sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Minas Fácil de Patrocínio abre empresas em 13 dias facilitando a vida de empresários e contadores

Acip/CDL

O Minas Fácil de Patrocínio foi oficialmente inaugurado no mês de abril. Apesar dos poucos meses de existência, a unidade local já vem se destacando entre os postos do programa em Minas Gerais. Em relação ao tempo de abertura de empresas, Patrocínio está ao lado de cidades como Araguari e Lagoa Santa (13 dias), e à frente de Uberaba (17 dias). No Estado são hoje 30 unidades instaladas.

O Minas Fácil foi um programa criado pelo Governo Estadual para agilizar e facilitar a abertura de empresas em Minas Gerais, diminuindo o prazo de abertura, que era, em média, de 100 dias para menos de 10 dias, segundo explica a analista Daniella Abrahão, advogada do órgão em Patrocínio.

Ela acrescenta que o Minas Fácil abrange, por enquanto, os processos de abertura de empresas, seja sociedade limitada ou empresário individual. “Nossa unidade também possui outros serviços da Junta Comercial, como alterações e extinções de sociedade limitada e empresário individual, autenticação de livros e emissão de certidões simplificadas. Além de nossa Unidade Minas Fácil atender a todos os usuários do Município de Patrocínio, também recebemos processos de outros municípios, com exceção de pedidos de constituição de empresas de municípios que possuam unidade do Minas Fácil”, diz.

Facilidade
Segundo Daniella Abrahão, a vinda do Minas Fácil facilitou a vida dos empresários e contadores de Patrocínio e região. “Antes da unidade do Minas Fácil em Patrocínio, para qualquer processo de constituição, alteração ou extinção de empresa, certidões ou autenticações de livros era necessário que o usuário e/ou contabilista se deslocasse até a cidade de Patos de Minas para solicitar a abertura dos processos, os quais eram enviados para Belo Horizonte para análise e posterior devolução à unidade de Patos de Minas, tendo o usuário que retornar a Patos de Minas toda vez que necessário. Quando o usuário tinha maior urgência era preciso se deslocar até Uberlândia ou mesmo Belo Horizonte”.

Atualmente, o prazo médio de abertura de empresas pelo Minas Fácil de Patrocínio é de 13 dias. Esse prazo envolve aprovação do contrato, liberação do CNPJ, alvará e inscrição municipal. “É preciso mencionar que, quando se trata de uma empresa cuja atividade não requer a fiscalização de vários setores da Prefeitura Municipal, o prazo é consideravelmente inferior, em média de 6 a 8 dias. Também é preciso ressaltar que o número médio de empresas constituídas em Patrocínio é de 20 empresas por mês, sem contar que a nossa Unidade do Minas Fácil também atende outros municípios da região”, comenta Daniela Abrahão.

A advogada está bastante empolgada com o fato do Minas Fácil de Patrocínio já se estabelecer como um dos destaques no Estado. “É muito positivo e gratificante, pois é sinal de que o trabalho que está sendo realizado por toda a equipe está produzindo resultados satisfatórios e elevando o conceito de nossa Unidade Minas Fácil, tendo em vista que, por ter sido aberta apenas há cinco meses, sempre existem problemas de adaptação e aprimoramento das atividades. Tem sido um trabalho conjunto de todos os parceiros empenhados na vinda do Minas Fácil para Patrocínio, notadamente da Prefeitura Municipal de Patrocínio, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Turismo e da Associação Comercial e Industrial de Patrocínio e Câmara de Dirigentes Lojistas”, finaliza.

[Serviço]
Minas Fácil de Patrocínio
Endereço: Rua Joaquim Carlos dos Santos, 141
Telefone: (34) 3831-5500
Atendimento ao Público: 9h às 17h

Nenhum comentário: