sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Alunos do IESP recebem série de empreendedores para troca experiências

Faculdade Iesp

Os alunos do 4º período do curso de Administração da Faculdade IESP vão ter contato direto com empreendedores do Município. Uma série de palestras, com casos reais de empreendimentos regionais, serão proferidas por empresários da cidade ao longo de várias semanas, sempre uma vez por semana.

A primeira palestra aconteceu nessa quarta-feira, 03, com o Engenheiro Agrônomo Renato Maia proprietário do BioCoffee – Café Gourmet Orgânico. Renato apresentou aos alunos um produto que sai de Patrocínio e conquista o paladar de americanos e europeus, uma vez que, o BioCoffee é exportado.

Os alunos do IESP ouviram com atenção a “saga” do surgimento do produto, as dificuldades iniciais, os processos da certificação internacional e de construção da marca e, quanto a falta de um plano de negócios dificultou a jornada empreendida. Muitas perguntas foram feitas e os alunos mostraram-se realmente interessados na palestra.

Renato deixou várias lições para os alunos, uma delas é: “o que eu fiz foi aliar uma coisa que eu sabia fazer, sendo agrônomo, com uma demanda do mercado que ainda não estava suprida. Contei com a ajuda de muitos amigos das mais diversas áreas. Assim, apesar da dificuldade do início, o empreendimento tende a dar certo” – explicou ele.

Renato frisou ainda que após tantas dificuldades enfrentadas, decidiu fazer um curso de pós graduação em administração, fato esse que trouxe muito conhecimento para facilitar a vida de empresário empreendedor.

As palestras acontecem durante as aulas de empreendedorismo do professor David Fernando Ramos. “Os alunos veem as teorias em sala de aula, o que fizemos foi trazer quem entende os tramites da construção de um negócio para dentro da sala de aula. Cara a cara os alunos têm a chance de ouvir erros e acertos e aplicar os conhecimentos em seu dia-a-dia. Vale lembrar que nosso curso prioriza a postura empreendedora, tanto que o Trabalho de Conclusão de Curso trabalha o ultimo ano com a profunda construção de um Plano de Negócios, ou seja, munir o aluno de tecnologia aplicada para decidir e avançar na abertura de novos empreendimentos, alinhados com o desenvolvimento rápido e sustentável com que acena a economia de Patrocínio”- finalizou Ramos.

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