terça-feira, 1 de setembro de 2009

Curso debate Cultura e Desenvolvimento

Nos dias 25 e 26 de setembro, o GIFE realiza o sexto e último módulo da edição 2009 do curso instrumental Ferramentas de Gestão, em São Paulo. Realizado com o apoio do Instituto Itaú Cultural, a aula terá como tema Cultura e Desenvolvimento.

Este módulo tem como objetivo central debater quais são as premissas e conceitos de desenvolvimento e de cultura que fundamentam a prática social. Além disso, discutirá como tais conceitos podem ser utilizados de forma transversal na elaboração e implementação de projetos sociais.

“A proposta do curso é atender à crescente demanda por conhecimento e profissionalização das ações sociais desenvolvidas pelas organizações do terceiro setor e pela iniciativa privada”, afirma o secretário-geral do GIFE, Fernando Rossetti.

Para ministrar a aula, o GIFE convidou Leonardo Brant, Presidente da Brant Associados. Além de consultor e pesquisador de políticas culturais, é autor dos livros “Mercado Cultural, Políticas Culturais”, Vol.1 (org.), “Diversidade Cultural” (org.) e “Responsabilidade Cultural” (inédito).

Concomitante a esse trabalho, criou e edita o Blog Cultura e Mercado e fundou e presidiu o Instituto Pensarte. Foi vice-presidente da International Network for Cultural Diversity de 2002 a 2006, com presença em 60 países e destacada atuação em torno da Convenção da Unesco para a Diversidade Cultural. Fundou o Divercult, com sede na Espanha, com atuação focada em cooperação internacional, e dirige o Laboratório de Políticas Culturais. Como conferencista internacional atuou na África do Sul, Argentina, China, Croácia, Espanha, França, Holanda e Senegal, entre outros países.

Estudou Comunicação e especialização em Comunicação Política na Faculdade Cásper Líbero, além de Filosofia na Universidade de São Paulo. Em abril de 2007 Brant foi condecorado com a medalha de vermeil pela Academia de Artes Ciências e Letras da França.

Veja alguns tópicos do conteúdo programados pelo consultor:
  • Princípios, histórico, conceitos relacionados (diversidade cultural, complexidade e transversalidade) e documentos de referência;
  • Ferramentas e práticas que ajudem a incorporar as discussões conceituais no cotidiano do gestor social;
  • Indicação de referências bibliográficas e caminhos para aprofundamento posterior do aluno nos temas;
O curso ocorre na sede do Instituto Itaú Cultural, na Av. Paulista 149, em São Paulo – SP (em frente à estação Brigadeiro do Metrô).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente na seção Cursos GIFE, deste site, onde estão disponibilizadas as informações completas sobre conteúdo, consultores e valores. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo tel. (11) 3816 1209, ramal 19, ou pelo e-mail: cursos@gife.org.br.

Nenhum comentário: