quinta-feira, 27 de agosto de 2009

E-mail distorce informações sobre a gripe

Vírus da gripe suína não é o mesmo da gripe espanhola

Está circulando uma corrente via e-mail que traz, em um arquivo PowerPoint, a capa da SAÚDE! de junho de 2000 e um dossiê sobre a ameaça de uma supergripe, material que foi publicada na mesma edição. Em suma, a reportagem, assinada pelo jornalista Duda Teixeira, que integrava o time da revista na época, traça um panorama da doença, mergulhando em fatos históricos e médicos além de apresentar perspectivas futuras sobre o problema.

O texto da corrente, no entanto, distorce algumas informações, dando um tom alarmista à mensagem. Eis o trecho que leva à confusão: “Quando olhamos a terceira página da reportagem, encontramos o vírus H1N1 e toda a sua relação com a questão suína... O que não sabíamos entretanto é o que vírus H1N1 era o próprio vírus da gripe espanhola que matou cerca de 20 milhões de indivíduos em 1918. Ou seja, não se trata de uma nova gripe, mas sim a própria espanhola... Acredito que isso esteja seja mantido em certo sigilo para evitar pânico na população”.

Na verdade, o vírus que provocou a gripe espanhola é da mesma família do vírus por trás da atual pandemia. Em outras palavras, não se trata do mesmo micro-organismo. O vírus da chamada gripe suína é uma mutação de vários outros parentes e que, antes de contaminar seres humanos, infectou aves e porcos até assumir sua forma atual. Resumo da ópera: nada está sendo ou foi mantido em sigilo.

Veja a notícia na própria revista clicando aqui.

Nenhum comentário: