quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Vivências na África

Boas Novas

O voluntariado no Brasil ainda é frequentemente visto de uma forma limitada, assistencialista, onde aqueles mais favorecidos doam algumas horas da sua semana ou do seu mês para ajudar aqueles que têm menos oportunidades, especialmente as crianças. Essa é uma atitude muito louvável, pois realmente vivemos em um país onde milhões de pessoas vivem em condições subumanas e milhares de ONGs foram criadas, com recursos escassos, para tornar essa realidade um pouco melhor e o futuro um pouco mais esperançoso. Sem o trabalho voluntário e as doações, muitas dessas ONGs deixariam de existir.

Eu não queria simplesmente doar meu tempo, buscava uma oportunidade onde eu pudesse realmente usar todo meu conhecimento e experiência de trabalho para algo útil.

Não importava que eu nunca tivesse ouvido falar do pais onde a ONG era baseada (Gâmbia), que eu não conhesse ninguém lá, que não soubesse o que esperar. Naquela mesma noite me candidatei para a vaga, duas semanas depois fui aceita e, exatamente um mês depois da minha noite de insônia, estava pegando o avião para esse mundo desconhecido.

Clique aqui e conheça a experiência de Valéria Tavares que foi voluntária na África e hoje é pesquisadora da Mandalah.

Nenhum comentário: