segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Sociedade Amigos da Biblitoteca Convida a População

Patrocínio On Line

A Sociedade Amigos da Biblioteca Pública Municipal de Patrocínio- SAB é uma entidade sem fins lucrativos que tem por finalidade impulsionar o desenvolvimento cultural e literário para a divulgação da biblioteca e suas ações.

A SAB é composta por uma diretoria, na gestão 2009/2010 o presidente é o estudante de Letras, Natanael Oliveira Diniz e o vice-presidente Emerson Miranda Silva, e a secretária Ilda Lúcia Rosa.

Além da diretoria, contam-se outras pessoas envolvidas nesse projeto. Nesse ano, a SAB esta desenvolvendo o projeto "Ler para Crescer" que tem como finalidade aprimorar o gosto pela leitura, e desvendar os encantos que o livro pode proporcionar.

O presidente da SAB, o jovem Natanael diz: "convidamos a todos para que possam conhecer nosso trabalho e visitar a Biblioteca Pública que foi reinaugurada mês passadp.

Recadastramento no Bolsa Família Foi Prorrogado

Foi prorrogado o prazo para atualização do cadastro no Bolsa Família. Agora os beneficiários têm até o dia 31 de outubro para alterar ou confirmar as informações junto às Prefeituras. Após essa data a família que não tiver os dados atualizados terá o benefício bloqueado.

Problemas operacionais no processamento de cadastro (rejeições de dados pelo sistema) e atraso no trabalho provocado por situações de emergência ou calamidade em alguns Municípios foram os motivos que levaram à ampliação do prazo.

Clique aqui para ver a notícia completa.


sábado, 29 de agosto de 2009

Cego, surdo e mudo

Estava justo refletindo sobre essa cultura de “as coisas são assim mesmo; sempre foi assim e sempre será”; e, a pior de todas, “Patrocínio é assim, você ainda vai aprender” quando mais uma vez me encontrei com as idéias do Paulo Brabo. O texto não traduz exatamente o que eu escreveria. Na verdade, discordo da maior parte do que ele escreveu. Mas seu incômodo com nossa “cordeirice” expressa em alto e bom tom minha incapacidade em entender algumas posturas que testemunho por aqui. Mais do que se acomodar, muitos se dedicam a repetir e reforçar conceitos, valores, idéias e padrões de comportamento que nos impedem de nos desenvolvermos como pessoas e como sociedade.

Aqui, publico na íntegra as "Anotações para um romance político" por Paulo Brabo:

"– Todos os sistemas com mais de um ou dois indivíduos – disse o homem de sobretudo – são auto-organizatórios.

– Isso quer dizer que todos os sistemas tendem a proteger o grupo em detrimento do indivíduo. Coloque cinqüenta desconhecidos num lugar confinado e em dois dias você terá facções, líderes, simpatias, lealdades, distribuição de tarefas, alvos, legislações e sistemas de governo: auto-organização. Em alguma medida o mesmo acontece com galinhas, macacos e paramécios. Os organismos se ordenam espontaneamente em superorganismos: rebanhos ou multidões.

– O problema com as multidões é que são forças da natureza. Ninguém pode controlá-las. Com uma pessoa você pode conversar, como estamos fazendo. Uma multidão você só pode aplacar.

– A presente ilusão requer que a democracia representa a vitória final dos direitos do indivíduo e do livre-arbítrio. O que ninguém parece ser capaz de enxergar é que a aplicação da democracia, mesmo na mais inocente das formas, conduz necessariamente à tirania do coletivo. Vivemos na ilusão de que ouvimos e louvamos a liberdade individual, mas somos conduzidos pelos caprichos da multidão.

– E quem foi mesmo que disse que a loucura é a exceção no indivíduo mas a regra na multidão? Nietzsche?

– Fato é que de nada serve a sobriedade individual, porque o tirano coletivo é guiado pelo inconsciente. A democracia é o governo de loucos, está vendo?

– A monarquia e o totalitarismo são arriscados, mas na democracia não resta nem ao menos a possibilidade de um rei sensato.

– Um exemplo da insensatez da multidão: se o capricho coletivo vigente é a segurança, o que acontece é que todos submetem-se voluntariamente à vigilância. Você não vê? A vigilância é tida como inaceitável num governo totalitário, na linha do 1984 de Orwell, mas as pessoas se sujeitam como cordeirinhos (como um rebanho!) a toda e qualquer invasão de privacidade quando se trata de obedecer aos caprichos do ditador coletivo.

– Todas as salas deste edifício são monitoradas por câmeras. Você vê? As pessoas pensam que são livres, mas são instrumentos da burrice coletiva.

– Não interessa quem está monitorando, e é essa a questão. Basta ser monitorado para ser diminuído. Monitorar é invadir. Vigilância é agressão.

– E essa entidade cega vai passando a exigir de nós concessões cada vez maiores, até que tenhamos aberto mão de cada um de nossos direitos. Até que as decisões coletivas sejam precisamente tão arbitrárias quanto as do mais caprichoso ditador.

– Em sua forma mais crua o roubo pode ser uma forma de se obter aquilo de que se precisa, mas para a inteligência coletiva roubar é errado, sem exceção. Porém a mesma multidão se deleita em que as imagens e palavras da televisão ofereçam continuamente às pessoas aquilo de que não precisam. O mundo já conheceu contradição maior? É evidente que essa obsessão aberta com o desnecessário é que sustenta o império de ladrões de ambos os lados da justiça.

– Freud foi capaz de prover um mito abrangente o bastante para controlar o indivíduo, mas com o trágico passamento de Deus deixou de existir um mito capaz de controlar os impulsos da multidão.

– E mesmo a herança de Freud, que associamos a uma valorização definitiva do indivíduo, serviu apenas para satisfazer as mais antigas vontades do superorganismo. Na maior parte do tempo, na história da civilização, os loucos andaram à solta, nas ruas e nas casas, promovendo a idéia subversiva de que a loucura pode ser uma forma de lucidez ou uma estranha alternativa à ela. O que fez a psicoterapia? Por um lado, confinou os loucos em recintos isolados, onde não podem encenar a sua subversão. Por outro, o que acontece àqueles dentro da massa coletiva que sentem-se hoje mais sutilmente desviados da norma? Esses buscam voluntariamente a intervenção de terapeutas, de modo a serem capazes de se conformar. Ou seja: os loucos são mantidos fora de cena e os candidatos a loucos estão sendo constantemente monitorados. Os desvios à norma permanecem onde a multidão, que abomina a dissensão e anseia apenas por conformidade, pode controlá-los e anulá-los por completo.

– Enquanto isso as pessoas distraem-se com a ilusão de que discordam sobre assuntos importantes – coisas como o aborto, a natureza do casamento, a guerra ou a pena de morte – e estão cegas para o fato de que concordam em absolutamente tudo. Vão todos para casa nos mesmos carros e trabalham todos para o mesmo fim; são ao mesmo tempo servos fidelíssimos e completos ignorantes daquele a quem estão servindo."

Eu, Rodrigo? Discordo do Brabo em muitos pontos. Concordo em muitos outros. Mais importante para essa coluna: discordo de que “Patrocínio é assim” e de que um dia eu ainda vou aprender. Essa cidade – como todas as outras – é o resultado de quem vive nela. Tem que ser cego, surdo e mudo para não entender isso.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O que você tem haver com radifodifusão?

Estão abertas as inscrições para a segunda Oficina de Capacitação da Comissão Regional Pró Conferência Nacional de Comunicação - CRP-CNC, que acontecerá no sábado, dia 29 de agosto/2009, de 08 às 11 horas, na sala 104 do bloco 3Q, campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

O tema desta Oficina é a Radiodifusão pública e comunitária, que irá abordar temas relacionados às concessões de rádio e televisão, financiamento público das rádios e TVs educativas e comunitárias, qualidade de programação entre outros assuntos.

HAVERÁ CERTIFICADO PARA OS PARTICIPANTES.

O objetivo da oficina é capacitar as lideranças e pessoas da comunidade para a Conferência Nacional de Comunicação, esclarecer qual a importância da democratização da comunicação, como participar e se mobilizar, entre outros temas relevantes à 1ª Confecom.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Devemos Ser Mais Sutis

Por Paulo Brabo

– Imagine um mundo – prosseguiu o roteirista – em que o cidadão espere que o respeito que lhe prestam não seja um bem a ser adquirido pela sua postura pessoal, mas um serviço dos outros que cabe ao governo fazer cumprir. Um mundo em que a proliferação de direitos individuais acabe cerceando o bem comum, ao invés de promovê-lo.

Uma ruga de compreensão e assombro formou-se na testa do diretor.

– Num mundo assim – ele disse, – os pais processam a polícia pelos delitos dos filhos.

– Isso mesmo – celebrou o roteirista. – Uma sociedade litigiosa. Numa sociedade dessa natureza todos se tornam delatores potenciais de todos, precisamente como, digamos, no totalitarismo soviético. A diferença é que o que motivava um delator soviético era o fato de que todos os direitos haviam sido subtraídos de todos; numa sociedade litigiosa o que motiva o delator é que todos os direitos foram outorgados a todos. O negativo é agora positivo.

– E portanto mais atraente.

– E portanto irresistível. A vigilância é onipresente, não porque o governo está em todo lugar, mas porque o povo está.

Clique aqui para ver o texto completo no Bacia das Almas.

Educação Profissionalizante em Patrocínio

Mais Um Online

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE), de acordo com as diretrizes do Programa de Educação Profissional (PEP), contratou a Fundação Roberto Marinho para trazer a Minas Gerais o Telecurso TEC, que oferece formação técnica de nível médio, qualificação e habilitação profissional, através de três cursos: Administração Empresarial; Gestão de Pequenas Empresas; Secretariado e Assessoria.

Neste primeiro momento, 484 escolas mineiras foram escolhidas para oferecer os cursos, na sua modalidade semipresencial, para mais de 24 mil alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). É uma oportunidade para o aprendizado de qualidade, com uma metodologia de ensino que enfatiza a interatividade e a comunicação.
No município de Patrocínio, as escolas que oferecerão os cursos serão:

EE “Nely Amaral” – curso: Administração Empresarial
EE “Irmã Gislene” – curso: Secretariado e Assessoria
CESEC Doralice Alves Rodrigues – curso: Gestão de Peq. Empresas
CESEC Doralice Alves Rodrigues – curso: Secretariado e Assessoria

Poderão participar dos Cursos PEP EJA, os alunos matriculados e freqüentes no 1º Período do EJA(Ensino Médio) ou no 1º ano do Ensino Médio Regular que possuam idade de 18 anos ou mais.

Os interessados deverão procurar as escolas citadas até o dia 27 de agosto com os documentos pessoais para inscrição prévia. O início das aulas será dia 08/09/2009, no período noturno.

Ao final do curso, o aluno obterá o certificado do ensino médio na modalidade EJA ( expedido pela escola) e a habilitação profissional respectiva ao curso (expedida pelo Centro de Educação Tecnológica Paula Souza/SP).

Qualquer informação, procure as escolas ou a Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio.

Inscrições para Balé Infantil

Estão abertas na Secretaria Municipal de Cultura inscrições para aulas de balé clássico para crianças de 10 a 12 anos. As aulas acontecem no horário de 10h40 às 11h30. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Maiores informações na Secretaria Municipal de Cultura ou pelo telefone 3831-5192.

Infectologista da UFU pode vir a Patrocínio na quinta-feira

Rede Hoje

Intenção do Comitê de Acompanhamento da Gripe A e trazer Marcelo Simão Ferreira à cidade para dar mais detalhes da doença

Segundo o prefeito de Patrocínio, Lucas Siqueira (PPS), o objetivo é que esteja em Patrocínio na próxima quinta-feira, dia da reunião do Comitê Municipal de Acompanhamento da Gripe A, o Dr. Marcelo Simão Ferreira, um infectologista da UFU (Universidade Federal de Uberlândia).

"Ele vai dar mais dados técnicos que possam embasar as ações do comitê e levar à comunidade mais informações sobre a doença. Em Patrocínio subiu para [57]* o número de casos monitorados. Também na cidade morreu hoje pela manhã o rapaz de 24 anos, que veio de Monte Carmelo e estava internado na Santa Casa de Misericórdia com suspeita da gripe A. Ele também pode ter morrido de hantavirose. Nenhum dos dois casos está descartado.

*O último boletim indica 57 casos monitorados. A notícia original indica o número de 45 conforme boletim anterior.


E-mail distorce informações sobre a gripe

Vírus da gripe suína não é o mesmo da gripe espanhola

Está circulando uma corrente via e-mail que traz, em um arquivo PowerPoint, a capa da SAÚDE! de junho de 2000 e um dossiê sobre a ameaça de uma supergripe, material que foi publicada na mesma edição. Em suma, a reportagem, assinada pelo jornalista Duda Teixeira, que integrava o time da revista na época, traça um panorama da doença, mergulhando em fatos históricos e médicos além de apresentar perspectivas futuras sobre o problema.

O texto da corrente, no entanto, distorce algumas informações, dando um tom alarmista à mensagem. Eis o trecho que leva à confusão: “Quando olhamos a terceira página da reportagem, encontramos o vírus H1N1 e toda a sua relação com a questão suína... O que não sabíamos entretanto é o que vírus H1N1 era o próprio vírus da gripe espanhola que matou cerca de 20 milhões de indivíduos em 1918. Ou seja, não se trata de uma nova gripe, mas sim a própria espanhola... Acredito que isso esteja seja mantido em certo sigilo para evitar pânico na população”.

Na verdade, o vírus que provocou a gripe espanhola é da mesma família do vírus por trás da atual pandemia. Em outras palavras, não se trata do mesmo micro-organismo. O vírus da chamada gripe suína é uma mutação de vários outros parentes e que, antes de contaminar seres humanos, infectou aves e porcos até assumir sua forma atual. Resumo da ópera: nada está sendo ou foi mantido em sigilo.

Veja a notícia na própria revista clicando aqui.

Número de Casos Suspeitos Continua Sem Alteração

Segundo o boletim do dia 26/8 do Comitê de Acompanhamento da Influenza A:

  • Continuamos com 03 casos suspeitos
  • Passamos para 57 casos monitorados
  • Não há casos confirmados ou descartados
Vela destacar também um trecho do boletim que já tinha sido publicado no texto anterior:

"Diversas informações falsas sobre a Influenza A (H1N1) estão sendo enviadas por email e divulgadas na internet por meio de blogs e sites gerando especulações e dúvidas sobre a doença. Informações como a origem do vírus, número de mortes e chás que previnem a contaminação são exemplos de informações não verdadeiras."

Todos os boletins estão disponíveis no site da Prefeitura. Para acessá-los, clique aqui.

Postos de Vacinação Contra a Raiva, 27/8

QUINTA-FEIRA, DIA 27

  • Escola Amir Amaral
  • Escola Coronel João Cândido de Aguiar
  • Praça da Matriz
  • Praça da igreja do bairro Morada Nova
  • Ainda no Morada Nova, na alameda Sucupiras com alameda Perobas – Praça Pública
  • Posto de gasolina Brasil (av. Sanitária com Presidente Vargas)
  • Bairro Enéas na avenida Odir Aleixo

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Último Dia de Sugestões para "Mérito Empresarial"

Acip/CDL

Os associados da Acip/CDL podem enviar suas sugestões do nome que vai representar a cidade no prêmio “Mérito Empresarial” entregue pela Federaminas (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais) em 30 de outubro. O prazo para envio das sugestões é até o final da tarde desta quarta-feira (26) por e-mail (acip@acip.org.br) ou pelo telefone 3831-5500.

Por isso, as entidades pedem aos filiados que entrem em contato dando a sugestões de três nomes que se encaixam no perfil definido pela Federaminas.

Os critérios são os seguintes:

- Agente de mudanças;
- Bem aceito no meio empresarial e comercial;
- Íntegro, Competente e Criativo;
- Cumpridor de seus deveres e obrigações; Líder, Otimista, Dinâmico e Empreendedor;
- Participativo perante os problemas sociais da comunidade;
- Que tenha sólidos valores familiares;
- Que tenha Visão Inovadora, Espírito de Equipe e Saiba Relacionar-se com o próximo.

Para ver a notícia completa, clique aqui.

Pontos de Vacinação Contra Raiva dia 26/8

QUARTA-FEIRA, DIA 26

  • Igreja Nossa Senhora de Fátima
  • Boa Esperança (em frente ao José Carlos Grossi)
  • Ouro Preto (em frente ao poliesportivo)
  • Carajás (próximo ao posto de molas)
  • Serra Negra (Igreja São Sebastião)
  • Nações (em frente à caixa d’água do DAEPA)

15/9 é Dia do Cliente

A partir deste ano Patrocínio passa a comemorar em 15 de setembro o “Dia do Cliente”. A data foi instituída através da Lei número 4.311, de 6 de julho de 2009, de autoria dos vereadores Marcilene Jacinto Queiroz (PHS) e José de Arimatéia Neves (PHS).

Em carta a seus associados, a Associação Comercial e Industrial de Patrocínio (ACIP) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) lembram que todos nós, sem exceção, somos clientes. “O cliente é o responsável pelas relações de consumo. Para a ACIP e a CDL é importante comemorar o ‘Dia do Cliente’ e criar-se uma conscientização coletiva de homenageá-los nesta data pela sua importância gerando emprego e renda. O ‘Dia do Cliente’ está concebido para ser um dia de homenagens, agradecimentos e de conscientização”.

As entidades têm sugerido aos empresários algumas ações para este dia – 15 de setembro:
  • Anúncios em veículos de comunicação;
  • Promoção especial (desconto ou condição diferenciada de pagamento);
  • Decoração especial;
  • Distribuição de brindes;
  • Receber os Clientes com Café da manhã ou Cofffee Break, salgadinhos, refrigerantes; etc...
  • Envio de mala-direta, folders;
  • Banner na homepage na Internet;
  • Telefonemas e/ou torpedos através de aparelho celular;
  • Homenagens através de e-mail marketing;
  • Etiquetas adesivas ou cartões com alusão ao DIA DO CLIENTE colocadas em embalagens, envelopes, correspondências;

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Pontos de Vacinação Contra a Raiva na Terça, 25/8

Pontos de Vacinação Contra a Raiva na Terça, 25/8:
  • Em frente à Igreja São Judas Tadeu
  • Emgel (E.E. Dalva Stela de Queiroz)
  • Congonhas (em frente ao ferro velho)
  • Bairro Amir Amaral (em frente à Escola Walma de Oliveira
  • Escola Joaquim Dias
  • Igreja Matriz de Santa Terezinha
  • Morada do Sol (em frente à Garcafé
  • Cruzeiro da Serra (em frente à rotatória de acesso ao Cristo Redentor)

Patrocínio Continua Sem Nenhum Caso Confirmado de Gripe A

O Comitê de Acompanhamento da Influenza A soltou nota à imprensa ontem, 24/8, e faço os seguintes destaques:
  • Continuamos com 03 casos suspeitos
  • Passamos para 45 casos monitorados
  • Não há casos confirmados ou descartados
Vela destacar também o trecho:
"Diversas informações falsas sobre a Influenza A (H1N1) estão sendo enviadas por email e divulgadas na internet por meio de blogs e sites gerando especulações e dúvidas sobre a doença. Informações como a origem do vírus, número de mortes e chás que previnem a contaminação são exemplos de informações não verdadeiras."

Para ver o boletim completo, clique aqui.

Canja de Galinha e Cama?

O que mais impressiona quando se trata da Influenza A é mesmo a falta de informação da sociedade. Há informação sobrando em todas as fontes possíveis: rádio, TV, internet, jornais e revistas. Apesar disso, ainda impressiona as bobagens que ouvimos, impressiona que elas venham, em muitos casos, de gente supostamente educada e esclarecida e, o pior de tudo, que muita gente parece mesmo é querer promover histeria e medo.

Para piorar a situação, há as teorias de conspiração que surgem, circulam e se multiplicam especialmente pela internet. Supostas conversas em programas de mensagens instantâneas dentro de hospitais e mensagens que vazaram de “fontes privilegiadas” mas que nunca trazem nenhum conteúdo verdadeiramente relevante ou, evidentemente, verificável servem para nada. Ou melhor, servem para prestar um desserviço à saúde pública. A velha história do “amigo da prima do vizinho da cunhada de uma pessoa que eu não sei bem quem é” foi quem disse.

Alguns apresentam argumentos que desviam o foco. Ao invés de tratar da Gripe em si, direcionam suas atenções para a política e para a indústria. É fundamental não se deixar levar pelo sensacionalismo de alguns veículos que se aproveitam do medo e da desinformação – apesar das múltiplas fontes – para tentar ganhar audiência. Isso é. É fundamental não perder de vista todas as questões sócio-políticas que estavam em andamento - em Brasília, Belo Horizonte e Patrocínio – porque alguém ameaça que o mundo vai acabar em gripe.

A indústria também é alvo preferencial dos “conspiracionistas”. Entre eles, alguns tentam defender que vírus como o H1N1 são subprodutos do nosso modelo de produção especialmente da agroindústria com suas práticas de confinamento, uso de antibióticos e hormônios e modificação genética. Outros, se preocupam em dizer quanto hospitais, médicos e, principalmente, a indústria farmacêutica estão ganhando com toda a situação.

É fato que muitos se interessam em desviar as atenções para outros assuntos. É fato que a imprensa, em geral, está mais preocupada com audiência do que com responsabilidade social e saúde pública. É fato que nosso modelo de produção contribui para epidemias desse tipo e muitos outros problemas que não cabe nem mencionar aqui. É fato que a maneira que nos organizamos como sociedade dá a possibilidade de ganho real para alguns setores mesmo em situações como a que enfrentamos agora. Mas são outros assuntos.

Tudo isso dito, é fato – e esse sim é o mais importante – que a gripe esta aí, que suas conseqüências é que matam, que as formas de transmissão e os sintomas são os mesmos da gripe comum, ou Influenza Sazonal, como queiram, que só o pessoal médico pode levantar suspeita sobre o tipo de gripe, só eles podem fazer a observação e a medicação necessária e só o teste é que vai dizer, em definitivo, se é uma gripe ou a outra. É fundamental ressaltar também que não temos condições de dizer que as complicações do H1N1 matam mais do que os outros tipos de vírus de gripe (que são vários).

Pensando bem, são muitos os pontos importantes... mas, vejam bem, gripe mata. A Suína e todas as outras. Boatos, disse-me-disse e histeria nunca ajudaram em nada nessa vida. Menos ainda para evitar a morte ou as gripes. Trancar-se dentro de casa ou andar com um pote de álcool pendurado no pescoço não vai resolver nada. Nossa única opção e nossa responsabilidade – de todo e qualquer cidadão - é disseminar informação para promover a prevenção e a saúde. Canja de galinha e cama não matam ninguém. Não matam nem o vírus da gripe.

domingo, 23 de agosto de 2009

Vacinação Contra Raiva Começa Segunda, 24/8

Começa nesta segunda-feira (24) a vacinação anti-rábica em cães em gatos na zona urbana de Patrocínio. Na zona rural as vacinas foram aplicadas até esta sexta-feira. Quem não conseguiu que a dose fosse aplicada em seu animal deve vir à cidade e procurar um dos pontos de vacinação.

A Raiva é uma doença ainda considerada 100% letal, portanto, é extremamente importante realizar a vacinação preventiva dos animais domésticos, cães e gatos, com uma dose anual, (desde que tenham idade superior a 3 meses de idade) evitando assim que a doença seja transmitida ao homem.

Confira a agenda e os locais de vacinação na cidade, lembrando que as doses serão aplicadas entre 8h e 16h30:

SEGUNDA-FEIRA, DIA 24
  • Praça da Nestlé
  • Igreja São Francisco
  • Praça do Tiro-de-Guerra
  • Bairro Nossa Senhora de Fátima (em frente ao Supermercado Vila Nova)
  • Praça Santa Luzia
  • Escola Municipal Casimiro de Abreu
  • Praça da Santa Casa
TERÇA-FEIRA, DIA 25
  • Em frente à Igreja São Judas Tadeu
  • Emgel (E.E. Dalva Stela de Queiroz)
  • Congonhas (em frente ao ferro velho)
  • Bairro Amir Amaral (em frente à Escola Walma de Oliveira
  • Escola Joaquim Dias
  • Igreja Matriz de Santa Terezinha
  • Morada do Sol (em frente à Garcafé
  • Cruzeiro da Serra (em frente à rotatória de acesso ao Cristo Redentor)


QUARTA-FEIRA, DIA 26

  • Igreja Nossa Senhora de Fátima
  • Boa Esperança (em frente ao José Carlos Grossi)
  • Ouro Preto (em frente ao poliesportivo)
  • Carajás (próximo ao posto de molas)
  • Serra Negra (Igreja São Sebastião)
  • Nações (em frente à caixa d’água do DAEPA)


QUINTA-FEIRA, DIA 27

  • Escola Amir Amaral
  • Escola Coronel João Cândido de Aguiar
  • Praça da Matriz
  • Praça da igreja do bairro Morada Nova
  • Ainda no Morada Nova, na alameda Sucupiras com alameda Perobas – Praça Pública
  • Posto de gasolina Brasil (av. Sanitária com Presidente Vargas)
  • Bairro Enéas na avenida Odir Aleixo


SEXTA-FEIRA, DIA 28

  • Escola Irmã Gislene
  • D.E.R.
  • Centro Comercial da Matinha
  • Igreja São José
  • Escola Dona Mulata
  • Posto de saúde do bairro Santo Antônio


Qualquer pessoa que queira mais informações sobre a vacinação em cães e gatos pode ligar para 3831-7289 na Sucam falar com a equipe do Controle de Endemias.

Sociedade Previne Influenza A

Patrocínio On Line

A AVP - Associação de Voluntárias de Patrocínio , informa que o curso de gestantes que teve início na ultima semana , foi suspenso por tempo indeterminado . As medidas são de prevenção à (gripe A) , O que se sabe é que as grávidas ou gestantes, estão dentro do considerado Grupo de Risco, pois podem desenvolver complicações na gestação por causa da doença.

Retiro suspenso

A associação dos missionários do oriente , comunica através do presidente da comissão Belchior Leonel , e o padre Wesley Balbino da paróquia Santa Terezinha , que domingo próximo dia 23/08 não haverá o retiro dos capitães , foliões e festeiros .Segundo o presidente da associação , o retiro foi adiado por motivo de precauções contra a nova gripe .Uma nova data será marcada para realização do evento .

Dia do Campo Limpo Foi Comemorado Dia 18

Rede Hoje

Foi comemorado na última terça-feira, dia 18, mais um Dia Nacional do Campo Limpo, que celebra a retirada do meio ambiente de milhares de toneladas de agrotóxicos. Esta data refere-se à conscientização das pessoas, principalmente aquelas ligadas ao meio rural, para que façam o recolhimento das embalagens de agrotóxicos usadas nas lavouras.

Este dia já faz parte do calendário oficial do Governo Federal e em Patrocínio também é comemorado através da EXPOCACCER (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado) e inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias). Patrocínio tem uma central de recolhimento de embalagens coordenada pela EXPOCACCER, inpEV e Epamig.

Nos últimos cinco anos sempre acontece a participação de escolas do município, através de uma parceria da central com a Secretaria Municipal de Educação. Nesse ano não foi diferente, com a presença de alunos da rede municipal na Central de Embalagens (que fica na Fazenda Experimental da Epamig) conhecendo todo o processo.

Cerca de 500 crianças participaram do Dia do Campo Limpo, inclusive concorrendo em concursos de desenho e redação sobre o tema.

Campeão - O Brasil é hoje o campeão mundial neste item de preservação ambiental recolhendo mais embalagens que os Estados Unidos, que têm uma extensão territorial cultivada maior que a do Brasil.

Encontro Celebrativos dos Círculos Bíblicos Acontecerá dia 30/08

Rede Hoje

As paróquias São José e Nossa Senhora do Patrocínio vão promover o “9º Encontro Celebrativo dos Círculos Bíblicos”. O tema deste ano é “A Bíblia e as parábolas”.

O evento está marcado para a Casa da Pastoral Nossa Senhora do Patrocínio, à rua Casimiro Santos, 463. Vai acontecer no dia 30 de agosto, às 13h, com encerramento na Capela São Vicente, no asilo, com Santa Missa.

A palestra “O que são parábolas” será proferida pelo padre Olivar Constantino Peres. Haverá estudo com aprofundamento do discurso das parábolas. Os fieis devem levar suas Bíblias.

Durante o evento serão sorteados brindes e Bíblias. Mais informações com os coordenadores Aurora (3831-3887); Terezinha (3831-3877); e Maria das Graças (3831-1905).

Recadastramento no Bolsa Família até 31/8

O Programa de Transferência de Renda Bolsa Família, do Governo Federal, está convocando os beneficiados para se recadastrar. Cada prefeitura atualiza os dados do cadastro único. O prazo de recadastramento termina em 31 de agosto. Com este recadastramento o Governo quer saber quem ainda atende aos critérios do programa e quem já melhorou de renda.

Em Patrocínio, todos que recebem o beneficio devem levar seus documentos pessoais à Secretaria de Desenvolvimento Social ou ao Cras à avenida Odir Aleixo, 220, no bairro Enéas Aguiar, para fazer o recadastramento.

sábado, 22 de agosto de 2009

Número de Casos Suspeitos Não Mudou

A última nota à imprensa do Comitê Municipal de Acompanhamento da Influenza A trouxe os seguintes dados de Patrocínio:
  • Continuamos com 3 casos suspeitos;
  • Agora são 31 casos monitorados;
  • Não houve nenhum caso confirmado;
  • Não houve nenhum caso descartado.
Os boletins saem às segundas, quartas e sextas-feiras e são publicados no site da Prefeitura - www.patrocinio.mg.gov.br Para ir direto para a página dos boletins, clique aqui. Para ver o último boletim, clique aqui.

Maiores informações sobre a Gripe estão disponíveis também pelo 0800 940 1825.

Semana do Excepcional Começa no Domingo

Patrocínio On Line

Com Missa em Graças, dia 23 próximo, domingo, na Igreja Santa Luzia, será aberta a “Semana do Excepcional” da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, prestando seus relevantes serviços a sociedade patrocinense há 37 anos. No dia 24, segunda-feira, no Auditório Geraldo Campos, com a presença de seus diretores, prefeito Lucas Siqueira e demais autoridades, acontece a abertura oficial. A programação prossegue até o dia 28de agosto, com gincanas, atividades esportivas, oficina de artes, projetos em parceria com o Unicerp e a II Sexta Dançante. O tema dessa ano é: Quebre a resistência, tome uma atitude, construa acessibilidade para deficiente intelectual.

Para entrar em contato, ligue para 3831 2494.

Clique aqui para ver a programação completa.



sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Projovem Seleciona Educadores Até Segunda, 24/8

O Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais – CEMAIS - realizará Processo Seletivo para contratação, de Educadores de Áreas Específicas e Participação Cidadã para atuarem no Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM URBANO. Para Patrocínio, haverá seleção de educadores e apoio de núcleo. As inscrições vão até o dia 24/8.

Para maiores informações, clique aqui para ver o edital.

Para entrar em contato, ligue para (031) 2535-0028 ou mande sua mensagem para
cemais@cemais.org.br

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Como se Prevenir?

Clique na imagem para ampliá-la.

Clique aqui para visitar o Portal da Saúde

Ou ligue grátis para
0800 940 1825.

Livros e computadores

Eliane Lima postou no Causos e Trens:

"Para quem não gosta de ler e usa como desculpa os altos preços dos livros,, vai ter que mudar o discurso. Agora, pelo menos seis sites oferecem as principais obras da literatura mundial, e o melhor é que não se paga nada por isso.

Pode se encontrar desde William Shakespear a Paulo Coelho."

Para ver a lista dela de sugestões de leituras e onde encontrá-las, clique aqui.

Aproveitando a oportunidade: sugiro o Portal Domínio Público que também traz arquivos de textos, imagens, vídeos e som. Lá estão disponíveis,a obra completa de Machado de Assis, a poesia de Fernando Pessoa, vários textos de Shakespeare a Divina Comédia, de Dante Alighieri em português e muito mais. Clique aqui para visitar o site.

Agora, para unir mesmo literatura com computadores: em 10/8, a Biblioteca Municipal inaugurou seu novo layout e oferece acesso à internet e mais de 35 mil volumes entre livros e periódicos (jornais e revistas) gratuitamente no Centro Administrativo de Patrocínio. Para maiores informações, ligue para 3839 1800.

Boletins sobre a Gripe A

O Comitê de Acompanhamento da Influenza A, um grupo de representantes da sociedade civil e do governo, formado para debater e orientar as medidas de acompanhamento e prevenção da popular gripe suína está divulgados boletins com as informações oficiais.

Clique aqui para ver o boletim do dia 19/8 ou aqui para visitar o site da Prefeitura.

Para maiores informações, ligue 0800 940 1825


quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Escola em Tempo Integral

Por Mônica Othero Nunes

Quando eu leio a notícia que aqui no nosso Município no último dia 13/08 foi implantada a primeira Escola em Tempo integral no distrito de Santa Luzia dos Barros, começo a acreditar que a educação nessas terras começa a escrever um novo capítulo.

Participei durantes anos do processo onde a criança nascida e criada na zona rural vê seu destino escolar a cidade. Antes porém a estrada, a parada em cada porteira, o tempo para ir e para voltar, a prece dos pais, o contraste de lugares, a sedução de tudo bonito, o apelido dos colegas "matuto", "roceiro", a dificuldade de entender certas palavras, onde encontrar material para pesquisar, como acompanhar às aulas? Como conseqüência deste contato entre o rural e o urbano milhares de famílias deixaram o campo, o contato com a natureza, migraram para a cidade "grande" e se perderam em vários aspectos que envolvem desde a qualidade de vida até o sentimento "eu era feliz e não sabia".

Iludidos que morando na cidade conseguiriam conforto passam a gastar mais, se afastam da origem, alguns desenvolvem vícios como o jogo e o alcoolismo, acabam vendendo seu pedaço de terra de onde saia o sustento e a situação tende a piorar. Erroneamente, achamos que o homem rural apenas trabalha no campo, não vemos como um morador, alguém em contato com a natureza, com suas crenças, sua cultura, julgamos um ser passivo, que precisa receber os ensinamentos do homem da cidade, quando na verdade ele precisa é ser valorizado ali no seu pedaço, no seu chão sagrado.

Existem inúmeros "analfabetos" na zona rural que jamais vão precisar de uma Comissão de Código de Ética, por que sabem naturalmente o que leva a mentira, o roubo, a enganação. Ninguém precisa "civilizar" o homem rural, precisa sim desenvolver mecanismos para que ele não se contamine pela idéia de que viver na cidade é melhor do que na roça.

A escola rural que souber associar o ensinamento didático com o ensinamento de quem mora na zona rural irá sem dúvida proporcionar uma troca de conhecimento e conseqüentemente a interação e a permanêcia do homem no campo.

Não podemos esquecer que é do campo que vem nosso alimento mas é na cidade que são tomadas as decisões e elaboradas as Leis, muitas vezes sem a participação dos dois lados. São realidades diferentes, distanciadas por interesse de alguns, espalham a idéia erronea que cabe ao "doutor", ao que tem diploma a capacidade de traçar rumos.

A escola, e conseqüentemente a educação, ali implantada deve unir os interesses da comunidade, não excluindo nada desde o conhecimento das ervas medicinais até o sentimento errôneo que o morar no campo é ruim.

Uma escola Integral deve ser integral em todos os aspectos desde os anseios da comunidade, a cultura do local, a participação de ponta a ponta: família, aluno, comunidade.

Quantos ainda acham que educar o povo é uma perda de tempo?

O mundo todo precisa de pessoas não só alfabetizadas, mas pessoas capazes de escolher seu caminho, deixando de ser enganadas, manipuladas, exploradas. Educação é muito mais que uma sala de aula, muito mais do que alguém ensinando e alguém tentando aprender, é o elo fundamental onde o indivíduo se une ao grupo, a sociedade, onde desperta para a força existente na realidade "que um mais é sempre mais que dois".

Tomara que outras escolas sejam inauguradas aqui no Municipio e diante da pergunta: -Você sabe ler e escrever? Sabe votar? A resposta seja: - Eu sei escolher, questionar, participar.

Que a resposta dada por Ciço, um agricultor familiar residente no sul de Minas Gerais, sobre educação seja nosso incentivo para escrever outra página. Aprecie suas palavras: ”Porque é assim desse jeito que eu queria explicar pro senhor. Tem uma educação que vira o destino do homem, não vira? Ele entra ali com um destino e sai com outro. Quem fez? Estudo, foi estudo regular: um saber completo. Ele entra dum tamanho e sai do outro. Parece que essa educação que foi a sua tem uma força que tá nela e não tá. Como é que um menino como eu fui mudá num doutor, num professor, num sujeito de muita valia? Agora, se eu quero lembrar da minha: “enxada”. Se eu quero lembrar: “trabalho”. E eu hoje só dou conta de um lembrarzinho: a escolinha, um ano, dois, um caderninho, um livro, cartilha? Eu nem sei, eu não lembro. Aquilo de um bê-a-bá, de uma alfabetozinho. Deu pra aprender? Não deu. Deu pra saber escrever um nome, pra ler uma letrinha, outra. Foi só. O senhor sabe? Muito companheiro meu na roça, na cidade mesmo, não teve nem isso. A gente vê velho aí pra esses fundos que não sabe separar um A dum B. Gente que pega dum lápis e desenha o nome dele lá naquela dificuldade, naquele sofrimento. Mão que foi feita pro cabo da enxada acha a caneta muito pesada e quem não teve prazo dum estudozinho regular quando era menino, de velho é que não aprende mais, aprende? Pra quê? Porque eu vou dizer uma coisa pro senhor: pra quem é como esse povo de roça o estudo de escola é de pouca valia, porque o estudo é pouco e não serve pra fazer da gente um melhor. Serve só pra gente seguir sendo como era, com um pouquinho de leitura. (...)(trecho livro A questão política da educação popular, autor Carlos Rodrigues Brandão)

Mônica Othero Nunes
monica_nunes@terra.com.br

Dicas de Segurança da Acip/CDL

A Acip/CDL publicou várias dicas de segurança com o tema trânsito:
  • Evite colocar em seu carro qualquer adesivo que possa identificar seu endereço;
  • Ao dirigir, mantenha os vidros sempre fechados e as portas travadas
  • Se ocorrer uma batidinhas na traseira de seu veículo, observe principalmente pelo retrovisor as pessoas que estão no carro de trás. Desnconfiando de qualquer coisa, chame socorro policial com urgência.
Clique aqui para ver todas as dicas.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Semana de Gestão apresenta dez palestras gratuitas no auditório da ACIP/CDL

Através da Pós-Graduação da Universidade Anhanguera-UNIDERP, acontece na próxima semana, de 17 a 21 de agosto, das 19h30 às 22h, a “Semana de Gestão – Empregabilidade".

Serão proferidas 10 palestras gratuitas com grandes nomes.

As transmissões serão feitas ao vivo para centenas de cidades no Brasil. Em Patrocínio, o local será o auditório da ACIP/CDL.

Confira a agenda:

MAX GEHRINGER e VILFREDO SCHÜRMANN
Gestão de Pessoas
17/08 - Segunda-feira

LUIZ FLAVIO GOMES e ANTÔNIO CARBONARI
Gestão Educacional
18/08 – Terça-feira

GERALDO ALCKMIN e RAQUEL ROLNIK
Gestão de Cidades
19/08 – Quarta-feira

AMIR KLINK e LARS GRAEL
Gestão de Negócios
20/8 – Quinta-feira

GONZALO VECINA NETO e RODRIGO TELES
Gestão de Planos de Saúde e Empreendedorismo
21/08 – Sexta-feira

Os temas em debate são liderança e motivação; carreira – investimento profissional; gestão pública; estratégia de negócios – competitividade; e saúde e empreendedorismo.

A realização é da LFG com apoio da ACIP/CDL. Faça já sua inscrição pelos telefones: 3831-1688 e 3831-5500.

Compromisso, comprometimento, comportamento

Por Mônica Nunes

Recebi um email que dizia: "nós os comprometidos com a vida, com Patrocínio, com o País”, então comecei a refazer meus compromissos, um a um: o que realizei ou não, o que foi gratificante, o que ficou no meio do caminho e por que ficou.

Quando ouvimos a palavra compromisso logo pensamos em tarefas, responsabilidades, trabalho Segundo Wikipédia: "Compromisso é a forma, pública ou não, de se comprometer com alguém, com algum objetivo ou causa. Há diversos tipos de compromissos: compromisso religioso, compromisos amoroso, compromisso de negócios, etc. Ter um compromisso é marcar uma data, reunião, ter uma ligação, acordo firmado. Promessas solenes; contrato; dívida com prazo marcado; acordo político; convenção."

Assim estamos à toda hora comprometidos com alguém, com algum objetivo, com algum negócio.

Quantos compromissos já tomamos conhecimento e não assistimos a realização dos mesmos?

Quando assistimos certos fatos acontecerem e não superam os nossos desejos decepcionamos por um bom tempo. Agimos como o ditado “gato escaldado tem medo da água fria”.

De um professor você espera o compromisso de educar, ensinar, promover o ser humano.

De um advogado você espera que ele desenvolva seu trabalho segundo as Leis.

De um médico que ele tenha o compromisso de ser ético e humano no exercício profissional.

De um engenheiro que ele tenha conhecimento técnico para desenvolver seu trabalho com segurança e eficiência.

Poderia continuar citando outras profissões e situações. Mas o que mais tem me chamado atenção é o fato de algumas pessoas assumirem seus compromissos nos dando a impressão que se julgam isentos a todas as responsabilidades que a profissão ou situação exigem .O fato da pessoa trabalhar num setor que não é o da sua formação profissional não impede de desenvolver um trabalho comprometido.

É normal infelizmente diante de um acidente de trânsito aparecer gente de todo lado para assistir a cena ocorrida, onde o acidentado fica sobre cuidados, o envolvido tenta explicar que não teve culpa, mas ali naquela hora quem se compromete a desenvolver uma ação para evitar que outros acidentes aconteçam ?

Quantas vezes tivemos que passar por diversas pessoas até encontrar aquela que saberia responder a nossa simples pergunta :por favor onde eu encontro...?

Na Empresa já presenciamos a situação do funcionário não recolher um pedaço de papel atirado ao chão ,por que ele não é do setor de limpeza? Ou mesmo não lavar o copo ou xícara que utilizou por que não é função dele! Muitas pessoas repetem as mesmas funções todos os dias e não demonstram interesse em mudar, não querem se comprometer com mais nada além do que já estão acostumados a fazer, pertencem a famosa turma dos desacreditados ou isso não me atinge?

Quantos agem como um verdadeiro E.T. à espera da nave mãe?

É certo que cada um nasce com sua herança genética, recebe valores e conceitos, desenvolve preconceito, assume determinada verdade (nem sempre verdadeira), acomoda no jeito de viver, sofre desilusão, arrepende de sua escolha, participa ou não, expressa ou não sentimentos e esquece que hoje é preciso um comprometimento de todos.

Aqui acredito que entra uma palavra danada de complicada: comportamento. Alguns acreditam que ninguém muda o comportamento do outro, pode mudar no máximo o hábito. Outros acham que a motivação leva sim a uma mudança de comportamento desde que tenha gratificação.

Temos conhecimento que tem acontecido na zona rural e aqui na cidade reuniões para esclarecer, opinar, traçar, acreditar e executar ações relacionadas ao orçamento, plano diretor. A divergência de opiniões, a quantidade de pessoas presentes ou não, o compromisso de relizar ou não, enfim, nada passa da cabeça para o papel sozinho, é preciso a participação e o comprometimento das pessoas, de todos os segmentos. E por que com a realização de mais de 30 reuniões essa ideia ainda não cresceu?

Por que a grande maioria acha que não tem importancia, que esse "bolo " já está com todos os ingredientes prontos para assar, que tem gente sonhadora demais, que tem gente de fora, que alguém vai tirar proveito... enfim preferem desacreditar do que acreditar! Aí quando surge um espaço no bairro destinado ao lazer do idoso ou uma ciclovia vão fazer a pergunta: gastaram muito com essa obra ?

-VirgeMaria gastaram uma fortuna de fosfato, queimaram neurônios!

Quando estabelecemos nossos compromissos criamos um vínculo, uma união, a importância de se empenhar para fazer acontecer.

É como entrar num ambiente escuro e você tocar o interruptor e luz acontecer! É mágico, é gratificante, provoca internamente uma conexão de que é melhor continuar acreditando, comprometendo do que morrer reclamando, remoendo, "amarelando".

domingo, 16 de agosto de 2009

Cuidado, Romeiros!

Não precisa ser especialista em trânsito nem em português para saber que as placas "Cuidado Romeiros" querem alertar os motoristas do perigo que os romeiros representam. Agora, não resta dúvida de que é preciso alertar os próprios romeiros do perigo que correm - e provocam - nas estradas. Independentemente de identificação, espiritualidade, religião, devoção a Nossa Senhora da Abadia, independente de absolutamente qualquer coisa: a romaria precisa ser tratada como uma questão de segurança pública para melhorar a vida de todos! Pelo menos no que diz respeito à ocupação das estradas da região.

Romeiros andam em grupos; andam um ao lado do outro, nos dois acostamentos e nos dois sentidos. Eles invadem a pista, atravessam a rodovia sem sequer olhar o trânsito; levam consigo crianças e animais (!!); forçam motos, carros e caminhões para o centro da pista; os próprios carros de amigos e familiares trafegam em velocidades incompatíveis com o trânsito de rodovia, outras vezes, circulam com duas rodas no acostamento ocupando meia pista de rolagem. Ou ainda pior, ora param no próprio acostamento impedindo a passagem dos romeiros que eles pretendem apoiar, mais uma vez, forçando-s para dentro da pista de rolagem do trânsito... Até parar em fila dupla, os carros param! Há também as barracas de comércio são montadas à beira da pista, algumas usando até mesas e cadeiras no acostamento! Ainda há os ciclistas que, por sua vez, trafegam muito mais rápido que os pedestres que eles tentam evitar entrando na pista de rolagem de frente para o trânsito pesado, usando os dois acostamentos, transitando nos dois sentidos. Alguém ousa responder se algum deles usa no mínimo um capacete?

Calma, a situação ainda pode piorar: isso tudo continua durante a noite. O número de romeiros que usam qualquer tipo de equipamento refletivo é insignificante. Os poucos que carregam uma lanterna não a mantêm acessa, logo, não são vistos até que o farol os atinja. Quando acendem a lanterna, as apontam para os veículos piorando a visibilidade dos condutores e aumentando o risco de acidentes. Ciclistas com iluminação? Refletivos? Carros de apoio parados fora da acostamento? Com pisca alerta ligado? Triângulo a uma distância segura? Portas fechadas? Motorista e passageiros fora do veículo em local seguro? E continuam todos em grupos, espalhados pelo acostamento e invadindo a pista, atravessando a pista sem olhar, continuam com crianças e animais, forçando o trânsito para o centro da pista....

Vejam bem, insisto, a questão de segurança pública não depende de qualquer julgamento da fé ou de suas formas de expressão e manifestação. Dizer que é uma vez por ano, num período relativamente curto, que é tradição da região, que a maioria dos romeiros é composta por pessoas simples e humildes, nada disso muda uma vírgula de lugar em termos de segurança. Ou melhor, não diminui em nenhum centímetro o tamanho dos veículos na estrada. Nem aumenta o tamanho da estrada.

Aos condutores e passageiros que usam a rodovia e seus acostamentos apenas para o que ela foi projetada e construída – o que não inclui pedestres, ciclistas,carros de apoio, parada em fila dupla, comércio,mesas e cadeiras – sobram o risco de participar ou provocar acidentes graves que podem facilmente resultar em mortes e, por isso, uma responsabilidade desproporcional à sua capacidade de resolver a situação.

Ao sair da estrada, a pé ou de carro, nos resta agradecer aos santos, santas, todas as apresentações de Nossa Senhora, Jesus Cristo e mais todas as divindades de todas as religiões por termos sobrevivido à experiência. Depois, nos cabe orientar amigos e parentes romeiros e motoristas a evitar o trecho e, quando for inevitável, tomar o máximo cuidado possível. Talvez, para o ano que vem, possamos (ou devamos) fazer muito mais que levantar as mãos para os céus.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Mas por que não nos sentimos protegidos..?

Toda essa "inquietação" em torno da gripe suína demonstra o medo que temos diante do desconhecido e o quanto não confiamos nas autoridades deste País.

Nunca sabemos se o que é comunicado é totalmente verdadeiro ou a quem possa interessar que seja verdadeiro ou não. Já assistimos outras vezes a divulgação persistente de uma notícia para acobertar uma situação caótica (geralmente um escândalo envolvendo um político de destaque). Aí é dia e noite escutando sobre o mesmo assunto e distanciando do fato em si.

A informação é a de que, aqui no Brasil, a taxa de mortalidade (número de óbitos relativos à população) foi de 0,09 em cada 100 mil habitantes. A Austrália, considerado um país de economia avançada, classificado em terceiro no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU de 2007, apresenta uma taxa de morte de 0,46 por 100 mil habitantes. Pelo menos matematicamente falando, a situação do Brasil se apresenta sobre controle.


Mas por que não nos sentimos protegidos?

Por que temos conhecimento que o normal aqui no Brasil é tomar a providência que precisa ser tomada só depois que a situação apresenta se grave. Aliás, o normal aqui é PROIBIR no lugar de PREVENIR e INFORMAR.

Os noticiários muitas vezes confundem a população, mostram corredores lotados, grávidas desesperadas, médicos atarefados, gente em busca de uma orientação e a orientação não acontecendo de maneira esclarecedora, confundindo ainda mais.


Ambiente fechados, com aglomeração de pessoas como bancos, shows, igrejas, Pronto Socorro, salas de aula, são locais onde o vírus (caso exista) vai ser disseminado, podendo permanecer na superfície por 10 horas. Em locais ventilados, o vírus não sobrevive mais que uma hora.


Experimente passar pelo Pronto Socorro Municipal, seja de dia seja de noite. Se antes era lotado agora ficou super-lotado, uma vez que os acidentados são também conduzidos para lá.

Sem ventilação ideal, sem conforto, com o espaço físico no limite do limite, fica impossível proporcionar um atendimento seguro. O que poderia ser feito nessa situação? Trabalhar em conjunto com os outros hospitais, dividindo os atendimentos. Alguns vão dizer: mas são instituições diferentes? Sabemos que sim, mas TODOS criados com o compromisso de atender o paciente.

Nestas horas todos os profissionais da área de Saúde deveriam se unir para alcançar uma situação favorável ou seja ‘Gripe Suína aqui Não!’ Quem sabe desenvolvem um plano de ação que vai ser aproveitado, vira modelo em outros lugares?

O setor educacional poderia dividir as turmas de alunos, passando a carga horária para três horas, ou seja, uma turma de 07 às 10 horas, outra de 10 às 13 horas, o mesmo na parte da tarde, evitando turmas de 35, 42 alunos.


Temporariamente a carga horária seria modificada por uma razão especial: proteger as crianças, professores, funcionários, familiares da possível contaminação com o vírus.

Na merenda, muito líquido e atividades ao ar livre. Causa transtorno? Em primeira instância sim, mas previne a aglomeração, o ambiente fechado e essa tal gripe!

Outra ação inteligente seria, através do PROCON municipal, estabelecer um preço justo para a venda do Gel (farmacêutico). Por esses dias, além do sumiço do produto, devido à procura, o preço tende a aumentar (e já aumentou!). Quem não se lembra da história do Kit primeiros Socorros que, quando foi exigido e começou sendo vendido, 'pulou' de R$ 5,00 reais para R$ 30,00 em menos de 1 semana!

Se em Curitiba uma Igreja Batista tomou a iniciativa de realizar o culto online por que aqui continuamos aceitando uma situação onde não sabemos se existe suspeito, se existiu algum caso, se existe medicamento...

A informação ainda é o melhor caminho!


Mônica Othero Nunes

monica_nunes@terra.com.br