segunda-feira, 30 de março de 2009

Itaú Cultural Tem Editais para Várias Áreas

Estão abertas inscrições para os editais Rumos Itaú Cultural em arte e tecnologia, cinema e vídeo, dança e jornalismo cultural.

Em atividade desde 1997, o Rumos Itaú Cultural é um programa de apoio à produção artística e intelectual sintonizado com a criatividade brasileira. Rumos colabora para o fomento e o desenvolvimento de centenas de obras e de artistas das mais variadas expressões e regiões do país - de músicos e cineastas do Norte a escritores, coreógrafos e artistas plásticos do Sul; de jornalistas e pesquisadores do Nordeste a educadores do Sudeste.

Clique aqui para visitar a página do Programa.

Estado Paga Passagens para Músicos

A Secretaria de Estado de Cultura está com inscrições abertas para o edital Música Minas. Trata-se de um edital para a concessão de passagens aéreas para participação , entre junho e dezembro de 2009, em eventos prioritariamente culturais, promovidos por instituições brasileiras ou estrangeiras, de reconhecido mérito, com a finalidade de:
  • apresentação de trabalho próprio e representativo da cena musical;
  • promoção da música de Minas;
  • residência artística
  • participação em cursos de capacitação de profissionais da cadeia produtiva da música.
Confira aqui todos os documentos necesários para sua participação.

sábado, 28 de março de 2009

Hora do Planeta Mundo Afora!

Da Folha Online

Neste sábado, os principais cartões-postais do Rio, de São Paulo e de Brasília ficarão com as luzes apagadas como parte da manifestação para chamar a atenção para o aquecimento global. A iniciativa da WWF, chamada de Hora do Planeta, vai deixar o Cristo Redentor, o Monumento às Bandeiras e a Esplanada dos Ministérios às escuras. Outros monumentos e várias cidades ao redor do mundo participam da ação. Além disso, as pessoas são convidadas a apagar as luzes de sua sala entre as 20h30 e 21h30 - horário de Brasília - como forma de participar.

Participe: veja como no post logo abaixo!

Clique aqui para ver fotos da Hora do Planeta na Austrália, China, Malásia, Cingapura e outros.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Participe: Hora do Planeta!

A Hora do Planeta é um ato simbólico que será realizado dia 28 de março, às 20h30, no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global. O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem como objetivo chamar para uma reflexão sobre a ameaça das mudanças climáticas.

Clique aqui para visitar o site.

Veja o vídeo:


quinta-feira, 26 de março de 2009

III Festival do Macarrão

A Ação Paramaçônica Juvenil - APJ realiza o III Festival do Macarrão nesta sexta-feira, 27/3 no Rotary Brumado dos Pavões. Além dos pratos que serão servidos das 20h30 às 22h30, o evento contará ainda com a presença da Banda Acústica - com toca hits do pop e rock nacional e internacional - e do DJ Spark. Para maiores informações, fale com a Thaís no 9906 7400.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Semana do Teatro Agita Programação

A Semana do Teatro Brasileiro contará com vários eventos comemorativos em Patrocínio, todos com entrada franca:

25/3 às 19h30
Festival de Vídeo do Minuto
Auditório Geraldo Campos na Prefeitura

27/3
"O Maravilhoso Mundo do Riso" com Taquinho Santiago
Lions Club Patrocínio

28/3 das 8h às 16h
Oficina de Teatro
Colégio Olímpio dos Santos

28/3 às 19h30
"Tempo de Amar" e "O Paraíso do Absurdo" - Cia Máxima de Teatro
Colégio Olímpio dos Santos

29/3
"E o Palhaço o que é..."
Feira de Artesanato da Ig. Santa Luzia

Lucas e Deiró Juntos com Aécio

No final da última terça-feira, 24/3, Dr. Lucas e o Deputado Deiró se reuniram com o Governador Aécio Neves. Entre os muitos assuntos na coordenação de esforços entre prefeitura, legislativo estadual e governo do estado para o desenvolvimento da região, estavam o aeroporto e a cadeia municipal.

Clique aqui para ver a notícia completa.

Rede Municipal Pode Ter Período Integral

Os alunos de escolas municipais de Patrocínio podem passar a ter programação em tempo integral. Segundo a indicação 94/2009 feita à Câmara dos Vereadores, a implantação de tempo integral incluiria atividades esportivas, escolas profisisonalizante, informática e atividades culturais como música e teatro na programação das escolas da rede municipal.

Clique aqui para ver a notícia completa.

Ação Integrada para Campanha Anti Drogas

Representantes de várias organizações se reuniram na última terça-feira, 24/3 para tratar da segunda edição da Campanha Anti Drogas do Rotary Club. Além do membros do clube, estavam presentes representantes da PM, Corpo de Bombeiros, Unicerp, Exército, ADP, ACIP/CDL, DAEPA, Fazenda Amaravida e da Prefeitura - com as Secretarias de Educação, Ação Social, Trânsito e Segurança, Cultura, Obras, Saúde além da Assessoria de Comunicação.

A campanha irá de 30/3 a 5/6 com concurso de redação, frases e história em quadrinhos; teatro, palestras, passeata dentro outras.


Clique aqui para ver a notícia completa.

Bolsa Família Precisa de Atualização de Dados

As famílias beneficiárias do programa Bolsa Família terão de fazer a atualização de dados em cadastro mantido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Os municípios - gestores locais do Programa - estão recebendo comunicados sobre a necessidade dessa atualização desde fevereiro.

Os beneficiários estão sendo avisados por meio do extrato bancário de pagamentos dos benefícios. Além disso, os gestores municipais e as famílias também participam do processo de comunicação, segundo Lucia Modesto, do MDS. Campanhas de rádio e televisão também alertarão para a necessidade de atualização. Quem não atualizar os dados até agosto terá o benefício bloqueado.

Para ver a notícia completa, clique aqui.

Sebra em Ação, 16 e 17/4

O Programa Sebrae em Ação trará oportunidades de capacitação para os empreendedores em Patrocínio nos próximos dias 16 e 17 de abril. As atividades incluem:
  • Palestra Gerencial;
  • Palestra Lei Geral;
  • Palestra Casos de Sucesso;
  • Clínica Gerencial;
  • Atendimento Coletivo;
  • Ponto de Partida.
Para ver maiores informações sobre o Programa, inclusive descrições de cada uma das soluções, clique aqui.

domingo, 22 de março de 2009

Livro Conta História do Normal

Aconteceu no dia 19, o lançamento do licro "Colégio Normal Nossa Senhor do Patrocínio". O livro foi escrito pela professorora doutora em História da Educação, Hedmar de Oliverira Ferreira. O livro conta a história do Colégio Normal como instrumento de educação feminina na zona do Alto Paranaíba entre 1928 e 1950.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Sacolas Podem Ser Proibidas

A Câmara Municipal de Teresina, PI, apreciou um projeto de lei que obriga os estabelecimentos comerciais com mais de 150 funcionários a utilizarem sacolas biodegradáveis, ou oxi-biodegradáveis, para empacotar os produtos ou que sejam oferecidas sacolas de tecidos retornáveis.

A proposta manifesta as mesmas preocupações
do Processo de Lei 17/2009 debatido na Câmara de Patrocínio em sua última reunião. Tratar das sacolas é o reflexo da preocupação com a geração de resíduos sólidos, os longos prazos de decomposição do plástico além dos impactos ambientais da extração de petróleo .

quinta-feira, 19 de março de 2009

Todo Dia é Dia de Feira!

Todos os dias tem feira em Patrocínio. Bom, todos menos na segunda.

Na verdade, são duas feiras: a livre e a do produtor. A Feira Livre oferece produtos da zona rural, artesanato e outros às terças, quintas e sábados. A Feira do Produtor se especializa em queijos, doces, hortifrutigranjeiros e mais produtos oferecidos às quartas, sextas e domingos.

Mas cada dia as feiras estão em um lugar diferente. Visite, conheça, prestigie, se delicie e divirta-se:
  • Às terças, a feira é na Rua Vicente Soares, São Cristovão, próximo à Cia de Polícia.
  • Às quartas, na Av. Jacinto Barbosa, São Francisco
  • Às quintas, na Rua Constantino
  • Às sextas, na Av. Dom José Coimbra, próximo ao Catiguá.
  • Aos sábado, a feira é no Morada Nova
  • No domingo, é dia de ir à Av. Marciano Pires, próximo à Igreja Santo Antônio.

1o Campeonato Patrocinense de Kart Nesse Domingo

O Kart Club de Patrocínio realizará o 1o Campeonato de Kart Patrocinense nesse final de semana. Esta será a primeira das oito etapas do campeonato que conta com pilotos de Patos, Uberlândia, do interior de São Paulo e Goiás, além, claro, da prata da casa.

No sábado, a partir das 8h acontecerão os treinos livres. No domingo pela manhã os qualificatórios e a primeira prova será às 13h.

Inscrições Abertas para Oficina de Teatro

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Teatro e Interpretação da Secretaria de Cultura. O curso acontece dia 28/3, das 8h às 16h com inscrições gratuitas na própria secretaria e vagas limitadas.

Para maiores informações, ligue par 3839 1800.

I Fórum Espírita Será em Patrocínio

Patrocínio Hoje

Patrocínio sediará, em 18 de abril, o I Fé (Fórum Espírita) realizado pelo Conselho Regional do Alto Paranaíba, cujo tema será "Espiritirmo em seu Tríplice Aspecto". O evento aconteceá no dia 18, na Escola Municipal Professor Olímpio dos Santos.

Para ver a notícia completa com a programação, clique aqui.

terça-feira, 17 de março de 2009

Câmara Debate Uso de Sacolas Plásticas

A pauta da 4a reunião ordinária da Câmara dos Vereadores incluiu o Processo de Lei 17/2009 que trata da substituição do uso de saco plástico de lixo e de sacola plástica por saco de lixo ecológico e sacola ecológica.

A lei proposta concede 3 anos para a adequação, multa para os infratores
e cassação do alvará em caso de reincidência. Até lá, as campanhas educativas ficariam por conta da Prefeitura. Clique aqui para ver a notícia sobre a proposta.

As sacolas de plástico são alvo de campanhas do poder público, Ongs e empresas privadas em todo o mundo. Substitui-las por sacolas de tecido reutilizáveis, por carrinhos de compras, por sacos de papel ou por sacolas de material biodegradável tem sido as principais soluções.

Trata-se de uma primeira medida que deve, gradativamente, ser complementada pela reciclagem de materiais e, espera-se, a eliminação do uso de recursos não renováveis e seu impacto no meio ambiente.

Abaixo, veja o vídeo do Programa Cidades e Soluções tratando do tema.


Idéias para Preservar Patrocínio

A rede Pão de Açúcar inaugurou o primeiro supermercado verde do Brasil em Indaiatuba, SP, no ano passado. As soluções apresentadas receberam a atenção de programas como o Cidades e Soluções e do Mixtura Geral entre outros. O primeiro vídeo está no link; o segundo está abaixo.



Reconhecida Utilidade Pública de Entidades

O Centro Terapêutico Cordeiro de Deus e o Instituto Futura Geração receberam o status de entidades de utilidade pública pela Câmara Municipal. O Centro atua no tratamento de cerca de 40 adolescentes e adultos que enfrentam a dependência química. O Instituto trabalha com inclusão de crianças por meio de práticas esportivas e palestras educativas.

Clique aqui e veja a notícia completa.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Acip / CDL Licitam Compra de Kits Escolares

Está aberto novo edital de licitação de kits escolares para aplicar os recursos arrecadados por meio da palestra "O Caminho da Felicidade". O evento foi realizado pela parceria entre ACIP/CDL, Rotary Brumado dos Pavões e ADP. A licitação é do tipo menor preço e as cartas proposta devem ser entregues até o dia 17/3 às 17h.

Clique aqui para ver o edital completo.

domingo, 15 de março de 2009

Dar uma Ajuda Atrapalha

Dar uma ajuda a quem necessita, muitas vezes, atrapalha mais que ajuda. Há quem precise desesperadamente de algum auxílio imediato e urgente, isso é fato. Nesses casos, não há tempo, espaço ou qualquer sentido em qualquer questionamento. Esses casos são minoria e deverão, se trabalharmos direito, deixar de existir. No entanto, há muitos outros casos em que ajudar cria um ciclo de dependência e então, o que deveria ser ajuda, caridade, doação, vira assistencialismo, dependência, cabresto. Há quem ganhe muito com isso, mas a sociedade como um todo perde muito.

Doações que não comprometem o beneficiário transmitem a mensagem errada. Se é possível conseguir o que se deseja sem requisitos, contrapartidas, limites ou qualquer custo – de tempo, energia, trabalho, dinheiro – vale a lei do menor esforço. Um troco na porta do banco (houve um tempo em que pediam na porta da Igreja...), um remédio na Secretaria, um emprego com um Deputado, uma ajudinha da Prefeitura e por aí vai. No fundo, trata-se do mesmo princípio e do mesmo mecanismo e as conseqüências para o caráter da sociedade são graves. A mensagem é errada porque transfere a responsabilidade e a capacidade de resolver as situações para quem doa – quando sabemos que somos todos agentes de nossa sociedade.

Investir em Desenvolvimento significa investir em gente. Não há muito para onde correr. Lideranças sociais, acadêmicos, políticos, gente comum sem educação formal, todos sabemos e concordamos que Desenvolvimento depende de saúde e educação nos seus mais diversos aspectos para os indivíduos. O pacote que se convencionou chamar de Capital Humano e inclui investimentos em áreas tão amplas quanto aleitamento materno e qualificação de mão de obra. Desenvolvimento depende também de investimento grupos, em Capital Social que, grosso modo, é como as pessoas se relacionam. Pode-se dizer que quanto mais as pessoas se relacionam em uma comunidade por meio de associações, instâncias de representação, quanto mais participam da vida comunitária, maior é o Capital Social daquela população. Desenvolvimento depende de gente – com saúde e educação; que se relacione de maneira cooperativa e construtiva; e que se ocupe com sua própria comunidade.

No entanto, doar não é exatamente investir. Pode ser, mas não necessariamente. Kits de material escolar certamente melhoram a educação dos alunos. O mesmo vale, na saúde, para distribuição de medicamentos. Não há dúvidas de que se trata de investimento em capital humano. Estímulos à mobilização, ao associativismo, à participação nos assuntos comunitários, à participação nas decisões de assuntos públicos, os mecanismos de controle social, todos são exemplos de investimento em Capital Social. O problema aparece quando transferimos a responsabilidade pela solução de nossos problemas para o poder público, para qualquer outra pessoa, entidade, organização; quando deixamos de cooperar e construir o que queremos porque esperamos que alguém nos dê ou faça por nós; quando nos abstemos ou nos omitimos. Quando têm esse efeito, as doações passam a ser desinvestimento.

Caridade é fundamental mas não resolve. Fazer caridade é, antes de qualquer coisa, um testemunho de sensibilidade social e compaixão. Repito: há casos em que não cabe qualquer questionamento. Mas é fácil ver como uma “ajuda” não afeta o problema real e suas causas continuam intactas. Quem recebe comida ou dinheiro ficará sem comida ou dinheiro assim que aquela “doação” acabar. O mesmo vale para organizações. Pela experiência, terá aprendido que pedir pode diminuir seu sofrimento ou pelo menos adiá-lo. Mas como as causas não mudaram, ele voltará sempre. Daí surge a indústria da doação preocupada em justificar sua existência, sobreviver e manter as coisas como estão com poucos se beneficiando da compaixão e sensibilidade de alguns com a privação e com a necessidade de muitos. É justo nesse ponto em que dar uma ajuda atrapalha.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Rock ao Vivo em Dose Dupla!

O final de semana tráz duas oportunidades para ver música ao vivo e para variar a trilha sonora da cidade. A Bendz, que tocou aqui no final de janeiro volta à cidade tocando hits do pop e rock e mostrando sua influência "unplugged". A banda Acustika apresenta uma proposta parecida mas, dessa vez, a apresentação será só para convidados. A banda tem um repertório que inclui Engenheiros e Guns, Legião e Bon Jovi.

Se a programação ganhou variedade, o lugar ficou repetido: os dois show serão na Colombo. Na sexta, 13/3, Bendz; sábado, Acustika.

Para Reciclar As Idéias

Mônica Nunes atacou novamente compartilhando sua experiência, sensibilidade e indignação com quem quiser - ou tiver coragem... No texto R$0,05, publicado no Mais Um Online, ela nos convida a pensar na relação com o outro, com o lixo e esse ponto azul no universo que chamamos de lar...dá-lhe, Mônica!

"Não sei por onde ele anda...

Sei que durante um bom tempo, ouvir o seu bom dia logo de manhã era muito animador. Se por um lado, a vida não o havia presenteado com aquisição de bens materiais ou estudos, ele colaborava com este planeta de uma forma merecedora de todo o respeito da minha parte.

A ausência de dentes, o corpo frágil, a falta de uma água-de-colônia, o uso de roupas maltrapilhas, a lida diária com o lixo, passava de longe a idéia de que ele também poderia ser sujo...

Mas a conviviência diária me fez enxergar que "as aparências enganam" e que aquele migrante desempenhava um papel importantíssimo para a conservação deste planeta. Ele conseguia sorrir, demonstrar gentileza todos os dias contagiando a todos.

Incansavelmente separava o que conseguia recolher. No final do dia se despedia desejando boa tarde e fica com Deus! Cheguei a ouvir comentários preconceituosos quando permiti que ele ficasse ali, naquele espaço, num lote considerado por muitos como muito valorizado."


Clique aqui para ver o artigo completo.

CET Cerrado Seleciona Alunos e Oferece Bolsas

O CET Cerrado está com inscrições abertas para o processo seletivo para os cursos técnicos em Informática ou Turismo e Hospitalidade até o dia 19/3. As inscrições devem ser feitas na secretaria do Centro. Para estas turmas, a instituição oferece bolsa de 50% conforme resultados das provas que serão realizadas no dia 20/3 às 19h30. Alunos que participaram do PEP - Programa de Ensino Profissionalizante também podem pedir a bolsa e ainda estão dispensados da próxima prova.

Maiores informações pelo 3839 3737.

Fórum Estimula Partipação Social

O Fórum Municipal de Assistência Social, realizado dia 9/3, foi um bom exemplo de interação entre a sociedade civil e o poder público. A reunião contou com a presença de representantes de creches, hospitais, asilos, ongs; da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e do Executivo Municipal.

O encontro foi uma oportunidade para esclarecimentos e orientações para práticas de investimento na promoção social, na profissionalização das entidades e para o fortalecimento da gestão participativa por meio de mecanismos de controle social. Os participantes assistiram a palestras sobre gestão e ainda elegeram os Conselhos de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente - instâncias colegiadas deliberativas responsáveis pelo acompanhamento das políticas públicas e da alocação de recursos destas áreas.

Melhorias no Transporte de Pacientes


Patrocínio receberá a doação de uma ambulância pelo Governo do Estado nos próximos dias. Segundo notícia no Patrocínio Online, o veículo passará a compor a frota da prefeitura para o transporte de pessoas em tratamento fora da cidade. Em breve também será implantado por aqui o Serviço Estadual de Transporte em Saúde (SETS) para melhorar agilizar o transporte de pacientes e o acesso dos pacientes a serviços pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde.

Alunos Recebem Kits de Material Escolar

A Secretaria Municipal de Educação fez a entrega dos Kits Escolares a centenas de alunos de escolas em Santa Luzia dos Barros, Pedros, Macaúbas de Baixo e Chapadão de Ferro. Os Kits Escolares são resultado da parceria entre Rotary Club Brumado dos Pavões, ACIP/CDL, ADP e a própria Secretaria.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Espelho, Espelho Meu

Antes de comemorarmos o Dia Internaiconal das Mulheres, precisamos refletir, pasmem, sobre as mulheres. Desculpem afirmar o óbvio. Mas é tão comum que a relaidade venha bater a nossa porta e nos provas por A mais B que não pensamos sobre o que fazemos. Precisamo também olhar para nós mesmos afim de olharmos melhor para os outros. Precisamo pensar um pouconos padrões de beleza antes de a elogiarmos. Precisamos pensar um pouco sobre as mulheres, insisto, antes que possamos comemorar seu dia. Um pouco de reflexão antes de sairmos às ruas nos faria muito bem.

Temos dificuldade em adotar padrões de beleza qeu venham do autoconhecimento. Aceitamso padrões impostos por outros de fora para dentro, que tem pouco ou nada a ver com a personalidade, com as características ou experiência de cada pessoa. Para mulheres e para homens igualmente. Parte do negócio é promover a insatisfação e a baixa auto-estima e - claro - o consumo como solução. Não é difícil ver quem ganha e quem perde nesse jogo.

Quando isso acontece, expressamos nossa relação conosco, com nossos corpos, com outras pessoas, com a vida. Uma relação saudável conosco depende de nos conhecermos, nos aceitarmos e nos construirmos. A relaçõa saudável como outro depende de conseguirmos, verdadeiramente, ouvi-lo e aceitá-lo. A tentativa constante de projetar uma imagem diferente da relaidade é expressão de uma relação de conflito.Se tentamos, a todo custo, construir um corpo ou uma imagem qeu não são condizentes com quem somos. Se cada um não tem uma relação madura e consciente consigo mesmo, essa relação se repete com os outros e, no limite, com a vida. No Dia Internacional da Mulher, é imposs[ivel não pensar em como tudo isso também é referência para a situa;áo das mulheres no mundo. Há padrões de beleza impostos tanto para a beleza quanto para as relações de gênero que se repetem e se reforçam. Mas, sinceramente, separar essas dinâmicas e se iludir e reforçá-las. A sociedade - essa mesma composta por mim, por você e por todo mundo e no mundo inteiro - determina como tratamos a beleza e como tratamos as mulheres.

Numa ironia cruel e doentia, no mundo das mulheres é onde existe menos beleza. Casos de agressões, assassinatos, estupros, mutilações, escravidão, abuso sexual acontecem aos milhões. As mulheres são literalmente massacradas. No dia-a-dia, temos pouco contato com essa realidade ou fechamos os olhos impunemente. Fica ridículo falar em beleza. Mas acontece que os mecanismos são complementares. Desde as piadinhas supostamente inocentes até o "niguém mete a colher", nos fazemos cúmplices. Essa nossa postura - inclusive nossa hipocrisia - está nas conversas com os amigos, nos programas de TV, nas nossas puladas de cerca, no "essa mulher é minha!" Minha? Como se nõa bastasse o tratamento extremo de objeto - que desconhece sentimentos, vontades, biografia, personalidade - ainda há propriedade? Tem gente que quer fazer desse mundo um concurso de beleza ao avesso. Não tem nada de bonito nisso.

Precismos é olhar mais para nós mesmos, indivíduos e sociedade. Homens e mulheres, todos nós. Preciamos pensar na criação de nossos filhos, nas questões da gravidez, do aborto, do regime de bens no casamento, na independência financeira; na relação com o próprio corpo, com o sexo, com o prazer. Sem concessões, sem favores. Somos iguais. Os homens não estão perdendo nada porque as mulheres não são deles. As mulheres não estáo conquistando nada porque já são suas. Precisamos nos encarar, nos questionarmos e nos modificarmos - cada um a si mesmo e uns aos outros - ao invés de ficarmos no espelho, espelho meu.

domingo, 8 de março de 2009

Fórum Elege Diretoria de Conselhos e Apresenta Palestra Sobre Sustentatibilidade

As diretorias do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho de Assistência Social serão eleitas durante o Fórum Municipal de Assistência Social nesta segunda-feira, 9/3, a partir das 14h no Auditório Geraldo Campos na Prefeitura.

Às 15h30, Marco Cury apresenta a palestra "Auto-sustentabilidade: Estímulo à Construção de Estratégias de Geração/Captação de Recursos Financeiros". Cury é biólogo, MBA em Gestão Empresarial, especialista em Marketing e Estratégia de Mercado e também em Direitos Humanos.

O Fórum é aberto a toda a comunidade.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Alegria de Viver a Melhor Idade

O projeto "Alegria de Viver" continua resgatando o bem-estar físico, psicológico e social das senhoras da "melhor idade" de Patrocínio. O projeto foi idealizado por professoras do curso de Educação Física do Unicerp e realiza suas atividades na Academia Cia do Corpo onde 45 alunas se reunem - três vezes por semana às 8h - para atividades de alongamento, dança, ginástica aeróbica, ginástica facial, dança recreativa.

Para contato, ligue para 3839 3746 ou escreva para edufisica@unicerp.edu.br

Clique aqui para ver a notícia completa.

Mais Energia para o Desenvolvimento em Patrocínio

A Cemig enviou nota à imprensa anunciando investimentos de R$ 2,5 milhões para esse ano em Patrocínio. O valor é a soma do investimentos do Programa Clarear (da própria Cemig, do Programa Cresce Minas do Governo de Minas e do Programa Luz para Todos do Governo Federal.

O Clarear é um programa de eletrificação urbana que tem como meta permitir que todos os 774 municípios da área de concessão da Cemig alcancem o índice de 100% de atendimento de energia elétrica na área urbana. O Cresce Minas pretende
recuperar a capacidade de disponibilização de energia elétrica, para atender a demanda de 774 municípios ou 17 milhões de pessoas especialmente por meio de obras de infra-estrutura. O Luz para Todos tem o objetivo de levar energia elétrica a comunidades da zona rural para que elas a utilizem como vetor de desenvolvimento, redução da pobreza e aumento da renda familiar. Espera-se ainda que o acesso a energia também facilite o acesso a serviços de saúde, educação, abastecimento de água e saneamento.

Para saber mais, clique nos links.

Recicla-me ou te devoro

Lendo uma matéria da Época São Paulo sobre reciclagem fiquei pensando em Patrocínio e separei dois parágrafos:

Recicla-me ou te devoro

Domingo de sol em São Paulo. O dia convida para um churrasco. Numa laje no Mandaqui ou num casarão do Tatuapé, com picanha maturada ou espetinho de gato, até vegetariano aceita o convite, interssado no papo com os amigos e, principalmente, na geladeira cheia. Ali, há latinhas em profusão: verdes, vermelhas e prateadas, de cerveja ou refrigerante, estupidamente geladas. A primeira é consumida enquanto o dono da casa espalha sal grosso na carne. A segunda é esvaziada assim qeu o fogo é acesso. Papo vai, papo vem, há quem beba a quinta latinha antes da primeira rodada de linguiça. Terminado o rega-bofe, para onde vai tanta lata?

Uma das causas desse aumento [do lixo produzido] é a mudança de comportamento desencadeada pela Lei Seca. O recrudescimento da fiscalização e das leis que proíbem a condução de veículo motorizado após a ingestão de álcool tem estimulado a propulação a comprar mais cerveja (em lata) no supermercado para tomar em casa. O aumento do poder aquisitivo do brasileiro também tem contribuído para o crescimento do consumo de latinhas e de maneira geral, de todo tipo de produto (o que promove um crescimento do descarte não apenas de alumínio mas também de papel, plástico, papelão e outras embalagens) [além do aumento do consumo de matéria-prima e dos resíduos da produção]. A festa do consumo, infelizmente, estimula o desperdício e mascara o que é matéria-prima [para outros produtos] sob a forma de resíduos sólidos, atingindo em cheio o meio ambiente e o futuro da cidade [da humanidade e do planeta também!].

quarta-feira, 4 de março de 2009

Sociedade Garantidora de Crédito em Patrocínio

Patrocínio, Patos de Minas e Araxá estão juntas na busca da implantação de uma Sociedade de Garantia de Crédito na região do Alto Paranaíba. Uma nova reunião com esse objetivo aconteceu na sede da ACIP / CDL nesta terça, 3/3. O técnico do Sebrae de Patos de Minas, Eduardo Luiz Alves Ramos, esteve presente e esclareceu como funcionam as SGCs.

Clique aqui para ver a notícia completa.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Me dá um dinheiro aí!

Acabado o carnaval, a quaresma, com certeza, servirá para pensarmos sobre essa nossa cultura de pedintes. Não apenas porque esse período de festa serviu para uma super exposição às contradições e contrastes do Brasil mas também porque agora é hora de trabalhar. Nem mais a máxima de que “o ano só começa depois do carnaval” serve para explicar ou justificar qualquer inércia ou paralisia. Nem para desviar a atenção para outras direções. Acabou o carnaval e esse é um bom momento para (re)pensarmos nossa postura como gente que pede ou que dá esmolas, que faz favores e que gera dependência.

Nas mais diferentes esferas sociais, nos mais diferentes âmbitos de convívio, nos deparamos com as situações em qeu parece ser natural pedir ao invés de fazer. Desde aquele pedido preguiçoso e inocente de qeum não quer se levantar do sofá até a relação - nada inocente - entre funcionários e patrões ou eleitores e políticos. Dentro de casa, na escola, no trabalho: a idéia de pedir que alguém nos dê alguma coisa ou que faça alguma coisa por ou para nós está em todos os lugares. Muitas vezes isso não deveria mesmo ter importância nenhuma. Mas quando a idéia de pedir e receber se espalha por nossa vidas, ela enfraquece os estímulos para trabalhar, lutar, correr atrás e conquistar - ela pode nos tornar incapazes.

Esperar que o que queremos chegue pelas mãos de outros pode ser parte de nossas raízes históricas. Pensando nos processo de descobrimento e colonização, fica fácil associar a realidade portuguesa e a postura da Igreja Católica naquele período com a idéia de dependência. O poder concentrado nas mãos de muito poucos, a idéia (forte ainda hoje) de desígnio divino, as estruturas feudais de servidão e senhorio. Essas estruturas sociais foram algumas das primeiras "tecnologias" implantadas no Brasil Colônia. Nos 300 anos após a conquista, a escravidão, monocultura, as capitanias e tantas outras formas de organização vieram reforçar a mentalidade que diz que pedir a quem tem recursos e poder por ser útil, lucrativo e até mais eficiente do que tentar fazer por si só. Pedir se transformou em parte do "ser brasileiro" desde as primeiras raízes.

O desenvolvimento do Brasil serviu para cristalizar alguns desses comportamentos. O crescimento do comércio, a vinda da corte e sua relação de promiscuidade com as lideranças locais, o fortalecimento dos coronéis, a forma como se deu a abolição, todos foram processos que endureceram formas de organização e de comportamento baseadas em relações de desigualdade socioeconômica e de concentração de poder. Nem os processos de proclamação da república, as inconfidências e revoltas ou mesmo a independência ficaram imunies às práticas de favorecimento e dependência.

Esse mal é tão velho e tão conhecido quanto é presente. Está tudo documentado, descrto, analisado em inúmeros livros, teses, cursos, palestras. Mesmo assim, parecemos não conseguir nos livrarmos disso de uma vez por todas. No final da primeira década dos anos 2000, ainda estamos atolados até o pescoço na idéia de que pedir funciona. Logo, fazer é perder tempo e energia. Se pedir funciona, fazer é para os bobos. Trabalhar é para quem não tem opção. Quem dá - uma esmola, uma cesta básica, um emprego ou uma casa - fica a chance de transformar quem recebe em devedor e dependente. Centavo por centavo, incentivamos a cultura de que aqueles que têm devem cuidar daqueles que não têm. Clientelismo e paternalismo sobram. Então pedimos e agradecemos. Mas assim perecemos ao invés de construirmos auto-estima, capacidade e uma sociedade que valoriza o trabalho e seus frutos. Trabalhar pra quê? E a marchinha continua: "ei, você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí!"

Luziana Lanna Faz Palestra para Mulheres

A ACIP e CDL promoverão a palestra "O Perfil da Mulher no Novo Milênio" com Luziana Lanna dia 5/3, quinta-feira. O evento é parte das atividades de comemoração do dia internacional da mulher (8/3). A palestrante, patrocinense, é proprietária da rede Luziana Idiomas com escolas no Brasil e no exterior.

A palestra, no entanto, é exclusiva para mulheres e são apenas dois convites por empresa que devem ser retirados com antecedência na sede das entidades.

Para maiores informações, ligue para 3831 5500. Clique aqui para ver a notícia completa.