quarta-feira, 28 de julho de 2010
Liberdade FM faz investimentos e coloca novo estúdio no ar
A direção da a Rádio Liberdade FM faz novos investimentos, e colocou no ar essa semana, um novo estúdio de radiação de sua programação diária, 100% evangélica ressalta o presidente, jornalista Luiz Cabral.
Entre as novidades está a maior delas, a mesa de som profissional “Scala” adquirida do Sistema Difusora de Rádio. “Com a nova mesa de som e as modificações técnicas feitas no estúdio central, teremos melhores condições de oferecer ao ouvinte, um som com melhor qualidade e ainda oferecendo maior e melhor conforto para os profissionais e colaboradores da emissora além dos pastores, obreiros e missionários que levam a palavra do Senhor aos ouvintes”, afirma Cabral.
Homologada oficialmente pelo Ministério das Comunicações em 1998 para a Associação Beneficente, Comunitária e Cultural Liberdade Beneficente, mantenedora da emissora que hoje conta com o apóio de oito ministérios (igrejas) que, mantém seus horários de segunda a sábado, sendo essa uma das fontes de recursos além de algumas empresas com colaboram com o apóio cultural. “Desenvolver um trabalho em uma rádio comunitária tem suas dificuldades, ainda mais sendo essencialmente evangélica como é o nosso caso, as limitações ficam ainda mais evidentes”, salienta o jornalista Luiz Cabral.
Apoios Contudo o Presidente da ABECCOL, sigla da associação, não lamenta as dificuldades. “Agradecemos a Jesus inúmeros anjos colocados em nosso caminho para vencer os obstáculos”, diz Cabral. Segundo ele, a emissora somente está alcançando um grau de profissional, principalmente na questão de equipamentos graças à ajuda de várias empresas, entidades e instituições, citando algumas delas: Sistema Difusora de Rádio, Rádio Módulo FM, Administração Municipal, DAEPA, CONSEP – Conselho de Pastores de Patrocínio, Regraff, Madeireira Patrocínio, Comaq, Jornal Gazeta, Jornal de Patrocínio, Folha de Patrocínio, Rede Hoje, Maisumonline e os demais sites de noticias e informações em geral de Patrocínio, todos os vereadores da Câmara Municipal em especial os edis Dr. Ary, Cláudio Alcântara e Humberto Donizete Ferreira-Bebé além dos trabalhos técnicos de Aurelino Novaes e Emílio Francisco Felix, “Sem Jesus à frente e essas empresas, instituições e pessoas seria impossível desenvolver algum trabalho com resultados à frente dessa entidade”, concluí o jornalista Luiz Cabral, convertido pelo evangelho há 10 anos.
Com mais de 30 anos de experiência em rádio, TV, jornal, revista e assessorias em vários segmentos, ido do café a política, o jornalista Luiz Cabral objetiva profissionalizar ao máximo a emissora comunitária que, mesmo com suas limitações em termos de captação, tem que cumprir o papel a que foi criada que o de atender uma determinada comunidade. “Dentro do nosso raio de atuação e captação, temos que buscar oferecer o melhor: melhor hino, a melhor pregação, a melhor mensagem de otimismo a todos que dela necessite e vender da melhor forma possível o produto que nos é confiado através do apoio cultural das empresas. Esse é nosso objetivo que buscamos alcançar, sem com isso prejudicar quem quer que seja”, afirma o jornalista. Cabral salienta que a concorrência saudável cabe em qualquer segmento. A Liberdade FM pode ser sintonizada através do 104,9 ou no site www.radioliberdadefm104.com.br onde os ouvintes podem acessar outras fotos da emissora, inclusive as principais coberturas.
domingo, 25 de julho de 2010
Escolinha do Cruzeiro de Patrocínio firma contrato com América MG
A Escolinha do Cruzeiro de Patrocínio, sob a direção de Marcelo Fernandes, vem firmando várias parcerias, e a mais recente conquista foi o contrato firmado com o América-MG do jovem Lucas Emanuel Silva Batista, 15 anos, filho de Maria de Lurdes da Silva Batista e Sebastião de Paula Batista. Apos 1 mês de treinamento na Toca da Raposa, Lucas despertou interesse no clube vizinho América MG.
Em parceria com o Caça talentos de ARAGUARI, "WALDIR SILVA" e a Escolinha do Cruzeiro de Patrocínio, firmaram assinatura do contrato do jogador que já está na equipe do Coelho.
Lucas disputou esse ano a final na sua categoria, Sub 15, ficando em 2º lugar contra a equipe do Atletico-MG. Ele é mais um jovem talento de Patrocínio que acreditou no trabalho desenvolvido por Marcelo Fernandes, e com certeza irá brilhar pelos gramados do mundo.
Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis Recebe Inscrições até 10 de agosto
O Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis, que tem como objetivos disseminar o conceito e o debate sobre a questão e estimular a produção de matérias jornalísticas e trabalhos acadêmicos sobre o tema, está com inscrições abertas.
Dividido em duas categorias - Trabalhos Jornalísticos e Trabalhos Acadêmicos – a edição 2010 do Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis terá mais duas modalidades. Além de Jornais e Revistas, a categoria voltada à imprensa contará também com a modalidade Mídia Digital. A categoria específica para estudantes universitários, formada em 2008 pelas modalidades Lato Sensu e Stricto Sensu, ganhará também o quesito Graduação.
A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio do site www.itaufinancassustentaveis.com.br até o dia 10 de agosto. Após realizada a inscrição, os trabalhos ligados a uma dessas modalidades podem ser enviados até o dia 27 de agosto através do mesmo endereço eletrônico. Podem participar do concurso jornalistas com matérias publicadas de 1º de outubro de 2008 a 27 de agosto de 2010 e acadêmicos com trabalhos apresentados entre o 2º semestre de 2008 e o 1º semestre de 2010.
Os melhores trabalhos de cada modalidade serão conhecidos em dezembro e receberão R$ 10 mil como prêmio, além de serem convidados a participar da Conferência Internacional Ethos 2011 e de workshop sobre o tema que será realizado em parceria com a consultoria inglesa SustainAbility – organização fundada em 1987 que visa encontrar soluções para desafios sociais e ambientais a longo prazo – também no ano que vem. O regulamento completo do Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis está disponível no site www.itaufinancassustentaveis.com.br.
Saiba mais aqui.
Vestibular de Direito será realizado no domingo, 1º de agosto
O tão aguardado curso de direito do Unicerp tornou-se realidade.autorizado pelo MEC através da portaria nº 852 de 6 de julho de 2010 e publicada no diário oficial da união, o curso de direito terá seu primeiro processo seletivo no domingo, dia 1º de agosto. São 100 vagas, sendo 50 no período noturno e 50 no diurno. Inscrições de 24 a 30 de julho.
Informações pelo www.unicerp.edu.br ou 3839-3737.
Patrocínio volta a ser a terceira cidade na geração de empregos
Rede Hoje
Pelo segundo mês consecutivo Patrocínio figura como a terceira cidade que mais gerou empregos de carteira assinada no mês de junho. A fonte é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Segundo o órgão de 110 cidades mineiras analisadas, 92 contrataram mais do que demitiram. Destaque para as cidades de Belo Horizonte, 1º lugar; Ipatinga, no Vale do Aço, 2º; e Patrocínio, terceiro lugar.
As informações são do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, Thiago Miranda.
E aí você conseguiu?
Mulheres Sim Senhor
Tenho ouvido a pergunta:
- E aí você conseguiu ?
Respondo: - conseguiu, como assim?
- É conseguiu o que você queria.
- Mas, eu não estava querendo nada só para mim, nem abandonei a intenção.
- Mas, qual então a sua intenção?
- Não deixar morrer a ideia de que é necessário mudar, não desistir. Nascer a semente que todos precisam de todos, que todos precisam de cada um. A consciência, a participação, sair da mesmice.
-Mas e agora? Pelo visto não fizeram nada... Será que ão fazer alguma coisa? Marcaram um dia.
O importante foi que através deste movimento não fugimos do que queremos, conhecemos a realidade local. Nessas últimas andanças entendi claramente que as pessoas estão carregando dentro de si rótulos, sonhos egoístas, crenças que fazem achar que certas situações não lhe pertencessem. Aprendi que as pessoas estão se aprisionando, complicando, adiando encontros, saindo da freqüência existencial. Estamos vivenciando uma situação onde as pessoas, principalmente os homens públicos agem visando a sobrevivência, os benefícios do cargo e o povo se ilude que um dia alguém vai encontrar alguém ideal para representá-lo.
Estamos vivendo um tempo de contrariedade onde não existem políticos/líderes. Não existe uma visão de liderança por que não existe a capacidade de perguntar, ouvir, conviver dentro das divergências, buscar ações coletivas, não resumir no eterno erro: isso vai dar voto? Pergunte para um político se determinada situação pode ser considerada normal, a espera que um dia será feito? Uma vez que a situação interfere negativamente a vida de tantos!
Pergunte para um político por que é comum perseguir no lugar de seguir o caminho? Pergunte para um político por que ainda com tudo que imaginam que fizeram ainda temos dentro de nós a sensação que não encontramos políticos líderes? Ele talvez vá buscar resposta no passado, no presente e nunca, nunca mesmo vai responder: estamos tendo dificuldades, que passam pela história de cada um. Estamos fugindo de tudo que um dia falamos nos palanques e até dissemos que não seria promessa, mas projeto. Estamos carregando um inconformismo interno. Eu concordo com você estamos aprisionados dentro de uma situação que caberia a nós liderar mudanças...
Mas, a realidade verbal é uma e a de realização é outra. O dia que um político manifestar o pensamento com autenticidade, teremos encontrado o "cara "! Como seria construtivo um político abrir seu coração. Entender que é mais fácil alimentar a lagarta do que matar o casulo, por que alimentando a lagarta nascerá a borboleta, seguindo seu destino, de aprendizado constante, a transformação, a mudança coletiva. O eterno erro na forma de governar continua sendo a idéia que uma vez eleito é senhor de tudo! Não é esse terreno que devemos adubar. Não é esse terreno que vamos contribuir para o despertar tão necessário que contribuirá para fazer a escolha. Sim por que somos nós que escolhemos os políticos, embora em pouco tempo a realidade mude, infelizmente para pior.
Precisamos manifestar a vontade do que queremos que seja para cidade, Estado, País. Embora a maioria negue a situação, culpa, adia, omite, faz que não sabe, seleciona dentro de interesses partidários. Conhecemos um líder quando ele expressa o pensamento coletivo, quando ele abraça as causas em benefício de todos, quando ele desapega da cobrança de ter que agradar a poucos. A pergunta que todos nós devemos fazer é: nada se resume a situação de conseguir! Mas compartilhar, inquietar, definir sua existência na caminhada onde todos precisam de todos.
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Livro ‘Associações Civis’, de autoria de advogado patrocinense, será lançado na cidade nesta sexta
Livro ‘Associações Civis’, de autoria de advogado patrocinense, será lançado na cidade nesta sexta
O livro ‘Associações Civis’, de autoria do advogado patrocinense Wendel de Brito Lemos Teixeira, filho do casal Cleusa Brito/ José Tarcisio Lemos Teixeira (o Bolacha) será lançado nesta sexta-feira (23) em Patrocínio. O evento acontece no salão das ACIP/CDL, às 19 horas.
Dr. Wendel, que atualmente reside em Uberlândia, é sócio do maior escritório de advocacia do interior de Minas, o ‘José Américo Fonseca Attiê & Advogados Associados’. O jovem causídico domina 4 línguas e tem no currículo mais de 14 artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior.
O livro ‘Associações Civis’ está sendo lançado sob a chancela Del Rey Editora, uma das maiores editoras especializadas em publicações jurídicas no Brasil. A publicação joga luz à aplicação do direito nas instituições sem fins lucrativos, como ONG’s, clubes sociais e de serviço, OSCIP’s, Associações Comerciais e CDLs.
O prefácio é de autoria do Promotor de Justiça Fernando Rodrigues Martins, Mestre em Direito e professor da UFU. A apresentação ficou a cargo do Doutor em Direito Aroldo Plínio Gonçalves, ex-professor da UFMG e ex-presidente do TRT-MG.
sábado, 17 de julho de 2010
Denunciar não leva a proteção, calar alimenta a situação, descoberto não apressa a punição
Que sociedade construímos? O que podemos fazer para “banir essa realidade” ao mesmo tempo destrutiva, humilhante, degradante? A violência não nasce do dia para a noite, não tem uma única causa, reflete a situação da sociedade atual onde valores foram invertidos. A violência não poder ser entendida somente dentro do lado psicológico, hereditário, na impunidade, no “faço por que me pertence”, na condição de homem e mulher, nos traumas de infância. É complexo por que envolve comportamento. Envolve regras, jogo de poder, fraco e forte, humilhado e sádico! Envolve vários conflitos destes familiares, permissão ou não, liberdade ou escravidão, denunciar ou calar. Sabendo que denunciar não leva a proteção, calar alimenta a situação, descoberto não apressa a punição.
Choca-nos porque fica clara a banalização, o corpo que pode ser descartado, apagado, mutilado, escondido, eliminado por que passou a incomodar! Cria-se um verdadeiro esquema para jogar fora a vida que em alguns momentos proporcionou prazer, alegria, exibição de uma companhia de curvas perfeitas, usada e “abusada” na condição cultural mais antiga: a posse do corpo objeto de prazer sexual enquanto interessar. A violência atinge a nós todos. Deixou de ser restrita a condição de pobre, de alcoólatra, de culturalmente permitido, de ser doutor ou não. Existem milhares de mulheres apanhando, suportando condições humilhantes, escondendo a situação até da família por questão de medo.
Desde quando relações privadas entre um homem e mulher devem aceitar a violência? Onde nasce este pacto entre os casais? Por que ainda mesmo com a criação da Lei Maria da Penha as mulheres continuam sendo vítimas da violência, buscando socorro, denunciando, sem que seus carrascos sejam punidos? Nós mulheres e sociedade de uma maneira em geral precisamos desenvolver meios para que essa situação seja contida. Nós mulheres precisamos desenvolver mecanismos para que políticas sejam desenvolvidas para prevenir, punir e eliminar essa situação inaceitável não só contra a mulher, mas contra toda pessoa.
O silêncio de quem apanha não pode provocar o nosso silêncio diante da situação absurda de violação dos direitos humanos. Não precisamos encontrar uma mulher com marcas de maus tratos para, a partir de então, tomar uma providência. A situação não se resume ao ato violento, ao relacionamento homem e mulher, mas na condição de que um bate e o outro apanha. Podendo um morrer por dentro a cada agressão até chegar à morte física completa e o outro ocupar páginas de jornais e não ser punido. Assisti a uma palestra que para meu espanto o consultor reforçou um antigo preconceito que as mulheres adoram falar e os homens adoram fazer sexo. Provocou risos na platéia reforçando a condição machista na visão de muitos. Este preconceito divulgado anos e anos, ocasionou o que hoje estamos sujeitos: o fim do respeito, a tolerância a situação abusiva onde quem um dia declarou amor, tempo depois manifesta o ódio, podendo até matar mesmo sendo quem gerou seu filho... e ainda ficar impune!
Comitiva portuguesa se impressiona com a região do Café do Cerrado
Entre os dias 07 e 09 de julho o Sistema Café do Cerrado recebeu uma comitiva de Portugal, cuja maioria composta por industriais do setor de torrefação de café. A visita foi uma realização da AICC – Associação Industrial e Comercial do Café, de Portugal, em parceria com a Federação dos Cafeicultores do Cerrado e patrocinado pela Expocaccer, sendo esta visita parte do projeto de ampliação do Café do Cerrado através da criação de canais diretos de comercialização e de valorização da marca.
O objetivo dos visitantes foi aprofundar o conhecimento na cadeia produtiva do café e em três dias na região, tiveram um roteiro intenso compreendendo visitas a três propriedades de café, para que assim houvesse plena noção do processo de cultivo, colheita e benefício em fazendas de pequeno, médio e grande porte. Na fazenda Santo Antônio, de pequeno porte, localizada na unidade de Santo Antônio da Lagoa Seca, os portugueses puderam conferir o processo de colheita manual e também experimentar a sensação de colher o fruto. “A viagem à região cafeeira do Brasil é um sonho de uma vida, pois sempre ouvimos falar e agora estamos tendo a oportunidade de conferir, de perto, tudo que imaginávamos sobre a região”, entusiasma-se a administradora de torrefação, Helena Pina. Tal entusiasmo justifica-se pelo fato de que poucos na comitiva conheciam de perto uma fazenda de café, logo, o produto que a maioria conhecia, até o momento, era o café rebeneficiado, em grão verde, da forma como é encaminhado para as torrefações. Por isto, o fato de estarem presentes em uma região produtora e conhecer o processo que antecede o café antes de chegarem até eles, impressiona, sobretudo para aqueles que possuem um conhecimento maior em plantas, como a engenheira agrônoma e diretora de qualidade, Sandra Azevedo. “Conhecer a região foi espetacular. A visão que passaremos a ter do produto café, com certeza, será diferente, pois o trabalho que é realizado nas fazendas e nas organizações, com tanta dedicação, é muito impressionante”.
Seguidamente às visitas nas fazendas, a comitiva participou de palestras sobre a organização do Café do Cerrado, conheceu a estrutura da Expocaccer e participou de sessões de provas de café e uma rodada de negócios, cuja finalidade é a inserção do Café do Cerrado no país, uma vez que a marca não é profundamente conhecida, porém, através desta visita um importante passo no projeto de expansão da marca foi dado, como avalia Eustáquio Miranda, superintendente da Expocaccer. “Processamos rodadas de provas de café para mostrar que em nossa região é possível produzir cafés com características distintas e que poderemos realizar trabalhos diferenciados para atender demandas específicas. O contato inicial foi feito, a partir de agora o trabalho é no sentido de estreitar os laços comerciais e difundir a marca Café do Cerrado para as torrefações do país”. Difusão esta que já teve seu início pela impressão que a região causou. “Não conhecia com profundidade a região e o Café do Cerrado, porém agora pude comprovar a grandiosidade e a bela organização do Sistema”, finaliza Margarida Ferreira, secretária geral da AICC.
quarta-feira, 14 de julho de 2010
MEC prorroga inscrições do Enem por uma semana
Brasília - O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram o prazo de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que seria encerrado hoje (9), para o próximo dia 16.
A decisão foi tomada depois de um pedido dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Alagoas, Teotônio Villela, que estão preocupados com o impacto das chuvas e das enchentes. O pedido foi feito ao secretário executivo do MEC, Henrique Paim, que percorre a região devastada, à frente de um grupo que estuda a reconstrução das escolas destruídas.
Quem ainda não fez a inscrição tem agora mais sete dias para fazê-la, apenas pela internet, no portal www.enem.inep.gov.br. O valor da inscrição é de R$ 35. Estão isentos os estudantes da última série do ensino médio de escolas públicas e aqueles que concluíram o ensino médio em anos anteriores que declarem carência e comprovem a impossibilidade de pagamento.
As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro.
Prorrogadas inscrições para cursos gratuitos do SENAC
Continuam abertas as inscrições para os interessados em participar dos cursos oferecidos pela Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo em parceria com o SENAC.
Serão oferecidas 30 vagas para garçom, 30 para auxiliar administrativo e 30 vagas para auxiliar de departamento pessoal.
Os cursos são gratuitos, com turmas pela manhã, tarde e noite. As vagas destinam-se a pessoas de baixa renda, cuja renda familiar per capita não ultrapasse 1,5 salário mínimo federal, que sejam maiores de 16 anos e estejam cursando ou que tenham concluído o ensino médio.
As inscrições, que terminariam no último dia 30, podem ser feitas até o dia 16 de julho (sexta-feira), nos CRAS, SINE e Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo.
Outras informações: 34- 3839 1800 ramal 465.
Vôlei Feminino do Dom Lustosa vai representar Patrocínio na etapa estadual dos Jogos Escolares
Aconteceu na cidade de Uberaba de 29 de junho á 03 de julho a fase Regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais. Os campeões das modalidades coletivas estão classificados para a fase estadual que será realizada de 09 a 14 de agosto em Patos de Minas. Nove equipes de Patrocínio estiveram representadas por cinco escolas e obtiveram os seguintes resultados:
Módulo I:
- Basquete Feminino - 3º lugar Colégio ABC Anglo
- Handebol Feminino – 2º lugar E. E. Venina Tavares do Amaral
- Handebol Masculino – 2º lugar Colégio Municipal Professor Olímpio dos Santos
- Vôlei Masculino – 4º lugar Colégio Municipal Professor Olímpio dos Santos
Módulo II
- Futsal Feminino – 5º lugar E. E. Dom Lustosa
- Handebol Feminino – 5º lugar E. E. Venina Tavares do Amaral
- Handebol Masculino – 4º lugar Colégio Atenas
- Vôlei Masculino – 4º lugar E. E. Dom Lustosa
- Vôlei Feminino – 1º lugar E. E. Dom Lustosa
A Prefeitura de Patrocínio através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, apoiou as delegações com transporte e alimentação.
Projeto Cidadania entrega certificados a alunos da APAE
O Projeto Cidadania da Câmara Municipal, encerrou com chave de ouro o primeiro semestre do ano, entregando certificados a 66 alunos com necessidades especiais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Patrocínio APAE, que concluíram o curso de “inclusão digital”.
A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu na última sexta-feira (09), nas dependências da entidade assistencial que firmou parceria com a Câmara Municipal através o Projeto Cidadania em 2009. Na oportunidade esteve presente diretores da APAE, a professora Agda de Oliveira, que ministrou o curso e a Coordenadora do Projeto Doroteía Figueiredo que representaram o Legislativo Municipal.
Objetivos
O Projeto Cidadania foi criado com o objetivo de atender a demanda popular, principalmente quanto à inclusão digital e consultas jurídicas gratuitas. Em 2009 o Projeto Cidadania no Legislativo efetuou na área jurídica cerca de 50 atendimentos por mês, ou seja, 600 atendimentos no ano.
Entre os atendimentos de inclusão digital, Internet, consultas com advogados e outros, mais de 4.100 pessoas. Em 2010 foram feitas algumas adequações na forma dos atendimentos. A área jurídica atende a população de 15 às 17 horas, com horário agendado antecipadamente, de segunda a sexta-feira.
Os cursos de informática são disponibilizados aos interessados no horário de 13 ás 20 horas também de segunda a sexta-feira e a Internet Popular de 08 ás 17 horas e 30 minutos. Projeto Cidadania no Legislativo fica localizado a Rua Joaquim Otavio de Brito, próximo a Câmara Municipal, nos períodos da manhã e da tarde de segunda a sexta feira.
Estudo projeta que Brasil eliminará a miséria até 2016
O Brasil eliminará a miséria e reduzirá a pobreza a apenas 4% da população até 2016. É o que projeta estudo divulgado hoje pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O trabalho mostra que, entre 1995 e 2008, 12,8 milhões de brasileiros saíram da condição de pobreza absoluta (caracterizada por renda domiciliar mensal per capita de até meio salário mínimo). Já no caso da pobreza extrema (renda per capita de até um quarto do salário mínimo), o contingente que deixou essa condição no mesmo período foi de 12,1 milhões de pessoas.
Os números representaram uma queda de 33,6% na taxa de pobreza absoluta, que ficou em 28,8% da população em 2008. Já a proporção de miseráveis, estimada em 10,5% da população em 2008, reduziu quase 50% em relação a 1995. A velocidade dessa queda da pobreza desde a estabilidade econômica proporcionada pelo Plano Real e a aceleração desse ritmo identificada pelo Ipea no governo Lula (2003-2008) permitiram aos autores do trabalho projetar a redução a zero da pobreza extrema no País em quatro anos, além de uma queda vertiginosa da chamada pobreza absoluta.
O trabalho "Dimensão, evolução e projeção da pobreza por região e por estado no Brasil" foi publicado no número 58 da publicação Comunicados do Ipea.
No estilo das barras de chocolate, empresa lança barra de café
Uma pequena chocolateria em Oregon, nos Estados Unidos, acaba de lançar um produto que promete fazer a cabeça dos viciados em café. No estilo das tradicionais barras de chocolate, a empresa lançou uma barra de café.
Feito inteiramente de apenas um tipo de café, o produto pode ser manufaturado a partir de diversas sementes de marcas variadas. Guatemala, Costa Rica e até mesmo o Brasil fazem parte da seleção de grãos disponíveis.
Batizadas de Kapow!, as barras são feitas artesanalmente e custam o equivalente a R$ 8,80.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Senado aprova PEC da Juventude
Os senadores aprovaram no último dia 7 , em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Juventude (PEC42/2008). A proposta altera o Capítulo VII do Título VIII da Constituição, que passará a se chamar "Da Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Idoso".
Além de alterar o texto constitucional, a PEC determina o estabelecimento do Estatuto da Juventude - destinado a regular os direitos dos jovens - e do Plano Nacional da Juventude, que apresenta metas para a execução de políticas públicas pelo governo para os próximos 10 anos. Ambos já tramitam na Câmara, mas não devem ser votados em menos de dois anos.
Saiba mais
Instituto HSBC Solidariedade busca projetos para apoio até 16/7
A ação visa selecionar 40 projetos educacionais que tenham o objetivo de reduzir a vulnerabilidade de crianças e adolescentes aliada ao sucesso escolar. Os projetos selecionados receberão R$60 mil, por até dois anos.
Podem participar da seleção projetos que estejam sob responsabilidade de organizações não governamentais, como fundações, institutos e associações sem fins lucrativos, legalmente constituídos no país. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site http://www.porummundomaisfeliz.org.br.
As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de julho e os projetos selecionados serão divulgados no site no dia 12 de novembro. O processo de indicação dos projetos será feito por colaboradores das empresas do Grupo HSBC, incluindo agências e departamentos. Durante o período de 2 anos após a formalização da parceria, colaboradores voluntários que indicaram os projetos serão os padrinhos e madrinhas das instituições sociais, representando o elo entre a entidade apoiada e o Instituto HSBC Solidariedade.
Programa dá noções de educação financeira a crianças
Pouco mais de dois meses depois de seu lançamento, o programa de educação financeira voltado ao público infantil da BM&F Bovespa, chamado “Turma da Bolsa”, começa a apresentar resultados. Cerca de quatro mil crianças já se inscreveram no site (http://www.turmadabolsa.com.br/), que alia atividades lúdicas a noções de educação financeira.
Os acessos somaram 50,5 até 30 de junho. O portal, desenvolvido para crianças com idade entre 7 e 10 anos, está dividido em seis áreas: vídeos, jogos, fábulas, quadrinhos, diversão e dicas para pais e educadores.
De acordo com a gerente dos programas de popularização da bolsa, Patrícia Quadros, o quanto antes meninos e meninas iniciarem o processo de aprendizado, melhor conseguirão administrar suas finanças quando adultos.
É importante que você saiba
A transferência de recursos da União ao município de Patrocínio no ano de 2009 totalizou R$ 43.603.368,16.
Que tal começar a analisar questões como essa?
Acesse o Portal da Transparência e comece a se interessar.
Clique nos links abaixo e veja cada área contemplada em nosso município.
Em 2010, até o presente momento foram transferidos R$ 17.971.250,74 para Patrocínio.
Confira!
Dinheiro substancioso que entrou no cofre da (...) prefeitura de Patrocínio em 2009 e 2010.
Constate!
Certifique-se da aplicação dessa grana.
Faz parte da cidadania.
É isso aí.
Procura-se estagiários de Direito
Setor de Recrutamento & Seleção
informa que esta cadastrando estudantes do
Curso de Direito
que tenham interesse em trabalhar como estagiários.
Horário de atendimento do Setor de Recrutamento & Seleção:
08:00 as 11:00 H
13:00 as 17:30 H
Acip promove palestra sobre Gestão, 15/7
Os temas do Encontro de Empresários serão:
- Quais são as falhas de gestão que geram desperdício de dinheiro?
- Quais são as ferramentas eficazes do empreendedor?
- Por que as empresas não alcançam o lucro desejado?
As vagas são limitadas. Os interessados deverão confirmar presença por telefone:
- (34) 3831-5500 (Edilene);
- (27) 9255-3905 (Ronie)
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Unicerp terá curso de Direito
O edital do Processo Seletivo/Concurso Vestibular Direito 2010 será divulgado na imprensa neste fim de semana. Serão oferecidas 100 vagas (50 diurno/50 noturno).
Nota máxima
Emocionado, Joaquim Teobaldo fez um breve histórico da Fundação e do UNICERP e a importância da instituição para a comunidade.”Este é um grande presente para Patrocínio, que há muito tempo aguardava o seu curso de Direito. È sem dúvida, uma conquista de todos os colaboradores da FUNCECP/UNICERP e da comunidade. Hora nenhuma hesitei que este sonho não seria realizado e vários fatores contribuíram para este parecer favorável, como nossa estrutura física, a biblioteca, onde investimos em torno de R$ 400 mil, a qualificação do corpo docente e, principalmente, por se tratar de uma instituição sem fins lucrativos.
Veja a notícia completa.
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Beto e Agnaldo Confirmam Apresentações
A dupla Beto e Agnaldo volta se apresentar neste domingo, dia 11, em Silvano no Almoço Caipira. Larissa Brenda participa como participação especial. À noite do mesmo dia a dupla faz participação especial no show de Larissa Brenda na Expocoró 2010 em Coromandel. Beto e Agnaldo participam da Festa de Santo Antônio do Quebranzol dia (17 Sábado). Amanhã dia 07 a dupla também se apresenta em Serra do Salitre na Exposerra. Larissa Brenda também acompanha a dupla e faz participações especiais nesses dois eventos. A dupla volta se apresentar no programa Brasil Caipira em agosto. Beto & Agnaldo aguarda confirmação para participarem no programa de Eliane em São Paulo. O DVD da dupla deve ser apresentado em setembro.
Baile do Cafeicultor foi realizado com estilo e organização
Foi realizado no último sábado, 3 de julho, no Catiguá, o tradicional Baile do Cafeicultor. A animação do evento ficou a cargo da Banda Cruzeiro do Sul, que com um repertório variado animou centenas de participantes. A Banda deu um show de apresentação, usando recursos de última geração, com bastante criatividade, interagindo com o público de uma forma envolvente e inovadora.
“O Baile do Cafeicultor é uma tradição em nossa cidade e foi um sucesso. Trabalhamos muito pra isso e estamos muito felizes com o resultado. Foi um momento de confraternização, entretenimento e reuniu a sociedade patrocinense, produtores e familiares. Atingimos nosso objetivo, que foi resgatar a tradição do Baile do Cafeicultor e foi lançado o 18° seminário do café do Cerrado”, enfatizou o Presidente da ACARPA, Marcelo Queiroz.
Durante o evento foi exibido um vídeo alusivo ao 18º Seminário do Café do Cerrado. A edição de 2010 será de 21 a 24 de setembro. Terá caráter técnico gerencial, científico e informativo, voltado para atualização dos produtores, técnicos e profissionais do agronegócio. As empresas parceiras mostrarão a eficiência de seus produtos e serviços no desenvolvimento de uma cafeicultura cada vez mais eficiente e rentável. Pela primeira vez será realizada a Rodada de Negócios em parceria com o Sebrae, além da 6ª Feira de Negócios e o 6º Simpósio de Lavoura Branca e Pecuária.
Sem dúvida alguma o Seminário será a oportunidade para produtores e empresas direcionadas ao setor terem a oportunidade de mostrar suas novidades além de realizar excelentes negócios.
Desde já fica o convite às empresas a fazerem suas reservas de espaço, garantindo sua presença na maior feira da cafeicultura nacional.
Os contatos podem ser feitos na sede da ACARPA ou pelos telefones: 3831.8080 ou 9902.4522
terça-feira, 6 de julho de 2010
Expocaccer recebe visitantes de Portugal
Entre os dias 07 e 09 de julho, a Expocaccer e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado receberão uma comitiva de visitantes portugueses. O intuito da visita é conhecer a região do Café do Cerrado e saber mais sobre os processos de cultivo, benefício, armazenamento, processamento e comercialização do grão, ou seja, obter informações sobre os caminhos percorridos do grão até a xícara e as características que fazem do Café do Cerrado um café de qualidade superior e sabor peculiar. A comitiva é formada por onze componentes, cuja maioria composta por industriais da área de torrefação de café.
O roteiro do grupo prevê visita a grandes propriedades de café e também a uma pequena propriedade, cujo foco é conhecer o manejo altamente mecanizado como também o cultivo realizado por agricultura familiar. A Expocaccer é o último ponto do roteiro a ser visitado, tendo esta visita um caráter comercial, visando aproximar os torrefadores portugueses do mercado do Café do Cerrado.
Além de Patrocínio, a comitiva passará por São Paulo onde visitarão a ABIC, a BM&F, cafeterias e supermercados que oferecem grande variedade de cafés industrializados. Também visitarão em Catanduva a Fábrica de Café Solúvel COCAM.
A visita é uma realização da AICC – Associação Industrial e Comercial do Café, de Portugal, em parceria com a Federação dos Cafeicultores do Cerrado e patrocinado pela Expocaccer, sendo que esta visita faz parte do projeto de ampliação de valorização do Café do Cerrado através da criação de canais diretos de comercialização e de valorização da marca.
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Transparência nas Eleições?
Muitos dos projetos da Transparência Brasil baseiam-se no incremento do acesso a informação. As ferramentas abaixo ajudam cidadãos, a imprensa, ONGs, organismos acadêmicos e órgãos de controle do Estado a exercerem o monitoramento das instituições. Clique na área de cada um para visitar e usar.
Excelências
Histórico dos parlamentares brasileiros. Processos na justiça, como gastam o dinheiro que recebem, quem financiou suas campanhas eleitorais e muito mais.
Deu no Jornal
O único banco de dados existente no Brasil com noticiário sobre corrupção publicado pela imprensa de todos os estados. Mapas de relacionamentos, estatísticas e análises.
Às Claras
Mapa do financiamento eleitoral no Brasil. Quem financia quem nas eleições.
Campanha Eleitoral na Internet?
Após o dia 5 de julho, em sites de partidos e candidatos, desde que comunicados à Justiça Eleitoral e hospedados em provedores estabelecidos no Brasil. É permitida também a propaganda eleitoral por meio de blogs, sites de relacionamento (Orkut, Facebook, Twitter, etc) e sites de mensagens instantâneas. As propagandas eleitorais veiculadas por e-mail são permitidas, mas deverão conter mecanismo que possibilite ao destinatário solicitar seu descadastramento. É permitida ainda a reprodução do jornal impresso na internet, desde que seja feita no sítio do próprio jornal, respeitado integralmente o formato e o conteúdo da versão impressa.
Qualquer tipo de propaganda eleitoral paga. Nem propaganda em sites de pessoas jurídicas, em portais de notícias, com ou sem fins lucrativos, e em sites oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública. São vedadas ao provedor de conteúdo ou de serviços de multimídia, a utilização, doação ou cessão a venda de cadastro eletrônico de seus clientes, em favor de candidatos, partidos ou coligações.
Veja o documento completo com orientações sobre comícios, carros de som, outdoors, panfletos, camisetas, jornais, rádio e tv.
Vai começar a Campanha Eleitoral 2010
(...)
A intenção é mostrar a Justiça Eleitoral sob um novo prisma: a justiça que orienta, previne e informa, e não apenas aquela que fiscaliza e que pune. A busca de novos paradigmas para a classe política e a sociedade, no que se refere ao processo eleitoral, está entre as prioridades do projeto.
Para saber mais:
Andre Costa engrossa as fileiras do debate sobre o trânsito na Cesário Alvim
Andei fazendo um levantamento, vasculhando os sites da cidade, para ter mais dados sobre a questão polêmica da Rua Cesário Alvim, se deve ser uma via de mão única ou continuar mão dupla.
Aliás, parabéns à empresária Mônica Nunes que botou a mão na massa em busca de uma resolução para o problema, tanto em seus ótimos artigos, quanto fazendo um abaixo-assinado e cobrando medidas efetivas das autoridades.
(...)
Muitas vezes as autoridades só se movimentam à base da pressão, infelizmente. Não sou especializado para dizer que o melhor caminho para a Cesário Alvim seja se tornar mão única. Mas, se não é isso o mais correto a fazer, alguma coisa tem que ser feita. O que não pode é continuar do jeito que está.
Leia o texto completo
Quem viu, gostou!
Estava cheio... mas cabia muito mais gente.
Quem viu, gostou!
Quem não viu, perdeu!
Clique aqui para ver algumas fotos.
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Futebol, Carros de Boi e mais no Hoje Magazine TV no domingo, 4/7
O “Hoje Magazine TV”, numero 60, que vai ao ar neste domingo (4/7) na TV Band Triângulo às 9:30 da manhã está repleto de atrações. Fala que depois de quase dez anos, Patrocínio volta a ter futebol profissional com uma festa na apresentação da Sociedade Esportiva Patrocinense. Na receita da semana ensina como a fazer leite e queijo muito saudáveis usando água de coco e castanha do Pará. Mostra como uma palestra sobre pedofilia atraiu tanta gente lotou um ginásio de esportes. O destaque da semana são os Encontros de carros de bois de Patrocínio e Vazante que reúnem dezenas de carros de bois e milhares de visitantes. E, de quebra, mostra gente que adora berrante reunida para curtir o instrumento usado nas comitivas de boiada.
Exibição:
Domingos, 9h30 na TV Band Triângulo;
Na internet em tempo integral no
www.redehoje.com.br e
www.youtube.com/redehoje
Veja a notícia completa aqui.