segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Janela para o Futuro estimula professores na construção de projetos educacionais nas escolas

Mais Um On Line

Na última quarta-feira, 21 de outubro, ocorreu o último encontro de formação de educadores de escolas públicas de Patrocínio do projeto Janela Para o Futuro, realizado pela Editora Horizonte e patrocinado pela Fosfertil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Os participantes se reuniram para apresentar as atividades desenvolvidas em sala de aula com seus alunos. Eloiza Guimarães, professora das disciplinas Química e Física na Escola Estadual Odilon Behrens, mostrou, por exemplo, a maquete de uma casa feita por 22 estudantes. “O objetivo de nosso trabalho foi identificar que os minerais, tema principal do projeto, estão presentes em diversos lugares, como nas telhas, no piso e no reboco da parede”, explica.

A professora apresentou ainda aos alunos informações básicas sobre os minerais: de onde vêm, os tipos de rocha, a importância para os diferentes setores da economia, como são retirados, etc. Para visualizarem o que estavam aprendendo, os estudantes visitaram o Complexo de Mineração da Fosfertil em Tapira, o que segundo Eloiza, foi muito proveitoso. “Pudemos observar de perto os cuidados ambientais adotados na atividade de mineração”, diz. Ainda segundo ela, o conteúdo aprendido no projeto tornou as aulas mais dinâmicas e interessantes. Resultado: alunos mais estimulados e dispostos ao aprendizado.

“O Janela para o Futuro estimula os educadores a desenvolverem novas técnicas para montar planos de aula, valorizar o conhecimento do aluno e construir projetos na escola, estimulando o aprendizado”, explica Rosângela Delage, coordenadora educacional da Editora Horizonte.

Outra experiência bem-sucedida do projeto em Patrocínio foram as aulas de mineração e preservação ambiental ministradas por Maria José Severina, professora de Ciências e Biologia da Escola Estadual Venina Tavares Amaral. Os cerca de 60 alunos do 6° ao 9° ano colaram, recortaram, desenharam e pesquisaram atitudes que fazem a diferença na construção de um mundo sustentável. “Apagar a luz ao sair de uma sala e separar o lixo para reciclagem foram algumas das reflexões que fizemos juntos”, diz Maria José. Ações como essas e muitas outras puderam ser conferidas na visita do grupo de professores às unidades da Fosfertil em Tapira e Uberaba.

Além de oferecer as oficinas de capacitação para professores da rede pública, o projeto Janela para o Futuro incluiu a distribuição de 180 kits com materiais culturais para 18 escolas municipais e estaduais de Patrocínio. “Somos conscientes de que para formar cidadãos é preciso formar bons educadores, por isso acreditamos e investimos em projetos como este”, afirma Nadim Abdanur Junior, gerente executivo de Projetos de Expansão da Fosfertil.

Além de Patrocínio, o Janela para o Futuro foi realizado este ano também em Araucária (PR), Catalão (GO), Uberaba e Tapira (MG) e Cubatão (SP).

Nenhum comentário: