sábado, 16 de janeiro de 2010

“A regra do ‘manda quem pode, obedece quem tem juízo’ não funciona mais”

Época Negócios

É o que diz a trainee Liliane Fonseca, trainee da Danone que fez sucesso, em 2009, com o blog Trainee 2010
Por Karla Spotorno

A carioca Liliane Fonseca é um retrato de como são, pensam e agem os jovens da geração Y. Trainee na Danone em São Paulo desde novembro, a publicitária recém-formada ficou conhecida no ano passado em razão do blog Trainee 2010, visitado por 56 mil pessoas. Ali, ela comentava os processos de seleção dos quais participava – um total de 26 – e respondia a comentários e questões encaminhadas pelos leitores.

Liliane, 23 anos, explica que os jovens não respeitam a autoridade por si. “A regra do ‘manda quem pode, obedece quem tem juízo’ não funciona mais”, diz. Segundo ela, o jovem respeita o gestor competente e que compartilha informação.

“O respeito não vem pelo fato de ele ser gestor”, diz Lili, como gosta de ser chamada. Ela conta que não se importa de fazer tarefas operacionais de menor complexidade, como preencher planilhas, quando entende a importância daquilo.

Trabalhar mais horas do que o contratado também não é um problema. “Se a atividade é legal, a gente não se importa de ser explorado”, diz. Ela conta que até hoje admira o gerente que teve durante o estágio na Icatu Hartford, porque ele sempre realizava críticas construtivas e se mostrava aberto ao diálogo.



A jovem chama a atenção para os Ys terem bom senso. “Vi candidatos nos processos de seleção achando que sabiam tudo sobre um assunto, mas não é assim”, afirma. “Em uma dinâmica de grupo, o menino disse que tinha muita experiência em logística. Mas ele tinha feito um estágio de um ano e meio.”

Segundo Lili, a geração Z, nascida depois de 1995, trará ainda novos desafios para o mundo corporativo. Ela diz que os Zs são pessoas ainda mais ligadas em tecnologia e que não estão acostumadas com leituras longas nem a escrever de forma bem estruturada e com maior profundidade. “A minha geração foi a última antes da internet. Porque quando nasci, a web ainda não existia. Já para a nova geração, a internet já era algo consolidado. Eles não sabem fazer nada sem internet.”

Nenhum comentário: