terça-feira, 22 de setembro de 2009

Inscrições no Concurso Universidade Solidária Até Dia 28/8

Você tem algum projeto de pesquisa ou extensão voltado para comunidades da sua região ou município? Então, não perca a chance de participar do Concurso Banco Real Universidade Solidária.

Até o dia 28 de setembro, instituições de ensino superior de todo o Brasil podem inscrever projetos com foco no desenvolvimento local e geração de renda.

Na 12a edição do programa serão selecionados 10 projetos que receberão R$ 40 mil para a implementação ou aprimoramento de ideias e ações que beneficiem a comunidade.

Em 13 anos de parceria, o Universidade Solidária e o Banco Real – Grupo Santander Brasil já beneficiaram mais de quatro mil pessoas por meio de atividades que visam reforçar a identidade, qualificar a mão de obra e melhorar a autoestima de comunidades de norte a sul do país.

Exemplo - Em São João Del Rei (MG), a troca de experiência e conhecimento de alunos de diversos cursos, professores e catadores de resíduos sólidos do município fez surgir um projeto de extensão universitária na comunidade. Organizar uma associação, planejar o trabalho coletivo e capacitar os trabalhadores para a administração do empreendimento foram algumas das estratégias traçadas para acabar com a informalidade do trabalho, a discriminação dos envolvidos e a má remuneração.

Como resultado, ocorreu um aumento da renda e melhoria das condições de trabalho dos catadores, introdução da coleta seletiva de lixo na cidade, notoriedade dos alunos e professores no ambiente acadêmico, além da oportunidade única que os estudantes puderam ter de aplicar conhecimentos acadêmicos em realidades diferentes daquelas nas quais estavam envolvidos.

Inscreva seu projeto no site www.unisol.org.br e contribua para uma sociedade mais justa e sustentável.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, bom dia!
A data limite para inscrição é dia 28 de setembro.
Participe!