sábado, 28 de novembro de 2009

Acoustika na Colombo no Sábado, 28!

Equipes dos Supermercados Félix /Harmonia e Passarela disputam título do “1º Campeonato de futsal Rede Biz”


Patrocínio On Line

Neste domingo, dia 29, será conhecida a equipe campeã do “1º Campeonato de futsal Rede Biz”. Os candidatos ao título são Supermercado Passarela e Supermercado Félix / Harmonia.

O terceiro lugar será disputado entre Casas Manuel Nunes e Supermercado Pag Pouco / Aliança, às 9h. Logo após, às 10h, será realizada a grande final.

Com a participação de supermercados filiados a Rede Biz e convidados, o campeonato promoveu a confraternização entre os atletas e torcedores durante os fins de semana, além do incentivo a prática de esportes.

As partidas deste domingo serão realizadas no Poliesportivo Matinha, em Patrocínio, às 9h e às 10h.

Hoje TV mostra futsal, movimento cultural, encontro de cooperativas e polêmica do transporte escolar

Rede Hoje

Hoje Magazine TV mostra futsal, movimento cultural, encontro de cooperativas e polêmica do transporte escolar em Patrocínio

Cada vez melhor e alcançando excelentes índices de audiência no Alto Paranaíba, o programa “Hoje Magazine TV”, produzido pela REDE HOJE, está recheado de novidades esta semana. A reportagem principal é a polêmica da substituição dos ônibus do transporte escolar. No esporte, o programa mostra a decisão da Copa Amapar de futsal que teve dois patrocinenses na final (PTC x Catiguá), com o Catiguá Campeão. O dia da Consciência Negra foi comemorado em Patrocínio com um grande evento na praça Santa Luzia. Num encontro de cooperativas realizado em Patrocínio, o setor mostra sua força e importância. O programa vai ao ar na TV BAND Triângulo, domingo, de 9:30h às 10:00h e é apresentado por Luiz Antônio Costa.

Veja a pauta de assuntos da semana aqui

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Congresso da Paróquia São José

Rede Hoje

Vai acontecer em Patrocínio o 1º Congresso da Paróquia São José com o tema: “Paróquia, rede de comunidades”.

O evento vai ser realizado no dia 29 de novembro, no Parque de Exposições Brumado dos Pavões, de 7 horas da manhã às 4 horas da tarde.

Existe uma grande expectativa para o evento e todas as camisetas, que são na verdade o ingresso, já foram vendidas.

A paróquia comemora cinco anos de criação. As informações são da coordenadora Fátima Marques e com o pároco Monsenhor Izael (foto).

Programação:

07h00 – Acolhida e crachá
07h30 – Café
08h00 – Abertura e oração
08h15 – 1ª Colocação: Dom Cláudio
09h00 – Apresentação das comunidades
09h30 – Jogral do EAC São José: “Rede de Comunidades”
10h00 – 2ª Colocação: Padre Sizenando
10h40 – EJC São José: “De Mãos Vazias”
11h00 – Missa
12h00 – Almoço
13h00 – Dinâmica pelos catequistas: “Rede de Comunidades”
13h30 – EAC Sagrados Corações: “Cego Bartimeu Mc 10, 46
14h00 – 3ª Colocação – Pe. Sebastião Paulino
15h00 – EJC Sagrados: “Pesca Milagrosa”
15h30 – Terço Missionário
16h00 – Encerramento – Envio – Café

Mais informações sobre o congresso pelos telefones: 3832-2540 ou pelo 8813-4023.

Rádio Rainha da Paz (810, AM – parceira da REDE HOJE) vai dar cobertura total, falando ao vivo do evento durante todo o dia.

Final da Copa Patrocinense de Kart Amador será neste domingo


Patrocínio On Line

Neste domingo, 29 de novembro, acontece a última etapa da Copa Patrocinense de Kart Amador, no Kartodromo Municipal “Felipe Massa”. As disputas, que contarão com pilotos de várias cidades do país, inclusive grande pilotos de São Paulo, serão nas categorias Categoria Mirim Pilotos com Idade de 8 a 12 Anos; Categoria Speed 125 Com Motores Parilla; Categoria Graduado com Motores RD 135; Categoria Light Motores V4, RD 135 para Pilotos Iniciantes no Kart no Ano e Pilotos com idade acima de 50 Anos.

A entrada é um quilo de alimento não perecível. As provas terão início por volta das 11 horas da manhã, com entrega da premiação as 15 horas.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

É HOJE: Palestra com William Caldas acontece nesta noite na ACIP/CDL

ACIP/CDL

A aguardada palestra motivacional “Envolva seu cliente com um show de atendimento neste fim de ano” acontece hoje.

O evento da ACIP/CDL e Sebrae/MG está marcado para esta quarta-feira (25), às 20 horas, no Auditório das entidades. Apóiam a iniciativa a APJ, Interact Club e Rotary Kids.

O próprio palestrante, William Caldas, faz o convite:

“Convido a todos associados da ACIP/CDL para participarem da Palestra, pois todos temos um grande desafio, superar as marcas de vendas em 2009. A preocupação das pessoas aqui não é diferente das demais que encontro no sul, norte, nordeste e centro-oeste do Brasil em minhas palestras”.

Ele ainda acrescenta:

“O novo modelo mental dos clientes exige mais de todos da organização e requer muito mais atenção e acima de tudo equipes de atendimento com autoestima elevada! Vou sugerir aqui que as empresas guardem esta verdade: só existe show de atendimento da porta para fora, ou seja para os clientes, se houver show de atendimento da porta para dentro da empresa, ou seja, para os colaboradores. Pense nisso! Grande abraço e agora espero vocês dia 25 de novembro, às 20 horas na ACIP/CDL”.

Caldas tem um extenso currículo acadêmico. Ele foi ainda vendedor por mais de 10 anos, atuou como consultor especialista para a multinacional americana Equifax atendendo empresas de diversos segmentos (indústria, comércio, varejo, atacadista). É co-autor de dois livros e autor do DVD “Show de Atendimento” lançado neste ano.

O evento é exclusivo para associados da ACIP/CDL. A entrada será dois litros de óleo.

Ingressos na ACIP/CDL ou com integrantes da APJ, Interact Club e Rotary Kids. A renda será revertida para os trabalhos sociais destas entidades. Mais informações pelo 3831-5500.

Missão empresarial vai a Patos de Minas participar de evento do Sebrae/MG

André Luiz Costa
DECOM-ACIP/CDL

O Sebrae/MG vai promover em Patos de Minas o encontro “Meu 1º Negócio”, voltado para quem pretende abrir uma empresa ou planeja consolidar e conquistar mais espaço no mercado.

Palestras, seminários e atendimentos propiciam acesso aos caminhos e soluções sobre abertura de empresas, gestão empresarial, alternativas de negócios, novos empreendimentos, inovações tecnológicas, acesso a mercados e ao crédito, entre outros.

Visando atender os interesses individuais deste grupo de clientes em todo o estado, o Sebrae Minas e sua equipe técnica, em conjunto com Entidades Parceiras, promove, durante o evento, várias atividades para estimular a legalização do negócio e fortalecer o já existente, propiciando o conhecimento de modernas técnicas de gestão.

O “Meu 1º Negócio” vai acontecer de 26 a 28 de novembro na UNIPAM – Centro Universitário de Patos de Minas. O evento é gratuito.

As pessoas de Patrocínio que tiverem interesse em participar podem entrar em contato com a ACIP/CDL e Sebrae pelo 3831-5500. Uma missão empresarial sairá da cidade com destino a Patos no dia 27 de novembro (sexta-feira) às 8h30 e retornando às 21h30.

O evento é realizado desde 2007 e neste ano já foi realizado em Belo Horizonte, Teófilo Otoni, Ipatinga, Varginha e Juiz de Fora.

Pretos versus Porbres

Não há como negar a relação íntima entre pobreza e discriminação racial no Brasil. Chega a ser tão óbvia, tão intensa e tão constante que nem pensamos muito nisso. Ou, pior ainda, quando perguntados, damos as mesmas razões para as duas e achamos que o combate a uma é o combate à outra. Combatemos a pobreza e achamos que estamos combatendo a discriminação racial. Deparamo-nos com situações de discriminação e pensamos em falta de emprego, falta de educação, falta de saúde. Qualquer levantamento, estudo, análise ou estatística vai mostrar uma freqüência grande dos problemas sociais entre as populações negra e parda. Rapidamente alguém vai identificar a questão racial com a questão social maior (pobreza e/ou distribuição de renda) e, pronto, “pobre do pretinho pobre!”

Nessa sexta, dia 20 de novembro, celebramos o Dia da Consciência Negra Brasil afora. Em vários municípios é feriado, no País inteiro há movimentação cultural, mobilização social, manifestações. Líderes reforçam seus discursos, militantes intensificam a contestação, artistas e políticos expressam suas posições. Oportunistas aparecem por todos os lados para “tirar uma casquinha” com uma postura que não chega ao final do dia. É um dia só, uma semana nas melhores programações e, dia 21, lutamos para não voltar ao ponto de onde partimos dia 19.

Em Patrocínio, estamos em posição privilegiada. Aqui devemos nos orgulhar de, subvertendo o sentido da expressão, “a coisa estar preta”! Comemoramos o Dia da Consciência Negra com apresentações de hip-hop, dança afro, congado e, na melhor expressão da nossa capacidade de conciliar “culturas” diferentes, uma missa conga. A comunidade negra é unida e organizada, ocupa espaços de participação popular e de controle social. Ela resiste aos ataques patrimonialistas e populismos de líderes – eleitos ou não – conservadores. Ela combate, de forma não violenta, a violência que sofre diariamente. Em Patrocínio, dificilmente será necessário tentar separar discriminação racial de pobreza. Mesmo os “pretos pobres” sabem a diferença.

Zulu Araújo, presidente da Fundação Cultural Palmares, esteve no programa Roda Viva, da TV Cultura no último dia 16. Sua entrevista foi uma verdadeira aula de cidadania, questões raciais e, sim, combate à pobreza. Combater a pobreza é fundamental mas políticas de geração e emprego e renda, transferência de renda, inserção no mercado de trabalho não são – nem podem ser confundidas – com políticas de ação afirmativa como o ensino obrigatório da história e da cultura afro-brasileira nas escolas, a proteção do patrimônio cultural de origem africana, a proteção das populações e terras quilombolas e a política de cotas para universidades e empregos.

“Um branco pobre não tem menos direitos que um negro pobre” – ele disse em outras palavras – “mas um negro rico ainda é negro. Temos um caso de um alto funcionário público que foi preso por roubo ao tentar abrir um carro oficial que estava usando a trabalho”. Ele continuou: “assim como não fazemos distinção de classe social quando protegemos mulheres, crianças, idosos, deficientes, não podemos fazer distinção de classe social quando tratamos a questão racial”.

A idéia de “quase pretos de tão pobres” expressa uma identificação construída ao longo de quase de 400 anos em um país com pouco mais 500 anos de história. Há 120, começamos a mudar essa história, avançamos muito mas não há dúvida de que ainda estamos muito longe de onde deveríamos estar. São questões complexas, profundas, que devem ser combatidas com firmeza e, sim, de maneira integrada. Educação, saúde, segurança, emprego. Mas são duas questões diferentes que devemos, todos, enfrentarmos juntos. Sem querer tapar a discriminação com a pobreza, sem colocar os “pretos” versus os pobres.


sábado, 21 de novembro de 2009

Pearl Jam Cover no Open Bar Hoje!


21/11 às 20h30
Into the Wild
Pearl Jam Unplugged
Open Bar - Cesário Alvim, 1470

Interact Promove Campanha de Reciclagem

Mais Um On Line

O Interact Club de Patrocínio realiza neste sábado (21), de 8h00 às 17h00, na Praça Santa Luzia, o projeto ‘Reciclar, o despertar de uma nova consciência’. O objetivo é recolher garrafas Pet da população em troca de cupons para se concorrer a vários brindes.

Todo material arrecadado será entregue ao DAEPA que providenciará a destinação do mesmo para indústrias de reciclagem.

Além da movimentação durante todo o dia, com barraquinhas e a distribuição de vários brindes, o evento terá em seu encerramento o show da dupla ‘Rony & Robert’, de grande sucesso na cidade.

A expectativa dos organizadores é de uma grande participação da comunidade, pois a reciclagem é a palavra de ordem no mundo atual.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Atividades Marcam Dia da Consciência Negra

As atividades de hoje da programação de comemoração dos 30 anos da Casa da Cultura são dedicadas ao Dia da Consciência Negra.

A partir das 19h na Praça Santa Luzia, haverá Missa Conga, Congado, Capoeira, Hip-hop e Dança Afro.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Esses Pretos Se Soubessem

Mônica Nunes

O homem branco se apegava a posse de terras, título, brasão e ouro.

O homem negro se apegava ao sonho da liberdade, ao fim da escravidão.

O homem branco acreditava que quanto mais doações fizesse em vida para a igreja local uma vez morto o céu seria alcançado facilmente.

O homem negro acreditava que por maior que fosse a dor da escravidão a fé e a resistência eram duas fortalezas, dois suportes, dois esteios.

O homem branco se deixava contaminar por uma coisa aqui outra ali, mudava fácil a opinião.

O homem negro não se afastava dos ensinamentos dos antepassados, das crenças, das tradições, a música, da fé em Nossa Senhora do Rosário.

Ah Nossa Senhora do Rosário, protetora dos escravos, dos pobres e sofredores!

Ah Nossa Senhora do Rosário com seu manto protetor acalentou o sofrimento, libertando a alma e promovendo a união!

Ah Nossa Senhora do Rosário preferistes os homens negros e o fizestes reis, ouvistes teu canto e veio a retidão!

Ecoa de longe o chamado: “Branco ia para a missa, negro é que carregava / Se dissesse alguma coisa, de chicote ele apanhava / Branco reza na igreja, negro reza na senzala. "Senhor padre, abra a porta, que o negro quer entrar.

Entoando o canto de lamento, pedindo ao padre para abrir a porta da Igreja, uma vez que Deus é Pai de todos, a irmandade do Rosário se organizou, originando os congadeiros que são bantu-descendentes do Congo, da Angola e de Moçambique, regiões colonizadas por Portugal, preservando a memória da África bantu.

Dia 20/11/2009 na Praça Santa Luzia às 19 horas ao som dos tambores, com a presença de vários grupos de Congado será celebrada a primeira MISSA CONGA aqui em Patrocínio. Coincidentemente no dia que se comemora ao dia da Consciência Negra. Lembrando o dia em que foi assassinado, em 1695, o líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão.

Mas neste dia 20 de novembro deveríamos refletir sobre todo tipo de discriminação seja contra a mulher, o idoso, o usuário, a etnia, o portador de necessidade especial, o analfabeto, o doente psiquiátrico... puxa vida ainda existe tanta discriminação e tanto o que fazer!

De longe escuto “Esses pretos se soubessem / a força que o negro tem / não atoleravam/ cativeiro de ninguém."

Somo Criolo Doido / Somo Bem Legal

Ile Ayê - O Rappa

Oh oh oh oh Soul Power

Essa história começa mais ou menos assim:

Que bloco é esse? Eu quero saber.
É o mundo negro que viemo mostrar pra você (pra você).
Que bloco é esse? Eu quero saber.
É o mundo negro que viemo mostrar pra você (pra você).

Somo crioulo doido somo bem legal.
Temos cabelo duro somo black power.
Somo crioulo doido somo bem legal.
Temos cabelo duro somo black power.

Que bloco é esse? Eu quero saber.
É o mundo negro que viemos mostrar pra você (pra você).
Que bloco é esse? Eu quero saber.
É o mundo negro que viemos mostrar pra você (pra você).

Branco, se você soubesse o valor que o preto tem.
Tu tomava um banho de piche, branco e, ficava preto também.
E não te ensino a minha malandragem.
Nem tão pouco minha filosofia, porquê?
Quem dá luz a cego é bengala branca em Santa Luzia.

Meu Deus

Que bloco é esse? Eu quero saber.
É o mundo negro que viemos mostrar pra você (pra você).
Que bloco é esse? Eu quero saber.
É o mundo negro que viemos mostrar pra você (pra você).

Vai!

Oh oh oh oh Oh oh oh oh Oh oh oh oh
Oh Oh Oh Oh Oh Oh

Essa história se resolve a bateria e voz

Que bloco é esse? Eu quero saber
É o mundo negro que viemos mostrar pra você (pra você).
Que bloco é esse? Eu quero saber?
É o mundo negro que viemos mostrar pra você (pra você).

Somo crioulo doido somo bem legal.
Temos cabelo duro somo black power.
Somo crioulo doido somo bem legal.
Temos cabelo duro somo black power.

Branco, se você soubesse o valor que o preto tem.
Tu tomava um banho de piche, branco e, ficava preto também.
E não te ensino a minha malandragem.
Nem tão pouco minha filosofia, porquê?
Porque?
Em Santa Luzia aiai Meu Deus

Que bloco é esse? Eu quero saber
É o mundo negro que viemos mostrar pra você (pra você).
Que bloco é esse? Eu quero saber?
É o mundo negro que viemos mostrar pra você (pra você).

Oh oh oh oh Oh oh oh oh Oh oh oh oh
Oh Oh Oh Oh Oh Oh

Até Quando?

Causos e Trens

Às vésperas de se comemorar o Dia da Consciência Negra, ouvi estarrecida um diálogo extremamente racista entre duas crianças de apenas dez anos de idade. Não ouso repeti-lo por ser um tanto ofensivo.


Porém, a dúvida que fica é: o que leva duas crianças a terem tais ideias, já se nasce preconceituoso e racista ou isso se adquire ao longo da vida a partir da imitação de modelos?

Claro que sabemos a resposta, e pior é saber que há pessoas tão próximas a nós que ainda se comportam como senhores escravagistas.

O que fazer pra mudarmos isso? Lógico que conversei com essas crianças mostrei-lhes a minha indignação e o porquê. Falei sobre a semana da consciência negra e até as convidei para participarem das comemorações na Praça Santa Luzia no próximo dia 20.

Mas e quanto às outras crianças que ainda vivem sem consciência alguma e aos pais que lhe incutem tais valores?

De quantas Isabeis, Zumbis e Zulus iremos precisar?

Quando é que todas as pessoas irão compreender que a nossa embalagem ou revestimento não nos define e que não é a cor da nossa pele que nos torna melhores ou piores, é tão absurdo ter que explicar isso. Será que é difícil entender que a natureza nos fez diferentes justamente para que o mundo fosse mais interessante, já pensou se fossemos todos idênticos? Que entediante seria o mundo.

É para isso que existe a diversidade para não sermos rotulados, já que somos inclassificáveis.

"que preto, que branco, que índio o quê?
que branco, que índio, que preto o quê?
que índio, que preto, que branco o quê?

que preto branco índio o quê?
branco índio preto o quê?
índio preto branco o quê?

aqui somos mestiços mulatos
cafuzos pardos mamelucos sararás
crilouros guaranisseis e judárabes

orientupis orientupis
ameriquítalos luso nipo caboclos
orientupis orientupis
iberibárbaros indo ciganagôs

somos o que somos
inclassificáveis

não tem um, tem dois,
não tem dois, tem três,
não tem lei, tem leis,
não tem vez, tem vezes,
não tem deus, tem deuses,

não há sol a sós

aqui somos mestiços mulatos
cafuzos pardos tapuias tupinamboclos
americarataís yorubárbaros.

somos o que somos
inclassificáveis

que preto, que branco, que índio o quê?
que branco, que índio, que preto o quê?
que índio, que preto, que branco o quê?

não tem um, tem dois,
não tem dois, tem três,
não tem lei, tem leis,
não tem vez, tem vezes,
não tem deus, tem deuses,
não tem cor, tem cores,

não há sol a sós

egipciganos tupinamboclos
yorubárbaros carataís
caribocarijós orientapuias
mamemulatos tropicaburés
chibarrosados mesticigenados
oxigenados debaixo do sol

Inclassificáveis - Arnaldo Antunes

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Negros


TV Brasil

DOCTV IV desta quinta (19), às 23h, vai exibir o documentário Negros, um retrato da construção da imagem do negro na Bahia, por meio de filmes e vídeos de arquivos´público e privado dos anos 20 até o ano 2000. O foco do roteiro não é a grande narrativa nem a história oficial, mas sim as práticas do cotidiano, com imagens sugestivas através de uma câmera que aprecia a diversidade cultural do povo.

Os variados suportes adotados no documentário – película, vídeo e mídias digitais – incorporam como linguagem todas as diferenças de cor, textura, definição e áudio. Neste documentário uma célula sonora pode revelar tanto ou mais que as imagens. A trilha sonora é resultado de uma pesquisa sobre ritmos, sons e músicas afrobaianos, programas de rádio, televisão, jingles e comerciais, todos dentro do mesmo recorte temporal.

De Mônica Simões. 52 minutos. Co-produção: Mônica Simões | Santo Forte | IRDEB - TVE Bahia

Costelão Beneficente no Domingo, 22/11


Rotary Brumado dos Pavões

Com o objetivo de manter ativos os projetos e ações em prol da comunidade (Centro de Formação, Campanha Educativa de Trânsito, Banco de cadeiras de rodas, campanha de vacinação, entre outros) e que promovam a assistência social e a educação, o Rotary Club e a Casa da Amizade “Brumado dos Pavões” realizam neste domingo, 22 de novembro, a segunda edição do Costelão que promete repetir o sucesso da edição anterior.

Com início marcado para as 12 horas, o IIº Costelão será abrilhantado pela dupla ‘Luiz Felipe & Cristiano’. Os preparativos estão todos concluídos faltando apenas pequenos detalhes. Os ingressos podem ser adquiridos com os companheiros e damas do Rotary Brumado dos Pavões. Adquira o quanto antes os seus, pois o número é limitado e a procura que já é intensa deve aumentar nesta semana que antecede o evento.

Participe você e seus familiares. Quem participou da primeira edição promete participar da segunda e recomenda a quem ainda está em dúvida.

Então até domingo, às 12h00min no Rotary Club Brumado dos Pavões.
IIº Costelão!

Video Chat com Empreendedores Sociais, Quarta às 15h

PEGN

Na quarta-feira, 18/11, às 15h, participe do videochat com os EMPREENDEDORES SOCIAS. Leia a reportagem com sete jovens empreendedores sociais

Henrique Bussacos e Alessandra França. Eles não abriram negócios tradicionais. Nem criaram ONGs. Tocam os chamados negócios sociais, iniciativas economicamente viáveis que têm como meta reduzir a pobreza com seus produtos, serviços ou a inclusão dos menos favorecidos na cadeia produtiva. Alessandra é fundadora do Banco Pérola, que concede crédito a jovens empreendedores de baixa renda de Sorocaba, no interior paulista. Henrique é o fundador da Tekoha, especializada na venda de artesanato produzido por comunidades vulneráveis. Não perca. Acesse a nossa rede na quarta às 15h.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Duas Audiências Públicas Nesta Quarta, 18/11

Mais Um On Line

Nesta quarta-feira (18), a partir das 13 horas na Câmara Municipal, acontece a Consulta Pública sobre o Plano de Controle Ambiental que irá nortear os trabalhos para a efetivação da Transposição Ferroviária de Patrocínio. Na oportunidade também serão anunciados o Plano de Controle Ambiental (PCA) e o Relatório de Controle Ambiental (RCA) do empreendimento.

Fosfertil
A noite, no salão de eventos do Rotary Brumado dos Pavões, acontece a Audiência Pública para obtenção de Licença Prévia para a implantação do Complexo Industrial da Fosfertil em Patrocínio. O horário previsto para o início dos trabalhos é 18h30.

A empresa, que obteve em 2004 a autorização para exploração da lavra, depende do resultado desta Audiência Pública para a implantação do complexo industrial no município. Doze áreas foram estudadas. Uma delas, localizada às margens da MG 230, próxima a comunidade de Esmeril, no cruzamento da rodovia com a via férrea, está com um estudo mais avançado e teve seu EIA/RIMA elaborado e entregue ao órgão ambiental para obtenção da Licença Prévia.

A informação da Fosfertil é que com o efetivo funcionamento do complexo industrial serão gerados em Patrocínio até 320 empregos diretos mais 690 indiretos. Na foto, engenheiros da Fosfertil em uma lavra em Salitre de Minas.

Webcast - Sustentabilidade na Prática - Caminhos e Desafios

A FNQ e o Grupo Santander Brasil convidam você para o webcast com Laura Oltramare, superintendente de desenvolvimento sustentável do Grupo Santander Brasil, que acontece nesta quinta-feira, 19 de novembro, das 9 às 11 horas.

Na palestra Diversidade e investimento social, Laura Oltramare abordará os desafios e oportunidades de integrar essas duas questões na estratégia e no dia a dia das organizações.

Para participar presencialmente clique aqui e inscreva-se
http://www.fnq.org.br/site/cursoId=222/586/default.aspx


Para assistir ao vivo basta clicar no link abaixo no dia e horário do evento
http://webcast4.isat.com.br/fnq/?Palestra_ID=1585


Informações

Tema: Diversidade e investimento social
Dia e horário: 19 de novembro, das 9 às 11 horas:
Local: FNQ - Av. das Nações Unidas, 11.857, 6º andar, Brooklin Novo/SP
Evento gratuito com transmissão ao vivo pela internet no portal FNQ
Aplicativos necessários para a visualização do vídeo: Internet Explorer, Windows Media Player e Flash Player. Requisitos mínimos: 28.8 kbps conexão dial-up ou 128 kbps.Conheça na íntegra o programa de educação à distância Sustentabilidade na Prática - Caminhos e desafios. Acesse http:// www.fnq.org.br/site/731/default.aspx

Mapa do empreendedorismo reúne empresários de diversas partes do Brasil e do mundo

PEGN

Encontre pessoas da sua região que tenham interesses comerciais comuns e aprenda com a experiência de outros empreendedores

Capa da respeitada revista britânica “The Economist”, a economia brasileira mostra sinais de recuperação. A reportagem, com o título “O Brasil decola”, destaca a rápida recuperação do país frente à crise financeira mundial e as boas previsões para o futuro dos negócios por aqui, com a exploração do pré-sal e a crescente demanda por alimentos e commodities vinda da Ásia. A revista aposta que, em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, o país será a quinta economia mundial, à frente de Reino Unido e França. Essa pode ser uma boa hora para a sua empresa também.

Baseado nesse fato, e numa ação dentro da Semana Global de Empreendedorismo, a equipe da Pequenas Empresas & Grandes Negócios criou, com o apoio do Peabirus, o Batismo do Empreendedor em Rede.

No Batismo do Empreendedor em Rede todo empreendedor poderá testar sua ideia de negócio, interagir com pessoas da sua região que tenham interesses comerciais comuns e saber o que elas estão fazendo, além de trocar experiências com quem já está no mercado há mais tempo.

As páginas do Batismo podem ser acessados pelos seguintes endereços:

Quero abrir um negócio: http://rede.empresas.globo.com/page/quero-abrir-um-negocio

Já tenho um negócio: http://rede.empresas.globo.com/page/ja-tenho-um-negocio

Gestor Público empreendedor: http://rede.empresas.globo.com/page/gestor-publico-empreendedor

Faça parte você também do mapa global do empreendedorismo em rede. Mais de 90 pessoas já se cadastraram.

Começa a Semana Global de Empreendedorismo

PEGN
De 16 a 22 de novembro, uma série de eventos será realizada em 90 países. No Brasil, as ações vão mobilizar 4,5 milhões de pessoas

Na manhã desta segunda-feira (16) foi dada a largada para a Semana Global de Empreendedorismo, que ocorre simultaneamente em 90 países de 16 a 22 de novembro. Durante o evento de abertura no Mube (Museu Brasileiro da Escultura), em São Paulo, Rodrigo Teles, presidente da Endeavor, afirmou que, neste ano, a Semana vai mobilizar 4,5 milhões de pessoas no Brasil, contra 1,5 milhão do ano passado. Em seu discurso, Teles reforçou as cinco características de um empreendedor de sucesso: ter paixão pelo que faz; capacidade de inovar; sonhar grande; transformar iniciativa em acabativa; e fazer tudo isso com padrões éticos e sustentáveis. Também participou da abertura do evento o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, que reforçou o papel da entidade em levar conhecimento aos pequenos empresários brasileiros. “Com formação e acesso a informação os empreendedores estarão mais preparados para administrar suas empresas”, disse Okamotto.

Também participaram do evento o deputado federal e ex-prefeito de São José dos Campos, Emanuel Fernandes, o especialista em empreendedorismo Fernando Dolabela e Telmo Costa, do Movimento Brasil Competitivo. Num debate mediado pelo jornalista Carlos Alberto Sardenberg, eles discutiram empreendedorismo e políticas públicas. “O governo muito faz quando não atrapalha e cria burocracias desnecessárias para o empresário”, disse Sardenberg. "Não temos praticamente educação empreendedora”, afirma Dolabela. “O caminho para empreender seria apostar na educação.”

Em outra discussão, Altair Assumpção, do grupo Santander Brasil, Ricardo Guimarães, da Thymus Branding, e Paulo Veras, da Endeavor, falaram sobre empreendedorismo sustentável. “Nada é 100% sustentável”, afirma Guimarães. “O importante é entender o impacto causado e minimizá-lo, mudando a forma de produzir, extrair, armazenar, transportar e consumir.”

Confira a agenda de eventos da Semana no site http://www.semanaglobal.org.br

Roda Viva Debate Questão Racial

Não deu para avisar antes... mas vale a pena tentar recuperar o conteúdo (pode começar pela IPTV) e acompanhar o trabalho desse cara (pode comecar pela Fundação Cultural Palmares)

ZULU ARAÚJO
Presidente da Fundação Cultural Palmares

Na próxima sexta-feira, 20 de novembro, é o dia Nacional da Consciência Negra. O Brasil escolheu essa data para lembrar Zumbi, líder do Quilombo de Palmares, símbolo da resistência negra do país.

Durante todo esse mês a data será lembrada em diversos eventos que irão celebrar a memória histórica do movimento, da presença e da inserção do negro na vida brasileira.

Dedicado à cultura negra desde a juventude, Zulu Araújo foi produtor de eventos culturais em Salvador nos anos 80 e 90 e assessor especial da secretaria de Cultura da Bahia. Em 2007, Zulu assumiu a presidência da Fundação Cultural Palmares, onde já trabalhava como diretor desde 2003.

Vinculada ao Ministério da Cultura, a Fundação Cultural Palmares foi criada em 1988, para implementar políticas públicas destinadas a aumentar a participação da população negra brasileira no processo de desenvolvimento do país.

Entrevistadores: Mônica Manir, editora do caderno Aliás do jornal O Estado de S. Paulo; Ivan Martins, editor executivo da revista Época; Maurício Pestana, publicitário, cartunista e presidente do conselho editorial da revista Raça Brasil e Paulo Lins, escritor e roteirista.

Twitters no estúdio: Julio Moraes, jornalista, (twitter.com/juliomoraes); Jésica Lima, analista de mídias sociais (twitter.com/jerblima) e Robson Silva, estudante de história (twitter.com/robson_leandro).

Fotógrafo convidado: Letícia Lovo, fotógrafa (www.flickr.com/photos/leticialovo).

Apresentação: Heródoto Barbeiro

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Edital Carbono Neutro da Natura segue aberto até 27/11

Gife

A Natura vai selecionar através de edital os projetos de compensação das emissões da empresa referentes à 2009/2010. Serão selecionados projetos voluntários de redução de emissões e/ou remoção de GEEs, que visem à geração de RVEs (Reduções Voluntárias de Emissões - unidade de redução de emissão e/ou de remoção de GEEs, no âmbito do Mercado Voluntário, e equivale a uma tonelada métrica de equivalente de dióxido de carbono, calculada com o uso dos potenciais de aquecimento global definidos pelo Protocolo de Kyoto).


Além disso, por meio do edital, a empresa pretende ampliar seu relacionamento com outras instituições, buscando projetos inovadores e que agreguem outros benefícios socioambientais. No site http://www.natura.net/carbononeutro, a Natura disponibiliza o case Carbono Neutro 2009 e informações para inscrição no Edital 2009.

Garimpando...

MGQuilombo

O confrade Jorge Lasmar, garimpeiro e faiscador de nossa cultura mineira, mandou-me nove diamantes preciosos com que seus malungos de Patrocínio-MG regularmente lhe enfeitam a escrivaninha em Belo Horizonte.

Tratam-se de nove artigos que no período de 03/05 a 30/08/2003 foram publicados na página “Ecos do Cotidiano” do “Jornal de Patrocínio”, sob o título “A Calunga dos Cafundós – Memória de Negros”.

Clique aqui para ver a notícia completa sobre os dialetos bantus de Minas Gerais.

Dia da Consciência Negra e o herói chamado Zumbi


Para fazer o dever de casa...

Brasil Escola

Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência anti-escravagista. Pesquisas e estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos. Em um dos povoados do quilombo, foi capturado quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Criado e educado por este padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Zumbi (Francisco). Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. "Zumbi" significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.

O nome Palmares foi dado pelos portugueses, devido ao grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, hoje estado de Alagoas. Os que lá viviam chamavam o quilombo de Angola Janga (Angola Pequena). Palmares constituiu-se como abrigo não só de negros, mas também de brancos pobres, índios e mestiços extorquidos pelo colonizador. Os quilombos, que na língua banto significam "povoação", funcionavam como núcleos habitacionais e comerciais, além de local de resistência à escravidão, já que abrigavam escravos fugidos de fazendas. No Brasil, o mais famoso deles foi Palmares.

O Quilombo dos Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695. No Quilombo de Palmares (o maior em extensão), viviam cerca de vinte mil habitantes. Nos engenhos e senzalas, Palmares era parecido com a Terra Prometida, e Zumbi, era tido como eterno e imortal, e era reconhecido como um protetor leal e corajoso. Zumbi era um extraordinário e talentoso dirigente militar. Explorava com inteligência as peculiaridades da região. No Quilombo de Palmares plantavam-se frutas, milho, mandioca, feijão, cana, legumes, batatas. Em meados do século XVII, calculavam-se cerca de onze povoados. A capital, era Macaco, na Serra da Barriga.

A Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista, vulto de triste lembrança da história do Brasil, foi atribuído a tarefa de destruir Palmares. Para o domínio colonial, aniquilar Palmares era mais que um imperativo atribuído, era uma questão de honra. Em 1694, com uma legião de 9.000 homens, armados com canhões, Domingos Jorge Velho começou a empreitada que levaria à derrota de Macaco, principal povoado de Palmares. Segundo Paiva de Oliveira, Zumbi foi localizado no dia 20 de novembro de 1695, vítima da traição de Antônio Soares. “O corpo perfurado por balas e punhaladas foi levado a Porto Calvo. A sua cabeça foi decepada e remetida para Recife onde, foi coberta por sal fino e espetada em um poste até ser consumida pelo tempo”.

O Quilombo dos Palmares foi defendido no século XVII durante anos por Zumbi contra as expedições militares que pretendiam trazer os negros fugidos novamente para a escravidão. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Nas escolas as aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, propiciarão o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.
Amélia Hamze
Profª da FEB/CETEC
ISEB/FISO-Barretos
ahamze@uol.com.br


Creches recebem dinheiro da Câmara e da Prefeitura

Rede Hoje

A Prefeitura de Patrocínio repassou na última sexta-feira (13) o dinheiro disponibilizado pela Câmara Municipal para as creches da cidade, de cerca de R$ 101 mil, mais um complemento de aproximadamente R$ 15 mil para fazer o pagamento da maioria das subvenções em atraso relativas ao ano passado.

O Governo Municipal anterior ficou devendo cinco meses a essas entidades e com esse repasse, segundo o prefeito Lucas Siqueira (PPS), fica faltando o pagamento de apenas um mês do ano de 2008. Segundo Dr. Lucas, a Prefeitura está em dia com os repasses desse ano.

Ele acrescenta que agora terá que se reunir com os diretores dessas creches para acertar um novo convênio porque a partir do ano que vem as entidades estarão vinculadas à Secretaria Municipal de Educação e os recursos virão do Governo Federal, através do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

De acordo com o prefeito, as creches vão se tornar centros educacionais e terão que estar com toda a documentação exigida pelo Governo Federal em dia para receberem o dinheiro do Fundeb.

IESP Contrata Promotor de Vendas e Secretária

Mais Um On Line

1. Promotor de vendas- Masculino ou feminino - ter curso superior ou estar cursando - trabalho diurno - função - vendas e coordenação de equipe de divulgação em determinadas campanhas. Trabalhará com vendas de graduação e pós-graduação (presencial e a distancia) - Salario - 600 reais mais comissão. Experiencia com vendas desejavel. Habilitação para dirigir veiculos obrigatoria.


2. Secretaria - feminino - nivel médio completo - para atendimento na secretaria academica da faculdade e atendimento ao publico (telefone e pessoalmente). Salário - piso da categoria escolar. 40 horas semanais - turnos vespertino e noturno (ate as 22 horas).

Currículos para o email: rbernardi@faculdadeiesp.com.br

Kart Club Realiza Ação Ambiental


Patrocínio On Line

O Kart Clube de Patrocínio, já com quase 80 associados, está realizando diversas ações em prol da comunidade. Recentemente, na área de ação social foram arrecadados alimentos para uma creche da cidade e no último sábado, os kartistas partiram para uma ação ambiental plantando mais de 80 árvores de Ipê Roxo e Branco, na entrada lateral do espaço cultural, pela avenida Astolfo Mendes. Segundo presidente do Kat Clube de Patrocínio, Francisco e o Secretário Everaldo Carvalho assessor de esportes especializados da Secretaria de Esportes, a meta é plantar mais de 2 mil árvores no Horto Florestal, onde há nascentes responsáveis pelo abastecimento de 20% da cidade de Patrocínio. Esta ação teve a parceria da ONG Cerrado Vivo e Prefeitura de Patrocínio, através de Secretaria de Esportes.

Vá você também conhecer a emoção de pilotar um kart

Os admiradores do esporte e pilotos reúnem-se todos os sábados à tarde e nos domingos na parte da manhã no autódromo “Felipe Massa” no Espaço Cultural para os treinos. Você também pode ir assistir ou até mesmo alugar um Kart do mecânico “Botina” e pilotar esta pequena, mas ágil máquina que atinge 130 quilômetros por hora. A entrada é franca.

Semanalmente pilotos de outras cidades da região vem a Patrocínio treinar no Kartodromo Municipal. Neste final de semana pilotos de Arzá estavem presentes.

Melhoramentos

Na pista de Patrocínio, considerada uma das melhores do Brasil e com certeza a melhor da região, estão sendo feitos diversos melhoramentos, alguns com apoio da Prefeitura e outros com recursos do próprio Kart Clube. Estão sendo construídos boxes, banheiros e outras obras de infra-estrutura.

O sonho do atual presidente Francisco (Chico) é iluminar a pista para competições noturnas.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

6º Programa de Bolsas de Auxílio à Pesquisa

Estão abertas, até 30 de novembro, as inscrições para o 6º Programa de Bolsas de Auxílio à Pesquisa para estudantes de pós-graduação com projetos de tese relacionados a diferentes aspectos da história e cultura de Minas Gerais.

Serão concedidas até seis bolsas de duração máxima de seis meses. Podem concorrer estudantes brasileiros que já tenham terminado os créditos de cursos dos programas de mestrado e doutorado e que já tenham projetos de dissertação aprovados.

O programa de bolsas de auxílio à pesquisa ICAM-USIMINAS tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, através do incentivo concedido pela Lei Estadual de Cultura e conta com o patrocínio da USIMINAS.

Para mais informações acesse o site do Instituto Cultural Amilcar Martins - ICAM ou ligue no telefone (31) 3274-6666.


terça-feira, 10 de novembro de 2009

O inseto, a teia, a aranha, o ambiente

Mônica Nunes

Lendo na página http://patrosim.blogspot.com o texto 'Cego, Surdo e Mudo', postado por Rodrigo Bonfim, puxo meu rosário de palavras que envolvem três elementos: o povo, o poder, os políticos.

Por que encontramos tanta dificuldade de fazer acontecer a tal participação popular?

A questão envolve vários fatores em diferentes campos, mas o que presenciamos é que uma vez ou outra surge alguém independente, mas a grande maioria ocupa o Poder anos e anos, daí acontecer o descrédito parece o único caminho.

Tentando fazer uma analogia entre: o inseto, a teia, a aranha, o ambiente e o político com o partido, o poder e o Povo descrevo o seguinte: um inseto preso à teia mais dia menos dia ocorre o momento onde a aranha precisa se alimentar. Devorando o inseto a sua morte garante a sobrevivência da aranha ou seja o poder.

Embora exista em primeira mão a idéia de que ao morrer, devorado pela aranha o inseto está consumado, num segundo plano existe a continuação, a garantia de vida da aranha, o Poder.

Sabemos que as aranhas na natureza “são capazes de aprender e aperfeiçoar instintos como a caça e a construção da teia, com uma habilidade inalterável, adaptando-se ao ambiente”. Daí o povo, como ambiente, garante ou não a sobrevivência do poder.

Talvez não tenha conseguido me expressar, “viajei”, o assunto requer um maior aprofundamento.

Tive uma semana “danada de boa” e por isso vou tentar me posicionar não esquecendo o que conversei com o professor Eurípedes (atual secretario da Educação) sobre o ensinamento de Jesus: “Nem a mão esquerda deve saber o que faz a mão direita”. Não conversamos sobre a prática da esmola mas, na necessidade que a grande maioria de políticos têm de tornar público seus feitos. Basta abrir os jornais locais, estaduais e nacionais.

Mas, voltando ao assunto do conformismo, do comodismo e descrédito.

Penso que o caminho mais indicado para que essa mudança aconteça é introduzir nas escolas desde cedo o pensamento reflexivo, o discordo, concordo, por quê?

A mudança se inicia com a mudança de cada um com o interesse coletivo e a procura pelo conhecimento.

Analisando a grande maioria apresenta palavras onde a criança entende que nada vai mudar, que político não pertence à espécie humana, são pessoas com interesse próprio, imunes as corrupções, mostram uma cara quando candidatos e depois? A criança, fruto do meio que vive desenvolve sua personalidade acreditando que é verdade.

O único caminho para chegarmos a uma sociedade participativa se chama educação. É preciso valorizar matérias como filosofia, sociologia, educação ambiental. É preciso desenvolver em cada criança o conceito de que vale à pena sim pensar, participar, buscar caminhos, mesmo que você "quebre" a cara, a tentativa aconteceu.

Eu mesma confesso que às vezes entro nessa onda de pessimismo, escrevendo aqui já passei essa idéia várias vezes.

Precisava acontecer um tsunami social, uma grande onda envolvendo, de fato, todos os representantes dos homens sapiens, com a destruição total do preconceito em relação a participar, gerando o surgimento de uma sociedade de fato humana, fraterna, coletiva.

Por isso, Rodrigo Bonfim, o caminho, é longo, requer persistência, diálogo, exemplo, conhecimento real e esperança.

Quem dera que todo problema relacionado a participar ou não se resumisse no fato de ser (ou não) cego, surdo e mudo!

Lembrando Cazuza: "Olhe o mundo com a coragem do cego, entenda as palavras com a atenção do surdo, fale com a mão e com os olhos, como fazem os mudos!"

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Módulo 2 de curso ensina ferramentas para aumentar as vendas

ACIP/CDL

VEM AÍ O MÓDULO DOIS DO CURSO “COMO VENDER MAIS E MELHOR”, UMA PROMOÇÃO DA ACIP/CDL, EM PARCERIA COM O SEBRAE E CREDICOPA.


O TEMA DESTE MÓDULO É: “AS MELHORES FERRAMENTAS PARA AUMENTAR SUAS VENDAS”.

DE 16 A 19 DE NOVEMBRO, DE 19h ÀS 23h NA SEDE DA ACIP/CDL.

Trata-se de um programa voltado para empresários e gerentes de micro e pequenas empresas que pretendem fortalecer o poder de vendas de sua empresa.

Não perca essa oportunidade!

CURSO COMO VENDER MAIS E MELHOR.

Mais informações pelo 3831-5500.

[AGENDA ACIP/CDL]
Saiba todos os detalhes do treinamento:

O Programa Como Vender Mais e Melhor - CVMM é um programa do SEBRAE/MG voltado para empresários e gerentes de micro e pequenas empresas que pretende fortalecer o poder de vendas de sua empresa. O programa oferece meios para implantar e utilizar a comercialização como ferramenta para alavancar as vendas, está estruturado da seguinte forma:

MÓDULO 2: AS MELHORES FERRAMENTAS PARA AUMENTAR SUAS VENDAS - Capacitar os participantes na organização e gestão de vendas, com o objetivo de construir um modelo de planejamento e novas ações comerciais na empresa.

OBJETIVOS:
* Entender a importância de superar as expectativas dos clientes por meio da prestação de serviços, na busca da fidelização e aumento de lucros;
* Compreender as mudanças mercadológicas no tempo e como isto afetou e mudou os papéis exercidos pelo vendedor;
* Aplicar características básicas de vendedor, conhecendo a importância das metas;
* Entender a importância das ferramentas de marketing;
* Identificar os diversos tipos de clientes e como tratá-los;
* Conhecer as principais objeções e como contorná-las rumo ao fechamento das vendas;
* Compreender a ferramenta de avaliação de vendedores como indicador para aprimoramento individual e alcance das metas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
* Plano de vendas;
* Potencial de compra;
* Equipe de vendas e metas;
* Adequação as vendas aos objetivos da empresa e necessidades dos clientes;
* Sistema de avaliação e de controle de vendas.

Data: 16 a 19 de novembro de 2009
Horário: 19:00 às 23:00 horas

Consultora: Modulo 1 e 2 - APARECIDA DE FATIMA OLIVEIRA - Especialista em Gestão de Negócios, consultora do SEBRAE/MG e outras empresas. Atuação em Marketing e Vendas, planejamento estratégico e logística. Atualmente implantando o planejamento estratégico em vários sindicatos do estado de minas, com a metodologia busca do futuro, sob o comando da FECOMERCIO/MG.

Investimento:
Por módulo: (15 horas de treinamentos + consultoria)
R$ 100,00 Associados
R$ 200,00 não associados
Programa Completo: (30 horas de treinamentos + consultoria)
R$ 180,00 Associados
R$ 360,00 Não Associados

Obs.
O valor poderá ser parcelado na mensalidade.

Parceria CREDICOPA - empresários associados terão mais 25% de desconto nos valores de cursos e cotas participação na CREDICOPA.

Informações e inscrições:
ACIP/CDL -treinamento@acip.org.br e Rua Joaquim Carlos dos Santos, 141 - Fone: 3831-5500.

Às vezes, É Melhor Calar

Para falar a verdade, acho que nem é isso que quero dizer. Às vezes é preciso aproveitar a oportunidade de ficar calado. E esse “às vezes” é muito freqüente. Acreditem. Mas não estou pensando em evitar dizer besteiras, impropérios ou, no pior dos sentidos, de ofender alguém. Ao contrário do que muitos podem pensar – e do que muitos gostam de repetir e reforçar – se calar não precisa ser apenas deixar de falar. Calar deveria ser, antes de tudo, um esforço para ouvir. Não gostaria de ter estado ausente da Folha de Patrocínio – e do PatroSim – por tanto tempo. Há muitas razões para que eu tenha me ausentado – e não interessa discuti-las aqui – mas é importante dizer que ficar calado me ajudou muito a escutar um pouco mais.

No meio de um furacão de assuntos, encontros, viagens e tarefas, acabei ficando mais calado, ouvindo mais e aprendendo mais. Tenho amigos que dizem mesmo, desde sempre, que eu falo muito. Tenho amigos que dizem mesmo, desde sempre, que eu falo pouco. Desde sempre, em minha opinião, fico tentando entender quando é para fazer uma coisa e quando é para fazer outra. Até hoje, não achei uma fórmula muito boa, uma receita de bolo ou um “escutômetro”. Acho que não inventaram ainda um aparelhinho que diz quando é melhor falar, quando as pessoas querem é te ouvir ou, ao contrário, quando é preciso calar, quando as pessoas querem é ser ouvidas. Mas estive com grupos diferentes, em cidades diferentes, por períodos diferentes, com objetivos diferentes. Acho que podemos dispensar o tal “aparelhinho”. As pessoas nos dizem o que esperam de um jeito ou de outro. Mesmo quando nem elas não têm muita certeza.

Há algum tempo, na época em que Rubem Alves veio a Patrocínio, junho se não me engano, fiz uma referência a seu texto “Escutatório”. O texto sempre vale a pena ser lido e relido. Mas hoje quero recuperar umas poucas frases que acho que me ajudaram a expressar meu silêncio e a idéia que quero colocar nesse texto. “Não ter a obrigação de falar é uma felicidade. E eu comecei a me alimentar de silêncio também. Não basta o silêncio de fora. É preciso silêncio dentro. Para mim Deus é isto: a beleza que se ouve no silêncio. Daí a importância de saber ouvir os outros: a beleza mora lá também. Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto...”

No meio do caminho, ainda encontrei alguém falando de uma época em que as pessoas eram avaliadas – e procuradas – pelo que elas tinham para dizer. Quando alguém recomendava um músico, um ator, um filme, um livro, um lugar, uma pessoa, qualquer coisa, a preocupação era saber o que essa pessoa tinha a dizer. As pessoas estavam preocupadas em ouvir e entender o que os outros tinham para dizer. Estavam preocupadas em buscar conteúdo. Estavam ocupadas em ouvir, pensar, refletir. Estavam preocupadas com mensagens. O problema é que a conta parece ter sido invertida. Ao invés de nos preocuparmos com o que os outros estão dizendo, corremos o risco de querer estar sob os holofotes porque somos nós quem está dizendo. Mesmo que, em alguns casos, falemos qualquer coisa.

Aproveitar a oportunidade de ficar calado, insisto, não é para evitar emitir opiniões, para evitar conflito e, de nenhuma maneira, para se omitir. Como diriam meus amigos menos “devocionais”: minha religião não me permite esse tipo de comportamento. Não mesmo. Se for preciso, vou falar. Hoje, preciso dizer que às vezes é preciso calar para poder ouvir. Hoje, entendo que existe muita qualidade no silêncio de quem recebe uma mensagem, pondera e se cala. Há muita qualidade no silêncio de quem se ocupa em ouvir. Há muito tempo remeto a Rubem Alves e nossa surdez, a Saramago e nossa cegueira. Em julho, disse que emudecer talvez fosse a saída para quem está cego e surdo. Hoje quero inverter o raciocínio e me perguntar se emudecer não seja um caminho para ouvir e ver melhor.


Vôlei do Catiguá é o segundo melhor da região no infantil

Rede Hoje

Meninas faturam vice-campeonato jogando no Praia, em Uberlândia, e se classificam para finais estaduais

O time infantil do Catiguá Tênis Clube conquistou neste final de semana o segundo lugar no Campeonato Mineiro de Vôlei Feminino – Fase Regional. Os jogos finais foram disputados no Praia Clube em Uberlândia.

As meninas do Catiguá venceram Arena de Uberaba e Sesi de Uberlândia, perdendo apenas para o Praia Clube – que acabou como campeão regional.

A bela campanha e o vice-campeonato do time dirigido pelo técnico Guilherme Borges credencia o Catiguá a disputar as finais do estadual. As datas ainda serão definidas, mas já está certo que o time de Patrocínio e o Praia vão disputar a fase.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Chitãozinho e Xororó Tocam Hoje, 6/11


Coopa

O show da Campanha de Marketing da FENICOOPA com a dupla Chitãozinho e Xororó foi remarcado para 06 de novembro, às 20h, no Parque de Exposições Brumado dos Pavões.

Para as pessoas que fizeram compras na Loja de Conveniência Aghora, Posto (exceto óleo diesel) e Supermercado COOPA, no período de 01/06/09 a 08/09/09, ainda poderão trocar as primeiras vias dos cupons fiscais por ingressos entre os dias 03 e 06 de novembro, no setor de cadastro da COOPA. Os cooperados que renovaram seus cadastros durante a campanha e os que o fizerem até a data do show terão direito a dois ingressos.

Os menores de 18 anos poderão assistir ao show apenas se acompanhados dos pais ou responsáveis legais, apresentando documento com foto. Crianças até 09 anos de idade não precisam de ingresso.

Coopa É Indicada como Exemplo pelo Sebrae

Patrocínio On Line

Através do trabalho que desenvolve há quase meio século, a COOPA se tornou referência no ramo cooperativista agropecuário. Por isso, nos dias 04 e 05 de novembro, recebeu a visita de um grupo de 40 produtores rurais da cidade de Aripuanã, Mato Grosso. A COOPA foi indicada a eles pelo SEBRAE nacional e será exemplo aos visitantes que pretendem fundar uma cooperativa agropecuária com foco em leite.

Patrocínio Recebe Nova Delegada da Mulher

Patrocínio On Line

Nos próximos dias será apresentada a nova Delegada, Drª Laís Veiga Caetano responsável pela Delegacia da Mulher de Patrocínio.

Ela chegou a Patrocínio no final da semana passada e ainda não está atendendo ao público já que está sendo feito o trabalho interno devido ao acumulo de processos.

O atendimento ao público deve começar quando a Delegada for apresentada oficialmente. Nascida em Pouso Alegre a Drª Laís é a terceira Delegada que assume a comarca de Patrocínio.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Creches Recebem Recursos Atrasados

Prefeitura

O prefeito de Patrocínio Lucas Siqueira e a secretária municipal de Finanças Edméa Cardoso Marcene receberam na tarde de terça-feira (03), na sala de reuniões do gabinete, nove vereadores juntamente com os diretores dos Centros Educacionais Infantis (Creches). Na oportunidade a Câmara Municipal devolveu à Prefeitura R$ 101.160, 87 para que a mesma possa pagar alguns meses de subvenções atrasadas às instituições filantrópicas referentes ao ano de 2008. A Prefeitura complementará o recurso repassando R$15.000,00, o que será suficiente para quitar 04 meses atrasados do ano de 2008. Os diretores elogiaram e agradeceram muito a atitude dos vereadores e o esforço do governo municipal na busca por amenizar os transtornos. Lucas Siqueira anunciou que a partir de janeiro de 2010, as creches se tornarão Centros Educacionais Infantis e assim receberão recursos financeiros do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

ACIP/CDL promovem mais um curso de atendimento na próxima semana

ACIP/CDL

Em parceria com a SOLUTTIO a ACIP/CDL vão promover o curso “Atendimento Nota 1.000”.


O instrutor será Gerson de Oliveira - Bacharel em Ciências Contábeis; Administrador de Empresas; Especialista em Marketing de Relacionamento; Especialista em Vendas Diretas; MBA em Gestão de Negócios pela UFRJ; Master Practitioner e Trainer em Programação Neurolingüística; Coach Internacional certificado por Joseph O'Connor (Inglaterra); Emotólogo certificado pela Cidade do Cérebro; Membro credenciado da International Coaching Community (ICC); Membro da Sociedade Brasileira de Neurociências (SBN); Autor do livro "Atendimento Nota 1000 - O que fazer para encantar e fidelizar clientes".

Confira outras informações do treinamento:

Programa:
- O que é Atendimento Nota 1000?
- Atendimento como Relacionamento
- Tipos de Relacionamento
- Formula do Atendimento
- A abordagem bem-sucedida
- Despertando desejos em seus clientes.
- Técnicas de negociação e fechamento.
- Pós-Venda - A hora da fazer o cliente dizer UUAAUUUUU.
- Características do Atendente Nota 1000.
- Como fidelizar Clientes?

Data: 12 e 13 de novembro
Horário: 19:00 às 23:00 horas
Investimento:

Individual:
R$ 75,00 associados
R$ 90,00 não associados

Grupo mínimo 05 pessoas:
R$ 60,00 por participantes associados
R$ 70,00 por participantes não associados

Informações: 3831-5500

Aprovado o Conselho Municipal de Esporte e a exigência do monitor escolar

Luiz Cabral/Assessoria/CMP

A Câmara Municipal realizou na noite desta terça-feira (3), a sua 30ª Reunião Ordinária da 1ª Sessão legislativa-Legislatura 2009/2012. Na oportunidade, dois projetos de lei foram encaminhados para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação para a emissão de parecer.

Em 1ª Discussão e Votação foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei 103/2009 de autoria do vereador Alberto Sanarelli Júnior (PPS). O projeto obriga a inclusão de exigência em edital de licitações para a prestação de serviços de transporte escolar no município de Patrocínio, tendo a partir de promulgada a lei, um monitor em todos os ônibus escolar. “Esta exigência, além de ser um pedido de toda a população escolar, atende também não só as determinações do Código Nacional de Trânsito, como também a recomendação feita pelo Promotor da Comarca, Dr. Rodrigo Taufick”, salienta o vereador na justificativa.

Em regime de urgência, foi aprovado por unanimidade de votos, o Projeto de Lei 101/2009 que cria o Conselho Municipal de Esportes e Lazer, de autoria do vereador Cássio Remis Santos (PSDC). O Conselho Municipal de Esportes e Lazer é mais um avanço para as políticas públicas de fomento ao esporte no Município, desenvolvendo estudos, projetos, debates, contribuindo no planejamento de ações concernentes ao esporte e lazer.

Os diretores da Fosfertil deverão apresentar aos vereadores, detalhes dos projetos de mineração e industrialização que a empresa pretende instalar em Patrocínio dentro dos próximos 3 anos. Convite nesse sentido será formalizado pela Mesa Diretora da Câmara, depois de aprovado Requerimento de autoria do vereador Cássio Remis. O vereador afirmou em plenário ter informações de que, a instalação da empresa pode trazer sérios prejuízos para o município, notadamente para a região do Distrito de Salitre de Minas.