terça-feira, 22 de junho de 2010

Capacitação em Projetos para Militantes da Cultura

Durante a tarde de hoje, 22/6, aconteceu a Capacitação sobre o Fundo Estadual de Cultura, o FEC. Por meio de uma parceria entre o governo local e a Secretaria de Estado de Cultura, Flávia Viana passou algumas horas ensinando como inscrever projetos no FEC.

Estiveram presentes representantes de várias associações e movimentos culturais de Patrocínio como as Folias de Reis, a União dos Artistas Plásticos, a Academia Patrocinense de Letras, a Sociedade Amigos da Biblioteca Pública, ativistas do Hip Hop entre outros. Dos mais de 800 municípios mineiros, menos de 30 terão essa oportunidade que representantes de Abadia dos Dourados, Campos Altos, Guimarânia e Patos de Minas decidiram aproveitar aqui.

O Fundo é um mecanismo complementar à Lei de Incentivo à Cultura. "Ele destina-se àqueles projetos que, tradicionalmente, encontram maiores dificuldades de captação de recursos no mercado. O seu objetivo é o de estimular o desenvolvimento cultural nas diversas regiões do Estado, com foco prioritário para o interior."

O edital de seleção de projetos para o FEC não foi aberto e o site da Secretaria de Estado de Cultura vai sair do ar no próximo dia 26/6 devido às restrições provocadas pelo período eleitoral. A capacitação se antecipou a essas restrições e, mais do que isso, ofereceu conhecimentos, dicas e ferramentas para que os participantes possam se organizar, planejar suas ações, elaborar projetos e captar recursos por meio desta e de outras ferramentas, em outras esferas de governo e inclusive no setor privado.

Nenhum comentário: