sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ciência se pronuncia sobre Código Florestal

Inesc

Desde junho de 2010 um Grupo de Trabalho(GT) formado por cientistas trabalha na construção de um embasamento científico para subsidiar o debate sobre o Código Florestal. No último dia 07 de fevereiro, o resumo executivo deste GT constituído pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC e pela Academia Brasileira de Ciência - ABC foi tornado público no site da SBPC.

Sua conclusão é clara: “retrocessos neste momento terão graves e irreversíveis consequências ambientais, sociais e econômicas”. Ao contrário, o estudo aponta, com base em informações técnicas que precisam ser consideradas no debate, que a “legislação ambiental brasileira, que já obteve importantes avanços, precisa de revisões para refletir, ainda mais, a importância e o potencial econômico de seu patrimônio natural único”.

Contudo, sob alegação das duas instituições de necessidades de adequação de forma e de aprovação pelas respectivas presidências, o documento foi retirado do site da SBPC no dia seguinte da sua divulgação.

Dar publicidade ao documento e levar em consideração suas recomendações é crucial neste momento para reforçar entre os parlamentares a consciência da importância de aprofundar os debates, com participação de cientistas e da sociedade civil. O Substitutivo aprovado pela Comissão Especial se levado a plenário agora, será apreciado por um plenário onde 46% dos deputados não participaram dos debates sobre o Código Florestal. Neste cenário, a construção de uma legislação ambiental que avance na compatibilização da produção e conservação precisa ser novamente discutida à luz da ciência.

Veja alguns impactos previstos pelos cientistas caso sejam aprovadas as alterações pretendidas pelo Substitutivo ao Código Florestal.

Confira o Resumo Executivo do Estudo sobre o Código Florestal

Associações de Moradores recebem Moção de Aplausos

A diretoria da Associação de Moradores dos Bairros Dª. Diva I, II e Morada Nova III, receberam das mãos do presidente da Câmara, Alberto Sanarelli Jr. (PPS), “Moções de Aplauso” conferido pelo Legislativo Municipal de autoria do presidente da Casa. A entrega aconteceu na noite desta quinta-feira, durante reunião da entidade realizada nas dependências do Posto Brasil, gentilmente cedidas para o encontro.

Antes da entrega, a convite da diretoria da Associação, o Tenente Thiago Dornelas da 87ª Companhia Especial de Polícia Militar de Patrocínio, proferiu uma palestra sobre os benefícios da implantação da “Rede de Vizinhos Protegidos”, desenvolvido pela PM em Patrocínio. Segundo o Tenente Thiago, “hoje já existem em pleno funcionamento na cidade sete laços da rede funcionando nos bairros Cidade Jardim, Matinha I e II, Morada Nova e em alguns setores do centro da cidade”, detalhou o oficial da PM.

Rede
A Rede de Vizinhos Protegidos é caracterizada por ações individuais, cujas ações são de baixo custo e podem ser adotadas em curto prazo, onde os próprios vizinhos se tornam "Câmeras Vivas". A proposta é trocar a oportunidade dada pela vítima por cuidados e medidas pro - ativas, criando mecanismos para dificultar a ação dos infratores, melhorando a proteção pessoal, patrimonial e consequentemente aumentando a segurança e a promoção da Paz Social. As pessoas interessadas em criar a Rede de Vizinhos Protegidos em sua Rua poderão entrar em contato com o 87º Cia. de Polícia Militar, através da Assessoria de Comunicação Organizacional.

Moções
Antes de entregar as “Moções de Aplauso” ao presidente da Associação Dr. Rodrigo Elias e demais diretores presentes, o presidente Alberto Sanarelli, destacou a importância das Associações e parabenizou a iniciativa dos moradores, que se mobilizaram quando se sentiram prejudicados com o fechamento do principal acesso de veículos aos referidos bairros. “Ninguém faz nada sozinho, e os moradores se mobilizaram quando se sentiram prejudicados com algumas medidas tomadas, cujo bom censo da Administração Municipal foram revistas em favor da comunidade”, salientou. O presidente da Associação de Moradores dos bairros Dª. Diva I, II e Morada Nova III, Rodrigo Elias, agradeceu a presença do presidente do Legislativo na reunião e o incentivo a iniciativa e ter colocado a Câmara Municipal a disposição para o melhor andamento da nova entidade, criada oficialmente no início desse ano.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Eletrobras prorroga datas do edital de cultura

Estão prorrogadas, até o dia 13 de abril, as inscrições para o Edital de Cultura 2011 da Eletrobras. O processo seletivo, que este ano vai apoiar os segmentos de teatro, audiovisual e patrimônio cultural imaterial, investirá um total de R$ 13,8 milhões no apoio de projetos. As propostas serão aceitas unicamente pelo site www.eletrobras.com/editalcultural. O edital, que aceita inscrições de pessoas físicas ou jurídicas, traz nesta edição a novidade da inserção da área de teatro infanto-juvenil. Dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail programacultural@eletrobras.com

BSCA aprova adesão de cooperativas e associações ao seu quadro de associados

O objetivo é unificar e fortalecer o setor para se alcançar uma produção de cafés especiais em maior escala no Brasil.

A Assembléia Geral da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês), realizada na semana passada, aprovou a adesão de cooperativas e associações de produtores ao seu quadro de associados. Até então, somente os cafeicultores podiam fazer parte da Associação.

Segundo o presidente Luiz Paulo Dias Pereira Filho, essa foi a consolidação de um antigo desejo. “A união é vital para o crescimento em qualquer área, e a participação das cooperativas e associações será fundamental não apenas na comercialização, mas na formação de um grupo que trabalhe em função do setor, buscando, principalmente, a produção de cafés especiais em maior escala, pois o Brasil possui muito potencial para isso”, explica.

As cooperativas e associações de produtores que tiverem interesse em fazer parte do quadro de sócios da BSCA devem ter atividades direcionadas ao trabalho com cafés especiais, serem indicadas por algum dos sócios da entidade e, por fim, passar pela aprovação do Conselho Diretor da Associação.

Ao se tornarem associadas, as cooperativas ou associações terão acesso aos seguintes benefícios e direitos:
  • Eleger um representante para acompanhar regularmente as ações da Associação;
  • Votar e ser votado;
  • Enviar amostras de café especial de produtores, que tenham propriedades certificadas, para qualquer evento que a BSCA desenvolver para seus associados, conforme quantidade definida pela entidade;
  • Visitas técnicas dos representantes da BSCA;
  • Acesso aos links dos associados da BSCA, com instituições vinculadas ao mercado de cafés especiais;
  • Envio de representantes para os eventos organizados pela BSCA, na mesma proporção definida para os demais associados;
  • Submissão de material de divulgação das cooperativas/cooperados e associações/associados nas feiras e eventos organizados pela BSCA;
  • Isenção temporária de mensalidades para cooperados e associados que se associarem diretamente à BSCA.
O fato da cooperativa ou associação de produtores de cafés especiais serem associadas à BSCA não impede que seus cooperados e associados sejam sócios diretamente da entidade.

Em relação à certificação dos lotes pela Associação Brasileira de Cafés Especiais, o Conselho Diretor informa que continua valendo somente para os associados produtores ou para as cooperativas produtoras que possuam sua propriedade certificada.

Mais informações: (35) 3295-7622 ou info@bsca.com.br

Para agendamento de entrevista com o presidente Luiz Paulo, favor entrar em contato pelo email ascom@bsca.com.br ou fazer contato telefônico com a assessoria de comunicação da BSCA: (61) 8114-6632 – Paulo André.

Lançado site produzido em Patrocínio dedicado exclusivamente ao meio rural

Patrocínio e região, com sua vocação agrícola, acabam de ganhar um meio de comunicação que pretende preencher esta lacuna na informação voltada exclusivamente para o homem do campo e pessoas ligadas à área rural.

Entrou no ar nesta sexta-feira (11) o site FOLHA DO AGRONEGÓCIO. A página dedica-se exclusivamente aos interesses do homem do campo, com todas as informações que ele precisa, como notícias, orientações, cotações, indicadores, previsão do tempo, classificados, entre outras.

É um site de Patrocínio, mas que vai falar de assuntos relevantes para toda região. O publicitário Alexandre Costa é um dos diretores do projeto.

— A Folha do Agronegócio chega para atender uma demanda da região que é eminentemente agrícola. Não tínhamos um veículo voltado a todas as culturas agrícolas. Teremos cotações de todos os produtos agrícolas, além de uma inovação, disponibilizaremos até preços de mercado de aluguel de máquinas agrícolas, norteando o produtor dos valores cobrados no Brasil, comenta.

O outro diretor da FOLHA DO AGRONEGÓCIO é o jornalista André Luiz Costa.

— O café é muito forte em Patrocínio e terá um destaque especial no site. Mas, não é só isso: vamos dar destaque a todos os segmentos do agronegócio. Percebemos que o perfil do produtor mudou muito, hoje ele é um administrador muito mais profissional que no passado e, para tal, precisa das informações como ferramenta de trabalho. Nossa intenção é dar esse subsídio aos produtores, diz.

A intenção do site também é envolver as entidades e instituições envolvidas no agronegócio, por isso foi criada a sessão COOPERATIVISMO para atender a essa demanda.

O endereço do novo site é www.folhadoagronegocio.com.br.

Safras e Mercado realizará curso de comercialização de café em Patrocínio

A Agência SAFRAS & Mercado realizará nos dias 22 e 23 de março os Cursos GESTÃO ESTRATÉGICA NA COMERCIALIZAÇÃO DE CAFÉ e MERCADOS FUTUROS E DE OPÇÕES DE CAFÉ.

O objetivo é a preparação de profissionais na gestão comercial no mercado de café e permitir uma melhor avaliação da relação risco-retorno, ferramenta fundamental para uma melhor estruturação de carteira de posições nos mercados.

Os treinamentos serão em Patrocínio/MG. O número de vagas é limitado a 20 pessoas por turma.

Os cursos serão ministrado pelo analista de mercado Gil Carlos Barabach.

Cursos GESTÃO ESTRATÉGICA NA COMERCIALIZAÇÃO DE CAFÉ e MERCADOS FUTUROS E DE OPÇÕES DE CAFÉ
Data: 22 a 23 de março de 2011
Horário: 9:00 às 17:00
Local: A definir
Patrocínio/MG

Mais informações: Cláudia e/ou Evelise, fone (51) 3224 7039 ou pelo site http://www.safras.com.br/cursos.asp

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Empresas brasileiras na lista das top 100 em sustentabilidade

Gife

Acaba de sair do forno, ainda quentinha, uma nova lista das 100 empresas mais sustentáveis do mundo, realizada pela Corporate Knigths, revista de sustentabilidade baseada em Toronto, no Canadá. Em sua sétima edição, este ranking – que já se tornou um dos mais aguardados – inclui mais uma vez três empresas brasileiras: a Natura (na posição 66), a Petrobras (88) e o Bradesco (91). Como de praxe, listas deste tipo representam polêmica certa. Quem está nele comemora como quem recebe um Oscar, festeja com os funcionários e alardeia a conquista aos quatro ventos. Quem fica de fora diminui a importância do fato, questiona os critérios e, muitas vezes, até a idoneidade do realizador.


Goste-se ou não, o ranking Top 100 da Corporate Kignigths cumpre bem o único papel que consigo enxergar em listas e prêmios em geral: o de emulação. Não de egos, mas de práticas. Um ranking de empresas, seja para o que for, só é útil à humanidade se, de fato, as induz a melhorarem suas práticas, a ampliarem horizontes e patamares de aspiração. Do contrário, resume-se a ação promocional estratégica para engordar os cofres dos promotores.
Na visão do editor da Corporate Knigths, Tony Heaps, o listão de sua revista quer sobretudo “mostrar que a sustentabilidade faz bem para o negócio”. Acho que consegue.

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sábado, 12 de fevereiro de 2011

Agronegócio exporta mais de R$ 5 bilhões em janeiro e bate recorde histórico

O saldo da balança comercial do setor foi de US$ 3,9 bilhões, cerca de US$ 800 milhões a mais que em janeiro do ano passado
Agência Brasil

As exportações do agronegócio brasileiro somaram US$ 5,1 bilhões em janeiro, 26,3% a mais que o registrado em janeiro de 2010. De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério da Agricultura, o resultado é o melhor para o mês desde 1989, quando teve início a série histórica. O saldo da balança comercial do setor [exportações menos importações] foi de US$ 3,9 bilhões, cerca de US$ 800 milhões a mais que em janeiro do ano passado.

A balança comercial do país em janeiro, divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) na semana passada, registrou exportações de US$ 15,215 bilhões e saldo de US$ 424 milhões. Assim, a exportações do agronegócio representaram 33,8% dos embarques no primeiro mês de 2011.

Os produtos que se destacaram pelo aumento das exportações foram complexo soja, café, carnes, cereais, farinhas e preparações, sucos de frutas e produtos florestais. Aproveitando as boas cotações internacionais dos alimentos, o complexo soja, que inclui óleo, farelo e grão, teve o maior aumento em valor (89,3%) e volume (67,7%) exportados em janeiro. As vendas do produto para o exterior renderam US$ 598,6 milhões.

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quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Melhoria da gestão na Polícia Militar ajuda a reduzir criminalidade em SP

Visando assegurar novos níveis de excelência na segurança pública e atender plenamente seus clientes, em 1996, a Polícia Militar do Estado de São Paulo promoveu uma nova era de oportunidades, quando optou, entre outras questões, por aprimorar sua gestão.

O momento atual experimentado pela PM, em que se evidencia a trajetória de queda dos delitos no Estado, não é obra do acaso. Esse declínio da criminalidade está ligado à atitude adotada a partir de 1996, que hoje demonstra seu acerto e pertinência.

Desde aquela época, a instituição se engajou em programas de qualidade e começou a buscar no mercado modelos de desenvolvimento e avaliação de suas organizações. A partir de uma parceria firmada com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a PM passou a adotar, em 2004, o Modelo de Excelência de Gestão® (MEG), traduzido em fundamentos de boa gestão mundialmente reconhecidos.

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terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Acarpa Apoia Regularização Ambiental

CDC´s realizam inscrições de produtores interessados na construção e reforma de terreiros de café ´

Acarpa

A Prefeitura informa aos produtores de café interessados em construir, ampliar ou recuperar os terreiros de café, devem procurar o presidente do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de sua comunidade, para realizar a inscrição.

Essa inscrição é necessária para que seja feita uma programação do serviço por comunidade. As máquinas estarão disponíveis durante os meses de fevereiro e março.

Saiba mais aqui.

IESP realiza encontro pedagógico com professores e afina trabalho para 2011

Faculdade Iesp

A Faculdade IESP está em semana de preparação para a volta as aulas. Além de melhorias na estrutura física, aquisição de mais livros; o IESP investe na capacitação do professor.

Durante dois dias os docentes da instituição estiveram reunidos no Anfiteatro do IESP para a reunião pedagógica que marca o início das atividades acadêmicas. O Diretor da Faculdade IESP, Rodolpho Bernardi Neto abriu a reunião dando boas vindas aos professores especialmente aos novos contratados e explicou a missão da Instituição e os desafios para 2011. “Queremos levar nosso aluno a autonomia do conhecimento possibilitando assim a verdadeira formação da cidadania. Em 2011 estamos em busca de novos cursos que contribuam para o crescimento de Patrocínio e da sociedade” – explicou Bernardi.

Leia a notícia completa.

Super Café Herói do Brasil




quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Arrecadação da Campanha ‘SOS vítimas das enchentes do Rio e de Minas’ seguiu para BH

Rotary Brumado dos Pavões

A Campanha 'SOS vítimas das enchentes do Rio de Janeiro e de Minas Gerais', realizada em Patrocínio pela Loja Maçônica ‘Renovação e Progresso’, com apoio do Rotary Brumado e vários outros Clubes de Serviço e Instituições de Classe da cidade resultou numa arrecadação de mais de 5 toneladas de alimentos, roupas e de água.

Os mantimentos foram enviados para Belo Horizonte na tarde de terça-feira dia 25 em caminhões cedidos pela prefeitura. De acordo com os organizadores a movimentação da população em torno da campanha surpreendeu a todos.

Eles enfatizaram a solidariedade da população com a grande adesão a campanha que começou pequena e logo teve a adesão dos Clubes de Serviço e das Entidades o que foi de grande valia para que mais de 5 toneladas de alimentos, roupas e água fossem arrecadados e enviados á população mineira e da região Serrana do Rio de Janeiro.

As doações foram remetidas para a grande Loja Maçônica de Belo Horizonte, encarregada de toda a logística de distribuição do material, em parceria com a Defesa Civil de Minas Gerais e a Cruz Vermelha.,

1o Seminário Farmácia Atual

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Concurso Cultural Recebe Inscrições Até 21/3

A Fundação Telefônica, por meio de seu programa Arte e Tecnologia, o portal Terra e o Instituto Vivo lançam o concurso cultural “Minha vida mudou”. O objetivo é estimular as pessoas a refletir sobre o impacto das tecnologias nas suas vidas, permitindo a participação através de diversos meios e do uso de diferentes formatos de expressão.

A participação no concurso estará aberta a todos os interessados até o dia 21 de março. Cada participante poderá inscrever quantas obras quiser, utilizando as tecnologias de forma criativa. São quatro as categorias: Mensagens por SMS (via telefone celular, pelo *72791 para clientes de qualquer operadora); Foto; Vídeo e Texto, que deverão ser postados no hotsite hospedado no portal Terra: http://minhavidamudou.terra.com.br/index.php


Serão distribuídos prêmios como Ipads, celulares e filmadoras aos primeiros colocados de cada uma das quatro categorias, além de duas menções honrosas por categoria. O principal critério para a seleção das melhores obras será a criatividade. O concurso, que conta com assessoria do Instituto Sérgio Motta, terá um corpo de jurados formado por especialistas externos da área de arte e tecnologia.