segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Ler é um Trem Bão Demais!

Eliane Lima

Segundo o escritor brasileiro, Monteiro Lobato, “Um país se faz com homens e livros”. Já temos os livros.

O próximo passo é fazer com que as pessoas leiam. É impressionante como a maioria das crianças e adolescentes tem verdadeira aversão à leitura. Isso é um assunto sério, deveria estar em debate constante nas salas de aula, senado, igrejas e principalmente em nossas casas.

É comprovada a tese de que pais leitores formam filhos leitores. E o que muitos pais não sabem é que 90% dos problemas infantis na fase escolar seriam sanados ou nem chegariam a existir se eles tivessem ensinado aos filhos o quanto é bom gostar de ler.

Esse estímulo deve acontecer antes mesmo da criança nascer. Os pais devem contar histórias para os bebês já na sua vida intra-uterina e continuar por toda a sua infância.

A leitura deve ser sempre prazeroso, jamais imposta nem como forma de punição. Na escola, os professores devem dissociar de vez a Literatura do ensino da gramática e das arcaicas fichas e roteiros de leitura. Isso é um “letrocídio” (Guimarães Rosa talvez tivesse gostado do neologismo).

Em um primeiro momento, a leitura de um livro deve ser uma escolha da criança e ter um único objetivo: PRAZER. As orações estarão subordinadas ao livro, juntamente com seu aprendizado. Adquirindo o gosto pela leitura, os belos verbos de nossa Língua Portuguesa (pensar, libertar, escolher, raciocinar etc.) serão abstraídos no tempo certo, num futuro mais- que -perfeito.

E para comemorar o Dia das crianças e o Dia Nacional do Livro, aí vai uma lista com dez dos trinta melhores livros, escolhidos pelos maiores críticos literários do Brasil e pela Fundação nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Presentes que não deveriam faltar na casa de nenhuma criança.

O LIVRO INCLINADO

de Peter Newell, Ed. Cosac Naify.

SETE HISTÓRIAS PARA CONTAR

de Adriana Falcão e ilustrações de Ana Terra, Ed. Salamandra

AS CARTAS DE RONROROSO

de Hiawyn Oram e ilustrações de Sarah Warburton, Ed. Salamandra

HISTÓRIAS À BRASILEIRA 3

de Ana Maria Machado e ilustrações de Odilon Moraes, Ed. Companhia das Letrinhas

A E I O U

de Angela Lago e Zoé Rios, Ed. RHJ

GRANDE LIVRO DOS MEDOS

de Emily Gravett, Ed. Salamandra.

O GATO E O ESCURO

de Mia Couto e ilustrações de Marilda Castanha, Ed. Companhia das Letrinhas.

ATÉ AS PRINCESAS SOLTAM PUM

de Ilan Brenman e ilustrações de Ionit Zilberman, Ed. Brinque-Book.

MAS POR QUÊ??! A HISTÓRIA DE ELVIS

de Peter Schössow, Ed. Cosac Naify.

ZOO

de João Guimarães Rosa e ilustrações de Roger Mello, Ed. Nova Fronteira

É claro que essa lista é mínima, além dos outros vinte livros recomendados, podem acrescentar a ela: Manuel Bandeira, Charles Perrault, versões adaptadas das obras de Shakespeare para crianças, As mil e uma noites e... É isso, quando a gente começa não quer mais parar.

Feliz Dia das Crianças!

Nenhum comentário: