terça-feira, 29 de setembro de 2009

Nestlé lança Prêmio mundial para financiar projetos sociais

Estão abertas até 31 de outubro as inscrições para o Prêmio Criação de Valor Compartilhado, iniciativa que pretende estimular organizações, empresas e indivíduos em todo o mundo a desenvolverem projetos sociais voltados para questões envolvendo água, nutrição e desenvolvimento rural. As inscrições podem ser feitas pelo site e o vencedor, que receberá uma bolsa no valor de 500 mil francos suíços (cerca de 800 mil reais), será anunciado em abril de 2010, durante o Fórum Mundial Criação de Valor Compartilhado, que será realizado pela Nestlé.

Segundo a assessoria de comunicação da Nestlé Brasil, “podem ser inscritos projetos ainda no papel ou em andamento, desde que demonstrem inovação. O prêmio reconhecerá ações inovadoras para aperfeiçoar o gerenciamento e o acesso à água, que proporcionem melhorias às comunidades rurais ou que levem a avanços na nutrição das populações que sofrem de deficiências nutricionais.”

O valor da bolsa será concedido à medida que as ações propostas no planejamento forem sendo executadas junto à comunidade. Desta forma, segundo a Nestlé, “é selado um compromisso financeiro com a entidade, garantindo a continuidade das atividades”.

De acordo com a Nestlé, o Prêmio Criação de Valor Compartilhado faz parte da estratégia mundial da companhia de criar valor não apenas para seus acionistas, mas também para a sociedade. A Nestlé possui muitas iniciativas, ao redor do mundo, para reconhecer ações e projetos sociais. Entretanto, é a primeira vez que a empresa concede um prêmio de abrangência mundial e com estas características, ou seja, que reconhece projetos, garante sua continuidade pelo aporte financeiro e o disponibiliza para que possa ser replicado em outros locais.

Ao contrário de outros prêmios, o Prêmio Nestlé na Criação de Valor Compartilhado irá empenhar-se o Prêmio Nobel um investimento no montante de CHF 500.000 por um período determinado de tempo para ajudar no desenvolvimento da inovação para trazê-lo à escala. Isso é o que possibilita a Nestlé Prêmio único - um compromisso financeiro que garante seu suscesso por vários anos.

Além de nos ajudar a cumprir nosso antigo compromisso de criação de valor nas comunidades em que atuamos, a criação do Prêmio Nestlé de Criação de Valor Compartilhado é coerente com o compromisso da Nestlé com o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas e do Pacto Global da ONU Princípios.

As inscrições serão julgadas pela Comissão de Triagem Prêmio Nestlé, que irá aparecer com uma lista de cinco finalistas, com base nos critérios de seleção. O Conselho Consultivo para a Criação de Valor Compartilhado toma uma decisão final sobre o Prêmio Nobel sobre a recomendação da Comissão de Triagem.

Datas importantes

1 de julho de 2009: Candidaturas abertas
31 de outubro de 2009: Candidaturas fechar
Novembro 2009: revisão dos pedidos pela Comissão de Triagem
Dezembro de 2009: Revisão da lista curta pelo Conselho Consultivo para a Criação de Valor Compartilhado
Janeiro-fevereiro de 2010: Pedido de informações complementares sobre os finalistas
Abril 2010: Anúncio do Prémio Nobel

http://www.nestle.com/csv/csvatnestle/csvprize

Nenhum comentário: