nos canteiros onde as mesmas morreram ou foram cortadas (incentivando moradores para cuidar), incentivar as Escolas de Samba, promovendo um autêntico carnaval ,desenvolver um projeto musical com apresentação de seresteiros, criar espaço para banheiro público nas praças principais e bebedouro, criar o museu do café (já que é considerado nossa atividade agrícola principal), realizar sessões públicas com vereadores na escola, equipamento total da delegacia de polícia para pleno funcionamento inclusive a de mulheres, criação da polícia comunitária nos bairros, transferência de desfiles públicos para o espaço cultural ou praça Honorato Borges (valorizando o espaço histórico ), demolição do atual coreto da MATRIZ e criação conforme coreto original valorizando aquele espaço Público, uso de uniforme para funcionários públicos em todos os setores e escalões, criação da página online da Prefeitura e Câmara sobre licitação, prestação de contas, recursos, projetos, eventos, despesas, fale com o secretário ou prefeito, reforma do Pronto Socorro Municipal, substituição da muda de pau brasil plantada quando comemoração dos 500 anos na praça da prefeitura... a que está lá morreu faz tempo...

E você já está com a sua lista?

Nenhum comentário: