sexta-feira, 24 de setembro de 2010

EUA dão aval positivo à inspeção da carne no Brasil

America Economia

Visita dos norte-americanos está relacionada à detecção de um lote de carne processada que continha o vermífugo ivermectina acima do limite estabelecido
Agencia Estado

Brasília. A missão do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS, na sigla em inglês) dos Estados Unidos que esteve no Brasil desde o dia 31 de agosto para verificar se o sistema de segurança alimentar do Brasil é equivalente ao norte-americano apresentou uma avaliação final positiva. A resposta oficial sobre a retomada das exportações de carnes brasileiras termoprocessadas para os Estados Unidos, no entanto, só deve ocorrer em dois meses, depois que os técnicos retornarem aos EUA e comunicarem seus superiores a respeito dos resultados da visita ao Brasil.

A visita dos norte-americanos está relacionada à detecção de um lote de carne processada que continha o vermífugo ivermectina acima do limite estabelecido pelos norte-americanos, que é de 10 partes por bilhão (ppb). O caso foi registrado em maio deste ano. Na ocasião, o governo brasileiro optou por suspender as vendas da carne processada brasileira aos Estados Unidos e elaborou, com a iniciativa privada, um plano de ação que começou a ser adotado em julho. Entre as normas propostas está a seleção, pelos frigoríficos, de fornecedores de carne bovina que comprovem o respeito ao período de carência entre a aplicação de um medicamento até o abate dos animais.

Leia a matéria completa aqui.

Nenhum comentário: