terça-feira, 17 de novembro de 2009

Começa a Semana Global de Empreendedorismo

PEGN
De 16 a 22 de novembro, uma série de eventos será realizada em 90 países. No Brasil, as ações vão mobilizar 4,5 milhões de pessoas

Na manhã desta segunda-feira (16) foi dada a largada para a Semana Global de Empreendedorismo, que ocorre simultaneamente em 90 países de 16 a 22 de novembro. Durante o evento de abertura no Mube (Museu Brasileiro da Escultura), em São Paulo, Rodrigo Teles, presidente da Endeavor, afirmou que, neste ano, a Semana vai mobilizar 4,5 milhões de pessoas no Brasil, contra 1,5 milhão do ano passado. Em seu discurso, Teles reforçou as cinco características de um empreendedor de sucesso: ter paixão pelo que faz; capacidade de inovar; sonhar grande; transformar iniciativa em acabativa; e fazer tudo isso com padrões éticos e sustentáveis. Também participou da abertura do evento o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, que reforçou o papel da entidade em levar conhecimento aos pequenos empresários brasileiros. “Com formação e acesso a informação os empreendedores estarão mais preparados para administrar suas empresas”, disse Okamotto.

Também participaram do evento o deputado federal e ex-prefeito de São José dos Campos, Emanuel Fernandes, o especialista em empreendedorismo Fernando Dolabela e Telmo Costa, do Movimento Brasil Competitivo. Num debate mediado pelo jornalista Carlos Alberto Sardenberg, eles discutiram empreendedorismo e políticas públicas. “O governo muito faz quando não atrapalha e cria burocracias desnecessárias para o empresário”, disse Sardenberg. "Não temos praticamente educação empreendedora”, afirma Dolabela. “O caminho para empreender seria apostar na educação.”

Em outra discussão, Altair Assumpção, do grupo Santander Brasil, Ricardo Guimarães, da Thymus Branding, e Paulo Veras, da Endeavor, falaram sobre empreendedorismo sustentável. “Nada é 100% sustentável”, afirma Guimarães. “O importante é entender o impacto causado e minimizá-lo, mudando a forma de produzir, extrair, armazenar, transportar e consumir.”

Confira a agenda de eventos da Semana no site http://www.semanaglobal.org.br

Nenhum comentário: