sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Delegacia Passará a ser Regional em 2009

Patrocínio On-Line

Nossa reportagem apurou que entre janeiro e fevereiro Patrocínio passará a contar com uma Delegacia Regional de Polícia Civil. Atualmente a 13a Delegacia Seccional atende cidades da comarca e com a instalação da Regional a abrangência será maior inclusive não necessitando de recorrer a Patos de Minas para vários serviços.

Com a elevação a Regional, a Delegacia de Polícia Civil de Patrocínio será independete e terá orçamento próprio resultando no aumento de servidores, veículos e inclusive passando a contar com a banca do Detran.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Missa do Galo na Catedral

Mais Um Online

A Igreja Matriz, em reformas há mais de 2 anos, vai realizar, hoje 24/12, a tradicional Missa do Galo. A celebração, cheia de simbologia cristã, é realizada tradicionalemnte em países católicos depois do jantar da Véspera de Natal qeu começa à meia-noite de 24 para 25 de dezembro.

Seu nome consagra a lenda segunda a qual, à meia-noite de 24 de dezembro, um galo teria cantado anunciando a vinda do Messias. Na Missa do Galo já todas as velas do Advento se encontram acessas e canta-se o cântico de Glória. Dada sua impotância, o próprio Papa faz questão de rezá-la.

Tradicionalmente, depois da missa, as famílias voltam para casa, colocam a imagem do Menino Jesus no Presépio, distribuem os presentes e compartilham a Ceia de Natal. A Missa do Galo é celebrada em Roma desde o século V na Basílica de Santa Maria Maior.

Na Matriz, a Missa do Galo será celebrada pelo Padre Olivar Constantino.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Olimpíadas Pif Paf Terminaram no Domingo

Patrocínio On-Line
A 1º Olimpíadas Pif Paf foram encerradas neste Domingo. O evento que durou mais de um mês, foi um grande sucesso na unidade e teve seu objetivo cumprido: unir os profissionais de diversas áreas da empresa em um evento que reuniu diversão e esportes. Como não podia deixar de ser, muitas histórias boas e novas amizades surgiram e o respeito entre todos foi uma das marcas do evento. A delegação da Argentina, que ficou na liderança por boa parte do torneio, se sagrou a campeã no quadro geral de medalhas fechando a conquista com a medalha de Ouro no Futsal Masculino.

Exposição de Artes Plásticas até dia 24/12

André Luiz Costa
A União dos Artistas Plásticos de Patrocínio (UNAPP) deu início a mais uma exposição. As obras de arte estão expostas onde funcionou o comitê de campanha do prefeito Júlio Elias, na praça Santa Luzia. A exposição estará aberta ao público até o dia 24 de dezembro funcionando até às 22h. As informações são de uma das expositoras, a artista patrocinense Irene Marra.

ACIP/CDL Continuam Com Feliz Cidade

André Luiz Costa
DECOM/ACIP CD

Continuam com grande sucesso os eventos da Campanha de Natal da ACIP e CDL. Um grande número de pessoas tem comparecido à praça Santa Luzia para conferir as apresentações dos artistas locais. Segue também o “Natal nos Bairros” com artistas de Patrocínio se apresentando e a realização de sorteios da campanha. Quanto ao Papai Noel, o “Bom Velhinho” segue recebendo as crianças e adultos em sua casa na praça Santa Luzia até o dia 24 de dezembro. ACIP e CDL alertam apenas que o Papai Noel, no dia 24, ficará em sua casinha de 17h às 20h. O “Natal da Feliz Cidade” sorteia nesse ano mais de 300 prêmios, sendo o principal um carro zero quilômetro. O sorteio dos prêmios principais será no dia 30 de dezembro, às 18h, na ACIP/CDL.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Você Viu Isso?

Você já viu essa placa em Patrocínio?
Ela
apresenta informações sobre porque devemos reciclar e está no estacionamento do Supermercado Manuel Nunes estrategicamente colocada a centímetros de onde o Roberto, sim o nome dele é Roberto, recolhe material para reciclagem para gerar renda.

Que tal?
Uma latinha de alumínio reciclado economiza energia suficiente para manter uma televisão ligada por 3 horas.

Agora no final de ano, as oportunidades são muitas: as latinhas do churrasco, o papel e o papelão dos embrulhos e caixas, as garrafas de água e refrigerante, as propagandas e até os cartões de natal que você não vai guardar, tudo isso pode ser reciclado.

Passe por lá, pare, leia e adote a idéia!

Entre o Ano Novo e o Natal

Não se enganem: o que engorda não está entre o Natal e Ano Novo. Isso mesmo. Não é o peru da ceia que engorda, é o que comemos todos os dias. Não conseguimos o que queremos fazendo desejos mas trabalhando. Mesmo assim, concentramos uma quantidade desproporcional de expectativa e otimismo neste período de festas. Fazemos grandes resoluções, tomamos decisões que estavam adiadas, fazemos promessas. Pode ser por influência do espírito natalino ou porque promessas de ano novo duram menos que a ressaca da festa de Réveillon. Mas, seja qual for a razão, prestar mais atenção nessa dinâmica pode, verdadeiramente, mudar nossas vidas.

As promessas de ano novo têm tanta credibilidade quanto promessas de político em época de eleição. Duvidamos mas damos ouvido, queremos acreditar e, em alguma medida, até orientamos algumas decisões pensando nelas. Mas, lá no fundo, ficamos muito desconfiados quase apostando quanto tempo elas vão durar. Evidentemente, acabamos por provocando o que queríamos evitar. Não fazemos nada para que elas se tornem realidade. Pensamos que não vão dar certo e contribuímos para que não dêem mesmo. Mas as promessas carregam em si algum desejo ou a resposta a alguma necessidade. Quando as boicotamos, estamos jogando contra nós mesmos.

Nesse período, sempre pensamos em dinheiro. Queremos ganhar mais dinheiro e queremos gastá-lo melhor. Queremos mais planejamento, queremos mais controle, queremos mais resultado. Revemos as contas, fazemos orçamento novo. Avaliamos onde dá para apertar o cinto e como faremos para conseguir o que queremos. Pensamos em como garantir o plano de saúde, as mensalidades e o material da escola, o bom e velho “leite das crianças”. Pensamos na casa, nas férias, no carro. Mas, se as promessas de ano novo se parecem com as promessas eleitoreiras, nossas preocupações com dinheiro privado também se parecem com nossas preocupações com o dinheiro público. Prestamos atenção quando o orçamento é aprovado ou quando há algum escândalo. No cotidiano, queremos achar que está tudo dentro do esperado. Até que comecemos a fazer novos planos – ou até que falte dinheiro.

Para conseguir dinheiro e resultados, o caminho é o trabalho. Dinheiro honesto vem mesmo é de trabalho com dedicação e competência e de seus resultados. Parece ridículo dizer isso - de tão óbvio - mas aceito o risco: quer resultados? Trabalhe por eles. Os tais desejos e necessidades que mencionei nem sempre significam a ação necessária para que sejam atendidos. É simples assim: você quer uma coisa, corra atrás. Simples, mas não acontece. A promessa não significa esforço, logo não há resultado. Pensar nos termos da Física chega a ser divertido: trabalho é a transferência de energia pela aplicação de uma força ao longo de um deslocamento. Em “português”: para que algo mude de lugar, é preciso fazer força. Se queremos algo, precisamos trabalhar de maneira continuada e organizada para consegui-lo.

Para conseguir resultados é preciso fazer votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo o ano todo e trabalhar para construí-los. A promessa de eleição e a de ano novo exigem atenção, planejamento, dedicação, disciplina e muito trabalho para deixarem de ser promessas vazias. Usar melhor o dinheiro, público e privado, depende também de atenção, planejamento, dedicação, disciplina e muito trabalho. Resultados melhores e conquistas são conseqüências de trabalho. Para acontecer qualquer mudança, é preciso “transferir energia pela aplicação de uma força ao longo de um deslocamento”. É preciso trabalhar. Mandar cartões com grandes votos é ótimo mas precisa ser acompanhado de ações que construam as tais felicidade e prosperidade. Vale caprichar na árvore, na ceia e nos presentes. Vale vestir branco, pular ondas, jogar sementes de romã. Dá para começar com alimentação balanceada, exercícios regulares, sono e lazer. Dá para se dedicar mais a sua própria família, a seu bairro, a sua cidade. Dá para fazer muito. Mas esperar que o Papai Noel, seu chefe ou o prefeito realizem seus desejos, isso não dá. Porque o que fazemos entre o Ano Novo e o Natal é que conta.

Teatro em Apresentação Única Hoje, 18/12

A Rede Hoje apresenta "Procura-se mulher perfeita.com" que será encenada no dia 18/12 em Patrocínio. Os veículos da rede: revista Hoje Magazine, Patrocínio Hoje e TV Hoje serão o apoio cultural de parte da divulgação da peça que tem no elenco atores das redes Record, SBT e Globo. O espetáculo, uma comédia, será apresentado no dia 18/12 no Lions Clube de Patrocínio e os preços variam de R$ 15 a R$ 20.

Clique aqui para ver a notícia completa com maiores informações.

Falando Bem de Patrocínio

A escritora Odete Machando, de Uberlândia, esteve em Patrocínio e mandou a mensagem abaixo para o site Patrocínio Hoje.

"Sou a escritora Odete Machado.


É com muita alegria que venho cumprimentá-los pela bela cidade, a qual recebeu-me carinhosamente. Tive o prazer de passar uns dias em Patrocínio e fiquei encantada com tudo. Moro aqui em Uberlândia que também é uma cidade linda, mas amei estar aí e conhecer um pouco de tudo.

Não conheço nada de vocês mas com certeza tem destaque em sua cidade. Venho gentilmente cumprimentar a todos através de vocês. Que a minha próxima visita que possa visitá-los e conhecer um pouco mais de tudo dessa cidade aconchegante. Parabéns a todos.

Atenciosamente. Abraços."

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Inscrições para CET Cerrado Terminam Hoje, 17/12

As inscrições para o processo seletivo do Centro de Educação Tecnológica do Cerrado de Patrocínio - CET Cerrado se encerram hoje, 17/12. Há vagas para os cursos de Agropecuária (diurno), Informática e Turismo e Hospitalidade (noturnos) todos com duração de um ano e meio. As mensalidades serão de R$ 279,00 para qualquer um dos 3 cursos. Há uma política de bolsas que se aplica. As inscrições são gratuitas mas a contribuição com 1kg de alimento não perecível é bem-vinda. As provas acontecerão dia 20/12.

Para maiores informações, ligue para 3839 3737 ou clique aqui para visitar o site.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Patrocínio e Cerrado São Destaque em Estudo Sobre Café

Um estudo realizado pela Conab mostra Patrocínio como maior produtor de café do Estado, o Cerrado como área de maior produtividade, como maior área de café irrigado de Minas, com maior uso de colheita mecanizada e o primeiro a obter a certificação de origem do produto.

Clique aqui para ver a notícia completa no Patrocínio Hoje, clique aqui. Para ver o estudo, clique aqui.

Ainda é Tempo de Dignidade e Justiça

O texto de Mônica Nunes sobre Direitos Humanos foi publicado no site Patrocíno Hoje. O site recebe a opinião dos leitores em seu espaço Plural e trouxe o tema de volta à pauta da mídia local.

Em seu texto, Mônica chama nossa atenção para situações cotidianas em Patrocínio que merecem nossa atenção e nossa intervenção. Destaco aqui um trecho:

"Não podemos fechar os olhos para situações de abandono e violência. Não podemos permitir que seres humanos sejam ridicularizados por sua condição social, cultural, mental, econômica. A que sociedade pertencemos? Ainda temos tempo de trabalhar pela dignidade e justiça."

Para ler o texto completo, clique aqui.

Recursos do Costelão do Rotary Chegam à Creche

O Rotary Brumado dos Pavões repassou R$ 3.500,00O à Creche Irmã Maximiliana. O dinheiro é proveniente do 1o Costelão do Rotary que contou com mais de 500 presentes no último dia 23/11.

Cristiano João Naves, presidente da creche, disse que "esse dinheiro veio em ótima hora porque estamos há meses sem receber o repasse municipal e precisamos quitar várias dívidas que se acumularam. Agora poderemos trabalhar com um pouco mais de tranquilidade."

Para entrar em contato com a Creche, ligue para 3831 4242. Para ver a notícia completa, clique aqui.

Amigos do Papai Noel Arrecada Brinquedos

Patrocínio On-line/Renato Oliveira

Uma campanha que visa levar mais alegria a várias crianças no Natal volta a ser realizada pela terceira vez. Os "Amigos do Papai Noel" já estão trabalhando para a arrecadação de brinquedos que serão distribuídos em diversos bairros de Patrocínio no dia 25/12. A campanha teve início por iniciativa de um grupo de amigos que recolhem os brinquedos noos e usados em casas e no comércio local. Para este ano, a expectativa é que sejam arrecadados aproximadamente 2.000 brinquedos.

As pessoas quepuderem ajudar nessa campanha podem entrar em contato com Reinaldo pelos telefones 9109 9100, 3831 4275 ou 3831 6868 ou no no Mister Lanches (Av. José Maria Alkimin em frente ao PTC). A distribuição dos brinquedos terá início no dia de Natal (25) a partir das 14h saindo do Mister Lanches e passando por vários bairros da cidade.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Inscrição para CET Cerrado Terminam dia 17/12

As inscrições para o processo seletivo do Centro de Educação Tecnológica do Cerrado de Patrocínio - CET Cerrado se encerram no próximo dia 17/12. Há vagas para os cursos de Agropecuária (diurno), Informática e Turismo e Hospitalidade (noturnos) todos com duração de um ano e meio. As mensalidades serão de R$ 279,00 para qualquer um dos 3 cursos. Há uma política de bolsas que se aplica. As inscrições são gratuitas mas a contribuição com 1kg de alimento não perecível é bem-vinda. As provas acontecerão dia 20/12.

Para maiores informações, ligue para 3839 3737 ou clique aqui para visitar o site.

Universitários Doam Alimentos a Creches


Alunos dos cursos de Educação Física e Pedagogia do Unicerp doaram 300 litros de leite e 70 litros de óleo a duas creches de Patrocínio. Os alunos de Ed. Física arrecadaram os alimentos durante a 1a Gincana Esportiva e Cutural. Os futuros pedagogos, na inscrição para mini-cursos. Para ver a notícia completa, clique aqui.

Curso de Oratória dias 15 e 16/12

A Associação Comercial e Industrial de Patrocíno (ACIP) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) promovem, em parceria com a MC treinamentos, o curso "Como falar em público (Oratória)". A carga horária é de 16 horas/aula e o treinamento será ministrado nos dias 15 e 16 de dezembro. O Horário das aulas será de 19h às 23h.

As vagas são limitadas e há preços especiais para associados. Maiores informações pelo 3831 5500. Para visitar o site da Acip/CDL, clique aqui.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Taekwondo de Patrocínio se Destaca

Patrocínio On-Line

Foi realizado no dia 07 de Dezembro último na cidade de Uberlândia, a Copa Futel de Taekwondo, Patrocínio foi muito bem representada por dois atletas da Academia Garras. Na categoria Faixa Colorida Feminina a atleta Sara Lícia Cândido se sagrou Campeã e na categoria Faixa Colorida Masculino o atleta Celso Henrique Boufleuer também ficou com o 1º Lugar.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Noite Solidária à Creche Santo Antônio

A Creche Santo Antônio recebe a comunidade hoje para Noite Solidária com a dupla Carlos Henrique e Daniel. A festa começa às 20h30 no Rotary Brumado dos Pavões.

Último Dia para Inscrições no Vestibular Unicerp

Terminam hoje as inscrições para o Vestibular 2009 do Unicerp - Centro Universitário do Cerrado. Todas as informações sobre cursos, vagas, turnos, mensalidades e todo o processo seletivo estão disponíveis no site do Centro: www.unicerp.edu.br.

Inscrições só até hoje, 11/12. As provas acontecerão dia 14/12, os resultados são esperados para 17/12 e as inscrições entre 18 e 23/12.

Para visitar a página do vestibular, clique aqui. Por telefone, ligue para 3831 3737

Rede Hoje Traz Peça a Patrocínio

Com informações de Patrocínio Hoje

A Rede Hoje apresenta "Procura-se mulher perfeita.com" que será encenada no dia 18/12 em Patrocínio. A peça tem atores das redes Record, SBT e Globo no elenco. O espetáculo, uma comédia, será apresentado no Lions Clube de Patrocínio e os preços variam de R$ 15 a R$ 20.

Veja a notíca completa com mais informações clicando aqui.

Kart Clube de Patrocínio Acelera em Prol da Solidariedade


Patrocínio On-Line

O Kart Clube de Patrocínio promoveu domingo, 30/12, uma corrida de arrepiar onde o pessoal acelerou muiiiito!!! E a aceleração em nome da fraternidade e igualdade. Sensibilizados com o drama que vivem nossos irmãos Catarinenses, os "kartistas" doaram o valor das inscrições e premiação para auxílio aos mesmos.

A direção do Kart Clube de Patrocínio convida a todos amantes do Automobilismo e do Esporte qeu venham prestigiar nso finais de semana os corredores, onde ao mesmo tempo poderão ver e até mesmo sentir a emoção de pilotar um kart a 130km/h e a adrenalida a mil.

Câmara Divulga Orçamento 2009

A aprovação do Orçamento Municipal 2009 e, especialmente, sua divulgação no site da Câmara, permitiu a todos vermos a expectativa de receita do Município e a previsão de distribuição dos recursos. Como exemplo, com valores arredondados, dos R$ 128 milhões serão:
  • 31 milhões para a Saúde (24%)
  • 25 milhões para a Administração (20%)
  • 20 milhões para a Educação (16%)
  • 11 milhões para a Previdência Social (9%)
  • 8 milhões para Saneamento (6%)
  • 5 milhões para Assistência Social (4%)
  • 4 milhões para o Legislativo (3%)
  • 2,8 milhões para Segurança (2%)
  • 2,1 milhões para Cultura (2%)
  • 2,1 milhões para Desporto e Lazer (2%)
Para ver o Orçamento completo, clique aqui.

Câmara Aprova e Divulga Seu Código de Ética

Câmara de Vereadores de Patrocínio

A reunião que definiu o orçamento de 2009 na Câmara de Patrocínio teve a aprovação também do Projeto de Resolução 06/2008 que institui o Código de Ética e Decoro Parlamentar do Legislativo. O Código teve aprovação unânime em urgência especial. "O Código de Ética será o instrumento básico de atuação do parlamentar e possibilitará ao vereador, a exemplo do que já acontece no Parlamento Federal e [no Parlamento] Estadual, ter uma norma escrita que pautará sua atuação parlamentar. Com o Código de Ética, a população terá mais um instrumento eficaz para acompanhar o trabalho do parlamentar", justifica a mesa diretora da Câmara.

Para acessar o Código na íntegra, clique aqui.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O Palhaço Era Cada Um de Nós

Por Mônica Other Nunes

No dia 10 de dezembro de 1948, o mundo tomava conhecimento da Declaração Universal dos Diretos Humanos. Naquela histórica Assembléia, foram apresentados vários artigos, sendo o Artigo I o mais abrangente: "Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade". Porém, enquanto houver neste Planeta uma só pessoa que sofra preconceito, discriminiação, ódio, indiferença, constataremos o quanto ainda é preciso ser feito para que a Declaração Universal saia do papel integralmente.

Embora a "humanidade seja uma só", nos deparamos no dia-a-dia com muitas situações onde contatamos a perda da dignidade humana. Caminhou de tal forma que a humanidade foi dividida em duas partes: quem tem poder e quem não tem poder. Não me refiro somente ao poder político nem como força bruta, mas ao poder simbólico e ao poder explícito.
Neste últimos tempos nos deparamos com várias situações de conflitos em que seria mais fácil chegar a projeto comum, porém presenciamos fatos que nos passam a idéia de que é mais fácil torcer por uma situação embaraçosa do que para a realização normal e pacífica.

Presenciei uma cena que me fez questionar, e muito, qual o papel da sociedade civil incluindo a minha pessoa. Estava trabalhando quando ouvi uma pessoa fazendo uso de palavrões e gesticulando como a travar uma guerra com seus próprios demônios. Na verdade, essa pessoa está a circular pela Av. Rui Barbosa, acho que há quase um mês. É real a sua condição de andarilho e doente mental. Já liguei algumas vezes para o 190 na intenção de que se fizesse uma abordagem para tentar saber de onde veio, se lembrava seu nome mas principalmente por saber que as milhares de famílias procuram seus desaparecidos e aquela pessoa poderia ser um....Fui educadamente atendida e recebi a orientação para chamar o Serviço Social. Lembrei-me que em outras ocasiões, recebi como resposta que não havia funcionário disponível para tal serviço.

Naquela tarde, esse indivíduo estava ainda mais alterado, quando começou a xingar. diversas pessoas que passavam por ali começaram a se aglomerar, como que a pensar: o circo está montado! Mas neste o circo o palhaço não era esse indivíduo que, pelo aspecto físico, está abandonado faz tempo pela sociedade e pelo Estado. Naquele momento, o palhaço era cada um de nós que ainda acredita numa sociedade justa e com direitos iguais. Não podemos fechar os olhos para as situções de abandono e violência. Não podemos permitir que seres humanos sejam ridicularizados por sua condição social, cultural, mental, econômica. A que sociedade pertencemos? Ainda temos tempo de trabalhar pela dignidade e justiça.

Outra situação que me incomoda é presenciar, faz anos, a situação de um menor que frequenta as lojas pedindo dinheiro ou um pacote de arroz. Busquei ajuda para essa criança em algumas entidades locais, escrevi cartas para ONGs, procurei autoridades. Recebei como resposta: "esse menino não tem conserto. Ele foge. Ele não quer ser ajudado!" E aí começam a narrar as "aventuras" daquele menino que escolheu seu destino: viver de migalhas. Escutei dessa criança o pedido: "o tia, deixa eu roubar aqui? Aí eu vou pro Ciapp...."

Aproveito esse espaço para pedir aos futuros governantes desse Município que busquem alternativas para casos como os que citei, que tenham cautela e bom senso ao escolherem quem vai ocupar a Secretaria de Ação Social e Saúde. A questão da "loucura" e do "menor abandonado" é estrutural, existe faz tempo, já rendeu bons livros, ótimos filmes mas não conseguimos chegar a um resultado de consciência coletiva para tais situações. Não é isolando, tendo medo ou cruzando os braços que resolveremos essas situações.

São círculos viciosos onde a própria sociedade alimenta tal situação. Ações isoladas aqui e ali são situações paliativas com resultados passageiros. É preciso mexer na raisz do problema. "O reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo conforme o preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Site Publica Pauta da Câmara

O site Patrocínio Hoje publicou a íntegra da pauta da reunião da câmara do dia 9/12. Uma semana depois da notícia do cancelamento da reunião de 2/12 ter provocado várias notas na imprensa local e a reação de muitos leitores, a expectativa é de que a reunião trate de temas como o orçamento 2009, ampliação de secretarias municipais, reestruturação e organização do IPSEM.

Mais um bom exemplo de estímulo à transparência, à participação e ao debate público em Patrocínio. Para ver a notícia completa, clique aqui.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Rotary Distribui Mudas

Na manhã do último sábado, 6/12, os membros do Rotary Club Brumado dos Pavões percorreram o Bairro Enéas Aguiar e o Jardim Ipiranga distribuindo mudas de árvores ornamentais e frutíferas. Foram cerca de 2.100 mudas de ipês, oitis, flamboyant, mangueira, abacateiro e goiabeira.

Este foi o segundo ano de execução do projeto ambiental que em 2007 havia plantado árvores nativas às margens do Córrego da Estiva. Uma segunda etapa do projeto 2008, programada para o dia 13/12, irá replantar 114 que morreram às margens desse córrego fechando as ações ambientais do Rotary Brumado dos Pavões neste ano.

O projeto contou com o apoio do Daepa, Codema, Secretaria Municipal da Agricultura, Corpo de Bombeiro, Polícia Militar e Polícia Ambiental.

Banca Examinadora Permanente Pode Voltar a Patrocínio

A banca examinadora permanete do Detran em Patrocínio pode voltar à cidade em até 90 dias. O pedido para o retorno foi encaminhado ao Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais pelo Dep. Deiró Marra e foi encaminhado ao Detran MG. A solicitação tenta melhorar o atendimento na cidade - que inlcui candidatos de várias cidades da região.

Direito de Ser Humano

O aniversário de 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, 10/12, me faz pensar em como tratamos o tema em Patrocínio. Os direitos descritos na Declaração estão alinhados com os princípios democráticos que orientam a ordem no nosso país. Então deveríamos estar bem. Mas a declaração é tão vasta que vale a pena fazermos o exercício de trazê-la para nossa realidade antes de julgarmos nosso compromisso com os direitos humanos.

Os primeiros artigos da Declaração garantem que todos nascem livres e iguais sem qualquer distinção. Raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição, nada disso pode ser usado para tratar qualquer pessoa como diferente. O primeiro questionamento pode ser se raças, sexos, origem social e riqueza provocam tratamentos diferentes
em nossa comunidade.

A Lei segue o mesmo caminho: todos serão iguais perante a lei, não haverá prisão ou detenção arbitrária, todos terão acesso à justiça imparcial, haverá presunção de inocência e todos serão julgados conforme a lei. A propriedade, o matrimônio e a família serão protegidos pelo Estado. A questão é se nos preocupamos com a igualdade perante a lei e aplicação igual da lei para todos; se acreditamos, se sabemos que ninguém pode ser preso arbitrariamente; que ninguém pode ser torturado; que todos são inocentes até que se prove o contrário;
que deve acontecer um julgamento imparcial. A questão é também se pensamos em tudo isso antes de rotularmos alguém que está sendo acusado, ou que está preso mas não foi julgado, ou alguém que cumpre pena, ou ainda, claro, alguém que já cumpriu sua pena.

O respeito aos Direitos Humanos também exigem que haja liberdade de opinião,
de expressão e de associação. O pensamento, a consciência e a religião devem ser livres, inclusive para que possamos mudá-los e manifestá-los por seu ensino, prática, culto e observância em público ou em particular. A vontade do povo deve ser a base da autoridade do governo. Precisamos fazer parte do governo - por meio de representantes ou diretamente. Precisamos ter acesso a serviços públicos como saúde, educação, segurança, energia elétrica e saneamento básico. Em Patrocínio, precisamos olhar a realidade ao nosso redor e avaliar se opinião, religião e política são assuntos que tratamos respeitando as diferenças ou se são motivos de discriminação que fingimos não ver, que evitamos admitir e que tratamos como tabus.

A Declaração orienta também as relações sociais. Todos têm direito a trabalho, a condições justas de trabalho, a remuneração igual por trabalho igual e que seja justa, satisfatória e que nos assegure uma existência digna. A participação em sindicatos, repouso, lazer, férias remuneradas também estão previstos. Saúde e bem estar, proteção à
maternidade e à infância, instrução gratuita e obrigatória nos graus elementares, tudo isso também está lá. O pleno desenvolvimento da personalidade, a participação na vida cultural, o aproveitamento das artes e da ciência também. Todos são direitos que afetam nossa vida em seu mais variados aspectos e representam oportunidades para refletirmos sobre nossas práticas e posturas.

Patrocínio talvez possa comemorar os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A dúvida se sustenta no receio de que as falhas ou omissões na proteção e promoção dos Direitos Humanos por aqui sejam maiores do que parecem. A Declaração é vasta e seus temas têm ramificações, implicações para, por exemplo, políticas públicas de saúde, segurança, educação, relações do trabalho, infra-estrutura, para os sistemas judiciário e penitenciário. Para comemorarmos com propriedade, precisamos avaliar quanto destes direitos (que todos defendem em seus discursos e no papel) incorporamos ao mundo real, à vida cotidiana, ao ato de ser humano.

Vestibular do IESP Foi Satisfatório

Patrocínio Hoje

Foi realizado neste domingo o primeiro vestibular do IESP (Instituto de Ensino Superior de Patrocínio). Os cursos oferecidos são Agronegócio, Adminsitração e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O resultado do processo seletivo será divulgado na próxima quarta-feira, 10/12 às 14h. As matrículas serão feitas nos dias 11 e 12/12.

Um segundo vestibular deve ser realizado, provavelmente no mês de janeiro, para preenchimento das vagas em aberto no período da manhã.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Piano, livro, blues, calçados e religiões?

5/12 às 19h30
Recital
Momento Musical de Piano
Conservatório M. de Música Dr. José Figueiredo

5/12 às 20h
Lançamento do Livro
Patrocínio Ontem e Hoje
Maria de Fátima Machado Almeida
Secretária Municipal de Cultura

5/12 às 20h
Show de Blues, Funk e Rock n' Roll
Jhonny O. e Jimmy Yozell
Chão de Minas

6/12 a partir das 16h
Bazar de Calçados da Casa da Amizade
Centro de Formação do Rotary no Serra Negra

7/12 das 14h às 18h
Tarde de Estudos "A História das Religiões" - Simão Pedro de Lima
Casa do Caminho

Blues, Funk e Rock n' Roll


Serviço:

Johnny O. Band com Jimmy Yozell na Bateria
Blues, Funk e Rock n' Roll
5/12 a partir das 20h
Chão de Minas
R$20 casal - R$15 individual

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Leitora Reclama da Falta de Quórum na Câmara

Patrícia, leitora do Patrocínio Hoje, reclamou ao ler a notícia de que a votação do orçamento 2009 tinha sido adiada por falta de quórum. Para mostrar sua indignação, disparou:

"Meu Deus, é o fim mesmo, onde vamos parar com nossos políticos? Estou Lendo a notícia da reunião da câmara que foi cancelada. Cadê os vereadores eleitos para trabalharem durante 4 anos? Ou será que eles foram escolhidos para trabalharem somente 3 anos e meio? É o fim da picada!"

Seleção de Professores do Unicerp Termina 4/12

Dia 4/12 é o último dia de inscrições para o processo seletivo do Unicerp. As 24 vagas estão distribuídas entre 21 disciplinas para 9 cursos: Administração, Agronomia, Agronegócio, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição e Sistema de Informação. Os candidatos passarão por análise de currículo e entrevista.

Para ver a lista de vagas, requisitos e horário da seleção, clique aqui. As inscrições podem ser feitas no protocolo da instituição e pelo unicerp@unicerp.org.br. Para maiores informações, ligue 3839 3737.

Duo Pianístico em Patrocínio dia 8/12

O Duo Pianístico de Sandra Almeida e Cristina Guimarães se apresentará 5 cidades nos próximos 5 dias. A partir de amanhã: Uberaba, Uberlândia, Araguari, Ituiutaba. Após o giro, elas se apresentam em Patrocínio no dia 8/12, às 11h, no Conservatório de Música.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Patrocínio Debate Produção de Mel

Patrocínio sediou o Seminário de Apicultura do Alto Paranaíba nos dias 27 e 28/11. O evento enfatizou o importância da cooperação, técnicas e mecanismos de comercialização, manejo de mel e própolis. No primeiro dia, foi apresentado um panorama do setor no Brasil. No dia seguinte, mini-cursos completaram a programação.

O coordenador da Rede Apis do Sebrae Nacional, Reginaldo Barroso de Resende, abordou os principais desafios para a expansão do setor e destacou os obstáculos à exportaçao, em especial os embargos na Europa, o baixo consumo relativo no mercado interno e as adaptações na produção necessárias para atender a padrões de segurança, controle e, consequentemente, qualidade mais altos.

Para visitar o site da Rede Apis - Apicultura Integrada e Sustentável, clique aqui.

Bafômetros para a Estrada e para a Cidade

O 2o Pelotão da Polícia Rodoviária Estadual, sediado em Patrocínio, recebeu dois bafômetros que serão usados na estradas e na cidade especialmente aos sábados à noite e domingos à tarde.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Uma Linda História de Amor

A Cidinha mandou um texto falando da experiência de se reconhecer diferente, de se permitir e de viver com amor. Tudo a partir do trabalho que ela desenvolve com as crianças na Apae. Um "Sim" enorme que ela diz para si mesma, para as crianças, para Patrocínio e para a vida. Obrigado por compartilhar!

Uma Linda História de Amor

Ilustração de Carybé
Imaginem:

Um gato maltês casar
com uma alegre andorinha
saindo os dois a voar.

Trata-se de uma trova de Estevão da Escuna (poeta baiano) no livro "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá" de Jorge Amado.

É utópico? Não sei. Só sei que Estevão foi mais longe:

O mundo só vai prestar
pra nele se viver
no dia em que [isso] a gente ver

Essa citação, se me permitem, torna mais fácil explicar e ao mesmo tempo mostrar para vocês o quanto podemos intervir e modificar ou fazer diferente quando nos permitimos. Estou falando de uma experiência que tenho vivido com alunos da Apae. As crianças e jovens especiais, devido a suas limitações e dificuldades, são atendidos por essa entidade e têm oportunidade de desenvolver habilidades e serem incluídos no mercado de trabalho.

A princípio, tudo parecia muito difícil até descobrir que era eu é quem era a diferença e dependia simplesmente de minha doação. A alegria e a vontade são elementos motivadores nestes jovens e crianças. Contribuir faz a gente olhar a vida "leve"e com muita vontade de aprender sempre.

O mundo que o autor cita ainda está muito distante de acontecer. Somos muito preconceituosos e resistentes à aceitação. Cada um de nós pode fazer este cenário diferente. Só depende de querer. A minha opção de participar e colaborar e contribuir para tornar feliz cada criança e jovem é viver um pouco essa linda história de amor.

Com que Roupa Eu Vou

Dia 1o de dezembro é o Dia Mundial de Combate à Aids mas nos comportamos como se todos já soubéssemos tudo o que precisamos e o que devemos sobre a Aids. Se isso fosse verdade, os números de contaminação não continuariam crescendo nem apresentariam suas dinâmicas atuais. A situação já foi bem pior, é verdade, mas precisamos refazer algumas contas.

Uma das principais razões para o crescimento continuado da contaminação é o comportamento que nos expõe ao risco. Achamos que "nunca vai acontecer comigo" ou na minha família ou com meus amigos. Quando a informação era pouca, essa postura ajudou na explosão da contaminação. Hoje em dia, talvez seja só preconceito ou, pior, pura irresponsabilidade.

As pesquisas servem para nos alertar. A idéia de "grupos de risco" - que só serviu para reforçar preconceitos e piorar a situação - foi abandonada. Hoje pensamos em comportamento de risco. Antes achávamos que HIV era coisa de homens jovens e homossexuais e/ou usuários de drogas injetáveis. Hoje os números mostram o crescimento da infecção acima dos 40 anos para ambos os sexos e entre mulheres heterossexuais em todas as faixas etárias. Em 1985, havia 15 casos em homens para 1 caso em mulheres. Hoje a relação é de 1,5 para 1. Evidente que todas essas mulheres não contraíram o vírus do nada. Essa inversão da taxa incidência começou há dez anos, em 1998, o ano pico da doença no Brasil. O aumento do número de homens contaminados e a exposição a situações de risco é que provocaram a inversão. Grande parte das mulheres contraiu o HIV de parceiros eventuais, namorados, maridos, amantes que foram contaminados antes da relação com elas ou em relações extraconjugais. As pesquisas refletem que o comportamento é que aumenta a contaminação.

As dinâmicas e relações sociais que alimentam a doença hoje são perversos. A contaminação pode ter acontecido muito antes do casamento mas também pode acontecer naquela viagem de trabalho, numa aventura ou reeencontro de final de semana, naquela festa em que o clima esquentou, numa escapadinha qualquer.Pelas duas partes do casal. Todos que temos relações sexuais - a principal forma de contaminação - temos condições de nos protegermos e de não expormos ninguém ao risco. E a principal forma de se proteger do HIV/Aids também nos protege de todas as
Doenças Sexualmente Transmissíveis, DSTs, além de ser um excelente método contraceptivo. Camisinha, lógico. Mesmo que o HIV não existisse, Hepatite B, Herpes e HPV (que pode causar câncer de colo de útero que é uma das principais causas de infertilidade e morte entre as mulheres) podem ser evitados da mesma maneira: usando preservativo. Estas e todas as outras DSTs. E, sinceramente, não dá para levar a sério qualquer comentário envolvendo papel e balas quando estamos falando de saúde e, sim, de vida e de morte.

Proteger-se é uma questão de responsabilidade. Aperto de mão, abraço, beijo na boca, masturbação, suor e lágrimas, talheres e copos, piscina, banheiro, sabonete, toalha, lençóis, nada disso transmite o vírus. E sexo com camisinha também não. Então o melhor mesmo é usar camisinha sempre. A única outra opção é teste e monogamia mas, vamos ser honestos, grande parte do mundo parece não ter topado essa idéia. Entre a infecção e sua manifestação são, em média, 8 anos. Entre a situação de risco e um exame válido são 3 meses no mínimo. As contas são simples: se há oito anos atrás você teve uma relação sexual sem camisinha, você pode ter sido contaminado sem nunca ter apresentado um único sintoma. Se depois disso, no mínimo 3 meses depois, não teve um teste negativo, você não tem certeza se foi contaminado. Caso tenha sido contaminado, pode ter infectado todo mundo com quem teve relações desprotegidas nesses mesmos oito anos. Tudo isso na média. Pode ser há mais tempo. Faça as contas, faça o teste e, na hora da festa, escolha bem a roupa que vai usar.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Teatro no Sábado e no Domingo

Hoje, sábado, 29/11, às 19h30, é a vez de "Quem Roubou Meu Futuro?" com alunos do Sou+Som e logo depois "O Paraíso do Absurdo" com a Cia Máxima de Teatro no Colégio Olímpio dos Santos.

No domingo, 30/12 às 19h, a Cia. Máxima de Teatro apresenta a peça "Tempo de Amar" também no Colégio Olímpio dos Santos.

Antes do final do ano, a Cia ainda ainda vai a Uberaba para a III FESTIMOSTRA nos dias 19 e 20/12.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

1600 Litros de Óleo para a Ação Social

A Rádio Difusora repassou 1670 litros de óleo para a Secretaria de Ação Social de Patrocínio. O repasse é resultado das doações feitas pelo público que compareceu a um dos shows que comemoraram o aniversário da emissora. O óleo será repassado para creches, abrigos e outras entidades de assistência social do município.

Feira Comercial e Industrial na Expopatrô 2009

Depois de ficar ausente da Expopatrô 2008, a Feira Comercial e Industrial está de volta. ACIP/CDL e Sindicato Rural de Patrocínio concluíram, nesta semana, as negociações para a realização da 12a Feira Comercial e Industrial de Patrocínio durante a Expopatrô 2009. As lojas serão instaladas em um novo local e devem trazer um formato bem diferente em relação aos últimos anos com mais facilidade de acesso do público. Outra novidade serão as atrações que serão apresentadas no "Pavilhão do Comércio e Indústria" junto com os stands dos expositores.

Clique aqui para ver a notícia completa no Patrocínio Hoje.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Júlio e Lucas Iniciam Transição

Patrocínio On-Line e Expresso Notícia

O prefeito eleito de Patrocínio, Dr. Lucas Siqueira, se reuniu com o atual prefeito, Júlio Elias, para tratarem da transição de governo. O processo será coordenado por Fausto Amaral, vice-eleito, mas ainda não há "data e hora" para começar. A transição coordenada entre gestões pode servir de marco no cenário político da cidade. Questionado sobre o secretariado, Lucas respondeu que o processo de reuniões com a sociedade civil organizada continua definindo as diretrizes de governo e, consequentemente, os perfis necessários para os próximos secretários.

Para ver a matéria no Patrocínio On-Line, clique aqui.

PM Pronta para Usar Bafômetros

Integrantes do 46o Batalhão de Polícia Militar, sediado em Patrocínio, participaram de treinamento para o uso dos novos bafômetros. A expectativa é de que o uso dos aparelhos estimulem os motoristas a evitar as bebidas alcóolicas. s bafômetros são aparelhos precisos e de fácil manuseio, fazem o teste e dão o resultado em menos de um minuto.

As sanções para quem ultrapassar o limite de 0,2g/l (uma lata de cerveja) inclui multa de R$ 957,00, 7 pontos na habilitação e suspensão do direito de dirigir. Acima de 0,6g/l (duas latas de cerveja), prisão com pena de 6 meses a 3 anos de prisão passíveis de fiança entre R$ 300 e R$ 1.200,00 além das outras sanções.

Vender para o Governo Faz Bem

As empresas de Patrocínio podem se cadastrar para venderem para o Governo do Estado. Para isso, basta acessar o site www.compras.mg.gov.br e seguir as orientações na área para fornecedores.

As compras governamentais têm sido usadas como ferramentas de transformação social pelos governos estaduais e federal. Por meio do cadastro de fornecedores e da inclusão de micro e pequenas, os governos esperam promover a defesa do meio ambiente, o combate ao trabalho escravo e infantil e promover a geração de emprego e renda. Ao mesmo tempo, há redução de preços e riscos de formação de cartéis nas licitações públicas o que gera economia, eficiência e transparência no uso de recursos públicos.

O tema tem recebido cada vez mais atenção de especialistas e governos, está em uma série de notícias na Agência Sebrae de Notícias e foi tema de debate no último Fomenta - que abrigou o 8o Seminário Internacional de Compras Governamentais.

Patrocinense Mostra 8 Jeitos de Mudar o Mundo

Patrocínio On-Line

A estudante patrocinense Elaine Aparecida de Souza, 14 anos, aluna da 4a Escola Dalva Estela de Queiroz, foi a quarta colocada entre 11 mil participantes no concurso de redação do Mercantil do Brasil Cultural. Eliane foi premiada com um MP3 Player e sua escola com uma filmadora. O tema da redação foi "8 Jeitos de Mudar o Mundo" - seguindo os Objetivos do Milênio.

Patrocinense Vence Concurso Semeando

Marina Peres Tavares, aluna de Julliene de Carvalho Castro na E. M. João Batista Romão, venceu o concurso de redação realizado pelo Programa Semeando. A solenidade de premiação aconteceu no último dia 20/11 no Minascentro em Belo Horizonte. Também foram premiados os vencedores das categorias Desenho e Experiência Pedagógica.

O Programa é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecurária do Estado de MInas Gerais - FAEMG e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR Minas. Entre seus objetivos, estão "contribuir para a formação ambiental dos estudantes, a partir da compreensão da estreita relação existente entre os meios urbano e rural e dos valores da cidadania, da preservação e da utilizaçõa racional dos recursos naturais. O Programa segue as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, o Programa de Educação Ambiental do Estado de Minas Gerais, a Agenda 21 o os Objetivos do Milênio.

Marina participou do concurso com mais de 3 milhões de alunos e 167 mil professores em 851 municípios mineiros que foram dividos em categorias e regionais de ensino.