terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Frigorífico de Salitre de Minas volta a funcionar

Na foto, vereador Alberto Sanarelli recebe explicações de como funcionam os abates e processos industriais

Rede Hoje

Na sexta-feira, 08 de janeiro, aconteceu o primeiro abate, marcando a reabertura do Frigorífico do distrito de Salitre de Minas, agora sob a direção da Fronteira Alimentos. A empresa teve que fazer várias adaptações, principalmente nas questões ambientais, para voltar às atividades.

O empresário Valmir Rodrigues convidou o vereador Alberto Sanarelli (PPS), que trabalhou para a reabertura da empresa. O parlamentar intermediou várias reuniões entre o empresário, Poder Executivo, Ministério Público e em órgãos ambientais, como a FEAM em Belo Horizonte e SUPRAM em Uberlândia.

Foram muitas dificuldades para a retomada de funcionamento. Depois do Termo de Ajustamento de Conduta com os órgãos ambientais e a Justiça, o frigorífico teve que trabalhar para obter a autorização do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que fez várias exigências. Foram várias reformas para se adaptar.

Os empresários Valmir e esposa Rose Rodrigues pretendem em pouco tempo chegar à capacidade máxima de abate que é de 600 cabeças/dia. A princípio estão sendo abatidos apenas bovinos, mas também serão abatidos suínos.

Além de comercializar os diversos cortes nobres de carnes, a Fronteira Alimentos também vai explorar outros produtos e subprodutos que podem ter diversas aplicações, desde a indústria farmacêutica a da moda.

Na parte física estão sendo feitas várias reformas no prédio e maquinário, não só para atender as exigências ambientais e do SIF, mas já pensando na ampliação da produção.

Valmir Rodrigues disse que as 03 lagoas da Estação de Tratamento já estão em fase adiantada e que pretende cumprir integralmente todas as exigências ambientais interpostas pelo TAC. O sangue está sendo recolhido em caminhões tanque de uma empresa de Patos e também outros rejeitos, evitando que qualquer dejeto caia no rio Salitre.

Empregos
Quanto aos empregos, a expectativa é de que os 160 funcionários que a empresa sejam recontratados. Já são cerca de 80 trabalhando.

Nenhum comentário: