quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Profissão de Fé

Desde criança ficava imaginando qual a profissão teria quando crescesse, confesso que ser professora não foi a minha primeira escolha.Ao longo da vida descobrimos que não somos nós que escolhemos as nossas vocações, às vezes somos escolhidos por elas. Ser professor é assim, inato.É um talento que requer muita disciplina e estudo para desenvolvê-lo. Há várias pessoas que praticam esse ofício, porém algumas estão em desvio de função, o que ocorre em outros trabalhos.

Contudo, o verdadeiro professor é fácil de ser identificado: quando ele entra na sala de aula, há uma sintonia entre ele e os alunos. Ensinar para ele, é muito mais do que seguir o conteúdo do material didático. É uma "profissão de fé". Há professores que preferem ser chamados de educadores, mas eu ainda prefiro o termo antigo, pois o significado da palavra professor é: aquele que cultiva. E cultivar é algo mais completo que educar.

Os professores que cultivam, levamos na memória por toda a vida, mesmo que eles nem se lembrem de nós. Tive a sorte de conhecer vários professores que ensinavam por prazer e não apenas para terem um salário. Aliás, esses nem deveriam ser chamados de professores. Hoje fiquei a lembrar de alguns de meus professores que foram marcantes em minha vida: Sonja e Kéia Furtado, Cleide Brito, Hilda Ferreira,Maria Helena Rezende ( que me apresentou ao Erico Verissimo), Elma, Beatriz Machado e a minha primeira professora, Dona Valmira.

Mas me lembrei especialmente do Professor Cristovan, lá do Colégio Alto Paranaíba. Ele foi meu professor de matemática por todo o Ensino Médio.Ainda hoje, matemática não é a minha disciplina favorita, porém ele era tão bom que consegui dissociar a matéria da imagem dele. Ele não está mais nesse plano, mas é para ele a minha homenagem por toda a sabedoria que ele dividiu comigo e com meus colegas.

Sr. Cristovan, o maior presente que eu teria nesse Dia dos Professores seria ouvi-lo contando uma daquelas histórias engraçadas, como o senhor fazia antes de começar as suas aulas.

E aos demais professores, desejo que sejam para os seus alunos doces lembranças e que saibam cultivá-los tal qual a uma planta rara.

Nenhum comentário: